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Caldeirão da Bolsa

Estaleiros Navais Viana Castelo

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por remediado » 10/3/2012 21:32

outro caso estranho indirectamente relacionado com os E.N.V.C. mas que tem no estado o denominador comum entre as partes envolvidas e que me causa estranhesa é , falando de memória , a noticia recente em que após os lamentos da marinha de falta de meios operacionais disponiveis nomeadamente por falta de verba para a manutenção de equipamentos (navios) e lamentos por parte do arsenal do alfeite por falta de trabalho veio o estado atribuir uma verba de cerca de 6 milhões para a manutenção e reparação de uma corveta do tempo do ultramar (obsoleta)...ora isto quando nos E.N.V.C. foram contruidos quase em simultaneo 2 patrulhões (N.R.P. viana do castelo) e (N.R.P. figueira da foz) precisamente com o intuito de substituirem com grandes vantagens operacionais e economicas (metade da tripulação entre outras) as ditas obsoletas corvetas tendo o 1º navio sido entregue em 2011 e o 2ºestando pronto ,está a enferrujar pois a entrega tem sido adiada por falta de verba da marinha...
então não há $$$ para receber um navio novo com claros beneficios e que o $$$ de construção está gasto mas já há $$$ para gastar numa sucata velha :?: sendo o estado o patrão de todas estas instituições , ou não estou a ver bem a coisa ou isto não tem jeito nenhum :cry:
 
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por Automech » 10/3/2012 3:26

Douro Azul e Martifer "arrasam" Estaleiros de Viana
09 Março 2012 | 21:01

A Douro Azul e a Martifer fecharam hoje o negócio de 22 milhões de euros para a construção de navios. E aproveitaram para criticar os Estaleiros Navais de Viana do Castelo
Os presidentes da Douro Azul e da Martifer, que selaram esta tarde um negócio de 22 milhões de euros, não poupam nas críticas aos Estaleiros Navais de Viana do Castelo. Mário Ferreira rejeita fazer mais negócios "com esta administração" da empresa estatal.

"Um empresário empreendedor deve negociar com empresas onde se conheça a cara do dono, ou então que saiba quem é o líder. Eu não sei quem manda nos estaleiros", afirmou Mário Ferreira ao Negócios, referindo-se ao insucesso das negociações da Douro Azul com a Empordef, "holding" estatal que detém os Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC).

Com os ENVC de fora da corrida a um negócio de 50 milhões para a construção de quatro navios, a Douro Azul teve cinco dias para fechar o negócio com outro concorrente, tendo esta tarde assinado a adjudicação de dois navios, por cerca de 22 milhões de euros, a um consórcio liderado pela Navalria, estaleiros de Aveiro detidos pelo grupo Martifer.

"Estou muito feliz que estes navios sejam construídos em Portugal e possam contribuir para a criação de novos postos de trabalho na zona de Aveiro, mas, acima de tudo, contribuam para a riqueza de Portugal", regozijou-se Mário Ferreira.

Quanto à possibilidade de os outros dois navios virem a ser construídos nos estaleiros de Viana, o empresário deixou o aviso: "Com esta administração, de certeza que não."

Carlos Martins, presidente do grupo Martifer, aproveitou também a ocasião para defender a saída do Estado deste negócio: "Não faz sentido, no século XXI, o Estado português ser dono de um estaleiro", afirmou.

Em contra-relógio, a Navalria acabou por ganhar a construção dois novos navios-hotel da Douro Azul em consórcio com a VianaDecon e a PPS (Pilar Paiva de Sousa).

A PPS ficará responsável pela decoração do interior dos barcos, enquanto a VianaDecon terá a seu cargo áreas como a de electricidade, isolamento térmico, camarotes e ar condicionado. Carlos Martins garantiu ao Negócios que os trabalhos a executar por estas duas empresas representam cerca de 40% do valor do negócio celebrado com o dono da obra.

Já o presidente da Douro Azul afiançou que acabou por fechar o negócio com o concorrente que tinha a proposta mais cara: 11,03 milhões de euros por navio, contra os 10,85 milhões de euros avançados pelos estaleiros holandeses De Hoop.

Ambos os navios, que já estão pré-vendidos pela Douro Azul, deverão entrar em operação dentro de um ano: o primeiro a 25 de Fevereiro e o outro a 20 de Março de 2013.

