Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP faz desconto a quem liquidar o crédito à habitação?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por PC05 » 30/7/2011 17:40

paulop2009 Escreveu:Custa-me sempre prever o comportamento dos mercados. Porém, de um ponto de vista de "negócio" parece-me uma ideia inteligente e diferenciadora para ir buscar capital.

Ou seja, quando todos os bancos se esfolam a dar juros elevados por DPs em que o dinheiro fica no banco durante 1 ano, por que não dar também um incentivo à recepção deste dinheiro que ficará no banco para sempre? E mais, reduz o risco de incumprimento (porque a prestação baixa), reduz o risco de default (a dívida fica menor, logo o valor da alienação do imóvel servirá para cobrir uma maior % da dívida).

Espero que o meu banco siga o exemplo.

A mim, parece-me uma situção mais vantajosa para o cliente (aquele que pode...) do que propriamente para o banco. No fundo, o banco está a fazer marcha atrás nestes creditos já concedidos e só o faz devido à pressão de desalavancagem que está a sofrer! O risco de crédito destes clientes que podem abater a dívida é baixíssimo....

Registado: 5/12/2005 21:28

por paulop2009 » 30/7/2011 17:23

Custa-me sempre prever o comportamento dos mercados. Porém, de um ponto de vista de "negócio" parece-me uma ideia inteligente e diferenciadora para ir buscar capital.

Ou seja, quando todos os bancos se esfolam a dar juros elevados por DPs em que o dinheiro fica no banco durante 1 ano, por que não dar também um incentivo à recepção deste dinheiro que ficará no banco para sempre? E mais, reduz o risco de incumprimento (porque a prestação baixa), reduz o risco de default (a dívida fica menor, logo o valor da alienação do imóvel servirá para cobrir uma maior % da dívida).

Espero que o meu banco siga o exemplo.

Registado: 15/9/2010 15:02

por PC05 » 30/7/2011 16:13

richardj Escreveu:conclusão isto é um sinal para a acção cair na 2ª?

Não creio que seja por este motivo que caia! Há outros factores (externos) que poderão ter mais influência neste momento, tais como, o desenronlar da situção da dívida nos EUA e da dívida soberana de países como a Espanha, Italia ...... O sector financeiro é o mais sensível a este tema!

Registado: 5/12/2005 21:28

por richardj » 30/7/2011 15:59

conclusão isto é um sinal para a acção cair na 2ª?

Registado: 25/4/2011 22:36

por Automech » 30/7/2011 15:51

Assim que um perde a "vergonha", abre a porta aos outros. Eu penso que será uma tendência a seguir pelos outros. Vamos ver.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por JCS » 30/7/2011 15:47

Os bancos estão todos desesperados pelo que não me admiro nada que já muito brevemente os outros anunciem a mesma coisa. Têm jantado juntos quase todos os dias...

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

por otangas » 30/7/2011 15:44

Depois de ler a notícia e os comentários aqui feitos, ficam as seguintes notas:

:arrow: A notícia refere que os descontos sobre o capital em dívida é aplicado tanto a reembolsos parciais como à liquidação total.

:arrow: Como me parece óbvio, não estamos a falar de descontos de 30%. A notícia refere valores máximos de 10%.

:arrow: São situações estudadas caso a caso, sendo dado preferência a créditos de 20/30/40 anos, com spreads muito baixos.

:arrow: Para já, o BCP é o único dos grandes bancos portugueses com estas práticas.

A minha questão é só uma:
Estamos perante uma prática de um banco "desesperado", ou será algo que pode ser seguido pelos restantes bancos portugueses?

No meu caso particular, é uma questão de particular importância, pelo que peço a opinão de alguém que eventualmente esteja mais dentro do assunto...

Registado: 25/3/2009 22:02

por jjgustavo » 30/7/2011 15:15

Este suposto desconto poderá fazer sentido. Já imaginaram que atendendo ao diferencial de taxas de juro ( as actuais e as contratadas nos créditos habitação) o valor actualizado dos capitais resgatados pode ser bem maior do que na maturidade( e sem os riscos de incumprimento futuro, desvalorizações dos activos imobiliários, etc..)

Cumps
JG

Registado: 3/12/2007 11:12

desconto

por lafs00 » 30/7/2011 15:10

Se me fizerem um desconto de 30 % amortizo na hora o crédito à habitação ( spread de 0,2%)
Editado pela última vez por lafs00 em 30/7/2011 15:21, num total de 1 vez.

Registado: 8/7/2009 22:43

por Celsius-reloaded » 30/7/2011 12:20

Creio que liquidar tem uma alcance bem diferente de amortizar.
The market gives; The market takes.

Registado: 29/11/2007 2:35

BCP faz desconto a quem liquidar o crédito à habitação?

por otangas » 30/7/2011 12:14

Bom dia,

A capa do expresso desta semana chamou-me a atenção.

Imagem

Alguém sabe alguma coisa sobre isto? Pelo que percebi, este tipo de ações é prática apenas do BCP...

Estava a planear amortizar em Agosto cerca de 10/15% do meu crédito à habitação (CGD . spread 0,45%).

Será que a prática do BCP se vai arrastar aos outros bancos portugeses?

Valerá a pena amortizar crédito à habitação nesta fase?

Registado: 25/3/2009 22:02

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], record4995, trilhos2006 e 447 visitantes