Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Best alerta clientes para a incerteza dos mercados

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Sr_SNiper » 11/8/2011 1:09

O que é isso da conta margem ? 1:3 é alavancado 3x?
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

E alavancado, também se fica quieto??

por spaciencia » 11/8/2011 0:59

Também sou cliente do Best e acho esta recomendação perfeitamente disparatada. Tenho investimento em acções com recurso a conta-margem num rácio de 1:3 e o facto é que a razia das últimas sessões me colocou em situação bastante desconfortável (para não dizer pior).

É claro que também aguardei uns dias a ver se as coisas voltavam ao normal mas com quedas destas tive que tomar uma decisão e vender tudo. A alavancagem potencia os ganhos mas também potencia as perdas, daí achar no mínimo incoveniente este tipo de recomendação.

Ficar a assistir ao avolumar das perdas implica ter que reforçar as ditas contas-margem e meter mais dinheiro na conta. Talvez seja isso que eles querem...

:shock:
"Algumas quedas servem para que nos levantemos mais felizes"
William Shakespeare

Registado: 8/5/2010 3:03

por VirtuaGod » 11/8/2011 0:53

Elias Escreveu:Não é nada tabu! :)

Mas defendes esse investimento com o objectivo de obter mais-valias ou dividendos?

Ah!! Percebeste!! Acho que se calhar se devo fazer um tópico novo pk isto está infestado com o nome BEST :P e concordo com (quase) tudo o que se disse sobre o oportunismo do banco etc!! (aliás percebo pk pensaste que tava a defender o banco e para falar a verdade o tópico é sobre o banco.. eu é que descarrilei um pouco)

Investimento é dividendos+mais valias sempre. Os dividendos tiverem uma GRANDE importância ao longo da história da bolsa. Até já li que representam mais de 50% dos ganhos (embora não saiba onde e agora não posso afirmar com toda a certeza)!!

Edit: Para o pequeno investidor que mal sabe o que está a fazer defendo como método de não ter menos valias LOL
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

Xissa !

por bboniek33 » 11/8/2011 0:48

Eu nao sou cliente do BESt mas tambem podia ter recebido porque os emails sem sentido podem espalhar-se como o caneco.

Soo ha uma resposta a esta peerola de analistas financeiros:

"Porque no te callas ?"
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

por Elias » 11/8/2011 0:47

VirtuaGod Escreveu:O que estou a defender é o investimento em acções no longo prazo... já vi que falar de BUY & HOLD aqui é tabu!!

Não é nada tabu! :)

Mas defendes esse investimento com o objectivo de obter mais-valias ou dividendos?

Registado: 5/11/2002 12:21

por VirtuaGod » 11/8/2011 0:47

charles Escreveu:Claro, todas essas teses e estudos valem o que valem, estar a atribuir maior acertividade a esses estudos é que não faz muito sentido.

Lês e aprendes! Só e mais nada... não digo que são génios LOL Nem concordo com a teoria central que estes gajos concordam (que a bolsa é aleatória)

Mas de vez em quando encontras uma perola e vale a pena!

Estudos sobre rentabilidades nos últimos 200 anos etc têm valor para mim e acho bastante científicos, mas cada um sabe de si!

EDIT: A outra mensagem no firefox morreu! Estou sem pachorra para a reescrever, mas estou muito interessado nesta discussão de Buy & Hold!! Amanhã continuamos :mrgreen:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

por VirtuaGod » 11/8/2011 0:41

Dizes que não achas, mas acabas por concordar, os bancos ao fazerem este tipo de alertas, estão claramente só a pensar no umbigo deles, por isso é que eu disse que são inoportunos e tendenciosos nesta fase dos mercados, podem induzir os mais incautos em mais perdas.

Acho que estão a pensar que estou a defender o Best lol
O best está a pensar nele e mais nada. Mas isso nem me aquece nem arrefece!! Quero lá saber o que eles pensam LOL

O que estou a defender é o investimento em acções no longo prazo... já vi que falar de BUY & HOLD aqui é tabu!!

