Aumento do preço dos transportes
Eu nao sou o "sctoch" mas respondo !
Elias Escreveu:scotch Escreveu:Elias:
Mesmo que tenha 20% de desconto, continua a ser caro.
Scotch para ti qual o valor do bilhete de metro que não considerarias caro?
Uma imperial sao .90 ou atee menos. Tudo o que seja mais que isso, vale mais ficar a emborcar bujecas do que ir a entrevistas perder tempo.
Uma bujeca devia dar para 3 viagens de Metro/autocarro. Atenc,ao ! Se aumentam o prec,o da cerveja haa porrada e porrada da grossa. Brinquem laa aos transportes ee tenham juizinho praa gente nao se ter que chatear...

- Registado: 22/4/2003 23:12
Pemides:
Quando falei de me deslocar a Lisboa, estava-me a referir à cidade.Eu resido na periferia de Lisboa. Um bilhete de 1 zona, custa agora €1,50!
Elias:
Mesmo que tenha 20% de desconto, continua a ser caro.Principalmente quando me arrisco a não tirar nenhum benificio.
Para poupar nos transportes, já cheguei a utilizar o transporte gratuito do Jumbo de Alfragide e assim chegar até à Damaia(Amadora) onde posso apanhar um autocarro da Carris que me leva até Lisboa.Sempre fica mais barato que o bilhete da CP.Mas ésta estratégia não é para ser utilizada quando se anda contra relógio!!
Quando falei de me deslocar a Lisboa, estava-me a referir à cidade.Eu resido na periferia de Lisboa. Um bilhete de 1 zona, custa agora €1,50!
Elias:
Mesmo que tenha 20% de desconto, continua a ser caro.Principalmente quando me arrisco a não tirar nenhum benificio.
Para poupar nos transportes, já cheguei a utilizar o transporte gratuito do Jumbo de Alfragide e assim chegar até à Damaia(Amadora) onde posso apanhar um autocarro da Carris que me leva até Lisboa.Sempre fica mais barato que o bilhete da CP.Mas ésta estratégia não é para ser utilizada quando se anda contra relógio!!
- Registado: 23/2/2008 0:35
scotch,
Sempre que ando de Metro não tiro bilhetes simples: em vez disso uso o zapping que dá um desconto de cerca de 20% se forem aproveitados os bónus.
A Carris e a CP também já aderiram ao Zapping e por isso vale a pena aproveitar pois ainda dá para poupar alguma coisa.
Sempre que ando de Metro não tiro bilhetes simples: em vez disso uso o zapping que dá um desconto de cerca de 20% se forem aproveitados os bónus.
A Carris e a CP também já aderiram ao Zapping e por isso vale a pena aproveitar pois ainda dá para poupar alguma coisa.
- Registado: 5/11/2002 12:21
scotch Escreveu:Um dos impactos do aumento dos preços dos transportes é de desencorajar a mobilidade.Eu que estou desempregado, com este aumento vou continuar desempregado.Simplesmente porque não me posso dar ao luxo de gastar recursos em deslocações para entrevistas e testes, para depois não dar em nada.
Imaginem que para determinado processo de selecção, necessito de me deslocar a Lisboa em dois dias diferentes.Serão 4 viagens de comboio no minimo, ou seja €6,00.Se for necessário utilizar o Metro de Lisboa serão 4x€1,05=4,20.A somar aos €6,00 totaliza €10,20.
Algo insuportável para quem está desempregado.Um investimento de risco, sem garantias de retorno.
Para terem uma ideia, €10,20 dão para a alimentação de uma pessoa durante 3 dias!!!
Subscrevo. Tenho pessoas conhecidas que se deslocaram do Porto para Lisboa para nada... e não são 10 euros!! Nos dias que correm não percebo pk não se faz mais pre-selecção dos candidatos via reuniões com webcam's!!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Um dos impactos do aumento dos preços dos transportes é de desencorajar a mobilidade.Eu que estou desempregado, com este aumento vou continuar desempregado.Simplesmente porque não me posso dar ao luxo de gastar recursos em deslocações para entrevistas e testes, para depois não dar em nada.
