Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Desvalorização acentuada - Podemos falar em novo crash?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por frizeman » 6/8/2011 11:00

Os políticos por muito que façam, não mudam a realidade.

As bolsas vão reflectir a realidade da economia, e vão ajustar-se à realidade da situação.

Vejamos:

Desemprego=menos consumo=menos vendas=menos produção=menos lucros=mais desemprego=queda do PIB.

Nestas alturas teria de ser o estado a puxar pela economia, mas como vêem está a cortar.

Por isso é que quando os americanos chegaram a um acordo para o tecto da divida, os mercados não gostaram dos cortes, mais a queda do PIB, deu em correcções acentuadas.

Por sorte ontem o desemprego nos EUA desceu, porque se tivesse subido, ia mais para baixo.

Apesar de alguns bons resultados das empresas americanas, estas foram à custa de despedimentos e já se sabe o que vai acontecer.

No outro dia vi um video do Donald Trump, a criticar a maneira como o assunto do tecto da dívida foi tratado e o homem, chamou incompetente ao Obama.

Criticou a falta de empreendedorismo, as barreiras postas a quem quer fazer.

As compras em excesso aos chineses e por ai.

Prevejo dias muito cinzentos.

Há necessidade de um New Deal para os EUA e de um plano Marshall para a Europa.

Registado: 5/8/2011 17:38

por Marco Martins » 5/8/2011 21:17

Marco Martins Escreveu:
helderjsm Escreveu:Não quero ser o optimista porque olhando para os gráficos mete medo especialmente na Europa e mesmo outros índices estão mais BEAR do que BULL, mas olhando para o gráfico semanal do S&P estas quedas não me parecem nada de especial.

Claro que na Europa a história é outra...

Especulando um pouco, o que me parece que andou a acontecer, foi que o S&P tem sido mantido num determinado nível (em alguns casos com intervenção do estado) para transmitir segurança aos investidores e minimizar perdas...

O problema que agora parece estar a acontecer, é um encaramento com a realidade de que há qq coisa de muito errada aqui e os investidores vão querer tirar à pressa o que têm investido nos States....

As empresas tecnológicas poderão começar a cair como pardais... aquilo que hoje vale muito, amanhã pouco vale! A informática tem destas coisas... são bites e bytes que não alimentam quando há falências....

pergunto-me durante quanto tempo consiguirão intervir nos mercados?

chegamos a um ponto onde as bolsas são apenas reflexo e fruto de especulações (seja com nas subidas, seja nas descidas) o que em certas alturas poderá conduzir a falências generalizadas....

Registado: 7/4/2007 17:13

por Marco Martins » 5/8/2011 1:28

helderjsm Escreveu:Não quero ser o optimista porque olhando para os gráficos mete medo especialmente na Europa e mesmo outros índices estão mais BEAR do que BULL, mas olhando para o gráfico semanal do S&P estas quedas não me parecem nada de especial.

Especulando um pouco, o que me parece que andou a acontecer, foi que o S&P tem sido mantido num determinado nível (em alguns casos com intervenção do estado) para transmitir segurança aos investidores e minimizar perdas...

O problema que agora parece estar a acontecer, é um encaramento com a realidade de que há qq coisa de muito errada aqui e os investidores vão querer tirar à pressa o que têm investido nos States....

As empresas tecnológicas poderão começar a cair como pardais... aquilo que hoje vale muito, amanhã pouco vale! A informática tem destas coisas... são bites e bytes que não alimentam quando há falências....

Registado: 7/4/2007 17:13

Re: sobrevenda

por artista_ » 4/8/2011 23:31

jarc Escreveu:Elias, é um facto que o que referes acontece, principalmente se de acordo com a tend>ência de médio e longo prazo. Na verdade continuam a dominar os que vendem, mas dentro de alguns dias teremos compradores para os saldos que algumas acções representam. Refero-me naturalmente a acções com retorno em dividendos acma de 10%. O resto é ter paciência e deixá-los cantar. Por mim já tenho algumas no saco e amanhã pela manhã conto efectuar o resto da operação. Depois vou de férias...

Ou então são os curtos a fechar posições com receio de perder os estrondosos ganhos acumulados... :wink:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

Re: sobrevenda

por seralex » 4/8/2011 23:26

jarc Escreveu:Elias, é um facto que o que referes acontece, principalmente se de acordo com a tend>ência de médio e longo prazo. Na verdade continuam a dominar os que vendem, mas dentro de alguns dias teremos compradores para os saldos que algumas acções representam. Refero-me naturalmente a acções com retorno em dividendos acma de 10%. O resto é ter paciência e deixá-los cantar. Por mim já tenho algumas no saco e amanhã pela manhã conto efectuar o resto da operação. Depois vou de férias...

ou esperas mais um dia ou dois o fundo parece estar longe

Registado: 16/5/2011 17:41

sobrevenda

por jarc » 4/8/2011 22:50

Elias, é um facto que o que referes acontece, principalmente se de acordo com a tend>ência de médio e longo prazo. Na verdade continuam a dominar os que vendem, mas dentro de alguns dias teremos compradores para os saldos que algumas acções representam. Refero-me naturalmente a acções com retorno em dividendos acma de 10%. O resto é ter paciência e deixá-los cantar. Por mim já tenho algumas no saco e amanhã pela manhã conto efectuar o resto da operação. Depois vou de férias...