EDIT: Não pratico Buy & Hold mas defendo que para a maioria das pessoas é o melhor que podem fazer!!

por VirtuaGod » 11/8/2011 0:37

Eu não acredito!! Tenho aqui o FF ao lado com uma resposta GIGANTE e quase a morrer.. está a pensar a pensar a pensar lol!! Vamos a ver se vai ao sítio ou fazer um fecho forçado!! :x

Este gajo tem um hedge fund e um ETF baseado nesta estratégia de que fala no artigo!! 2008?? Como correu?? perdeu 2% :roll:

por charles » 11/8/2011 0:29

Elias Escreveu:
charles Escreveu:Eu não nego que haja estudos sobre bolsa, eu quando li estudos académicos fiquei um pouco "assustado" parece que estamos a falar de uma ciência exata, é só a isso que me refiro.

Pois a ideia que eu tenho é que a maioria desses estudos académicos são feitos por... académicos que não são investidores! Estão a testar modelos, muitas vezes para fazer uma tese de doutoramento e não para ganhar dinheiro nos mercados.

Claro, todas essas teses e estudos valem o que valem, estar a atribuir maior acertividade a esses estudos é que não faz muito sentido.

Ganhos passados não correspondem a ganhos futuros.
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

Registado: 9/6/2005 12:24

por Elias » 11/8/2011 0:26

charles Escreveu:Eu não nego que haja estudos sobre bolsa, eu quando li estudos académicos fiquei um pouco "assustado" parece que estamos a falar de uma ciência exata, é só a isso que me refiro.

Pois a ideia que eu tenho é que a maioria desses estudos académicos são feitos por... académicos que não são investidores! Estão a testar modelos, muitas vezes para fazer uma tese de doutoramento e não para ganhar dinheiro nos mercados.

por charles » 11/8/2011 0:22

VirtuaGod Escreveu:
Estudos académicos sobre bolsa, que estudos académicos são esses?

UIIIII!! Quatos queres?? Sobre quê?? rentabilidades de longo prazo?? Trading?? Volatilidade??

Pega neste que é interessantíssimo (pelo menos para mim): "A Quantitative Approach to Tactical Asset Allocation"

Quem vendeu em 2008 estaria melhor agora em que titulos, se falarmos em BCP a desgraça era total :lol: , mas também estarmos a falar do passado conhecendo o futuro é fácil.

De novo... indíces ou fundos/etf's. Não acções individuais

O que eu quero expressar é que sejam recomendações ou alertas sobre como deve ser a postura de cada um a negociar em alturas de muita volatilidade, são sempre situações que podem induzir em mais perdas, acho que o momento é inoportuno.

Não acho!! Por acaso acho que estão só a pensar no umbigo deles (como disse acima) mas a recomendação faz lógica Para quem investe em fundos

Eu não nego que haja estudos sobre bolsa, eu quando li estudos académicos fiquei um pouco "assustado" parece que estamos a falar de uma ciência exata, é só a isso que me refiro.

Dizes que não achas, mas acabas por concordar, os bancos ao fazerem este tipo de alertas, estão claramente só a pensar no umbigo deles, por isso é que eu disse que são inoportunos e tendenciosos nesta fase dos mercados, podem induzir os mais incautos em mais perdas.

Quanto aos fundos acho que nada muda em termos da bondade das recomendações, o risco é idêntico a qualquer outro tipo de produto financeiro.
Editado pela última vez por charles em 11/8/2011 0:26, num total de 1 vez.
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

por Elias » 11/8/2011 0:19

ferreira10 Escreveu:Nessa, um investimento de longo prazo feito ao contrario, resultava.Vulgarmente designado por Short! :lol: Neste caso, seria um short de longo prazo. :mrgreen:

:lol: :lol: :lol: :lol:

por VirtuaGod » 11/8/2011 0:17

UIIIII!! Quatos queres?? Sobre quê?? rentabilidades de longo prazo?? Trading?? Volatilidade??

Pega neste que é interessantíssimo (pelo menos para mim): "A Quantitative Approach to Tactical Asset Allocation"

Quem vendeu em 2008 estaria melhor agora em que titulos, se falarmos em BCP a desgraça era total :lol: , mas também estarmos a falar do passado conhecendo o futuro é fácil.

De novo... indíces ou fundos/etf's. Não acções individuais

O que eu quero expressar é que sejam recomendações ou alertas sobre como deve ser a postura de cada um a negociar em alturas de muita volatilidade, são sempre situações que podem induzir em mais perdas, acho que o momento é inoportuno.

