IBEX - Dia
17 mensagens
|Página 1 de 1
Re: IBEX - Dia
Novos máximos históricos na DIA.
- Anexos
-
- DIA.png (23.74 KiB) Visualizado 4876 vezes
C0rr3i4
"Compound interest is the 8th wonder of the world."
(Albert Einstein)
"Compound interest is the 8th wonder of the world."
(Albert Einstein)
Num dia de quedas generalizado a DIA também cai cerca de 3%...
DIA aumenta lucros graças a Espanha e à América Latina
21 Fevereiro 2013, 13:21 por Jorge Garcia | jorgegarcia@negocios.pt
Lucros da cadeia de supermercados DIA cresceram 19,3% em 2012. Espanha e Portugal contribuíram para o aumento das receitas, mas foi na América Latina e na China que se observaram os maiores crescimentos.
Os resultados divulgados pelo grupo espanhol DIA, que também opera em Portugal, demonstra um aumento no crescimento do grupo, bem como um aumento das vendas.
O resultado líquido ajustado do grupo cresceu 19,3% para 190,1 milhões de euros em 2012, de acordo com um comunicado emitido para o regulador do mercado espanhol. Este lucro ficou acima dos 156 milhões estimados pelos analistas consultados pela Reuters e de acordo com as expectativas da empresa.
As vendas da cadeia DIA apresentaram um crescimento de 4,1% para um valor de 3.000 milhões de euros, no último trimestre de 2012. Para o ano inteiro, as vendas aumentaram 5,6% para 11.679 milhões de euros. A taxa de crescimento de vendas comparáveis alcançou os 2% no último trimestre e 3,1% para o exercício do ano inteiro, graças ao forte crescimento na Espanha, Brasil e Argentina.
No passado dia 1 de Fevereiro o DIA completou a aquisição de 100% das acções do Schlecker de Espanha e de Portugal por 69,3 milhões de euros, tendo para isso realizado um acordo com seis entidades de crédito internacionais.
O grupo reconheceu a necessidade de se especializar em alguns segmentos chaves como “produtos frescos”, “drogarias, perfumarias e produtos para casa”. O novo formato do DIA Fresh e a aquisição do Schlecker em Espanha e em Portugal são dois passos muito importantes neste sentido, afirmou Ricardo Curras, presidente executivo do grupo.
“Há 18 meses, o DIA defeniu uma ambiciosa agenda de crescimento. Desde então, o grupo construiu as bases do seu êxito num mundo onde o preço e a proximidade são cada vez mais importantes. Estamos a concentrar a atenção em mercados chave como a Península Ibérica e a América Latina, com especial atenção para o Brasil”.
Em Portugal, o número de lojas passou de 553 em 2011 para 572 em 2012, o que se traduz em mais 19 lojas no espaço de um ano. As vendas brutas em Portugal passaram dos 934 milhões de euros para 949 milhões, o que se traduz num aumento de 1,6%, mas acabou por perder peso nas receitas totais do grupo, passando a representar 8,1%, quando no ano anterior correspondiam a 8,4%.
O EBITDA ajustado do grupo, no quarto trimestre, aumentou 5,2% para 191,1 milhões de euros, enquanto que para o ano inteiro cresceu 8,6% para 609,5 milhões.
No final de 2012, o grupo tinha 6.914 estabelecimentos, mais 244 que no período homólogo. O investimento em 2012 alcançou os 332 milhões, sendo que o Conselho de Administração do DIA irá propor 0,13 euros por acção na distribuição dos dividendos, 18,2% mais do que em 2011.
O grupo irá investir, em 2013, mais 350 milhões para realizar mais aberturas de lojas na Península Ibérica e no Brasil. O DIA estima que poderá alcançar um crescimento de dígitos duplos, nos lucros ajustados por acção, entre 2012 e 2015.
C0rr3i4
"Compound interest is the 8th wonder of the world."
(Albert Einstein)
"Compound interest is the 8th wonder of the world."
(Albert Einstein)
DIA-Distribuidora Internacional de Alimentacion specializes in food retailing.
At the end of 2011, the group operated a network of 6,833 deep discount stores (including 4,249 company-owned) located in Spain (2,827; DIA name), Turkey (1,115; DIA), France (916; DIA and Ed), Portugal (553; Minipreço), Argentina (495; DIA), Brazil (480; DIA), and China (447; DIA).
Net sales break down geographically as follows: Iberian Peninsula (50.6%), France (24.1%) and Turkey/Brazil/Argentina/China (25.3%).
fonte: http://www.4-traders.com
C0rr3i4
"Compound interest is the 8th wonder of the world."
(Albert Einstein)
"Compound interest is the 8th wonder of the world."
(Albert Einstein)
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=571679
Minipreço cresce 2,5% e vende 460 milhões em Portugal
02 Agosto 2012 | 16:57
Isabel Aveiro - ia@negocios.pt
Grupo espanhol Dia alerta para deterioração do clima económico em Portugal no segundo trimestre
O grupo cotado Dia, que em Portugal opera na área alimentar com a cadeia de supermercados Minipreço, registou um crescimento de 2,5% das vendas brutas – facturação sob insígnia, incluindo impostos, das lojas próprias e ‘franchisadas’ –, para um total 460,6 milhões de euros, no País durante o primeiro semestre do ano.