Imaginem que para determinado processo de selecção, necessito de me deslocar a Lisboa em dois dias diferentes.Serão 4 viagens de comboio no minimo, ou seja €6,00.Se for necessário utilizar o Metro de Lisboa serão 4x€1,05=4,20.A somar aos €6,00 totaliza €10,20.
Algo insuportável para quem está desempregado.Um investimento de risco, sem garantias de retorno.
Para terem uma ideia, €10,20 dão para a alimentação de uma pessoa durante 3 dias!!!
- Registado: 23/2/2008 0:35
Empresas sem informação do impacto do aumento de preços
29 de Julho, 2011
As maiores empresas de transportes públicos informaram o SOL de que não receberam da parte do Governo estudos sobre o impacto que o aumento das tarifas terá na procura.
A Carris, a CP – Comboios de Portugal e o Metropolitano de Lisboa confirmaram ao SOL que as suas estimativas de aumento da receita não têm em conta a flutuação que o aumento dos preços terá no número de passageiros.
O Governo decretou, na semana passada, um aumento médio dos preços dos transportes públicos de 15%. Contudo, o Executivo não publicou nem fez chegar às empresas nenhum estudo sobre o impacto desta medida na procura ou na economia nacional.
O SOL contactou o Ministério da Economia, que tutela o sector, mas ainda não recebeu qualquer resposta sobre este assunto.
Até ao anúncio deste aumento, o número de passageiros a utilizarem os transportes públicos estava a aumentar. De acordo com os dados recolhidos pelo SOL junto de dez companhias, no primeiro semestre deste ano, as principais empresas do sector transportaram 422 milhões de passageiros, mais 7,2 milhões do que em igual período de 2010.
frederico.pinheiro@sol.pt
29 de Julho, 2011
As maiores empresas de transportes públicos informaram o SOL de que não receberam da parte do Governo estudos sobre o impacto que o aumento das tarifas terá na procura.
A Carris, a CP – Comboios de Portugal e o Metropolitano de Lisboa confirmaram ao SOL que as suas estimativas de aumento da receita não têm em conta a flutuação que o aumento dos preços terá no número de passageiros.
O Governo decretou, na semana passada, um aumento médio dos preços dos transportes públicos de 15%. Contudo, o Executivo não publicou nem fez chegar às empresas nenhum estudo sobre o impacto desta medida na procura ou na economia nacional.
O SOL contactou o Ministério da Economia, que tutela o sector, mas ainda não recebeu qualquer resposta sobre este assunto.
Até ao anúncio deste aumento, o número de passageiros a utilizarem os transportes públicos estava a aumentar. De acordo com os dados recolhidos pelo SOL junto de dez companhias, no primeiro semestre deste ano, as principais empresas do sector transportaram 422 milhões de passageiros, mais 7,2 milhões do que em igual período de 2010.
frederico.pinheiro@sol.pt
pocoyo Escreveu:tiago_ferreira Escreveu:Bom dia,
Este aumento não deveria ser apenas para empresas PÚBLICAS de transportes?
Eu utilizo um transporte público gerido por uma empresa privada e vi agora que aumentaram o valor do passe mensal em 15%.
Mas isto faz algum sentido?
Pode fazer sentido por duas razões:
1º A concorrencia sobe o preço logo eu tambem subo. Não perco clientes por esta subida e ainda tenho mais lucro.
2º Não sei se os passes vendidos por essas empresas são comparticipadas pelo estado, se forem, o estado pode ter reduzido a comparticipação.
É capaz de ser pela 2ª hipótese que indicas. Comparei o preço do passe sozinho com o passe combinado com Metro e Carris e, enquanto antigamente a diferença estava à volta de 15€, agora está em 25€.
- Registado: 27/1/2009 14:17
tiago_ferreira Escreveu:Bom dia,
Este aumento não deveria ser apenas para empresas PÚBLICAS de transportes?
Eu utilizo um transporte público gerido por uma empresa privada e vi agora que aumentaram o valor do passe mensal em 15%.
Mas isto faz algum sentido?
Pode fazer sentido por duas razões:
1º A concorrencia sobe o preço logo eu tambem subo. Não perco clientes por esta subida e ainda tenho mais lucro.
