Governo coloca em dez dias por ano trabalhado a média das in
AutoMech Escreveu:Não concordo que sejam essas as razões masterpro. Ao trabalhador interessa o que recebe liquido, seja contrato directo ou via trabalho temporário / falso recibo verde.
Em qualquer das situações o trabalhador poderia contratar directo, sendo melhor para ambas as partes (tu próprio referes que o temporário te custa mais caro, mas provavelmente o trabalhador recebe menos).
Então porque é que as empresas não contratam directo ? Porque a legislação laboral é o que é. Com uma empresa de trabalho temporário ou falso recibos verdes diminuem as chatices para dispensar alguém.
Não, eu ganho com isso, tenho pessoas a trabalhar noutras empresas, rende-me bastante

Agora eu faço de tudo para segurar as pessoas, pq sei que são boas no que fazem posso contar com elas e sei que são eficientes

Não é por causa da Legislação directamente, mas sim porque não existe qualquer estratégia na contratação, por exemplo aparece mais trabalho e metem-se várias pessoas pelas empresas de trabalho temporário ou outsorcing, essas pessoas tem um determinado tempo para aprender a especificidade do trabalho que vão efectuar e habituarem-se ao método de trabalho, isto faz com que se perca muito tempo em formação, erros nos trabalhos e depois derrapagens tanto em termos de prazos como de custos, isto acontece mais na construção civil e na metalomecânica que são áreas que eu conheço, nas outras áreas não sei. Acaba o trabalho e vão-se as pessoas.
À primeira vista pensa-se que se poupa imenso dinheiro no entanto são mais as perdas que os ganhos.
Mas como o desmazelo e o deixa andar é a palavra de ordem então não se liga muito a isso.
Até digo mais, se muitas empresas ( algumas fazem ) fizessem como eu, que considero custo mensal a minimização de um eventual despedimento e todos os meses esse custo é posto de parte para em caso de ter de despedir alguém, logo se o tiver de fazer não será tão difícil

É tudo uma questão de organização, como já tinha referido anteriormente, mas a malta teima em olhar para o quick buck looool ... só faço isso na Bolsa

- Registado: 13/3/2007 14:42
Não concordo que sejam essas as razões masterpro. Ao trabalhador interessa o que recebe liquido, seja contrato directo ou via trabalho temporário / falso recibo verde.
Em qualquer das situações o trabalhador poderia contratar directo, sendo melhor para ambas as partes (tu próprio referes que o temporário te custa mais caro, mas provavelmente o trabalhador recebe menos).
Então porque é que as empresas não contratam directo ? Porque a legislação laboral é o que é. Com uma empresa de trabalho temporário ou falso recibos verdes diminuem as chatices para dispensar alguém.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
AutoMech Escreveu:masterpro Escreveu:De notar que agora a aposta está nas empresas de Trabalho temporário, e efectuar outsourcing,no meu caso a minha empresa mantém duas pessoas noutra empresa em regime de outsorcing, sai mais caro do que ter essas mesmas duas pessoas a efectivo ou contratado, no entanto assim é mais fácil para terminar o contrato.
No entanto isto tem a meu ver dois pontos negativos:
-> Perdem qualidade na mão de obra, logo ao cliente final a empresa não será tão eficiente
-> E perda na produtividade.
Mais um resultado da excelente legislação laboral que temos. Os empresários devem ser estúpidos em recorrer a falsos recibos verdes, a contratos renovados sucessivamente e a empresas de trabalho temporário, quando têm um código do trabalho tão bom e que não inspira receio nenhum em contratar, não é ?
Eu não diria estúpidos mas sim gulosos, a curto prazo é excelente ganham mais umas massas, a médio e longo prazo hipotecam a empresa...
Sai mais barato, fuga aos impostos... mas estamos a ver o resultado que está a dar.... vê a quantidade de empresas que estão a fechar e não me digam que é só da crise.

Re: Xissa !
bboniek00 Escreveu:Sinner Escreveu:quimboio Escreveu:Eu acho que o capitalismo não tem futuro...
As gerações futuras não vão aguentar nem permitir tanta concentração da riqueza e tanta desigualdade.
Ainda hoje se viu a notícia dos mais ricos terem aumentado a sua riqueza com o País como está.
Fracassou o sistema comunista e o capitalismo também terá de fracassar...
Não tem controle e vai acabar por ir longe de mais...
É mau é verdade, mas como foi dito por Winston Churchill.
“A democracia é o pior de todos os sistemas... ...com excepção de todos os outros.”
Não existe uma alternativa válida
Confundir Democracia com Capitalismo deve ser o Oitavo pecado mortal...
Xissa. Ee melhor rever essa relac,ao (i)loogica.
Correcto,

A citação apenas estava a ser utilizada como um exemplo de falta de alternativa.