Não acho!! Por acaso acho que estão só a pensar no umbigo deles (como disse acima) mas a recomendação faz lógica Para quem investe em fundos

por Elias » 11/8/2011 0:17

VirtuaGod Escreveu:Bem me parecia que tavas a confundir o trading com investimento... Acredito que eles estivessem a falar dos fundos não de acções individuais!!

A notícia não deixa isso claro. Fala-se em "compra de acções" por isso ambas as leituras são possíveis.

VirtuaGod Escreveu:Por exemplo o BPI reestruturações perdeu cerca de 10% estes últimos dias! Mas quem o manteve neste últimos 10 anos ganhou 4.63% anualizado!

4,6% ao ano não me parece uma rentabilidade brilhante, tendo em conta o risco envolvido. Neste momento até numa conta a prazo se consegue mais que isso.

VirtuaGod Escreveu:Uma coisa é o trading, que eles tb têm, outra são os investimentos!!

Eu sei. Mas a página deles sobre investimentos não fala em longo prazo. Até sugere opções para quem queira investir com prazos inferiores a dois anos...

Ou seja, independentemente daquilo que cada um de nós considera "investimento", parece-me que a mensagem passada pelo Best (via notícia) é pouco clara.

VirtuaGod Escreveu:Como disse em índices etc.. nunca em acções individuais. Investir em bolsa é lucrativo no longo prazo. Discordas? (eu sei que depende do longo prazo para cada um, mas por exemplo 10 anos+, ou em vez dos PPR's quando temos 30 anos)!!

Discordo. Acho que é uma ideia que se criou durante o período do milagre económico.

Hoje tens vários índices que estão abaixo dos seus máximos de há 10 anos atrás.

Por exemplo quem em 2001 tivesse investido no AEX, no CAC, no Nasdaq ou até no S&P estaria este ano com rentabilidade flat ou negativa. Ao longo de dez anos.

por VirtuaGod » 11/8/2011 0:12

majomo Escreveu:Eu sou cliente do BEST e não recebi nenhuma mensagem... portanto, cheira-me um pouco esquisito a notícia.

Tb não recebi nada mas agora tb não me interessa, para mim deu origem a uma optima discussão :twisted:

P.S. Mas parece-me uma estratégia normal de qualquer banco quando vê as pessoas provavelmente a vender os fundos ao desbarato e a perder $$$ (o banco via diminuição de assets under managment), embora não ache que deixe de fazer sentido para investidores

por charles » 11/8/2011 0:09

VirtuaGod Escreveu:
charles Escreveu:Conforme os mercados andam alguém ou alguma entidade pode prever o que quer que seja, ou pode sequer ousar fazer recomendações destas :?: :!: :roll:

Concordo. Daí achar que eles não deviam ter dito o 3º ponto. O primeiro bold não é uma recomendação do banco, é uma recomendação de qualquer instituição etc sempre ouvi dizer que investimento em acções é para longo prazo!! Mudou?

A 2º bold tb é verdade, há estudos académicos a provar exactamente isso! Que se as pessoas tivessem quetinhas era melhor. Aliás temos um exemplo simplissimo. Quantos gestores de fundos batem o mercado?? Quando mais se mexe pior, nem pros quanto mais pessoas que mal sabem o que fazem. Conheço quem vendeu em 2008 e quem manteve e aguentou... adivinhem quem está melhor? (mesmo com as quedas destes 15 dias)!!

Nesta fase conforme os mercados andam, um banco lembrar que o investimento deve ser feito a longo prazo não me parece oportuno, pode induzir os clientes em mais perdas, teoricamento todos os investimentos devem ser feitos a longo prazo, mas nesta fase lembrarem isso no meu entender quer dizer "não vendam aguentem".

Cumpt

por majomo » 11/8/2011 0:08

Eu sou cliente do BEST e não recebi nenhuma mensagem... portanto, cheira-me um pouco esquisito a notícia.
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por VirtuaGod » 11/8/2011 0:06

Bem me parecia que tavas a confundir o trading com investimento... Acredito que eles estivessem a falar dos fundos não de acções individuais!!

Por exemplo o BPI reestruturações perdeu cerca de 10% estes últimos dias! Mas quem o manteve neste últimos 10 anos ganhou 4.63% anualizado! Lembra-te que investir em Fundos/índices/etf de índices não é como investir em UMA acção!!

Uma coisa é o trading, que eles tb têm, outra são os investimentos!! Queres fazer trading tudo bem, acho que deves vender e voltar a comprar, se fazes investimento DEVES estar quieto. Mudar as regras a meio do jogo é que não!!

