Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Stop Loss - Valores de Referência

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por masterpro » 18/7/2011 16:51

Não sigo qualquer tipo de ciência ou referência, depende do valor que tiver disposto a perder.

Usualmente 5%.
E se é accionado e continuar a descer , não volto a entrar... esse erro já não o volto a cometer ;)

8-) 8-) 8-) 8-) 8-) 8-)

Registado: 13/3/2007 14:42

por jromeira » 18/7/2011 10:44

ferreira10 Escreveu:De modo a que não haja confusões na interpretação daquilo que disse no meu post anterior, e por forma a que isso não acontecesse terminei o post de forma ambígua, deixando espaço a qualquer contra argumentação, remato agora, que não temos que usar necessariamente o valor "atual" do desvio padrão.Simplesmente passei em revista algumas formas de tirar partido do desvio padrão.Até porque o valor atual,é calculado com base nas velas antecedentes; pelo que está em atraso.Uma outra abordagem era usar o valor mínimo registado naquela semana(valor mínimo +qq coisa) caso o STDEV esteja a atingir um valor máximo;Ou seja, andar em contra-ciclo.Se o STDEV está a atingir um valor máximo é sinal que o swing está a terminar. Caso o ativo entre em tendência, arrebentando com o swing, não queremos naturalmente estar do lado errado!

Finalmente, há quem meça a volatilidade diária fazendo a subtração entre o máximo e o mínimo diário.O desvio padrão não é naturalmente calculado desta forma.Não confundir as duas coisas.

Há outras formas de colocar stops: por exemplo,há quem feche posições longas, logo que se aperceba que a cotação caiu abaixo do valor de fecho da vela do dia anterior.(Valor de fecho do dia anterior"menos"1 a 2 cliks mais abaixo).ETC.Eu não uso nenhuma destas formas.Uso indicadores; quando eles me derem sinal, saiu ou entro.

Agora sim.

Obrigado.
"Para venceres nos mercados, como na vida, terás de vencer primeiro a tua angústia."

Registado: 29/11/2007 9:27

por ferreira10 » 18/7/2011 1:02

De modo a que não haja confusões na interpretação daquilo que disse no meu post anterior, e por forma a que isso não acontecesse terminei o post de forma ambígua, deixando espaço a qualquer contra argumentação, remato agora, que não temos que usar necessariamente o valor "atual" do desvio padrão.Simplesmente passei em revista algumas formas de tirar partido do desvio padrão.Até porque o valor atual,é calculado com base nas velas antecedentes; pelo que está em atraso.Uma outra abordagem era usar o valor mínimo registado naquela semana(valor mínimo +qq coisa) caso o STDEV esteja a atingir um valor máximo;Ou seja, andar em contra-ciclo.Se o STDEV está a atingir um valor máximo é sinal que o swing está a terminar. Caso o ativo entre em tendência, arrebentando com o swing, não queremos naturalmente estar do lado errado!

Finalmente, há quem meça a volatilidade diária fazendo a subtração entre o máximo e o mínimo diário.O desvio padrão não é naturalmente calculado desta forma.Não confundir as duas coisas.

Há outras formas de colocar stops: por exemplo,há quem feche posições longas, logo que se aperceba que a cotação caiu abaixo do valor de fecho da vela do dia anterior.(Valor de fecho do dia anterior"menos"1 a 2 cliks mais abaixo).ETC.Eu não uso nenhuma destas formas.Uso indicadores; quando eles me derem sinal, saiu ou entro.
“Successful trading is really very simple. Buy a stock at the right time and sell it at
the right time.”«Mel Raiman»

Registado: 29/11/2007 3:18

por Supermann » 18/7/2011 0:14

jromeira Escreveu:
rsacramento Escreveu:o que se está a dizer é que o indicador de volatilidade, uma vez calibrado, é que dita a distância ao stop

Como queiram, que valor utilizam?

jromeira - 8%

Ja disse é com base na volatilidade.