De acordo com o documento hoje, dia 2 de Agosto, disponibilizado ao regulador do mercado de capitais espanhol, as vendas brutas realizadas em Portugal representaram 8% do consolidado pelo grupo Dia, que há dois anos se separou da francesa Carrefour.
Em termos líquidos, as vendas no território português (a cadeia Minipreço não tem lojas na Madeira ou nos Açores) mantiveram-se praticamente constantes para o grupo Dia, progredindo 0,1% em termos homólogos, para 389,3 milhões de euros.
Espanha melhor que Portugal no segundo trimestre
A rede Minipreço, com 544 lojas no País (de acordo com o site da Dia Portugal), alerta contudo para a alteração da situação no consumo do País entre o primeiro e o segundo trimestre deste ano.
No comunicado enviado ao regulador espanhol, a administração da cadeia de distribuição alimentar afirma que “na Península Ibérica, as vendas brutas sob insígnia cresceram 4,5%, para 1,47 mil milhões de euros”. Nota contudo que “Espanha apresentou uma evolução melhor do que Portugal, onde o cenário competitivo se deteriorou significativamente em comparação com o trimestre passado”.
A Península Ibérica realizou, no semestre terminado em Junho passado, 50% das vendas brutas e 75,4% do EBITDA ajustado do grupo alimentar com sede em Madrid.
No total, a companhia de “discount” registou vendas brutas de 5,74 mil milhões de euros (mais 6%), um EBITDA de 260,6 milhões de euros (mais 11,4%) e um resultado líquido ajustado de 61,7 milhões de euros, mais 18,5% do que um ano antes.
Além de Portugal, Espanha e França, a companhia está ainda na Argentina, Brasil, Turquia e China. Terminou o semestre com 6.923 lojas em todo o mundo.
cumps,
cogumelo
cogumelo
- Mensagens: 217
- Registado: 4/9/2008 18:31
- Localização: Lx
Supermarket chain invests more in ‘strategic’ Turkey
Supermarket chain invests more in ‘strategic’ Turkey
Thursday, July 21, 2011
ISTANBUL - Anatolia News Agency
Turkey has become one of the main strategic countries for the Dia discount supermarket chain and is ranked third among countries in which they operate thanks to the local Sabancı Group’s cooperation, according to the parent company’s chief executive officer.
Visiting Turkey to mark the opening of the country’s 1,000th DiaSA store, Ricardo Curras, the group’s CEO said, “I believe we will get stronger in the near future.”
Dia invests around 30 million euros in Turkey every year, Curras said, but added this investment would continue to increase.
The Dia chain was created in Spain in 1979, and has ambitiously expanded internationally with standard Dia stores in Argentina, Brazil, Spain, Greece and Turkey, in Portugal with “Minipreco” stores and in France with “Ed.” In 2003 Dia opened stores in China, where it is now opening 300 stores per year.
Dia established a partnership with Sabancı in Turkey in 1999.
http://www.hurriyetdailynews.com/n.php? ... 2011-07-21
cumps,
cogumelo
cogumelo
- Mensagens: 217
- Registado: 4/9/2008 18:31
- Localização: Lx
Mercadona lidera, un año más, la distribución alimentaria
Mercadona lidera, un año más, la distribución alimentaria
La editorial Información y Distribución Anual, S.L. (INDISA) acaba de publicar el Anuario de Distribución 2011/2012 en el que se recogen los principales datos económicos y empresariales de los distribuidores de base alimentaria.
Redacción• 21/07/2011 14:37:38
La empresa valenciana Mercadona, S.A. lidera un año más el mercado tanto por facturación, con una cuota del 20,20% (15.242 millones de euros), como por sala de venta, con una participación del 13,65% (1.704.290 metros cuadrados).
Tal y como recoge el Anuario de la Distribución 2011/2012, de reciente aparición, en España existen un total de 13.984.621 metros cuadrados de superficie de venta minorista de base alimentaria. De ellos, el, 12,03% pertenecen a las 9.432 franquicias que se reparten por todo el territorio nacional. El resto, 12.483.101 metros cuadrados, corresponden a los 17.245 centros detallistas propios existentes en nuestro país y segmentados en distintos formatos: supermercados, hipermercados, tiendas de descuento y tiendas de conveniencia.
A ellos habría que sumar los 618 cash & carry de alimentación cuya sala de venta conjunta asciende hasta 1.377.612 metros cuadrados y cuyo público principal son los pequeños detallistas y los establecimientos de hostelería y restauración.