Além dos 22 milhões de euros agora adjudicados, a Douro Azul deverá investir outro tanto em mais dois navios, a adjudicar provavelmente no próximo ano, a que acresce mais meia dúzia de milhões de euros na compra de dois barcos rabelos, autocarros, um helicóptero e na requalificação de um quarteirão na Baixa do Porto que irá corporizar a nova sede da empresa. Investimento total: cerca de 50 milhões de euros nos próximos três anos.
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=543659
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por fooman » 1/8/2011 22:10

pvg80713 Escreveu:e vender ? acho que valia a pena tentar.


Tudo vale a pena... há comprador? Quantos estaleiros há em Portugal? Porque razão é que o Estado há-de ter o Alfeite e os ENVC?

Fechar essa porcaria toda... empresas pé de chinelo... Portugal tá cheio de empresas pé-de-chinelo que acumulam milhões em prejuízos... é inacreditável!
 
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por JCS » 1/8/2011 18:14

pvg80713 Escreveu:e vender ? acho que valia a pena tentar.


Sim, por "Estancar as hemorragias" queria dizer vender as empresas que são autênticos sorvedouros de capital. Libertarem-se delas.

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
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por pvg80713 » 1/8/2011 18:06

e vender ? acho que valia a pena tentar.
 
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por JCS » 1/8/2011 11:06

fooman Escreveu:
Jornal de Negocios Escreveu:Manter, fechar ou refundar? Os Estaleiros de Viana andam de tal forma a navegar à vista que, entre Fevereiro e Junho passados, os custos estimados para o Estado caso decida fechar a empresa sofreram um agravamento de 70%, para um máximo de 250 milhões


250.000.000€ a dividir por 720 funcionários já dá 347.222€... a somar às injecções de capital que foram sendo feitas durante anos a fio...

Inacreditável, na minha opinião. Fechar... e rapidinho, antes que as contas aumentem mais!


Concordo. Estancar as hemorragias ( e há muitas por esses país fora) para depois se poder investir em negócios que realmente gerem capital. Já chega de buracos...

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por fooman » 1/8/2011 10:29

Jornal de Negocios Escreveu:Manter, fechar ou refundar? Os Estaleiros de Viana andam de tal forma a navegar à vista que, entre Fevereiro e Junho passados, os custos estimados para o Estado caso decida fechar a empresa sofreram um agravamento de 70%, para um máximo de 250 milhões


250.000.000€ a dividir por 720 funcionários já dá 347.222€... a somar às injecções de capital que foram sendo feitas durante anos a fio...

Inacreditável, na minha opinião. Fechar... e rapidinho, antes que as contas aumentem mais!
 
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por Green_Hawk » 4/7/2011 16:22

Boas, é o meu primeiro post ao fim de quase 3 anos a ler o forum... :D

Na minha opinião, que sou consultor informático, existe um problema grave na sociedade empresarial portuguesa ao nível da equidade salarial em vários cargos de responsabilidade.
Por exemplo ao fim de 6 ou 7 anos em consultoria informática chegamos topo da carreira e tornamos-nos especialistas.
Aí ou estagnamos, ou então vamos para carreiras de gestão, em que os salários são bem mais atractivos. E na minha opinião é aí que reside o problema. Algumas pessoas podem ser bastante competentes a nível técnico, mas podem não ser tão boas a nível de gestão e de geração de negócio. Mas acho que é normal, quererem tentar ganhar mais dinheiro.
Daí acho que essas pessoas manter-se-ião mais nas suas áreas de competência especializada se fossem mais bem remuneradas.
No caso da minha área, nos EUA, RU, Alemanha... não funciona assim. Até acontece o contrário, os especialistas das mais diversas áreas da informática tendem a receber mais dinheiro que os gestores das mesmas.


Em resumo o que estou a dizer, é que muita gente não tem competência para ser gestor, mas acaba por optar por essa carreira, por ser mais atractiva financeiramente. Eu acho que um gestor de um negócio deveria perceber muito desse negócio, mas também deveria perceber muito de gestão.
Quando nem uma nem outra acontecem, simplesmente pergunto-me o que lá estão a fazer e como conseguiram esse emprego?

Abraço,
 
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por pvg80713 » 4/7/2011 12:01

fooman,
ele é verdadeiramente, consultor de grandes empresas...
é um tipo fantástico...
mas respeito a tua opinião.
 