Registado: 23/7/2003 16:05

por Elias » 4/8/2011 22:26

Tojo Escreveu:Pata, exacto. Penso que neste momento ninguem tem duvida que a tendencia é de baixa mas existe sobrevenda e pode ser aproveitada quando houver um ressalto. claro que existe algum risco mas...

Tojo,

Nota que por vezes quando as acções entram em sobrevenda, em vez de inverterem aceleram as quedas.

A título de exemplo deixo um gráfico da Brisa com o RSI.

A acção entrou em sobrevenda no dia 8 de Julho, data em que fechou a 3,79. Nos dias que se seguiram caiu 7%.

Depois veio um pequeno ressalto, após o que entrou novamente em sobrevenda no dia 27 de Julho, em que fechou a 3,39 - desde essa data já caiu mais de 15% e ainda não saiu de sobrevenda.
Anexos
brisa.PNG
brisa.PNG (39.79 KiB) Visualizado 2501 vezes

Registado: 5/11/2002 12:21

por Tojo » 4/8/2011 20:08

Pata, exacto. Penso que neste momento ninguem tem duvida que a tendencia é de baixa mas existe sobrevenda e pode ser aproveitada quando houver um ressalto. claro que existe algum risco mas...

Registado: 8/1/2004 13:14

por Pata-Hari » 4/8/2011 17:18

A mim parece-me crucial distinguir trading de posiçoes estaveis. Uma coisa é aproveitar a sobrevenda, outra é a tendencia que neste momento é descendente em quase todos os indices...
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Zezezinho » 4/8/2011 17:15

Crash é quando há uma queda de de dois dígitos numa só sessão.
Ora, isso não se verifica.

É natural ouvir estes posts e outros profetas da desgraça em alturas como estas.

Registado: 30/6/2010 0:10

por Wakaru » 4/8/2011 17:13

Está bom para comprar acções do PSI20 às 16.25h e vender assim que abre a subir 1 ou 2%, antes de voltar a cair depois das 9.30.

Registado: 27/5/2010 11:11

Re: Desvalorização acentuada - Podemos falar em novo crash?

por Elias » 4/8/2011 17:10

MC1974 Escreveu:
Elias Escreveu:
MC1974 Escreveu:PS: Estou dentro em algumas cotadas na Europa... e com perdas substanciais nas últimas duas semanas!

Uma pergunta: tens stops?

Não, não tenho.

Então estás disposto a perder tudo?

por helderjsm » 4/8/2011 17:02

Não quero ser o optimista porque olhando para os gráficos mete medo especialmente na Europa e mesmo outros índices estão mais BEAR do que BULL, mas olhando para o gráfico semanal do S&P estas quedas não me parecem nada de especial.

Melhores cumprimentos,
Helder Magalhães

Registado: 23/10/2009 8:52

por nfmarque » 4/8/2011 17:02

MC1974 Escreveu:
nfmarque Escreveu:ja foi discutido aqui :

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... ht=#844399

Sim, é verdade. Mas não existe qualquer entrada há mais de 1 mês

So te posso dizer o que fiz, neste momento estou fora de praticamente tudo. So tenho gold no forex.

Registado: 7/5/2009 19:06

por MC1974 » 4/8/2011 16:58

Elias Escreveu:
MC1974 Escreveu:PS: Estou dentro em algumas cotadas na Europa... e com perdas substanciais nas últimas duas semanas!

Não, não tenho.

Registado: 12/2/2008 16:27

por MC1974 » 4/8/2011 16:57

nfmarque Escreveu:ja foi discutido aqui :

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... ht=#844399

Sim, é verdade. Mas não existe qualquer entrada há mais de 1 mês

por Txuky » 4/8/2011 16:56

Elias, se as perdas segundo ele diz são substanciais, parece me que não...mas também estou curioso pela resposta!!

Registado: 30/6/2008 12:25

por rasteiro » 4/8/2011 16:56

Pois eu no teu lugar, reduzia a minha carteira a 75%, se não mesmo a 0%.
Isto hoje em dia só está bom para comprar e vender no mesmo dia, ou seja jogar ao céntimo.
O que hoje é barato amanhã é caro.
Esta é simplesmente a minha opinião, e é como eu tenho estado nos mercados nos ultimos meses.
Fechei o dia sem uma unica acção na carteira.
Amanhã á mais.

Abraços

Registado: 29/11/2007 12:24

por Elias » 4/8/2011 16:53

por nfmarque » 4/8/2011 16:52

Registado: 7/5/2009 19:06

Desvalorização acentuada - Podemos falar em novo crash?

por MC1974 » 4/8/2011 16:43

Nestes últimos dias temos assistido À generalização de descidas em todos os índices (Europa e EUA especialmente, às quais também não escaparam o PSI20), com algumas das cotadas a perderem mais de 20% (outras bem mais do que isso!).

As subidas verificadas nos últimos meses (e ano de 2010) praticamente foram-se.

Com recurso à ajuda externa em Itália, o panorama certamente não se irá melhorar.

Opiniões precisam-se...

PS: Estou dentro em algumas cotadas na Europa... e com perdas substanciais nas últimas duas semanas!

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], macau5m, malakas, Shimazaki_2 e 156 visitantes