Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BPN vendido ao BIC (acabou a especulaçao) >>

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por artista_ » 2/8/2011 16:42

JCS Escreveu:O resultado final para o Estado é catastrófico. Segundo o comunicado final do Ministério das Finanças serão segundo as últimas contas um prejuízo de € 2.400 milhões. Confrontem-se estes números gigantescos com as inúmeras declarações de Teixeira dos Santos/Costa Pina segundo as quais não haveria qualquer menos valia na operação.
Quem vai assumir a responsabilidade? Evidentemente, estando nós em Portugal ninguém assumirá a responsabilidade de uma desastrosa nacionalização quando havia uma clara alternativa apresentada por Miguel Cadilhe utilizando sobretudo capitais privados e fundos públicos em reduzida escala. Ficarei a aguardar curioso o que farão as Autoridades sobre este tema.

É vergonhoso e a grande maioria dos portugueses nem tem uma real consiência da dimensão destes valores... sobretudo se confrotada com a dimensão do que se poupa com alguns cortes "miseráveis"!!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por JCS » 2/8/2011 16:27

arma/critica Escreveu: A reprivatização do BPN

Finalmente parece ter chegado ao fim a reprivatização do BPN. Digo parece, pois ou muito me engano, ou algumas surpresas nos estarão reservadas nos detalhes – “the devil is in the deatails” da negociação do contrato final.
A primeira reflexão é porque é que apareceu, de facto, apenas uma proposta. Sim, porque a proposta do Montepio não fazia qualquer sentido estando o banco muito mais a precisar de ajuda do que ajudar. O NEI, por sua vez, seria uma forma de, em breve, o Estado estar a intervir de novo. Uma quarta proposta tinha credibilidade tal que nem se soube quem a fez.
Tendo sido o BPN, na prática, oferecido – porque é que não houve mais interessados? Como, por exemplo, o BBVA ou o BARCLAYS ou até o Banco Popular? A minha avaliação é que a rentabilidade da banca doméstica em Portugal é, neste momento, muito reduzida sobretudo para operadores de reduzida escala. Veja-se o exemplo do BPI que está, quando muito, no “break-even”.
Assim, comprar praticamente por zero o BPN significa de facto um investimento importante na sua expansão pelo que devemos estar gratos a Luís Mira Amaral e seus accionistas pelo sentido empreendedor demonstrado.
O resultado final para o Estado é catastrófico. Segundo o comunicado final do Ministério das Finanças serão segundo as últimas contas um prejuízo de € 2.400 milhões. Confrontem-se estes números gigantescos com as inúmeras declarações de Teixeira dos Santos/Costa Pina segundo as quais não haveria qualquer menos valia na operação.
Quem vai assumir a responsabilidade? Evidentemente, estando nós em Portugal ninguém assumirá a responsabilidade de uma desastrosa nacionalização quando havia uma clara alternativa apresentada por Miguel Cadilhe utilizando sobretudo capitais privados e fundos públicos em reduzida escala. Ficarei a aguardar curioso o que farão as Autoridades sobre este tema.
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

mera opinião...

por amartins42 » 2/8/2011 11:49

Sem ser entendido, parece-me que o banco tem mais ossos que carne.
Dois motivos:
O anterior governo injectou lá milhares de milhões, não decidindo a venda,porquê? Provavelmente qualquer que fosse o resultado da venda seria desastroso para o governo perante a opinião pública.Não decidindo, a "bomba" ficou por explodir!
Em segundo, não apareceu grandes bancos interessados, nem nenhum banqueiro desses grandes bancos veiu a público contestar a decisão. Se fosse uma "mina de ouro" não teria sido vendido ao BIC, provavelmente teria sido a um grande banco:alemão, frances, espanhol, ou outro...

Registado: 29/11/2007 1:53

por Pantone » 2/8/2011 11:32

in El Pais
Portugal reprivatiza un banco por 40 millones tras sanearlo con 2.400
La venta del Banco Portugués de Negócios a una entidad angoleña cuesta al país el 1,4% del PIB - Los nuevos dueños cerrarán el 30% de las oficinas

http://www.elpais.com/articulo/economia ... ieco_5/Tes

Registado: 4/1/2004 22:32

por ANONIMO111 » 2/8/2011 11:28

AFINAL CONTINUA A ESPECULAÇÃO.........O Núcleo Estratégico de Investidores (NEI) quer mais explicações sobre a venda do BPN ao BIC por 40 milhões de euros antes de preparar uma eventual estratégia para o futuro, disse à Lusa um porta-voz.

