Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Pesquisador usa Twitter para prever comportamento de bolsas

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por AC Investor Blog » 30/7/2011 12:52

nelsonfilipe Escreveu:
Ok seguirei. :wink:

Deixo aqui o meu endereço do twitter para que não estejam constantemente e enviar mensagens privadas a solicitar : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog

O meu obejctivo do twitter é mesmo partilhar em tempo real ideias de trading e noticias acabadas de surgir. Não sigo ninguém em particular.

Um abraço e bom fim-de-semana a todos.
AC Investor Blog
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.

Registado: 8/12/2007 23:01

por PT_Trader » 26/7/2011 10:38

Twitter mood predicts the stock market
Authors: Johan Bollen, Huina Mao, Xiao-Jun Zeng
(Submitted on 14 Oct 2010)

Abstract: Behavioral economics tells us that emotions can profoundly affect individual behavior and decision-making. Does this also apply to societies at large, i.e., can societies experience mood states that affect their collective decision making? By extension is the public mood correlated or even predictive of economic indicators? Here we investigate whether measurements of collective mood states derived from large-scale Twitter feeds are correlated to the value of the Dow Jones Industrial Average (DJIA) over time. We analyze the text content of daily Twitter feeds by two mood tracking tools, namely OpinionFinder that measures positive vs. negative mood and Google-Profile of Mood States (GPOMS) that measures mood in terms of 6 dimensions (Calm, Alert, Sure, Vital, Kind, and Happy). We cross-validate the resulting mood time series by comparing their ability to detect the public's response to the presidential election and Thanksgiving day in 2008. A Granger causality analysis and a Self-Organizing Fuzzy Neural Network are then used to investigate the hypothesis that public mood states, as measured by the OpinionFinder and GPOMS mood time series, are predictive of changes in DJIA closing values. Our results indicate that the accuracy of DJIA predictions can be significantly improved by the inclusion of specific public mood dimensions but not others. We find an accuracy of 87.6% in predicting the daily up and down changes in the closing values of the DJIA and a reduction of the Mean Average Percentage Error by more than 6%

http://arxiv.org/abs/1010.3003

Registado: 20/6/2011 21:48

por Muhammad3010 » 26/7/2011 0:23

Está aqui está página de facebook para quem quiser partilhar ideias sobre mercados e forex:

http://www.facebook.com/pages/FOREX-Por ... 8964758591

:wink:

Registado: 20/6/2010 13:06

por nelsonfilipe » 25/7/2011 22:03

AC Investor Blog Escreveu:
nelsonfilipe Escreveu:
Em que sentido AC?

Receptor/emissor......... Segue-me no meu twitter e verás.... o sentido da frase. A maioria dos tugas ainda são muito antiquados no que toca a estas novas tecnologias.

Ok seguirei. :wink:

Registado: 10/9/2009 15:41

por AC Investor Blog » 25/7/2011 21:43

nelsonfilipe Escreveu:
Em que sentido AC?

Receptor/emissor......... Segue-me no meu twitter e verás.... o sentido da frase. A maioria dos tugas ainda são muito antiquados no que toca a estas novas tecnologias.
AC Investor Blog
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.

por nelsonfilipe » 25/7/2011 21:40

AC Investor Blog Escreveu:O twitter é para mim uma da minhas ferramentas mais valiosas da bolsa.....

Em que sentido AC?

Registado: 10/9/2009 15:41

por AC Investor Blog » 25/7/2011 21:37

O twitter é para mim uma da minhas ferramentas mais valiosas da bolsa.....
AC Investor Blog

twitter

por Pitovski » 25/7/2011 21:28

Estou inscrito aqui no fórum mas não acompanho muito, hoje inscrevi-me no twitter, alguém daqui possui twitter ou acompanha alguma conta sobre o nosso psi20?

Registado: 21/8/2007 12:04

Eles inspiraram-se no ulisses :-)

por dfviegas » 27/10/2010 11:19

Eles leram um comentário do Ulisses em tempos, em que ele tambem usava o forum caldeirão para sentir o pulso do mercado, quantos mais foristas no site mais bull andava o mercado. Pegaram nessa ideia e extrapolaram para o twitter nada de novo :lol:

Registado: 29/11/2007 2:53

Pesquisador usa Twitter para prever comportamento de bolsas

por Lion_Heart » 27/10/2010 11:03

Pesquisador usa Twitter para prever comportamento de bolsas de valores

Algoritmo calcula 'clima' das mensagens em microblog, e avalia mercado. Em alguns casos, leitura da Dow Jones chegou a ter 87,6% de precisão.

Quer saber para onde o mercado está indo? De acordo com estudo da Universidade de Indiana, nos EUA, o Twitter pode ter a resposta. O professor de ciência da computação Johan Bollen e sua equipe de pesquisadores investigaram se as mensagens de 140 caracteres poderiam servir como um termômetro das bolsas de valores, a partir da presunção de que a plataforma de microblog poderia dar algumas dicas sobre o humor do país.
Para testar sua hipótese, Bollen e sua equipe utilizaram um algoritmo conhecido como GPOMS (sigla em inglês para "perfil do Google de estados de humor") - uma série de índices que medem o humor dos usuários do Twitter, com base nas palavras que usam em seus tuítes.
Neste caso, os pesquisadores examinaram seis estados de humor: felicidade, gentileza, atenção, firmeza, vitalidade e serenidade. Eles, então, pegaram uma amostra de 9,7 milhões de tuítes postados entre março e dezembro de 2008, e observaram as correlações entre as mudanças nos índices GPOMS no dia a dia, e as flutuações do índice médio do Dow Jones, da bolsa de valores de Nova York.
Os resultados apontaram que em um dos estados de humor - a calma - havia uma forte correlação com o desempenho da bolsa. Segundo Bollen e sua equipe, o índice de calma pode prever os rumos do índice Dow Jones em um período de 2 a 6 dias - e com uma precisão de 87,6%.

Há ressalvas, no entanto, de acordo com reportagem da revista Technology Review:por um lado, Bollen não propõe um mecanismo econômico ou comportamental através do qual poderia afetar a tranquilidade da Dow Jones. Pode-se, naturalmente, supor que tuítes de calma reflitam a confiança dos investidores. Mas, como o economista Paul Krugman demonstrou em texto publicado em 1991, as expectativas não são a única coisa que determinam os resultados econômicos.

A restritividade do estudo de Bollen, por outro lado, poderia limitar a extensão em que seus resultados podem ser generalizados. Embora ele restrinja seu alcance a um índice da bolsa americana, ele não especifica se os tuítes que ele estudou foram de usuários nos EUA ou também do exterior. O período considerado pela pesquisa foi exclusivamente tumultuado na bolsa e, como resultado, o mercado acionário foi, provavelmente, um tópico mais popular do Twitter do que seria durante períodos menos caóticos.

in http://empreendedoreseinovadores.blogsp ... rever.html
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: alucinado, fatura.pt, Google [Bot], Majestic-12 [Bot] e 669 visitantes