Tanto pode ser 1% como daqui a 2 semanas pode ser 10% de distancia.

Assim como no activo Y pode ser 2% e no activo Z 20%

Ou seja é um stop dinâmico que ainda que seja quantitativo está sempre a mudar, consoante aquilo que o mercado lhe apresenta.

O que o user anterior disse está em parte certo... se tens a volatilidade do periodo nao vais por logo aquela distancia, usas um factor N de forma a estar de fora desse range que geralmente é apelidade de "ruido" intradiario ou diário. Nos queremos estar fora desse ruido de forma a não sermos stopados.

Se o ruido é no caso do user anterior, 0,0077 então poes fora desse ruido e usas um factor como 1.5 ou 2x o valor q é apresentado.

Registado: 18/12/2009 18:54

Re: Stop Loss - Valores de Referência

por ferreira10 » 18/7/2011 0:10

jromeira Escreveu:Agradeço texto, mas não responde à minha questão.

Viva jromeira:

Esta malta fala-te em volatilidade, e na volta não concretiza nada! :mrgreen: E tu bem que não percebes; e tens toda a razão!

Deixa lá ver se eu sou mais bem sucedido! 8-)

Se tiveres uma plataforma como a do saxobank, encontras por lá uma "ferramenta" que te dá o desvio padrão.Como sabes, o desvio padrão é uma medida de dispersão.Dispersão face à média.

No gráfico que deixo em baixo; gráfico do eurusd, o desvio padrão por mim apelidado de «atual» está a marcar cerca de 0.0077.O STDEV por mim definido, está a cobrir 24 horas.(24 períodos) de modo a medir o desvio padrão registado pelo ativo nas ultimas 24 horas.Atenção que este valor não está correto; durante o fim de semana o meu Broker fecha a loja e não me envia as cotações que o euro segue tendo nas horas correspondentes ao fim de semana.Pelo que entre sexta feira e o dia de hoje há para ali velas em falta.Pelo que o STDEV está a chegar a este valor pegando em valores da ultima sexta feira.

Mas suponhamos que o valor está correto.De modo a que possamos seguir o nosso raciocínio.Sendo assim o desvio padrão atual do eurusd é de 0.0077.Se quisesse abrir uma posição longa no eurusd neste momento, e tendo em conta que a cotação está a marcar neste momento 1,41247, colocaria o stop a 1,41247-0.0077=1.40477?Errado! De se certeza que não colocaria!ahahah! Ao fazeres aquela conta cairias em cima de um suporte.

O que te quero dizer é que as coisas não são assim tão lineares.Para além da volatilidade também tens que entrar em linha de conta com suportes e resistências.Pode ser que a cotação bata no suporte e faça ricochete!Ou seja, aquele valor requer um ajustamento; coloca o stop escondido por baixo do suporte.Antes de bater no teu stop tem uma parede pela frente.Nota que não estou a sugerir que se entre neste momento no eurusd, a estes valores.É só um exemplo.

Mas atenção, isso não invalida a conta que fiz.Outra alternativa é entrar com o valor que está a ser marcado neste momento pela mm24 do STDV, ou se queres que o ativo respire, podes entrar com o valor máximo do STDV.Valor máximo registado por exemplo, na ultima semana.Ou então, e este sim é para mim o melhor método; traça linhas de tendência ou guia-te pela média móvel que tracei!

CorreçãoPensei que estava no frame da uma hora.Pelo que o STDV não cobre 24 horas como acima disse.De qualquer forma o raciocínio está correto.
Anexos
volatilidade.png
volatilidade.png (50.13 KiB) Visualizado 1387 vezes
Editado pela última vez por ferreira10 em 18/7/2011 0:19, num total de 1 vez.
“Successful trading is really very simple. Buy a stock at the right time and sell it at
the right time.”«Mel Raiman»

Registado: 29/11/2007 3:18

por jromeira » 17/7/2011 23:56

rui-azevedo Escreveu:A título de EXEMPLO, O BCP.
Se eu fosse comprar BCP, se sabia que o suporte seria 0,30€ eu tentaria entrar + ou - a esse valor.
Como 10% são só 3 cêntimos era bem capaz de o colocar o stop a 10%.