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por fooman » 4/7/2011 11:37

pvg80713 Escreveu:lion,
O Calos é um gestor profissional !
fica aqui este curriculum dele que encontrei na net::
http://www2.flytap.com/web/18249-6af160-CVA_CV_POR.pdf

Os estaleiros sempre deram prejuizos.
Nos ultimos anos houve a encomenda de um grande navio pelo governo dos Açores, que o rejeitou na entrega com uma desculpa que eu nunca percebi.
Foi o navio que depois tentaram vender ao Chavez, que se mostrou interessado e nunca concretizou.
Oscar e Lion,
o homem é muito competente etc, e só queria mesmo ajudar.

O ordenado dele era mesmo de zero euros !

Espero que escreva a tal carta aberta e esclareça algumas coisas.

assim e pelo menos vou encontra-lo mais vezes...


@pvg80713

desculpa dizer-te mas essa pessoa é um político carreirista profissional, de gestor não tem nada. Vai de tacho em tacho e são esses tais "gestores profissionais" que deram cabo disto tudo.

Repara que se os estaleiros fecharem, esse teu amigo ainda tem meia-dúzia de tachos a pagarem-lhe o salário no fim do mês. Outro pormenor é que no CV dele só aparecem empresas falidas e em que ele participa até ao momento do fecho/venda... isso para mim quer dizer tudo!

Prá rua com ele e, depois disso, fechar os ENVC!
 
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por pvg80713 » 4/7/2011 10:58

lion,
O Calos é um gestor profissional !
fica aqui este curriculum dele que encontrei na net::
http://www2.flytap.com/web/18249-6af160-CVA_CV_POR.pdf

Os estaleiros sempre deram prejuizos.
Nos ultimos anos houve a encomenda de um grande navio pelo governo dos Açores, que o rejeitou na entrega com uma desculpa que eu nunca percebi.
Foi o navio que depois tentaram vender ao Chavez, que se mostrou interessado e nunca concretizou.
Oscar e Lion,
o homem é muito competente etc, e só queria mesmo ajudar.

O ordenado dele era mesmo de zero euros !

Espero que escreva a tal carta aberta e esclareça algumas coisas.

assim e pelo menos vou encontra-lo mais vezes...
 
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por Lion_Heart » 3/7/2011 23:44

Entao temos:

"fecharam as contas de 2009 com um prejuízo de 22,2 milhões de euros, sendo o passivo acumulado da empresa de 137 milhões de euros.


Os ENVC, detidos a 100 por cento pela holding pública Empordef, apresentam um passivo acumulado de 200 milhões de euros e fecharam 2010 com prejuízos de 40 milhões de euros. "

Portanto só no ano de 2010 o passivo aumentou 63 milhoes de euros ou seja mais de 33% aumento.

Sem duvidas grandes admnistrações!

pvg80713 o que acabaste de dizer é inamiginavel.

foi fazer um favor? Ajudar a terra?

Se é para fazer favores metia la uns milhoes , e deixava a admnistração para profissionais com vontade trabalhar e nao de fazer favores.

E ja agora o ex-presidente nao eleito da camara de Valença, também foi favor?
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

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por Lion_Heart » 3/7/2011 23:37

Carlos Veiga Anjos eleito presidente dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo
09.09.2010 - 16:26 Por Lusa

31 de 42 notícias em Economia
« anteriorseguinte »Carlos Veiga Anjos, antigo administrador da Hidroeléctrica de Cahora Bassa, Moçambique, foi quarta-feira eleito presidente do Conselho de Administração dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo .
Em comunicado, os ENVC acrescentam que, na Assembleia Geral de quarta feira, o engenheiro naval Óscar Mota foi eleito vogal do mesmo Conselho de Administração.

Tanto Veiga Anjos como Óscar Mota não têm funções executivas.

O Conselho de Administração integra ainda três elementos executivos, que já tinham sido eleitos a 05 de Julho.

O almirante Victor Gonçalves de Brito, ex-administrador do Arsenal do Alfeite, é o presidente executivo dos ENVC, ficando a equipa completa com o economista José Luís Serra, ex-presidente da Câmara de Valença, e com o engenheiro naval Francisco Gallardo Duran.

A primeira tarefa da nova administração será apresentar, num prazo de dois meses, um plano de viabilização dos ENVC, que fecharam as contas de 2009 com um prejuízo de 22,2 milhões de euros, sendo o passivo acumulado da empresa de 137 milhões de euros.


In Publico
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por oscar.coelho » 3/7/2011 22:03

pvg80713 Escreveu:sou amigo pessoal do presidente dos estaleiros de Viana. De vez em quando almoçamos etc...

ele aceitou ser presidente dos estaleiros, por :

Ser a terra dele !