"Mais do que contestar gostávamos de perceber [o negócio], algum desenlace tinha de acontecer, mas da forma como foi publicado estranhamos um pouco", adiantou José Fernandes, remetendo mais pormenores para a conferência de imprensa que se realiza hoje.

"O NEI resolveu fazer uma conferência de imprensa, vamos revelar a nossa opinião e a nossa posição sobre o desenlace final e, eventualmente, alguma estratégia para o futuro porque a vida não para aqui e vamos continuar", referiu.

Quanto à possibilidade de apresentar uma contestação, José Fernandes disse que "ainda não faz muito sentido", já que o NEI "ainda não está por dentro de todos os pormenores".

O Ministério das Finanças anunciou no domingo ter vendido o BPN ao BIC (Banco Internacional de Crédito) por 40 milhões de euros, sendo que o negócio prevê que o BIC entregue ao Estado 20 por cento do lucro caso consiga superar os 60 milhões de euros em cinco anos, enquanto o Estado se compromete a avançar com uma recapitalização de 550 milhões de euros.

O acordo prevê ainda que o banco integre apenas cerca de metade dos 1.580 funcionários do BPN, sendo que o Estado paga os custos da redução.

Registado: 29/11/2007 1:44

por Lion_Heart » 2/8/2011 3:25

Eu sempre fui contra a Nacionalização do BPN.
Para mim só foi feita para "encobrir" negociatas e para alguns "poderosos" sacarem de la o cash.

O resto e conversa: risco sistemico e etc.

Agora nesta venda fica a duvida: não seria melhor liquidar aquilo?

E que pelo que vejo o Estado ainda vai meter la mais uns 300 a 500 milhoes para capitalizar o banco. Vai ter que indemnizar metade do pessoal que for despedido. E como etamos em Portugal ainda vão aparecer mais umas despesas extras.

Dito isto, teria sido muito mais facil liquidar o banco um ano ou dois atras pois estava visto que aquilo nunca valeu nada (nem um caracol :mrgreen: )
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

Re: bpn e privatizações, João Salgueiro propõe fundo.

por artista_ » 2/8/2011 1:13

nonsequitur Escreveu:João Salgueiro, que para além dos cargos que ocupa é tido por ponderado, competente e sério no que pensa e diz, sugeriu um dia destes na televisão que as privatizações nesta altura são mau negócio pelo timing, pela necessidade etc...
A solução que avançou foi de criação de um fundo que compraria ao estado as empresas e que depois venderia quando houvesse condições para tirar mais rendimento dessas vendas a preço mais aproximado do seu valor.
Nunca li nenhum comentário ou referência na imprensa a esta proposta, nem a favor nem a criticar, nem a considerá-la realista nem a denunciar alguma incongruencia ou impossibilidade de ser uma solução credível.
Gostaria de perguntar aqui se alguem ouviu essa declaração e o que pensa, concordando ou discordando e apresentando as razões...
Confesso que estava à espera de algum feedback sobre este assunto, tendo vindo de quem vem.

Mas quem é que metia dinheiro nesse fundo? Os portugueses não têm capital por isso o fundo seria estrangeiro, ia dar no mesmo... também acho que não é o timing correcto para privatizações, espero que não sejam necessárias, mas duvido, estamos como o BCP na banca, desesperados por capital e dispostos a tudo para "sobreviver"...

Relativamente ao BPN é incrível os sacrifícios "colossais" que obrigam os portugueses a fazer para "enterrar" 2,4 mil milhões de euros no banco!! Acho que se exigia, pelo menos, que os governantes (sobretudo os do anterior governo) explicassem bem esse "negócio"... e provavelmente um consequente pedido de desculpas aos portugueses por tamanha asneira!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

bpn e privatizações, João Salgueiro propõe fundo.

por nonsequitur » 1/8/2011 22:21

João Salgueiro, que para além dos cargos que ocupa é tido por ponderado, competente e sério no que pensa e diz, sugeriu um dia destes na televisão que as privatizações nesta altura são mau negócio pelo timing, pela necessidade etc...
A solução que avançou foi de criação de um fundo que compraria ao estado as empresas e que depois venderia quando houvesse condições para tirar mais rendimento dessas vendas a preço mais aproximado do seu valor.
Nunca li nenhum comentário ou referência na imprensa a esta proposta, nem a favor nem a criticar, nem a considerá-la realista nem a denunciar alguma incongruencia ou impossibilidade de ser uma solução credível.
Gostaria de perguntar aqui se alguem ouviu essa declaração e o que pensa, concordando ou discordando e apresentando as razões...
Confesso que estava à espera de algum feedback sobre este assunto, tendo vindo de quem vem.