Se o BCP cotasse a 3€ e eu comprasse a esse valor eu ai nesse caso colocaria o stop 3% ou 4 % abaixo pois indo lá significava que era grande a PROBABILIDADE desse suporte ser quebrado.

"São só 3 cêntimos"????? Esses 3 cêntimos representam 10% do teu investimento. Se comprares €30000 em acções, "só" perdes €3000.
Concordo com 10%, mas não que vejas isso pelo valor nominal da acção.
"Para venceres nos mercados, como na vida, terás de vencer primeiro a tua angústia."

por artista_ » 17/7/2011 23:36

Se quiseres dar uma vista de olhos num texto que escrevi já há alguns anitos... um dia destes tenho de lhe dar "uma volta"! :)

http://sobe-e-desce.blogspot.com/2008/1 ... -loss.html
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por rui-azevedo » 17/7/2011 23:12

A título de EXEMPLO, O BCP.
Se eu fosse comprar BCP, se sabia que o suporte seria 0,30€ eu tentaria entrar + ou - a esse valor.
Como 10% são só 3 cêntimos era bem capaz de o colocar o stop a 10%.

Se o BCP cotasse a 3€ e eu comprasse a esse valor eu ai nesse caso colocaria o stop 3% ou 4 % abaixo pois indo lá significava que era grande a PROBABILIDADE desse suporte ser quebrado.

Registado: 17/7/2011 12:55

por rui-azevedo » 17/7/2011 22:57

Eu normalmente entro num activo num determinado valor onde me parece que ele não descerá mais. O stop coloco num valor onde penso que com movimentações intra-diárias ele não atingirá. Se atinge, o stop é activado o que prova que eu estava enganado.

Pode variar de 3% no mínimo para um máximo de 10%.
Se for uma empresa que cota a cêntimos de euro eu costumo alargar os stops para 10%. Como a minha carteira me permite ter ENTRADAS com um position size de 5% do valor da carteira, se stop de 10% for activado só perderei 0,50% do valor total da carteira.

Registado: 17/7/2011 12:55

por jromeira » 17/7/2011 22:10

rg7803 Escreveu:
jromeira Escreveu:Qd dão uma ordem de compra, e utilizam a ferramenta stop-loss, por norma qual a percentagem que colocam abaixo do valor de compra? 10% 5% 8%

jromeira - 8%

Tens aqui uma resposta válida à tua questão. O texto não é meu mas subscrevo na íntegra; os valores de stop-loss a usar estão muito relacionados com as questões de postion sizing e de uma forma mais geral com o money management que se faz.

O texto que se segue acho que é uma maneira inteligente definir o que fazer. Embora seguramente haverão outras...

