Carteira de muito longo prazo. Poupança para filhota
24 mensagens
|Página 1 de 1
karnuss Escreveu:É relativamente simples: se entras num fundo com determinada política de investimento, caso esta se altere deves ponderar a troca por um fundo que tenha uma política mais aproximada com o que pretendes. Assim como o gestor do fundo: se entras num fundo devido à performance de excelência do gestor (consistentemente acima do sector), caso o gestor mude deves também ponderar a troca do fundo, sobretudo se ao fim de um ano a performance relativa do fundo face à categoria se degrade.
Bem me parecia que era isso.
Em termos lógicos faz todo o sentido, em termos de aplicação prática, de acordo com os inúmeros estudos efectuados sobre o assunto, é uma estratégia, muito provavelmente, condenada ao fracasso.
Os próprios gestores e reguladores o dizem.
«Os dados que serviram de base no apuramento dos riscos e da rendibilidade histórica são factos passados e, como tal, poderão não se verificar no futuro.» - BPI
«As rendibilidades passadas dos Fundos/Sub-Fundos, não constituem garantia de rendibilidades futuras» - APFIPP/CMVM
«Past performance is no guarantee of future results.» - Fidelity
«A fund's past performance is not as important as you might think. Studies show that the future is often different. This year's "number one" fund can easily become next year's below average fund.» - SEC
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
A parte do investimento na educação está a ser tratada.
Tem uma educadora de infância por conta dela e a tempo inteiro (sim, é a mãe que está desempregada).
Conto não lhe cortar as pernas e mostrar-lhe tudo o que for possível.
Pata-hari
A ideia de ser instrutora de mergulho até é uma boa profissão. Apenas tem que ir para os spots de mergulho mundiais.
Tem uma educadora de infância por conta dela e a tempo inteiro (sim, é a mãe que está desempregada).
Conto não lhe cortar as pernas e mostrar-lhe tudo o que for possível.
Pata-hari
A ideia de ser instrutora de mergulho até é uma boa profissão. Apenas tem que ir para os spots de mergulho mundiais.
- Registado: 29/11/2007 2:37
Sim, pode sempre ficar-se por instrutora de mergulho...
(Desde que seja muito feliz - eu até lhe vou comprando uns fatos secos e semi-secos para a manter quentinha. Por falar nisso, já fui obrigada a jurar que lhe vou deixar em herança dinheiro que chegue para mergulhar num spot do hawai onde vi centenas de tubarões martelo e onde não foi autorizada a mergulhar por causa da idade. Já me está a sair cara.)
(desculpem o desvio de tema)
(Desde que seja muito feliz - eu até lhe vou comprando uns fatos secos e semi-secos para a manter quentinha. Por falar nisso, já fui obrigada a jurar que lhe vou deixar em herança dinheiro que chegue para mergulhar num spot do hawai onde vi centenas de tubarões martelo e onde não foi autorizada a mergulhar por causa da idade. Já me está a sair cara.)
(desculpem o desvio de tema)
Pata-Hari Escreveu:(por outro lado, eu sou a mãe que acha que destruiu o futuro da filha quando a deixou começar a mergulhar. Agora tem a mania que quer ser bióloga marinha. Ainda vai acabar nas águas do alaska a estudar o cérebro dos bacalhaus - acho que lhe destruí o futuro!)
Acho que o Mechanic, se passar por aqui, arranja umas 10 coisas piores que podiam ter acontecido, só para te consolar.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Humbly...
Pata-Hari Escreveu:Invista tudo o que puder na Educac,ao (acadeemica, social, profissional) da sua filhota. Mostre-lhe que o Mundo acaba no local em que estamos depois de lhe darmos a volta. Leve-a a conhecer outros Povos, outras mentalidades.
A remunerac,ao ee garantida
E eu acrescento: ajuda-a a descobrir coisas em que pode ter muito prazer e, consequentemente, ser muito boa.
Fantástico bboniek00
Obrigado PH ! Deu-me uma de sintimento... neste Mundo em que (quase) soo se pensa na mateeria... deve ser da Idade... LOL

- Registado: 22/4/2003 23:12
Invista tudo o que puder na Educac,ao (acadeemica, social, profissional) da sua filhota. Mostre-lhe que o Mundo acaba no local em que estamos depois de lhe darmos a volta. Leve-a a conhecer outros Povos, outras mentalidades.
A remunerac,ao ee garantida
E eu acrescento: ajuda-a a descobrir coisas em que pode ter muito prazer e, consequentemente, ser muito boa.
Fantástico bboniek00