Registado: 7/9/2009 17:07

por marcoj » 1/8/2011 22:19

fooman Escreveu:
marcoj Escreveu:Mas qual era a outra opção senão esta. Liquidar o banco ?

Eu acho que em condições normais este banco deveria ter sido liquidado no momento da sua nacionalização. Na hora... tinha custado infinitamente menos do que aquilo que já está a custar... e a conta ainda só vai a meio!

ok, mas isso já lá vai, até já existe outro governo.
Nesta altura ou se vendia ou se liquidava, penso que o valor foi baixo e até podia existir ofertas maiores mas optou-se por um grupo que tem uma base sólida de acionistas, a ver se não volta a acontecer o mesmo.

Registado: 28/7/2006 15:24

por fooman » 1/8/2011 22:15

marcoj Escreveu:Mas qual era a outra opção senão esta. Liquidar o banco ?

Eu acho que em condições normais este banco deveria ter sido liquidado no momento da sua nacionalização. Na hora... tinha custado infinitamente menos do que aquilo que já está a custar... e a conta ainda só vai a meio!

Registado: 29/11/2007 3:26

por marcoj » 1/8/2011 22:06

Mas qual era a outra opção senão esta. Liquidar o banco ?

Registado: 28/7/2006 15:24

por jabreu » 1/8/2011 21:38

Este negocio do BPN ainda cheira pior que o negocio da venda do Roberto ao Saragoça.

São as duas grandes burlas!! grandes esquemas para os mesmos se encherem de dinheiro!
"Herói não aquele que não cai, Herói é aquele que cai e se levanta" - Confúcio

Registado: 18/8/2004 12:26

por PC05 » 1/8/2011 21:32

Desculpem a graçola mas, 40 milhões não chegam para comprar 5 Robertos (Benfica) ao preço de venda de hoje! :lol:

Registado: 5/12/2005 21:28

por tava3 » 1/8/2011 21:18

balta Escreveu:Sim quase que se pode dizer que o estado privatizou para o devolver aos "mesmos" a preço de oferta.

A preço de oferta? Ele vai ser vendido por -510 milhões. O estado vai lá meter 550 milhões, recebe 40 e ainda paga as indemnizações. Primeiro a oferta das golden shares, agora isto, até tenho medo das outras privatizações. O roubo destes senhores já vai em vários milhares de milhões de euros, é fazer a conta.
Plan the trade and trade the plan

Registado: 3/11/2004 15:53

por jbraven » 1/8/2011 19:29

pvg80713 Escreveu:se ainda cá estivesse o Sócrates... este negócio cheirava mal.

assim, deve ter sido mesmo a melhor oferta...

não, na minha opinião,
"assim, continua a cheirar mal na mesma"
:evil:

Registado: 10/2/2009 20:03

por balta » 1/8/2011 18:48

Sim quase que se pode dizer que o estado privatizou para o devolver aos "mesmos" a preço de oferta.

Registado: 6/4/2005 10:39

Oll Korrect !!!

por bboniek33 » 1/8/2011 18:22

pvg80713 Escreveu:se ainda cá estivesse o Sócrates... este negócio cheirava mal.

8-)
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

por pvg80713 » 1/8/2011 17:19

se ainda cá estivesse o Sócrates... este negócio cheirava mal.