Proper Position Sizing
How large or how small should your position be in any given trade? Before I get into the answer to that, there is one prerequisite that supersedes everything, the liquidity of what you‟re looking to trade. You need to keep your position size to as small of a percentage as the average daily money volume. You can estimate the average money volume by taking the price and multiplying it by the average amount of shares traded daily. If a stock that is trading at $1 averages in between 10,000 and 30,000 shares, the average money volume is probably in the ballpark of $20,000. How much of the average money volume do you want to be? The less the better, but there is no official threshold to stay under. I‟d say staying under 2% is pretty safe, but if you know what you‟re doing you can push that somewhat. This really only applies to penny stocks and other thinly traded stocks, but I figured I should cover that base just to be sure. If you‟re trading highly liquid securities like blue chip stocks, commodity futures, forex, etc. then this won‟t be an issue.
As long as you have the liquidity issue covered, here is how I determine my position size. To start with, I need to know a few things to figure out what my position size should be. Those are; how much I‟m willing to lose on this trade, where my entry is, and where my stop loss is at. For example, say I‟m watching a stock that is an uptrend, but it‟s currently falling back to support at $10. Since the longer term trend is up, I‟m looking to buy into the support at $10, but if that support fails to hold, I‟m going to bail. The most I want to risk losing on the trade is $200. That doesn‟t mean my position size will be $200 worth of shares, that means that should my stop loss get triggered I only want to lose $200. So my entry is at $10, and my stop loss will be enough below that to allow for normal market fluctuations, we‟ll say at $9.50. So now I know all the factors to determine my position size. My maximum risk is going to be $200, the entry is at $10, and the stop loss is at $9.50. Based on that, my position size would be 400 shares. 400 shares multiplied by $10 is $4000, and 5% of that (which is what my stop loss is set at) is $200. An easy way to figure this out is by dividing your maximum risk amount by the percentage of the stop loss. In this case, it would be $200/ 5%, which would give the $4,000 figure. You then just need to factor how many shares you can buy with that amount.
If you always risked the same amount on every trade and kept an arbitrary percentage for your stop losses, your position size would always be the same (in dollars). My problem with this is that an arbitrary percentage doesn‟t make sense to me since all stocks and charts are different. The stock (or whatever you‟re trading) and the chart should dictate your stop loss. A 5% stop may work great on one stock, but on another much more volatile one may get triggered way too easily. If you feel that on a certain trade you need a 10% – 20% stop loss because of either the volatility, where the closest, most relevant support/resistance is at, or both, then use that wider stop, but adjust your position size accordingly. That way, you‟re still allowing the proper amount of buffer room for price fluctuations, but you‟re still risking the same amount if your stop gets hit.

Agradeço texto, mas não responde à minha questão.

por Automech » 17/7/2011 21:57

RG, esse texto (porreiro) explica que tipo de contas fazer, depois de se saber qual o stop loss.

Não responde à pergunta principal do jromeira que era "onde colocar o stop loss ?".

Aliás, não é uma regra de MM que deve definir o stop. O MM define a posição a tomar, depois do stop estar estabelecido.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por rg7803 » 17/7/2011 21:32

jromeira Escreveu:Qd dão uma ordem de compra, e utilizam a ferramenta stop-loss, por norma qual a percentagem que colocam abaixo do valor de compra? 10% 5% 8%

jromeira - 8%

Tens aqui uma resposta válida à tua questão. O texto não é meu mas subscrevo na íntegra; os valores de stop-loss a usar estão muito relacionados com as questões de postion sizing e de uma forma mais geral com o money management que se faz.

O texto que se segue acho que é uma maneira inteligente definir o que fazer. Embora seguramente haverão outras...