No entanto assumo a falta de enquadramento.

A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”.
Warren Buffett
Warren Buffett
masterpro Escreveu:De notar que agora a aposta está nas empresas de Trabalho temporário, e efectuar outsourcing,no meu caso a minha empresa mantém duas pessoas noutra empresa em regime de outsorcing, sai mais caro do que ter essas mesmas duas pessoas a efectivo ou contratado, no entanto assim é mais fácil para terminar o contrato.
-> Perdem qualidade na mão de obra, logo ao cliente final a empresa não será tão eficiente
Mais um resultado da excelente legislação laboral que temos. Os empresários devem ser estúpidos em recorrer a falsos recibos verdes, a contratos renovados sucessivamente e a empresas de trabalho temporário, quando têm um código do trabalho tão bom e que não inspira receio nenhum em contratar, não é ?

Xissa !
Sinner Escreveu:quimboio Escreveu:Eu acho que o capitalismo não tem futuro...
As gerações futuras não vão aguentar nem permitir tanta concentração da riqueza e tanta desigualdade.
Ainda hoje se viu a notícia dos mais ricos terem aumentado a sua riqueza com o País como está.
“A democracia é o pior de todos os sistemas... ...com excepção de todos os outros.”
Confundir Democracia com Capitalismo deve ser o Oitavo pecado mortal...
Xissa. Ee melhor rever essa relac,ao (i)loogica.

- Registado: 22/4/2003 23:12
quimboio Escreveu:Eu acho que o capitalismo não tem futuro...
Warren Buffett
Warren Buffett
Quico Escreveu:masterpro Escreveu:Várias razões
-> Muitos não tem sequer capacidade financeira para se manter à tona quanto mais montar um negócio
Essa cheira-me a falácia. Poucas vezes vi alguém verdadeiramente empreendedor a não encontrar financiamento, mesmo que limitado.
E sei do que estou a falar; não é só o meu amigo que se meteu a criar uma empresa...masterpro Escreveu:-> Outros já tem emprego estável e estar a montar um negócio e prescindirem da estabilidade é um risco que não querem correr ( não estou a falar dos que conjugam o emprego com uma outra actividade em nome individual, isso existem aos magotes)
Aliás, porque será que grande parte dos empresários portugueses têm (ou tinham há até pouco tempo) a escolaridade básica?!
Se calhar porque são esses que, não tendo nada a perder, meteram "as mãos na massa" e se fizeram à vida. Os inteligentes "meninos" licenciados, que até há uns anos não tinham dificuldade em encontrar emprego, não estavam para isso. Mas adoram mandar bocas "da bancada"...
Mas estas coisas mudaram. Só as mentalidades é que custam a mudar...masterpro Escreveu:->Esquecia-e de indicar que os custos só para ter uma empresa neste momento são elevados são encargos muito elevados para abrir uma empresa nesta altura do campeonato![]()
Tá bem. Então que se deixem-se andar... e não critiquem!
Olha, eu em 2005 encontrei financiamento através de fundos do estado, jurei para nunca mais na vida, os entraves e limitações que te metem para além de ficares mergulhado em burocracia é uma coisa medonha!!!
O que se critica é que são sempre os mesmo a levar a talhada, não é por alguma razão que aparecem depois noticias como esta:
http://news.google.pt/news/url?sa=t&ct2 ... 23526.html
De notar que agora a aposta está nas empresas de Trabalho temporário, e efectuar outsourcing,no meu caso a minha empresa mantém duas pessoas noutra empresa em regime de outsorcing, sai mais caro do que ter essas mesmas duas pessoas a efectivo ou contratado, no entanto assim é mais fácil para terminar o contrato.
Sem falar na precariedade e diminuição dos salários e de todos os problemas que advém disso... mas pronto estamos a falar dos patrões :p
Agora a moda está nos estágios para projectos pelo Centro de Emprego é ver aí montes de empresas principalmente públicas a recorrer a esse sistema, pagam apenas 30% do ordenado o resto paga o centro de emprego, é uma mina, no entanto com resultados desastrosos, as pessoas entram de para-quedas nos trabalhos tem de se dar formação e quando realmente começam a trabalhar ou estar familiarizados com o trabalho acaba o prazo e vem outro pessoa para o lugar.... uma coisa esperta looool.
Não existe aposta nos recursos humanos de qualidade.... quer dizer existe mas numa pequena franja de empresas e por curiosidade são as que mais crescem e tem melhores resultados ... é só uma curiosidade

