Quem pode imprimir dinheiro?
Re: Quem pode imprimir dinheiro?
FilRib Escreveu:Boa tarde.
De vez em quando já tenho lido sobre a possibilidade de EUA e Japão poderem imprimir dinheiro para fazer face a crises (e afastar especuladores...).
Li também que o BCE também pode (poderia, mas não pode...)
Tenho ficado um pouco confuso com este situação.
Quem pode afinal colocar dinheiro novo a circular, imprimindo dinheiro? Qual a principal desvantagem?
Eu posso imprimir dinheiro. Tenho uma boa impressora laser em minha casa. Com a vantagem de ter toners separados.
Ao imprimir mais dinheiro, há mais dinheiro em circulação.
Se há mais dinheiro em circulação é natural que este desvalorize.
A desvalorização da moeda derivada da maior quantidade de dinheiro em circulação poderá ser contrariada, no caso do dólar, com aumento de juros por parte da FED, mas esta subida de juros iria imlpicar com outras coisas [maiores dificuldades a nível do consumo/investimento interno nos EUA,...].
Se há mais dinheiro em circulação é natural que este desvalorize.
A desvalorização da moeda derivada da maior quantidade de dinheiro em circulação poderá ser contrariada, no caso do dólar, com aumento de juros por parte da FED, mas esta subida de juros iria imlpicar com outras coisas [maiores dificuldades a nível do consumo/investimento interno nos EUA,...].
- Registado: 5/5/2011 12:11
quinn, considera o mercado de diamantes.
Em certas zonas de África (Namíbia, por exemplo) existem diamantes em grande quantidade, são literalmente abundantes. No entanto, eles são introduzidos no mercado a um ritmo muito baixo, para manter o preço alto. Se despejassem no mercado os diamantes todos que lá existem, o preço literalmente afundava. É a lei da oferta e da procura: quando a oferta aumenta o preço baixa.
Com a moeda passa-se a mesma coisa: se aumentas a oferta de moeda, o seu valor diminui.
Claro que isto é uma descrição muito simplista do problema, mas creio que dá para entender a ideia
Em certas zonas de África (Namíbia, por exemplo) existem diamantes em grande quantidade, são literalmente abundantes. No entanto, eles são introduzidos no mercado a um ritmo muito baixo, para manter o preço alto. Se despejassem no mercado os diamantes todos que lá existem, o preço literalmente afundava. É a lei da oferta e da procura: quando a oferta aumenta o preço baixa.
Com a moeda passa-se a mesma coisa: se aumentas a oferta de moeda, o seu valor diminui.
Claro que isto é uma descrição muito simplista do problema, mas creio que dá para entender a ideia

- Registado: 5/11/2002 12:21
JCS Escreveu:Quem pode imprimir são os bancos centrais. A desvantagem é a desvalorização da moeda e consequências que isso implica quando recorrem à impressão como se não houvesse amanhã.
JCS
Custa-me a entender de que forma é que a impressão de moeda implica a sua desvalorização. Dá para explicar um pouco melhor?
- Registado: 11/11/2010 12:16
O dólar iria desvalorizar.
E tanto os EUA como o próprio dólar perderiam credibilidade. O dólar ia deixar [ainda mais] de ser usado com tanta frequência como moeda de referência e 'refúgio' a nível internacional.
E quem tem dívida Americana não ia gostar muito..sendo que entre os que têm mais dívida americana [e que menos iriam gostar da impressão desenfreada de dólares] estão a China, Brasil, Japão e alguns países exportadores de petróleo..
E tanto os EUA como o próprio dólar perderiam credibilidade. O dólar ia deixar [ainda mais] de ser usado com tanta frequência como moeda de referência e 'refúgio' a nível internacional.
E quem tem dívida Americana não ia gostar muito..sendo que entre os que têm mais dívida americana [e que menos iriam gostar da impressão desenfreada de dólares] estão a China, Brasil, Japão e alguns países exportadores de petróleo..
- Registado: 5/5/2011 12:11
Quem pode imprimir são os bancos centrais. A desvantagem é a desvalorização da moeda e consequências que isso implica quando recorrem à impressão como se não houvesse amanhã.
JCS
JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
Quem pode imprimir dinheiro?
Boa tarde.
De vez em quando já tenho lido sobre a possibilidade de EUA e Japão poderem imprimir dinheiro para fazer face a crises (e afastar especuladores...).
Quem pode afinal colocar dinheiro novo a circular, imprimindo dinheiro? Qual a principal desvantagem?
- Registado: 4/8/2010 10:09
Quem está ligado: