Schwager Flags
18 mensagens
|Página 1 de 1
Há uma regra de ouro para determinar se o padrão que se está a formar é um padrão ou não, e acaba por ser muito simples e todos a utilizam sem se aperceberem, é muito simples:
- Começa-se por identificar um padrão, neste caso um Bandeira à la Schwager.
- À medida que se vai desenvolvento o padrão, se é rectângulo, qual a amplitude se está mais para cima ou para baixo... volatilidade... vamos corrigindo os take profits e stop losses.
- Na fase final da formação do padrão (chamada a confirmação) determinamos se o resultado foi o previsto:
- Foi o previsto ---> Confirma-se que era o padrão
- Não foi o previsto ----> Confirma-se que não era o padrão.
Um padrão é sempre um padrão quando resulta. Quando não resulta ou não é um padrão ou é um padrão que não resulta.

- Começa-se por identificar um padrão, neste caso um Bandeira à la Schwager.
- À medida que se vai desenvolvento o padrão, se é rectângulo, qual a amplitude se está mais para cima ou para baixo... volatilidade... vamos corrigindo os take profits e stop losses.
- Na fase final da formação do padrão (chamada a confirmação) determinamos se o resultado foi o previsto:
- Foi o previsto ---> Confirma-se que era o padrão
- Não foi o previsto ----> Confirma-se que não era o padrão.
Um padrão é sempre um padrão quando resulta. Quando não resulta ou não é um padrão ou é um padrão que não resulta.