Sinceramente, ele fez um favor aquela gente !

Não precisa daquela porcaria para nada !
Vive na Quinta da Marinha, numa casa de muitos milhões de euros.



Isto é verdade ou uma brincadeira de mau gosto?
Se for verdade este senhor já devia ter saído há muito tempo.

oscar
 
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por pvg80713 » 3/7/2011 20:06

penso que o Carlos vai em breve escrever uma "Carta Aberta" a contar algumas verdades...

de resto... a minha opinião é que é melhor, "despedir" 380 trabalhadores, que passarão a subcontratados... a fechar a empresa toda.

sim, claro, a minha opinião é a do Carlos.
por ultimo... o Dr Carlos Veiga Anjos, embora amigo, tem idade para ser meu pai... e pareceu-me, pela primeira vez... um bocado abalado com tudo isto.

Mas claro que 380 famílias de Viana, não estão melhor.
 
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por Opcard » 3/7/2011 18:29

Há algum motivo para os Estaleiros Navais Viana Castelo seja uma empresa pública.

Os unicos estaleiros na Europa que se safaram foi com gestao privada e agrupados na empresa:

A STX Europe conta com 15.000 empregados em quinze estaleiros localizados na Finlândia, França, Noruega, Brasil, Romênia e no Vietnam ....

http://pt.wikipedia.org/wiki/STX_Europe
 
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por e-finance » 3/7/2011 17:52

pvg80713 Escreveu:
e-finance Escreveu:Os sindicatos são tão poderosos porque falam com os trabalhadores, já suas excelências não o fazem, não podem sujar os belos sapatos nas áreas de produção.
Quando não há dialogo entre o topo e a base os sindicatos têm terreno fértil para progredir.


penso que não estás a perceber... o Carlos Veiga Anjos garantiu-me, que os sindicatos se recusaram a falar com ele !

os sindicalistas, recebem ordenado dos estaleiros como estivessem a trabalhar ! os sindicalistas são empregados dos estaleiros !


Se o Carlos Veiga Anjos quisesse reunia periodicamente com todos os trabalhadores ou mandava carta, email, comunicações em revista interna, formas de comunicar com os colaboradores não faltam...

Trata-se de algo mais profundo na gestão de qualquer empresa, eu se tivesse uma empresa para gerir, os funcionários da base saberiam o real estado da empresa, e na hora das dificuldades já sabiam com o que contar.
Quando as coisas são explicadas as pessoas percebem. Mas a transparência não interessa para nada neste país, porque tal como os sindicatos são maus também os gestores o são.

E agora lançando uma pequena acha para a fogueira, como se explica que numa altura em que o comércio marítimo é tão elevado existem N barcos a transportar mercadorias entre continentes os estaleiros não são viáveis?
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por lsilva4 » 3/7/2011 17:01

Como já o disseram aqui: É vender o que se puder aos privados e o resto enterrado. Os privados que tomem a responsabilidade de fazer crescer a empresa de forma sustentável...quem sabe se um dia não volta a ter as dimensões dos seus tempos áureos.

Uma outra notícia directa ou indirectamente relacionada é esta: http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=494003
O camarada Jerónimo apela ao protesto do povo (tolo), sim povo enquanto vocemecesses deixais de receber o vosso salário, ele continuará a receber o dele e a brincar com a ingenuidade cabida de quem quer mais.
Estes sindicatos e partidos começam a tornar-se um bocadinho de nada repugnantes...é de uma falta de consciência e visão da realidade em que vivemos.

Cumprimentos
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por pvg80713 » 3/7/2011 16:03

e-finance Escreveu:Os sindicatos são tão poderosos porque falam com os trabalhadores, já suas excelências não o fazem, não podem sujar os belos sapatos nas áreas de produção.
Quando não há dialogo entre o topo e a base os sindicatos têm terreno fértil para progredir.


penso que não estás a perceber... o Carlos Veiga Anjos garantiu-me, que os sindicatos se recusaram a falar com ele !

os sindicalistas, recebem ordenado dos estaleiros como estivessem a trabalhar ! os sindicalistas são empregados dos estaleiros !
 
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por e-finance » 3/7/2011 14:10

Os sindicatos são tão poderosos porque falam com os trabalhadores, já suas excelências não o fazem, não podem sujar os belos sapatos nas áreas de produção.
Quando não há dialogo entre o topo e a base os sindicatos têm terreno fértil para progredir.
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por Quico » 3/7/2011 10:27

Meus caros:

Chegamos a um ponto que não pode haver contemplações. Se está a sorver milhões ao estado, é vender ou fechar.