Proper Position Sizing
How large or how small should your position be in any given trade? Before I get into the answer to that, there is one prerequisite that supersedes everything, the liquidity of what you‟re looking to trade. You need to keep your position size to as small of a percentage as the average daily money volume. You can estimate the average money volume by taking the price and multiplying it by the average amount of shares traded daily. If a stock that is trading at $1 averages in between 10,000 and 30,000 shares, the average money volume is probably in the ballpark of $20,000. How much of the average money volume do you want to be? The less the better, but there is no official threshold to stay under. I‟d say staying under 2% is pretty safe, but if you know what you‟re doing you can push that somewhat. This really only applies to penny stocks and other thinly traded stocks, but I figured I should cover that base just to be sure. If you‟re trading highly liquid securities like blue chip stocks, commodity futures, forex, etc. then this won‟t be an issue.
As long as you have the liquidity issue covered, here is how I determine my position size. To start with, I need to know a few things to figure out what my position size should be. Those are; how much I‟m willing to lose on this trade, where my entry is, and where my stop loss is at. For example, say I‟m watching a stock that is an uptrend, but it‟s currently falling back to support at $10. Since the longer term trend is up, I‟m looking to buy into the support at $10, but if that support fails to hold, I‟m going to bail. The most I want to risk losing on the trade is $200. That doesn‟t mean my position size will be $200 worth of shares, that means that should my stop loss get triggered I only want to lose $200. So my entry is at $10, and my stop loss will be enough below that to allow for normal market fluctuations, we‟ll say at $9.50. So now I know all the factors to determine my position size. My maximum risk is going to be $200, the entry is at $10, and the stop loss is at $9.50. Based on that, my position size would be 400 shares. 400 shares multiplied by $10 is $4000, and 5% of that (which is what my stop loss is set at) is $200. An easy way to figure this out is by dividing your maximum risk amount by the percentage of the stop loss. In this case, it would be $200/ 5%, which would give the $4,000 figure. You then just need to factor how many shares you can buy with that amount.
If you always risked the same amount on every trade and kept an arbitrary percentage for your stop losses, your position size would always be the same (in dollars). My problem with this is that an arbitrary percentage doesn‟t make sense to me since all stocks and charts are different. The stock (or whatever you‟re trading) and the chart should dictate your stop loss. A 5% stop may work great on one stock, but on another much more volatile one may get triggered way too easily. If you feel that on a certain trade you need a 10% – 20% stop loss because of either the volatility, where the closest, most relevant support/resistance is at, or both, then use that wider stop, but adjust your position size accordingly. That way, you‟re still allowing the proper amount of buffer room for price fluctuations, but you‟re still risking the same amount if your stop gets hit.
“Buy high, sell higher...”.

Registado: 1/5/2008 23:09

por Muhammad3010 » 17/7/2011 18:47

Pessoalmente não utilizo uma ferramenta se percentagem, simplesmente tenho como base suportes e resistências, MM, níveis fibonacci (50% é sempre importante)...mas fixar uma percentagem exacta...nunca.

PS: Não sei se faço bem.

Registado: 20/6/2010 13:06

por Automech » 17/7/2011 18:41

O que o Supermann e o Sacramento estão a quer dizer é que depende da sua volatilidade do momento.

Uma acção pode ter hoje swings de 2% e daqui a 6 meses ter swings de 10%. Estabelecer uma % fixa é um erro.

Além disso a volatilidade depende da acção propriamente dita. Se for uma utility (electricidade, por exemplo) 8% é bastante. Se for uma empresa farmacêutica 8% não é nada.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por jeso » 17/7/2011 18:40

Para cada romeira, sua ratoeira :lol:
romeira=empresa 8-)
Editado pela última vez por jeso em 17/7/2011 18:41, num total de 1 vez.

Registado: 24/6/2006 12:52

por jromeira » 17/7/2011 18:35

rsacramento Escreveu:o que se está a dizer é que o indicador de volatilidade, uma vez calibrado, é que dita a distância ao stop

Como queiram, que valor utilizam?

jromeira - 8%

por rsacramento » 17/7/2011 18:21

o que se está a dizer é que o indicador de volatilidade, uma vez calibrado, é que dita a distância ao stop

Registado: 29/11/2007 12:50

por jromeira » 17/7/2011 18:12

Supermann Escreveu:O mercado é que dita... com base na volatilidade.

consideremos que existe volatilidade, incertezas, etc. etc.

por Supermann » 17/7/2011 18:05

O mercado é que dita... com base na volatilidade.

Registado: 18/12/2009 18:54

Stop Loss - Valores de Referência

por jromeira » 17/7/2011 17:58

Qd dão uma ordem de compra, e utilizam a ferramenta stop-loss, por norma qual a percentagem que colocam abaixo do valor de compra? 10% 5% 8%

jromeira - 8%

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, macau5m, navaldoc, Shimazaki_2, trilhos2006 e 264 visitantes