Conviene reseñar, según la citada publicación, que la distribución organizada en España facturó en 2010 un total de 75.458,61 millones de euros, lo que representa una caída del 0,05% frente a los 75.498,16 millones de euros registrados en 2009. De esta cifra, el 62,47% corresponde al volumen de ventas de los cinco principales grupos, es decir, Mercadona (20,20%), Grupo Carrefour (19,81%, entre C.C. Carrefour y DIA), Grupo Eroski (10,83%, entre Eroski, Vegalsa y Caprabo), Grupo Auchan (6,22%, entre Alcampo y Sabeco) y Grupo El Corte Inglés (5,41%, teniendo en cuenta sólo sus divisiones con base alimentaria, es decir, El Corte Inglés Supermercados, Hipercor, Supercor, Opencor y Gespevesa). Conviene matizar que al cierre de la edición del Anuario de la Distribución, Alcampo aún no había hecho público sus resultados del ejercicio 2010, por lo que se ha tomado de referencia el dato de 2009 a efectos de ranking y estadística.
A continuación, se sitúa Lidl Supermercados con un porcentaje sobre el total de la facturación del 3,03%, seguido por Consum (2,22%), Dinosol Supermercados (1,85%), Makro (1,74%) y Ahorramás (1,72%), que cierran el top 10.
Mercadona líder en ventas y en superficie
Con unas ventas de 15.242 millones de euros, la compañía valenciana Mercadona, S.A. se situó por quinto año consecutivo como el líder de la distribución alimentaria española por facturación. La firma presidida por Juan Roig es también líder por superficie comercial, con 1.704.290 metros cuadrados, resultante de los 1.310 establecimientos que gestiona, que le proporcionan una cuota de mercado minorista del 13,65% al término del año 2010.
Tras Mercadona, aparece Grupo Carrefour, con unas ventas totales agrupadas de 14.948 millones, resultante de la suma de Centros Comerciales Carrefour y DIA, S.A.. Ambas gestionan 2.038 puntos de venta propios, de los cuales 277 son de Centros Comerciales Carrefour, que alcanza el 1.620.894 metros cuadrados y una cuota del 12,98% (2º). En el caso de DIA, el discounter contabiliza 1.761 establecimientos propios, con 892.727 metros cuadrados y una penetración del 7,15%. En estas cifras no se incluyen las franquicias.
Estos son sólo algunos de los datos de un Anuario que está estructurado de un modo sencillo con el fin de servir de verdadera herramienta a todos los profesionales del sector. Siete son los principales apartados que componen la obra: resumen del ejercicio 2010; análisis de los distintos formatos de venta (supermercado, hipermercado, tiendas de descuento, tiendas de conveniencia y cash & carry); empresas de distribución alimentaria clasificadas por comunidades autónomas y orden alfabético; centrales de compra (con especial incidencia en las dos grandes organizaciones: Euromadi y Grupo IFA); estadísticas del sector (facturación, cuota de mercado, sala de venta, aperturas, etc.), distribuidores de congelados, bebidas, lotes de navidad y delicatessen y, por último, un directorio completo con los más de 17.000 establecimientos minoristas y 618 cash & carry existentes en España (domicilio, enseña, sala de venta y año de inauguración).
Mención aparte merece el capítulo destinado a los 40 principales grupos de la distribución alimentaria en nuestro país. En él, se realiza un estudio pormenorizado de los grandes líderes (incluido un póster-desplegable de gran formato), con todos sus datos actualizados a fin de ejercicio 2010, incluidas sus principales magnitudes económicas, cuadro directivo, evolución histórica y una breve semblanza de todos ellos.
Conviene hacer notar, que las compañías que aparecen en este Anuario han tenido la oportunidad de comprobar previamente todo lo publicado, para poder corregir cualquier posible error u omisión. Por ello, los datos aparecidos, tanto económicos como empresariales, resultan totalmente fidedignos.
http://www.diariodigitalagrario.net/ver ... p?id=51502
cumps,
cogumelo
cogumelo
- Mensagens: 217
- Registado: 4/9/2008 18:31
- Localização: Lx
IBEX - Dia
O DIA foi uma das acções pedidas no tópico das acções estrangeiras. Trata-se de uma empresa do sector da distribuição que foi recentemente objecto de um spin-off (por parte da francesa Carrefour).
O histórico do título em bolsa é ainda muito curto e por isso não é possível fazer um comentário técnico muito consistente.
De qualquer forma, depois da euforia dos 3 dias iniciais, o título iniciou uma correcção que já dura há duas semanas, por isso podemos dizer que a tendência de curto prazo é de queda.
Creio que dentro de um mês será possível traçar um quadro mais completo sobre a situação técnica desta acção.
Fica o gráfico.
Declaração de interesses: não tenho qualquer posição no DIA.
O histórico do título em bolsa é ainda muito curto e por isso não é possível fazer um comentário técnico muito consistente.
De qualquer forma, depois da euforia dos 3 dias iniciais, o título iniciou uma correcção que já dura há duas semanas, por isso podemos dizer que a tendência de curto prazo é de queda.
Creio que dentro de um mês será possível traçar um quadro mais completo sobre a situação técnica desta acção.
Fica o gráfico.
Declaração de interesses: não tenho qualquer posição no DIA.
- Anexos
-
- dia.PNG (29.39 KiB) Visualizado 6189 vezes
- Mensagens: 35428
- Registado: 5/11/2002 12:21
- Localização: Barlavento
17 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], JoaoL., Jonas74, Manchini888, MR32, OCTAMA, PacoNasssa, Pmart 1, PMP69, Tiago2006 e 192 visitantes