Bem...
superbem Escreveu:Existe em forex o simbolo XAUUSD que é a mesma coisa e as comissoes são absurdamente pequenas.
É possível até abrir longo com uma conta de 100€ numa correctora de forex.
Abrir e deixar aberta para a posteridade.
Mas é imperativo fazer as contas bem para a alavancagem
não passar rasteira...
No entanto é possível tirar partido da alavancagem, pode-se por exemplo fazer a conta de modo a que o dinheiro investido, numa hipotética (e muito improvável) desvalorização do ouro para 500USD como se fosse o equivalente à desvalorização para 0USD.
Assim, a bruto, tirando partido da alavancagem, se o ouro atingir os 2000, usando a conta da alavancagem vai retornar um lucro maior que o investimento directo, em que o directo, com 100€ de investimento, a comprar a 1500 valoriza para 100/1500*2000=133.
A beneficiar da alavancagem elevando o 0 para 500, vai valorizar cerca de 133*1,25 (grosso modo, não fiz esta conta)
Invista tudo o que puder na Educac,ao (acadeemica, social, profissional) da sua filhota. Mostre-lhe que o Mundo acaba no local em que estamos depois de lhe darmos a volta. Leve-a a conhecer outros Povos, outras mentalidades.
A remunerac,ao ee garantida.

- Registado: 22/4/2003 23:12
Existe em forex o simbolo XAUUSD que é a mesma coisa e as comissoes são absurdamente pequenas.
não passar rasteira...
No entanto é possível tirar partido da alavancagem, pode-se por exemplo fazer a conta de modo a que o dinheiro investido, numa hipotética (e muito improvável) desvalorização do ouro para 500USD como se fosse o equivalente à desvalorização para 0USD.
Assim, a bruto, tirando partido da alavancagem, se o ouro atingir os 2000, usando a conta da alavancagem vai retornar um lucro maior que o investimento directo, em que o directo, com 100€ de investimento, a comprar a 1500 valoriza para 100/1500*2000=133.
A beneficiar da alavancagem elevando o 0 para 500, vai valorizar cerca de 133*1,25 (grosso modo, não fiz esta conta)
não passar rasteira...
Compra e venda online grátis
http://www.bpd.uni.cc
- Registado: 7/9/2008 10:26
superbem
É bem verdade que o ouro é uma boa aposta no longo prazo. O problema é conseguir fazer investimentos tipo 150€ em algo relacionado com ouro.
Fundos dessa área, como o BGF World Gold Fund têm mínimos de subscrição de aprox 1000€ ou 2500€, dependendo da gestora, logo fico ko aqui nesta parede.
No link apontado acima, falam muito nos ETF. Quem conhece o Millennium sabe se eles negoceiam ETF's ou tenho que ir para bancos de investimento tipo best's, bigs, activos e companhia?
É bem verdade que o ouro é uma boa aposta no longo prazo. O problema é conseguir fazer investimentos tipo 150€ em algo relacionado com ouro.
Fundos dessa área, como o BGF World Gold Fund têm mínimos de subscrição de aprox 1000€ ou 2500€, dependendo da gestora, logo fico ko aqui nesta parede.
No link apontado acima, falam muito nos ETF. Quem conhece o Millennium sabe se eles negoceiam ETF's ou tenho que ir para bancos de investimento tipo best's, bigs, activos e companhia?
Investiria em ouro... Em bear sobe em flecha, em bull lateraliza com algumas subidas. Ouro no sistema monetário actual, a muito longo prazo, sobe sempre obrigatoriamente.
Compra e venda online grátis
LTCM Escreveu:karnuss Escreveu:Anualmente faz a avaliação do portefólio (troca eventual de um fundo de menor performance por outro do mesmo sector) e rebalanceamento dos activos. Tão simples como isto.
A troca eventual de um fundo de menor performance por outro do mesmo sector deixou-me confuso.
Qual é o objectivo?
É relativamente simples: se entras num fundo com determinada política de investimento, caso esta se altere deves ponderar a troca por um fundo que tenha uma política mais aproximada com o que pretendes. Assim como o gestor do fundo: se entras num fundo devido à performance de excelência do gestor (consistentemente acima do sector), caso o gestor mude deves também ponderar a troca do fundo, sobretudo se ao fim de um ano a performance relativa do fundo face à categoria se degrade.
- Registado: 14/3/2008 22:37
Desde já agradeço as vossas dicas.
Indo por partes:
Sobre o que disse o karnuss:
Esses fundos da blackrock, JP Morgans e afins ainda olhei para eles, o problema era o mínimo de subscrição. Como disse, comecei com pouco e neste momento levo perto de 1000€. Alguns desses fundos têm mínimos de subscrição de 2500€ ou até mais.
A minha ideia é semestralmente/anualmente avaliar o portfólio e ver as opções que tenho pontualmente. Por vezes até fazer reforços ou abrir novas posições.
No tópico apontado por alguns de vós, falam de etf's e outros instrumentos financeiros (li apenas a primeira página na diagonal). Isso é chinês para mim. Teria que olhar bem para isso e perceber o que são e custos associados. Um fundo é bem transparente para mim pois todos os custos estão reflectidos no valor da UP excepto o nosso amigo IRS.
Sobre o que disse o lagosta:
Em termos de oferta de fundos, dos bancos com balcão aberto são talvez dos melhores pois não tens apenas os fundos proprietários dos bancos mas também fundos de entidades internacionais (perto de 1 dúzia embora sejam aprox 10 de cada e não a totalidade, o que é uma pena).
Sobre os fundos próprios do BCP, agora já estão um pouco melhor, mas antes tinham taxas de subscrição um pouco altas (tudo o que seja acima de 0%
e alto
).
Os fundos de outras gestoras não têm comissões de subscrição mas os de gestão são puxadotes, mas é o preço a pagar para se poder comprar mínimos de 1UP e sem taxas de subscrição. Eles não o vão buscar a um lado, vão buscar noutro.
Obrigado pelos avisos sobre os desequilíbrios do portfólio. Numa avaliação não muito longínqua todos estes pontos serão analisados.
Indo por partes:
Sobre o que disse o karnuss:
Esses fundos da blackrock, JP Morgans e afins ainda olhei para eles, o problema era o mínimo de subscrição. Como disse, comecei com pouco e neste momento levo perto de 1000€. Alguns desses fundos têm mínimos de subscrição de 2500€ ou até mais.
A minha ideia é semestralmente/anualmente avaliar o portfólio e ver as opções que tenho pontualmente. Por vezes até fazer reforços ou abrir novas posições.
No tópico apontado por alguns de vós, falam de etf's e outros instrumentos financeiros (li apenas a primeira página na diagonal). Isso é chinês para mim. Teria que olhar bem para isso e perceber o que são e custos associados. Um fundo é bem transparente para mim pois todos os custos estão reflectidos no valor da UP excepto o nosso amigo IRS.
Sobre o que disse o lagosta:
Em termos de oferta de fundos, dos bancos com balcão aberto são talvez dos melhores pois não tens apenas os fundos proprietários dos bancos mas também fundos de entidades internacionais (perto de 1 dúzia embora sejam aprox 10 de cada e não a totalidade, o que é uma pena).
Sobre os fundos próprios do BCP, agora já estão um pouco melhor, mas antes tinham taxas de subscrição um pouco altas (tudo o que seja acima de 0%
e alto

