Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Cavaco gostava que "o euro fosse mais fraco"

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por rubini » 17/7/2011 21:43

Há outra vantagem numa moeda forte que é o controlo da inflacção.

Há países que não vêem inconveniente em moedas fortes uma vez que pretendem premiar os aforradores em detrimento dos contraentes de dívida, dado que actuam numa estratégia assente em elevadas taxas de juro. Long story short, uma moeda forte em determinadas condições tende a ser vista como sound monetary policy e atrai capital estrangeiro, fazendo subir as taxas de juro internas e apreciando a moeda nacional. Isto tende a criar crowding-out externo, é certo, mas há países onde isso não se apresenta como um problema muito grave. P.e., a estudem a realidade da Suíça e confrontem a evolução do CHF nos últimos 5 anos e retirarão algumas conclusões relacionadas com isto.

Registado: 8/6/2011 20:44

por migluso » 17/7/2011 21:35

Pata-Hari Escreveu:O que importas é mais barato. Mas como o objectivo é exportar mais do que importas (em valor), os países preferem ter moedas mais fracas.

Não são os cidadãos dos países que preferem moedas mais fracas. Talvez o povo português seja uma excepção. Será por ignorância ou masoquismo?

São os políticos fracos e pouco transparentes para o seu povo que gostam de utilizar essa técnica.
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits

Registado: 16/11/2009 18:45

por Pata-Hari » 17/7/2011 21:15

O que importas é mais barato. Mas como o objectivo é exportar mais do que importas (em valor), os países preferem ter moedas mais fracas.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Tridion » 17/7/2011 19:50

Eu gostava ter um "Presidente da República mais forte"

O que fazer são wishful thinkings :?

Registado: 13/5/2010 17:53

por vset » 17/7/2011 19:14

Viva,

Quais as vantagens de ter uma moeda forte se diminuem as exportações?

Cps.

Registado: 11/1/2004 13:37

por rsacramento » 17/7/2011 18:59

Pata-Hari Escreveu:O outro disparate é afirmar que o euro deveria estar aqui ou acoli. O mercado dita onde está. É um facto.

a maior parte das vezes assim é, mas noutras há concertos de nações para "cozinhar" o câmbio - basta olhar para o iene e recordar o que se passou há poucos meses atrás

Registado: 29/11/2007 12:50

por Pata-Hari » 17/7/2011 18:28

O outro disparate é afirmar que o euro deveria estar aqui ou acoli. O mercado dita onde está. É um facto. Eu também queria que os meus euros valessem mais que os vossos quando vos compro coisas mas que os vossos valessem mais do que os meus quando toda a pagarem-me, mas não é assim que as coisas funcionam. É um comentário absurdo.
Administrador Fórum

por jeso » 17/7/2011 18:24

Temos o Caldeirão com as leguminosas em consonância. Com estes cozinheiros tinhamos o caldo entornado. :oh:

Registado: 24/6/2006 12:52

por Mcmad » 17/7/2011 16:57

Muffin Escreveu:
Marco Martins Escreveu:
Mcmad Escreveu:
Pata-Hari Escreveu:Eu acho é que este tipo de comentário vindo de um professor de economia, bizarro. Eu também gostaria de morar no ritz, mas não moro. Ou que Lisboa fosse como as Maldivas. Ou uma quantidade de outras coisas.

De facto, só mesmo se isto for um pedido para que a Alemanha e os países de jeito saiam do Euro. Otherwise, não vejo explicação para isto...

É de facto alucinado vindo de um professor de economia. Ainda por cima depois de fazer parte da "equipa da teoria da conspiração Moody´s".

Inaceitável para um PR. :oops:

Podem fundamentar melhor o vosso ponto de vista?

Se um dos problemas que os países pequenos têm actualmente é a sua capacidade para competir nas exportações para fora da UE, então faz sentido que se o Euro estiver mais fraco a sua capacidade de exportação melhore... por exemplo contra produtos chineses...

É verdade que se o Euro desvalorizar, o custo das nossas importações, nomeadamente o petróleo, ficará mais caro....

Marco Martins, o disparate não está em argumentar se o câmbio deveria subir ou baixar.

O disparate, inexplicável para um reformado professor de Economia está em afirmar que “Quando o euro começou, um euro valia 1,16 dólares, depois baixou e chegou a valer apenas 0,82 dólares e agora um euro é um 1,42 ou 1,43 dólares e portanto é a moeda mais forte de todo o mundo”, como aliás, o Elias já explicou atrás.

Exactamente. Para além de na semana passada dizer que era vergonhoso o ataque ao Euro, eheh.

Quanto ao Euro desvalorizado até concordo com ele.
Confira as minhas opiniões

http://markoeconomico.blogspot.com/

Registado: 29/11/2007 10:26

por Pantone » 17/7/2011 14:26

Marco Martins Escreveu:
Mcmad Escreveu:
Pata-Hari Escreveu:Eu acho é que este tipo de comentário vindo de um professor de economia, bizarro. Eu também gostaria de morar no ritz, mas não moro. Ou que Lisboa fosse como as Maldivas. Ou uma quantidade de outras coisas.

De facto, só mesmo se isto for um pedido para que a Alemanha e os países de jeito saiam do Euro. Otherwise, não vejo explicação para isto...

É de facto alucinado vindo de um professor de economia. Ainda por cima depois de fazer parte da "equipa da teoria da conspiração Moody´s".

Se um dos problemas que os países pequenos têm actualmente é a sua capacidade para competir nas exportações para fora da UE, então faz sentido que se o Euro estiver mais fraco a sua capacidade de exportação melhore... por exemplo contra produtos chineses...

É verdade que se o Euro desvalorizar, o custo das nossas importações, nomeadamente o petróleo, ficará mais caro....

Marco Martins, o disparate não está em argumentar se o câmbio deveria subir ou baixar.

O disparate, inexplicável para um reformado professor de Economia está em afirmar que “Quando o euro começou, um euro valia 1,16 dólares, depois baixou e chegou a valer apenas 0,82 dólares e agora um euro é um 1,42 ou 1,43 dólares e portanto é a moeda mais forte de todo o mundo”, como aliás, o Elias já explicou atrás.

Registado: 4/1/2004 22:32

por Marco Martins » 17/7/2011 13:40

Mcmad Escreveu:

Registado: 7/4/2007 17:13

por Mcmad » 16/7/2011 22:14

Confira as minhas opiniões

http://markoeconomico.blogspot.com/

Registado: 29/11/2007 10:26

por rubini » 16/7/2011 22:13

Lion_Heart Escreveu:Eu penso que a cotação de moeda reflecte em cada momento a realidade economica e social de cada País.

Com algumas excepçoes (ex. China).

Por exemplo o Euro refelcte a economia Alema , e a propia Alemanha tem interesse na moeda alta pois ganha com isso (os pobres do Euro e que sofrem com isso).

Os Eua ja se debatem com outros problemas (divida, China, excesso moeda a circular) logo a moeda desvaloriza por esses motivos.

O Japao esta anemico , ja ha muito tempo.

Discordo. O Euro é uma moeda composta por realidades geográficas tão assimétricas que não é possível dizer que reflicta a realidade de alguma delas. Eu diria que dá imenso jeito à Alemanha a paridade actual do Euro, mas se eles tivessem o Marco teriam uma moeda bastante mais forte. Portanto o Euro não é a realidade deles, é uma forma de ganharem competitividade externa em função de um compósito de realidades internas completamente distintas dentro da Zona Euro.
Editado pela última vez por rubini em 16/7/2011 22:14, num total de 1 vez.

por Lion_Heart » 16/7/2011 22:06

Eu penso que a cotação de moeda reflecte em cada momento a realidade economica e social de cada País.

Com algumas excepçoes (ex. China).

Por exemplo o Euro refelcte a economia Alema , e a propia Alemanha tem interesse na moeda alta pois ganha com isso (os pobres do Euro e que sofrem com isso).

Os Eua ja se debatem com outros problemas (divida, China, excesso moeda a circular) logo a moeda desvaloriza por esses motivos.

O Japao esta anemico , ja ha muito tempo.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por rubini » 16/7/2011 21:57

Elias Escreveu:
Lion_Heart Escreveu:
Elias Escreveu:Os dois países aderiram na mesma data (1.Jan.2008)

Pois , mas as moedas deles eram mesmo muito fortes.

E o iene é uma moeda muito fraca, certo? Deve ser por isso que o Japão é um dos países mais pobres do mundo 8-)

Há inúmeros factores que influenciam a cotação das moedas.

Por exemplo, países com especialização económica em recursos naturais (Angola, Arábia Saudita, ect) tendem a ter moedas sobrevalorizadas em função da avalanche de entrada de capital estrangeiro, especialmente em momentos de boom das cotações dos produtos que exportam. O Kuwait é disso exemplo.