"E o que eu acho verdadeiramente lamentável é que um banco passe aos seus clientes a ideia - erradíssima - de que no longo prazo o investimento em acções compensa"

Como disse em índices etc.. nunca em acções individuais. Investir em bolsa é lucrativo no longo prazo. Discordas? (eu sei que depende do longo prazo para cada um, mas por exemplo 10 anos+, ou em vez dos PPR's quando temos 30 anos)!!

por ferreira10 » 11/8/2011 0:06

Elias Escreveu:
E o que eu acho verdadeiramente lamentável é que um banco passe aos seus clientes a ideia - erradíssima - de que no longo prazo o investimento em acções compensa.

Nessa, um investimento de longo prazo feito ao contrario, resultava.Vulgarmente designado por Short! :lol: Neste caso, seria um short de longo prazo. :mrgreen:
Editado pela última vez por ferreira10 em 11/8/2011 0:07, num total de 1 vez.
“Successful trading is really very simple. Buy a stock at the right time and sell it at
the right time.”«Mel Raiman»

Registado: 29/11/2007 3:18

por Elias » 10/8/2011 23:59

JCS Escreveu:O autor desse mail fala assim porque só perde quando vende. Downgrade nele para BB com outlook negativo.

JCS, não é um mail; é uma notícia do economico.
http://economico.sapo.pt/noticias/best- ... 24438.html

Virtuagod, eu não escrevi se concordava ou discordava. Apenas tenho dificuldade em entender que um banco que é, segundo me parece, mais para o investimento em bolsa, que até tem preçários com "aceleradores" que oferecem descontos para incentivar os clientes a fazerem muitas operações de bolsa por mês (!) e que até tem no seu site uma secção denominada "Trading" saia a terreiro a defender o investimento a longo prazo. Quanto ao segundo bold, posso responder-te com o gráfico da ZON. Quem comprasse (ou mantivesse) as acções a meio da descida vertiginosa de 2001 e as mantivesse até à actualidade - onze anos depois - já "só" estava a perder 90%. Se calhar algumas das acções que agora estão em queda livre vão ter exactamente o mesmo destino da ZON: caem para nunca mais se levantarem.

E o que eu acho verdadeiramente lamentável é que um banco (qualquer que ele seja!) passe aos seus clientes a ideia - erradíssima - de que no longo prazo o investimento em acções compensa.

EDIT: corrigi alguns pormenores no texto
Anexos
zon-lp.PNG
zon-lp.PNG (31.79 KiB) Visualizado 2367 vezes
Editado pela última vez por Elias em 11/8/2011 13:34, num total de 1 vez.

por VirtuaGod » 10/8/2011 23:55

charles Escreveu:Conforme os mercados andam alguém ou alguma entidade pode prever o que quer que seja, ou pode sequer ousar fazer recomendações destas :?: :!: :roll:

Concordo. Daí achar que eles não deviam ter dito o 3º ponto. O primeiro bold não é uma recomendação do banco, é uma recomendação de qualquer instituição etc sempre ouvi dizer que investimento em acções é para longo prazo!! Mudou?

A 2º bold tb é verdade, há estudos académicos a provar exactamente isso! Que se as pessoas tivessem quetinhas era melhor. Aliás temos um exemplo simplissimo. Quantos gestores de fundos batem o mercado?? Quando mais se mexe pior, nem pros quanto mais pessoas que mal sabem o que fazem. Conheço quem vendeu em 2008 e quem manteve e aguentou... adivinhem quem está melhor? (mesmo com as quedas destes 15 dias)!!

por charles » 10/8/2011 23:49

Conforme os mercados andam alguém ou alguma entidade pode prever o que quer que seja, ou pode sequer ousar fazer recomendações destas :?: :!: :roll:
Cumpt

por JCS » 10/8/2011 23:47

O autor desse mail fala assim porque só perde quando vende. Downgrade nele para BB com outlook negativo.
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

por VirtuaGod » 10/8/2011 23:46

Tirando o 3º bold (embora seja por opinião pessoal) até concordo com os outros dois!! Porque discordas :?:

por charles » 10/8/2011 23:43

Hehehehe, fantástico só faltava recomendar que não vendessem ações do BES :mrgreen:
Cumpt

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: PacoNasssa, Shimazaki_2 e 105 visitantes