Registado: 19/4/2005 11:11

40 vs 100

por seralex » 1/8/2011 16:41

bem negocio feito ,arrematado nao pela melhor proposta mas por.......... Tera sido medo de voltar a dar para o torto outra vez e ser regatado mais a frente ?Se o pensamento for esse a grande supervisao a banca continua tao eficaz como aquela que permitiu o bpn e bpp.Foi vendido ao bic ,coincidencia que la esteja o Mira Amaral ... bem o estado de graça deste governo nao sei se dura muito pareçe mais do mesmo ,boys pra caixa etc .Mas o burro do portugues eu incluido temos sempre esperança que os proximos sejam difrentes mas um politico sera sempre um politico so muda a cor faz o que sabe fazer gere influencias e poder de maneira a poder tirar o melhor proveito proprio .Quero ver como vao ser geridas as vendas da edp ,ren,tap ,etc

Registado: 16/5/2011 17:41

por andre_ferreira » 1/8/2011 15:27

Muffin Escreveu:
andre_ferreira Escreveu:quer se queira ou nao um banco nao é uma empresa como às outras

Nada do que escrevi pretende afirmar que um Banco seja uma empresa como as outas, pois não o é, nem deverá ser tratado como tal.

exactamente, e por isso tem legislaçao propria e uma vigilancia apertada (ainda assim nao evitou o desastre do BPN)

mas agora mta gente fala que nao se deveria ter resgatado o BPN porque o risco de uma corrida ao bancos nao estava em causa. mas quem é que tinha certeza disso?
prognosticos no fim do jogo tb eu os faço.

é como eu dizer agora que não se devia ter comprado tantas vacinas para a gripe A porque agora estao a passar de validade.

andre, um banco não é a Santa casa da Misericórdia. As pessoas quando têm dinheiro num banco devem saber a quem o deixam.

mas 90% dos clientes de um banco não sabem avaliar se é um bom ou mau banco

E qualquer depósito está coberto pelo fundo de garantia bancário, que para isso serve.

penso que é só até 100.000€ mas não tenho a certeza

Registado: 1/4/2010 19:47

por Pantone » 1/8/2011 15:14

andre_ferreira Escreveu:quer se queira ou nao um banco nao é uma empresa como às outras

Nada do que escrevi pretende afirmar que um Banco seja uma empresa como as outas, pois não o é, nem deverá ser tratado como tal.

por Pantone » 1/8/2011 15:11

JCS Escreveu:Muffin, mas então estamos 100% de acordo. O que referi é que o que deveria acontecer não acontece e depois temos esta barbaridade de perdas do estado.

JCS

ah, pois. Entñao percebi mal ;)

por Pantone » 1/8/2011 15:10

andre_ferreira Escreveu:e as pessoas que têm lá as economias de uma vida? levam com uma palmadinha nas costas como forma de consolo?

quer se queira ou nao um banco nao é uma empresa como às outras

andre, um banco não é a Santa casa da Misericórdia. As pessoas quando têm dinheiro num banco devem saber a quem o deixam.

E qualquer depósito está coberto pelo fundo de garantia bancário, que para isso serve.

o que o Estado está na prática a fazer quando faz um resgate, é garantir as aplicações de risco que o Banco fez (com o dinheiro dos investidores).

Na prática está a pagar o risco de algo que não deveria, com as consequências inerentes para o erário público.
Editado pela última vez por Visitante em 1/8/2011 15:14, num total de 2 vezes.

por andre_ferreira » 1/8/2011 15:04

Muffin Escreveu:
JCS Escreveu:
Muffin Escreveu:
JCS Escreveu:... Pior seria correr o risco de novo resgate no futuro.

JCS

E desde quando um Banco tem por obrigação ser resgatado?

Não tem, mas é o que acontece não? Basta olhar por esse mundo fora (Irlanda, etc, etc)

JCS

E vê-se em que estado está a irlanda. Para todos os efeitos, e para casos como este(s), prefiro olhar para o Norte da Europa e para os EUA.

Um Banco falir deveria ser algo natural... e próprio de uma sociedade capitalista...

Enquanto os Bancos forem vistos como vacas sagradas não arredamos pé. Um Banco precisa ser eficazmente supervisionado e desincentivado de incorrer em riscos.

Se é mal gerido, que se assumam as consequências, mas os contribuintes não deverão ser chamados para cobrir a incompetência de particulares.

Volto a recordar que todos os meses são várias as falências de Bancos nos USA.

e as pessoas que têm lá as economias de uma vida? levam com uma palmadinha nas costas como forma de consolo?

quer se queira ou nao um banco nao é uma empresa como às outras

Registado: 1/4/2010 19:47

por JCS » 1/8/2011 14:57

Muffin, mas então estamos 100% de acordo. O que referi é que o que deveria acontecer não acontece e depois temos esta barbaridade de perdas do estado.

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Luzemburg, Sr.Marques e 207 visitantes