2º Não sei se os passes vendidos por essas empresas são comparticipadas pelo estado, se forem, o estado pode ter reduzido a comparticipação.
Elias Escreveu:Exaaaaaaaaaaaaaaaaacto
Já vi que foste reler o primeiro post!

FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Elias Escreveu:
Marco, a propósito do aumento dos preços dos transportes, resolvi recuperar esta discussão que tivemos há uns meses para te perguntar se consideras razoável que se aplique o mesmo princípio para o Porto (eléctricos mais caros que os autocarros).
Como é que se pode aplicar o mesmo princípio se as situações não são as mesmas?

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:Elias Escreveu:Pode estar bem enquadrada, o que não faz sentido é introduzir uma diferenciação entre as tarifas de eléctrico e autocarro.
Essa diferenciação é precisamente o que eu considero que está relativamente bem justificado.
Sendo que os clientes habituais têm forma de contornar essa diferenciação.
Quem vai pagar a diferença, basicamente, são os distraídos e os utilizadores de ocasião (que segundo a notícia, perturbam o transito e actividade regular e portanto faz sentido que paguem mais que os outros).
O eléctrico tem a sua própria especifidade e eu não vejo porque não possa haver diferenciação. Se existir um comboínho a passear por Lisboa daqueles que se vêm nas praias eu também não espero que cobrem o mesmo que os autocarros, mesmo que o serviço seja provido pela Carris. O eléctrico não será o mesmo mas fica algo a meio das duas coisas para todos os efeitos...Elias Escreveu:Nem me chocaria que acabassem com a venda a bordo, mas para isso seria necessário aumentar o número de pontos de venda.
A mim também não (ainda que para um turista seja um pouco mais simples ter a hipótese de compra a bordo).
Mas este solução que apresentam também não me choca...
Marco, a propósito do aumento dos preços dos transportes, resolvi recuperar esta discussão que tivemos há uns meses para te perguntar se consideras razoável que se aplique o mesmo princípio para o Porto (eléctricos mais caros que os autocarros).
Será que descontam os grevistas?
Eu até ás vezes questiono se descontam os grevistas, como aqueles empresas são geridas à balda não me admirava nada!
Certo é que o grosso da receita devem ser os passes, daí que até poupam com as greves!!!
Certo é que o grosso da receita devem ser os passes, daí que até poupam com as greves!!!
- Registado: 29/11/2007 3:01
Pois eu acho um disparate completo continuarem a fazer greves num momento destes e com um Governo demissionário. Extremamente deprimente mesmo ouvi-los dizer no fim da semana passada que as jornadas de greve iam continuar...
É um reflexo do que é ser tuga e nessa medida, serve de ilustração de como é que conseguimos cavar o buraco em que nos metemos!
É um reflexo do que é ser tuga e nessa medida, serve de ilustração de como é que conseguimos cavar o buraco em que nos metemos!
Greves
Boas
Aproveitando este topico, e no seguimento das constantese vindouras greves dos transportes publicos, pergunto que mecanismos têem os clientes lesados da imposibilidade de usar os mesmos, em particular o Metro que este mes ja leva com 4 greves, ora se se compra um passe de 30 dias, foram privados de 4 dias ( que tem um valor).
Existe algo mais a fazer do que enviar um mail a reclamar e receber a resposta de que a empresa á alheia ás decisoes dos empregados?
nao estou contra as greves mas isto ultrapassa o razoavel ( especialmente agora que ha ninguem para ouvir as queixas dos trabalhadores)
Obrigado,
LAG
Aproveitando este topico, e no seguimento das constantese vindouras greves dos transportes publicos, pergunto que mecanismos têem os clientes lesados da imposibilidade de usar os mesmos, em particular o Metro que este mes ja leva com 4 greves, ora se se compra um passe de 30 dias, foram privados de 4 dias ( que tem um valor).