Sinner Escreveu:-----Por isso que defendo que primeiro se resolvam todos os outros problemas antes de se mexer numa Lei tão importante.
O típico argumento para nunca se iniciar uma reforma. Há sempre outra coisa qualquer mais importante para fazer primeiro.
AutoMech Escreveu:Francamente Sinner. Se o código do trabalho fosse o único factor de desemprego era só traduzir o código do país com a mais baixa taxa de desemprego e tínhamos o problema resolvido.
-----Totalmente de acordo.
-----Mas tem sido apresentado como tal
-----Por isso que defendo que primeiro se resolvam todos os outros problemas antes de se mexer numa Lei tão importante.
-----Neste Pais temos a mania de andar sempre a alterar Leis importantes que as tornamos numa manta de retalhos sem qualquer sentido
Warren Buffett
Warren Buffett
Eu acho que o capitalismo não tem futuro...
- Registado: 1/6/2011 13:24
AutoMech Escreveu:Além disso já sabemos que és dos tais que acham que o nosso código do trabalho é dos mais liberais da Europa, coisa que foi completamente desmontada neste tópico
-----Bom, voltamos a essa tabela!
-----Vejo com agrado que a Espanha se encontra acima do Luxemburgo e da Alemanha.
-----Já agora alguém me indica a taxa de desemprego nestes países?
-----Não é por aqui, por aqui vai ficar tudo na mesma, mas ok, tudo bem.
Warren Buffett
Warren Buffett
masterpro Escreveu:Várias razões
-> Muitos não tem sequer capacidade financeira para se manter à tona quanto mais montar um negócio
Essa cheira-me a falácia. Poucas vezes vi alguém verdadeiramente empreendedor a não encontrar financiamento, mesmo que limitado.
E sei do que estou a falar; não é só o meu amigo que se meteu a criar uma empresa...
masterpro Escreveu:-> Outros já tem emprego estável e estar a montar um negócio e prescindirem da estabilidade é um risco que não querem correr ( não estou a falar dos que conjugam o emprego com uma outra actividade em nome individual, isso existem aos magotes)
Aliás, porque será que grande parte dos empresários portugueses têm (ou tinham há até pouco tempo) apenas a escolaridade básica?!
Se calhar porque são esses que, não tendo nada a perder, meteram "as mãos na massa" e se fizeram à vida. Os inteligentes "meninos" licenciados, que até há uns anos não tinham dificuldade em encontrar emprego, não estavam para isso. Mas adoram mandar bocas "da bancada"...
Mas estas coisas mudaram. Só as mentalidades é que custam a mudar...
masterpro Escreveu:->Esquecia-e de indicar que os custos só para ter uma empresa neste momento são elevados são encargos muito elevados para abrir uma empresa nesta altura do campeonato![]()
Tá bem. Então que se deixem-se andar... e não critiquem quem se tem que virar para pagar os custos TODOS no final do mês!
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
JMHP Escreveu:Os próprios recibos-verdes são fruto da rigidez da nossa lei laboral e da cobardia dos nossos políticos e por ultimo "assinada" pela mão de uma classe trabalhadora inculta e mal preparada.