Os fundos de outras gestoras não têm comissões de subscrição mas os de gestão são puxadotes, mas é o preço a pagar para se poder comprar mínimos de 1UP e sem taxas de subscrição. Eles não o vão buscar a um lado, vão buscar noutro.
Obrigado pelos avisos sobre os desequilíbrios do portfólio. Numa avaliação não muito longínqua todos estes pontos serão analisados.
karnuss Escreveu:Anualmente faz a avaliação do portefólio (troca eventual de um fundo de menor performance por outro do mesmo sector) e rebalanceamento dos activos. Tão simples como isto.
A troca eventual de um fundo de menor performance por outro do mesmo sector deixou-me confuso.
Qual é o objectivo?
- Registado: 7/6/2010 16:09
Chico,
a inha humlide sugestão: por um lado tens pouca diversificação geográfica, por outro pareces querer apostar em 1 ou dois sectores o que é muito arriscado.
Faz algo assim:
65% num bom fundo de acções mundiais de mercados desenvolvidos (ex: BPI Reestruturações, JPM Global Focus Fund, Franklin Mutual Global Discovery), 25% num fundo de acções emergentes globais (ex: BlackRock Emerging Markets, Fidelity Emerging Markets, Schroder Emerging Markets) e o restante num fundo de obrigações. Anualmente faz a avaliação do portefólio (troca eventual de um fundo de menor performance por outro do mesmo sector) e rebalanceamento dos activos. Tão simples como isto.
a inha humlide sugestão: por um lado tens pouca diversificação geográfica, por outro pareces querer apostar em 1 ou dois sectores o que é muito arriscado.
Faz algo assim:
65% num bom fundo de acções mundiais de mercados desenvolvidos (ex: BPI Reestruturações, JPM Global Focus Fund, Franklin Mutual Global Discovery), 25% num fundo de acções emergentes globais (ex: BlackRock Emerging Markets, Fidelity Emerging Markets, Schroder Emerging Markets) e o restante num fundo de obrigações. Anualmente faz a avaliação do portefólio (troca eventual de um fundo de menor performance por outro do mesmo sector) e rebalanceamento dos activos. Tão simples como isto.
- Registado: 14/3/2008 22:37
Re: Carteira de muito longo prazo. Poupança para filhota
Chico_laranja Escreveu:Pictet Generics HR EUR - 32%
Pictet Biotech HR EUR - 43%