Existe algo mais a fazer do que enviar um mail a reclamar e receber a resposta de que a empresa á alheia ás decisoes dos empregados?
nao estou contra as greves mas isto ultrapassa o razoavel ( especialmente agora que ha ninguem para ouvir as queixas dos trabalhadores)
Obrigado,
LAG
- Registado: 23/8/2004 12:32
A propósito do preço dos transportes e dos transportes urbanos gratuitos...
http://anossaterrinha.blogspot.com/2011 ... ducao.html
http://anossaterrinha.blogspot.com/2011 ... ducao.html
pdcarrico Escreveu:Mares Escreveu:Eu conheço a realidade brasileira e sei que não serve de modelo.
Já peguei ônibus normais e o "frescão" ai em Salvador![]()
Eu costumo andar no frescão ... curiosamente agora até está com preço bem abaixo do tabelado.
Antes o ônibus normal custava 2 reais e o frescão 4. O ônibus normal custa sempre o valor que a secretaria de transportes autoriza porque tem uma procura garantida porque é o transporte mais barato.
O curioso é que depois, quando o normal passou a 2,3 o frescão baixou de preço para 3 reais, apesar de ter preço autorizado de 4,6.
O mercado funcionou mas só para o mais caro. O mais barato como tem uma procura garantida, aumentou sempre o máximo que podia.
Um Bom 2011!! Muito calor e paz!!
Mares Escreveu:Eu conheço a realidade brasileira e sei que não serve de modelo.
Já peguei ônibus normais e o "frescão" ai em Salvador

Eu costumo andar no frescão ... curiosamente agora até está com preço bem abaixo do tabelado.
Antes o ônibus normal custava 2 reais e o frescão 4. O ônibus normal custa sempre o valor que a secretaria de transportes autoriza porque tem uma procura garantida porque é o transporte mais barato.
O curioso é que depois, quando o normal passou a 2,3 o frescão baixou de preço para 3 reais, apesar de ter preço autorizado de 4,6.
O mercado funcionou mas só para o mais caro. O mais barato como tem uma procura garantida, aumentou sempre o máximo que podia.
Pedro Carriço
Este é claramente dos sectores, a par por exemplo do financiamento público de conteúdos culturais, que eu discordo profundamente que seja o dinheiro dos contribuintes a sustentar.
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits
Para quem acha que 2011 será um ano muito mau, temos como presente de Fim de Ano uma boa notícia!!!!
Em 2011 só não será mais caro andar a pé
Andar a pé ou de bicicleta parecem ser as únicas opções para quem não quer gastar mais em deslocações em 2011.
O preço dos transportes colectivos e dos individuais vai subir acima da inflação, num ano em que os preços dos combustíveis ameaçam entrar numa nova escalada.
Comprar carro passará a custar mais a partir de Janeiro, com o aumento da taxa do IVA para 23% e o fim dos incentivos ao abate de veículos em fim de vida.
A subida do imposto irá contribuir também para o agravamento dos preços da gasolina - sendo o impacto de dois cêntimos por litro -, assim como das taxas de portagem.
As tarifas na rede Brisa vão subir, em média, 2,3%, com o aumento do IVA a somar-se à actualização anual de 0,6%. A viagem entre Lisboa a Porto pela A1 passará a custar 19,95 euros, e entre a capital e o Algarve 18,95 euros.
fonte: http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=460649

Em 2011 só não será mais caro andar a pé
Andar a pé ou de bicicleta parecem ser as únicas opções para quem não quer gastar mais em deslocações em 2011.
O preço dos transportes colectivos e dos individuais vai subir acima da inflação, num ano em que os preços dos combustíveis ameaçam entrar numa nova escalada.
Comprar carro passará a custar mais a partir de Janeiro, com o aumento da taxa do IVA para 23% e o fim dos incentivos ao abate de veículos em fim de vida.
A subida do imposto irá contribuir também para o agravamento dos preços da gasolina - sendo o impacto de dois cêntimos por litro -, assim como das taxas de portagem.
As tarifas na rede Brisa vão subir, em média, 2,3%, com o aumento do IVA a somar-se à actualização anual de 0,6%. A viagem entre Lisboa a Porto pela A1 passará a custar 19,95 euros, e entre a capital e o Algarve 18,95 euros.
fonte: http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=460649
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google Adsense [Bot], PAULOJOAO e 391 visitantes