É triste que a maioria das pessoas não se interrogue porque é que temos esta habilidade dos falsos recibos verdes. Se o nosso código do trabalho é tão bom não haveria problema nenhum em contratar pessoas, seja com contrato, seja como efectivo, não é ?
Sinner Escreveu:-----Como exemplo contrário deixo a “Autoeuropa” que funciona com esta Lei e é das empresas mais eficazes e eficientes do Grupo VW (Uma grande multinacional), tem crescido e contratado trabalhadores qualificados.
Algumas das alterações recentes da lei laboral - ex: banco de horas, entre outras - Foram implementadas por pressão da Auto-Europa. A opção seria a saída de Portugal.
É de conhecimento publico que algumas das praticas acordadas entre a Autoeuropa e os seus trabalhadores são à margem da lei laboral. Isto não é exclusivo da Autoeuropa, é algo que é praticado na grande maioria das empresas nacionais, sobretudo na industria que de outra forma tornava as empresas insustentáveis.
Os próprios recibos-verdes são fruto da rigidez da nossa lei laboral e da cobardia dos nossos políticos e por ultimo "assinada" pela mão de uma classe trabalhadora inculta e mal preparada.
Na minha opinião a nossa lei laboral é o reflexo de uma sociedade de medo e obsoleta, que o panorama nacional e internacional demonstra de forma inequívoca e clara.
AutoMech Escreveu:Um tipo efectivo que deixe de produzir, se torne relaxado, comece a borrifar-se para o trabalho é virtualmente intocável porque em tribunal o que conta é a produção de provas.
-----Como é que resolves este problema, uma vez que uma Lei tem de ter carácter geral, ser abstracta e de aplicação universal.
-----Só liberalizando o despedimento, mas isso já existe com os contratos com todo o tipo de prazo, recibos verdes falsos.
-----O objectivo de se mudar a Lei não é acabar com estas artimanhas? Ou na prática é protelá-las “ad aeternum” por forma a retirar todas as garantias dos trabalhadores.
Warren Buffett
Warren Buffett
Sinner Escreveu:-----Se as grandes Empresas não tiverem um quadro legal estável nunca, jamais em tempo algum, se vão instalar neste pais.
Estás muito enganado. Não adianta ter um quadro legal estável se este for extremamente burocrático. O mais importante é ter um quadro legal simples (e depois de ser simples, sim, que seja estável).
Além disso já sabemos que és dos tais que acham que o nosso código do trabalho é dos mais liberais da Europa, coisa que foi completamente desmontada neste tópico
Machado, o link que coloquei acima é o tal que tem o ranking que referi.
Elias Escreveu:axman Escreveu:Bom bom era proibir o empregador de despedir..
A nossa lei laboral é das mais rígidas de toda a Europa.
E isso só favorece o desemprego.
-----Ideia preconcebida, não fundamentada.
-----Como exemplo contrário deixo a “Autoeuropa” que funciona com esta Lei e é das empresas mais eficazes e eficientes do Grupo VW (Uma grande multinacional), tem crescido e contratado trabalhadores qualificados.
-----Não é mudando todos os dias as Leis que não nos dão jeito que se ganha credibilidade Internacional.
-----Se as grandes Empresas não tiverem um quadro legal estável nunca, jamais em tempo algum, se vão instalar neste pais.
-----O problema está na falta de inovação em quem investe e na falta de qualificação de quem quer um trabalho.
Warren Buffett
Warren Buffett
rmachado Escreveu:Elias Escreveu:axman Escreveu:Bom bom era proibir o empregador de despedir..
A nossa lei laboral é das mais rígidas de toda a Europa.
E isso só favorece o desemprego.
Em que é que te baseias para essa comparação?
Não tenho quaisquer dúvidas sobre o que o Elias disse. Há 2 ou 3 meses passou por aqui um ranking em que estávamos nos últimos lugares do mundo. Estou farto de procurar e não encontro, nem me lembro de que tópico era. Gerou alguma discussão na altura.
Os processos burocráticos para uma extinção dum posto de trabalho ou para um processo disciplinar em Portugal são simplesmente kafkanianos. É uma boa amostra de todo o código do trabalho.
Quico, 10 estrelas para o teu comentário