Como, devido ao "brilhante" trabalho dos sindicatos, a primeira hipótese se torna quase impossível...
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por pvg80713 » 3/7/2011 9:37

Decisão sobre despedimentos tomada em Setembro
por LusaOntem

O Ministério da Defesa anunciou hoje que a decisão sobre a implementação do plano de reestruturação dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), prevendo o despedimento de 380 trabalhadores, só será tomada em Setembro.
Em comunicado, o Ministério da Defesa explica que a decisão sobre o plano de viabilidade empresarial dos ENVC "em todas as suas vertentes, financeira, económica e laboral" e "incluindo o Plano de Reestruturação do Pessoal", será tomada em Assembleia Geral da Empordef agendada para 2 de Setembro.
Esta informação foi divulgada após uma reunião entre o ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, e as administrações da Empordef e dos ENVC.
Com esta decisão, ficará em suspenso o processo de reestruturação anunciado pela administração dos ENVC na véspera da tomada de posse do atual Governo e para implementar de forma "imediata", prevendo a saída de 380 dos 720 trabalhadores dos ENVC, como forma decortar nos custos fixos da empresa.
Os ENVC, detidos a 100 por cento pela holding pública Empordef, apresentam um passivo acumulado de 200 milhões de euros e fecharam 2010 com prejuízos de 40 milhões de euros.



Ontem estive com o Carlos Veiga Anjos, presidente demissionário dos ENVC.
Gostaria de vos dizer que ele ganha : Zero Euros !
faz o trabalho de uma forma gratuita, para bem da comunidade em que nasceu.

Por outro lado ainda falámos que esta vai ser a primeira prova de fogo do Governo... se este ceder, vai ceder muito mais...
 
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por pvg80713 » 23/6/2011 11:51

sou amigo pessoal do presidente dos estaleiros de Viana. De vez em quando almoçamos etc...

ele aceitou ser presidente dos estaleiros, por :

Ser a terra dele !

Sinceramente, ele fez um favor aquela gente !

Não precisa daquela porcaria para nada !
Vive na Quinta da Marinha, numa casa de muitos milhões de euros.

eu tenho pena dos trabalhadores que ganham pouco e têm uma vida pouco fácil.

Mas o Carlos disse-me que os sindicalistas sempre se recusaram a dialogar ! ! ! !

tambem acompanhei a situação da Lisnave !
e tambem foram os sindicalistas que destruiram a Lisnave !
 
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por fooman » 23/6/2011 11:33

http://www.jn.pt/paginainicial/pais/con ... id=1886505

A corja sindicalista portuguesa que não tem comparação em lado nenhum do mundo civilizado é o grande responsável pelos problemas que hoje sentimos no país inteiro.

Os estaleiros vão ser a mais recente vítima deste bando que pensa que manda em tudo. Não se renovam, não evoluem, são controlados pelo ódio e pela falta de educação. São os grandes promotores de pobreza e do nivelamento por baixo da sociedade.

Falta uma lei a acabar com estes extremismos. Já há para a extrema direita, é uma pena não existir uma lei a proibir a extrema esquerda (como há em quase todos os países civilizados).

Cacete em cima deles, como se fez na ponte 25 de Abril e na Marinha Grande, onde alguns párias inúteis não percebem que para se manterem as empresas a funcionar, é necessário sacrificar funcionários para que os que ficam possam ter futuro.

Assim é na natureza, assim tem que ser na vida empresarial.
 
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por lagosta » 23/6/2011 0:01

Com os gestores e nao só.
Que se acabe com a condição ( mais que instalada) de empresa publica, porque essa linha de actuação esta presente quer nos administradores, quer nos empregados.

Uma empresa que dá prejuizo atras de prejuizo e é um fardo para todos os que pagam impostos, e que tem tudo para ser uma empresa muito rentavel, não precisa deste tipo de gente.

Como é que se justifica que em 2002 tenham sido assinados os contratos para fornecimento de lanchas á Marinha, então por Paulo Portas (Min da Defesa e que fez de tudo p que o fabrico ficasse em Portugal), estando prevista a entrega da primeira em 2005, quando o foram apenas em 2010??

Mas isto é de uma empresa digna do nome de empresa, especialemnte na situação cronica em que está, e com as condiçoes que tem para estar no topo em termos de fabrico e manutençao
 
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