There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.
William Bernstein
William Bernstein
AutoMech Escreveu:Mas esse ilustra bem o continuation pattern. A minha dúvida é no da Mota em que temos ali uma coisa antes que faz com que o mastro não seja propriamente um mastro. Aliás, mais parece um duplo fundo.
Pela minha parte não vejo coisa nenhuma que faça com que o mastro não seja mastro. O mastro é idealmente uma subida a pique. Depois da bandeira, se o padrão for bem sucedido há outra subida a pique da mesma dimensão da primeira, conforme foi discutido em posts anteriores.
È um padrão de continuação porque a segunda subida é na mesma direcção da primeira (o mastro). Nota que este padrão pode ocorrer por exemplo dentro dum trading range e continuar a ser válido, pelo menos segundo o Schwager
"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo..." (Fernando Pessoa)
- Registado: 5/3/2010 17:06
Mas esse ilustra bem o continuation pattern. A minha dúvida é no da Mota em que temos ali uma coisa antes que faz com que o mastro não seja propriamente um mastro. Aliás, mais parece um duplo fundo.
- Anexos
-
- mota1.png (30.54 KiB) Visualizado 1187 vezes
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
AutoMech Escreveu:Mas não ligas ao facto do mastro, no caso da Mota, apesar de ser uma subida forte, estar apenas a percorrer as mesmas cotações de há 1 mês atrás ?
Eu não ligo muito a este padrão mas do que me lembro o mastro devia ser uma subida forte (como referes), mas mais "desafogado", ou seja, a fazer máximos de médio prazo.
Aliás, daí ser um 'continuation pattern'. Ali na Mota não há propriamente uma continuação porque a subida anterior ainda não é uma tendência clara de subida.
O que li é que parece é que o padrão aparece com mais frequencia na parte final de uma tendencia primária ascendente.
Mas isso é devido à entrada em quantidade do público nessas fases e portanto o preço acelerar.
"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo..." (Fernando Pessoa)
Re: Schwager Flags
rsacramento Escreveu:yabadoo Escreveu: E na JMT, porque achas que a projecção não vai ser cumprida ?
para mim a coisa é assim: subida muito forte (mastro), pausa (bandeira), nova subida muito forte
ora a jmt está a consolidar..
É isso mesmo :
"In a rising market, this type of pattern usually separates two halves of an almost vertical rise".
(Martin Pring).
Mas não ligas ao facto do mastro, no caso da Mota, apesar de ser uma subida forte, estar apenas a percorrer as mesmas cotações de há 1 mês atrás ?
Eu não ligo muito a este padrão mas do que me lembro o mastro devia ser uma subida forte (como referes), mas mais "desafogado", ou seja, a fazer máximos de médio prazo.
Aliás, daí ser um 'continuation pattern'. Ali na Mota não há propriamente uma continuação porque a subida anterior ainda não é uma tendência clara de subida.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
yabadoo Escreveu: E na JMT, porque achas que a projecção não vai ser cumprida ?
para mim a coisa é assim: subida muito forte (mastro), pausa (bandeira), nova subida muito forte
ora a jmt está a consolidar..
rsacramento Escreveu:yabadoo Escreveu: Queres dizer que o breakout tende a não ser na direcção esperada ? Não tenho muito essa ideia mas mesmo sendo assim não invalida que se possam negociar, desde que tenham um bom ratio ganho/risco (e provavelmente é por isso que ele entra quando o padrão ainda está em formação)
no calor da coisa parece-te o padrão, embora quando visto a posteriori é um fiasco total: dois exemplos -> mota e jmt
No caso da Mota, tinhas 'a' resistencia mesmo por cima...
E na JMT, porque achas que a projecção não vai ser cumprida ?
rsacramento Escreveu:creio que já te respondi uma outra vez.. a diferença está na amplitude e na duração
Já agora acrescento que uma boa bandeira é precedida de um movimento rápido de subida ou descida (desenhando assim o mastro), o que não sucede necessáriamnete num rectangulo.
E depois há a história dos volumes dentro e fora do padrão que não é identico ao de um rectangulo.
yabadoo Escreveu: Queres dizer que o breakout tende a não ser na direcção esperada ? Não tenho muito essa ideia mas mesmo sendo assim não invalida que se possam negociar, desde que tenham um bom ratio ganho/risco (e provavelmente é por isso que ele entra quando o padrão ainda está em formação)
no calor da coisa parece-te o padrão, embora quando visto a posteriori é um fiasco total: dois exemplos -> mota e jmt
- Anexos
-
- mota.png (8.84 KiB) Visualizado 1358 vezes
-
- jmt.png (6.09 KiB) Visualizado 1355 vezes
rsacramento Escreveu:sim, de acordo com o magee a bandeira pode descer, estar horizontal ou mesmo subir ligeiramente
Pois, mas ele mostra exemplos em que o paralelograma inclina mais que ligeiramente.
rsacramento Escreveu:negociar padrões deste género é um pouco frustrante já que a taxa de sucesso é muito "piquena"
Queres dizer que o breakout tende a não ser na direcção esperada ? Não tenho muito essa ideia mas mesmo sendo assim não invalida que se possam negociar, desde que tenham um bom ratio ganho/risco (e provavelmente é por isso que ele entra quando o padrão ainda está em formação)
yabadoo Escreveu:No livro sobre análise técnica do Jack D. Schwager (o autor dos Market Wizards) é referido que o paralelograma que limita a flag pode inclinar indiferentemente para cima ou para baixo. Na biblia do Magee da-me ideia que a flag tem de apontar na direcção oposta à tendencia, ou quanto muito estar horizontal.
Mais ainda, este autor costuma entrar quando a flag ainda está em formação ao contrário da mais tradicional entrada no breakout.
Alguém costuma negociar estas flaga 'à Schwager' ? E o que acham das ideias ?
sim, de acordo com o magee a bandeira pode descer, estar horizontal ou mesmo subir ligeiramente
negociar padrões deste género é um pouco frustrante já que a taxa de sucesso é muito "piquena"

Schwager Flags
No livro sobre análise técnica do Jack D. Schwager (o autor dos Market Wizards) é referido que o paralelograma que limita a flag pode inclinar indiferentemente para cima ou para baixo. Na biblia do Magee da-me ideia que a flag tem de apontar na direcção oposta à tendencia, ou quanto muito estar horizontal.
Mais ainda, este autor costuma entrar quando a flag ainda está em formação ao contrário da mais tradicional entrada no breakout.
18 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Ferreiratrade, Google [Bot], Luzemburg, macau5m, trilhos2006 e 130 visitantes