Por outro lado, o Japão assume uma política económica industrial do tipo schumpeteriana, pelo que é de todo o interesse que a moderação cambial seja um instrumento de potenciamento da exportação a que dão tanto valor. Para além disso, o crescimento dos últimos 20 anos foi tão anémico que nem deu para a moeda valorizar. Lembram-se das políticas monetárias expansionistas que têm havido por lá desde há muito? Tudo isso contribuiu.

De resto, nem faz sentido falar de uma moeda forte em comparação com outra. As moedas são fortes ou fracas diante de um cabaz de moedas. Quando se compara uma com a outra, tem de se ter cuidado na análise.

por Pata-Hari » 16/7/2011 21:50

Eu acho é que este tipo de comentário vindo de um professor de economia, bizarro. Eu também gostaria de morar no ritz, mas não moro. Ou que Lisboa fosse como as Maldivas. Ou uma quantidade de outras coisas.

Administrador Fórum

por rubini » 16/7/2011 21:49

Mas vocês ainda dão atenção ao que este senhor diz? Ele andou a desmoronar este país durante 10 anos e agora está a fazer de "rei eleito" durante mais 10, e vocês ainda lhes dão ouvidos?

Prefiro a Moody's a este chéché. Está igual ao Mário Soares. Renovação de políticos please.

por Elias » 16/7/2011 21:45

Lion_Heart Escreveu:

E o iene é uma moeda muito fraca, certo? Deve ser por isso que o Japão é um dos países mais pobres do mundo 8-)

Registado: 5/11/2002 12:21

por Lion_Heart » 16/7/2011 21:38

" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

por Elias » 16/7/2011 21:35

Os dois países aderiram na mesma data (1.Jan.2008)

por Lion_Heart » 16/7/2011 21:34

Pois, ando a leste mesmo.

Mas vejamos , se esta foi a conversão :

1 Eruo = 0.42930 Lira Malta

Estranho os Cipriotas aderirem ao Euro (pensei que eles eram pro UK)

1 Euro= 0.58527 Libra Chipre

Lion_Heart

por Elias » 16/7/2011 21:27

Lion_Heart Escreveu:Nao vou andar a pesquisar , mas na Europa creio que Malta e Chipre tem moedas bem altas.

Lol, Lion, se tivesses feito uma pesquisa (por mais pequena que fosse) não fazias esta figura triste.

Tanto Malta como Chipre já aderiram ao Euro há uns anitos :lol:

por Lion_Heart » 16/7/2011 21:23

Elias Escreveu:
migluso Escreveu:
Elias Escreveu:
migluso Escreveu:Nem por essa lógica estaria certo. A libra vale ainda mais.

Certo mas o dinar do Bahrein vale ainda mais :lol:

Fogo Elias, o teu research bate o do CERN...
:lol:

Pera pá... ainda não acabou.

A medalha vai para o Dinar do Kuwait (creio que é a única moeda do mundo que vale mais de 2 euros).

Nao vou andar a pesquisar , mas na Europa creio que Malta e Chipre tem moedas bem altas.

Lion_Heart

por Elias » 16/7/2011 20:50

migluso Escreveu:
Elias Escreveu:
migluso Escreveu:Nem por essa lógica estaria certo. A libra vale ainda mais.

Certo mas o dinar do Bahrein vale ainda mais :lol:

Fogo Elias, o teu research bate o do CERN...
:lol:

Pera pá... ainda não acabou.

A medalha vai para o Dinar do Kuwait (creio que é a única moeda do mundo que vale mais de 2 euros).

por Pantone » 16/7/2011 20:46

migluso Escreveu:Ouvi há pouco as declarações do Cavaco.

Tenho vergonha do presidente que temos. Não é digno de ser um líder europeu.

Ele faz apenas juz ao dinheiro que ganha. A de um reformado.

Esta geração que levou o país ao estado em que está podería ao menos ter aprendido alguma coisa... mas não há esperança.

Estas afirmações vêm na linha do tio marocas dizer ue não é necessária revisão do "cancro" constitucional.

Situacionistas e corporativistas... daqui a nada vem o outro a dizer volta salazar... :? :shock: :cry: :oops:

Registado: 4/1/2004 22:32

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bing [Bot], Ferreiratrade, Google [Bot], Luzemburg, macau5m, trilhos2006 e 141 visitantes