masterpro Escreveu:Eu sempre tive bastante cuidado a escolher as pessoas que trabalham e trabalharam para mim, pois eu necessito mesmo que elas trabalham e saibam o que estão a fazer, se escolho alguém que não é apto para o trabalho a culpa é minha... e sim já cometi esse erro, mas n culpo quem meti mas sim a mim por na altura não ter sabido escolher
A grande crítica que faço à nossa legislação laboral é o facto de, assim que um trabalhador passa a efectivo, é praticamente impossível despedi-lo, a não ser por extinção do posto de trabalho, sobrevivência económica da empresa ou falha grave como roubo, agressão a um colega, etc.
Um tipo efectivo que deixe de produzir, se torne relaxado, comece a borrifar-se para o trabalho é virtualmente intocável porque em tribunal o que conta é a produção de provas. E provar que um tipo deixou de produzir é anedótico. Venham cá com a conversa do não cumprimento de objectivos e não sei quê. Só quem nunca esteve frente a frente com um juiz é pode acreditar nisso.
A isto juntem a lentidão dos tribunais. 5 anos para decidir e se o despedimento for anulado são 5 anos de ordenados. São por isso poucas as empresas que arriscam a despedir um efectivo.
masterpro Escreveu:Elias Escreveu:masterpro Escreveu:Nem nunca vi uma empresa ir à falência por culpa dos seus empregados... .geralmente e por culpa dos gestores/Administradores.
Isto é a chamada demagogia barata.
Diz-me lá o que é que tu sabes acerca das empresas que faliram para teres assim tanta certeza em quem pôr a culpa.
Tenho uma empresa desde 2000, e ando neste mundo à alguns anitos
Geralmente o que acontece é maus investimentos o não controlo das despesas e custos.... muita gente esquece ou esqueceu-se no tempo das vacas gordas de se aprovisionar e investiram ao desbarato, nem acompanham a tendência do mercado que não é estático no meu caso da Informática, mas também acontece na construção Civil como em todos os outros ramos... não foram os seus trabalhadores que o fizeram.....
Se numa empresa um tipo trabalha mal, nem renovas o contrato ou nem passa de estagiário, se o tipo passar ou continuar algo vai mal seja nas chefias intermédias ( se for uma empresa de maior dimensão ) seja nas de topo.
Geralmente administradores e gestores pagam-se bem pela responsabilidade que tem na Empresa
A mão de obra qualificada e especializada é uma ajuda no sucesso da empresa, mas sem liderança também não vai lá
Se é demagogia ou não, não sei, falo da minha experiência mas cada pessoa sua experiência e cada cabeça sua sentença
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Não posso deixar de subscrever na íntegra
- Registado: 29/11/2007 11:30
masterpro Escreveu:pepi Escreveu:Quico Escreveu:O que não percebo é:
Sendo tão boa a vida de "patrão";
Sendo tão incompetentes e maus os "patrões" que existem;
...e existindo tanta gente esperta e competente a diagnosticar isso;
...porque é que essa gente tão competente não arrisca o seu dinheirinho e comodismo, e monta um negócio?! E, já agora, passando a ser "patrão"/empresário, implementa as bondosas práticas contrárias às que tanto gosta de criticar nos outros?!
Várias razões
-> Outros já tem emprego estável e estar a montar um negócio e prescindirem da estabilidade é um risco que não querem correr ( não estou a falar dos que conjugam o emprego com uma outra actividade em nome individual, isso existem aos magotes)
->Esquecia-e de indicar que os custos só para ter uma empresa neste momento são elevados são encargos muito elevados para abrir uma empresa nesta altura do campeonato![]()
Acho que em Portugal a percentagem de Micro empresas, e empregados por conta própria é bastante superior à média europeia, alguém que me corrija no caso de estar errado sff.
Acho que o que muitos se referem não é aos patrões de micro e auto empregados, mas sim das médias e grandes empresas.
Sou também da opinião que se deveria de agilizar o despedimento no entanto deve-se salvaguardar os direitos de quem desconta, como a diminuição do tempo do subsidio de desemprego... a pessoa descontou para isso
Eu sempre tive bastante cuidado a escolher as pessoas que trabalham e trabalharam para mim, pois eu necessito mesmo que elas trabalham e saibam o que estão a fazer, se escolho alguém que não é apto para o trabalho a culpa é minha... e sim já cometi esse erro, mas n culpo quem meti mas sim a mim por na altura não ter sabido escolher
eu percebo que é chato ter de pagar as pessoas, era tão bom se trabalhassem à borla era uma poupança brutal loooooooool.
![]()
![]()
![]()
![]()

- Registado: 13/6/2008 10:22
Xissa !
Nao passamos deste basismo dicotoomico de patrao-rouba-trabalhador e trabalhador-rouba-patrao...
Provaavelmente ambas as baasicas congeminac,oes sao verificaaveis. Por isso sermos um Paiis dividido, intrinsecamente nao-cooperante, pobre, intelectualmente miseraavel.
Aqui, neste Paiis, nem Patrao nem Trabalhador. Com maltosa desta soo futebol missa e umas cargadas de porrada.
Desculpem o desabafo mas jaa nao ha paciencia para aturar essas mentalidades de cao come cao. Libertem-se da dicotomia social ! Ee sempre cada um a defender a sua perspectiva. Ee curto.
Provaavelmente ambas as baasicas congeminac,oes sao verificaaveis. Por isso sermos um Paiis dividido, intrinsecamente nao-cooperante, pobre, intelectualmente miseraavel.
Aqui, neste Paiis, nem Patrao nem Trabalhador. Com maltosa desta soo futebol missa e umas cargadas de porrada.
Desculpem o desabafo mas jaa nao ha paciencia para aturar essas mentalidades de cao come cao. Libertem-se da dicotomia social ! Ee sempre cada um a defender a sua perspectiva. Ee curto.

- Registado: 22/4/2003 23:12
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 189 visitantes