Tens tanto por onde diversificar (por zonas do globo, por sectores, commodities, mercado cambial, obrigações, certificados do tesouro de PT, DP a 3.5%) que me parece insensato alocar 75% do capital em industria farmacêutica e em biotecnologia.
Chico_laranja Escreveu:Boas
Tenho uma filhota pequena e queria fazer uma pequena carteira poupança/investimento mas como não tenho tempo nem conhecimentos para acompanhar acções fui para os fundos de investimento. A abertura foi com aprox 1000€.
Como tenho lido aí por muito lado, carteiras de longo a muito longo prazo compensa as acções, fiz a carteira com o seguinte portfólio: (valores aproximados).
Pictet Generics HR EUR - 32%
Pictet Security R EUR - 18%
UBS Strategy Fund Yield - 6%
A escolha destes fundos foi porque são possíves de comprar com um mínimo de 1 UP.
Não fui para fundos nacionais pois pura e simplesmente requerem mínimos de entrada grandes/absurdos no meu banco (Millennium BCP) enquanto que nestes conseguem-se comprar com aprox 200€ e o da UBS até com 15€ já se compra um título e traz-se troco
O que pensei foi:
- O Generics investe em industria farmacêutica, ramos dos genéricos. É um sector normalmente conservador embora tenha um espalhamento global e tenha posições importantes nos emergentes.
- O Security e o Biotech são mais arriscados mas o tempo dilui, em princípio, o risco. O sua área é principalmente os EUA mas entende-se pois boa tarte das biotecnológicas e empresas de segurança estão do lado de lá do Atlântico.
- O UBS foi para arrematar a conta e é o mais prudente pois é 30/70 entre acções e obrigações.
Basicamente tenho uma carteira 95% acções - 5% obrigações
A experiência que tenho de fundos foi boa mas traiçoeira pois foi no Bull dos idos anos 2005-7 aprox.
Não quis ir para os depósitos a prazo pois apenas perde-se menos dinheiro que ter o dinheiro debaixo do colchão pois com inflação a 3.4% e juros líquidos em DP normais a 1%![]()
Não arrisquei mais nas obrigações pois não sei muito bem como é que se comportam face a crescimentos/desacelerações económicas e subidas/descidas das taxas de juro.
Sei que sobre os lucros tenho o nosso amigo IRS à perna mas é a vida.
Acham que o meu pensamento é correcto ou estou a cometer erros graves/infantis devido a não conhecer muito disto?
Vou parar por aqui pois o discurso já é bem longo. Obrigado pela ajuda
Faz como eu.... trocas euros por dolares. Daqui a uns anos falamos.

Cumps
Boas
Sem responder á tua questão, e não querendo levantar impedimentos ou entraves, falas numa variavel, que me dá arrepios, que é o banco ser o Millenium, pois em termos de oferta de fundos são misereaveis ( escassos), bem como nos custos de gestão que cobram, serem por regra mais elevados que outras entidades.
em relaçao ás tuas escolhas já cá vem alguem opinar
Sem responder á tua questão, e não querendo levantar impedimentos ou entraves, falas numa variavel, que me dá arrepios, que é o banco ser o Millenium, pois em termos de oferta de fundos são misereaveis ( escassos), bem como nos custos de gestão que cobram, serem por regra mais elevados que outras entidades.
em relaçao ás tuas escolhas já cá vem alguem opinar

- Registado: 23/8/2004 12:32
Chico_laranja Escreveu: Acham que o meu pensamento é correcto ou estou a cometer erros graves/infantis devido a não conhecer muito disto?
Sou suspeito.
Mas veja isto: http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... highlight=

Carteira de muito longo prazo. Poupança para filhota
Boas
Tenho uma filhota pequena e queria fazer uma pequena carteira poupança/investimento mas como não tenho tempo nem conhecimentos para acompanhar acções fui para os fundos de investimento. A abertura foi com aprox 1000€.
Como tenho lido aí por muito lado, carteiras de longo a muito longo prazo compensa as acções, fiz a carteira com o seguinte portfólio: (valores aproximados).
A escolha destes fundos foi porque são possíves de comprar com um mínimo de 1 UP.
Não fui para fundos nacionais pois pura e simplesmente requerem mínimos de entrada grandes/absurdos no meu banco (Millennium BCP) enquanto que nestes conseguem-se comprar com aprox 200€ e o da UBS até com 15€ já se compra um título e traz-se troco
O que pensei foi:
- O Generics investe em industria farmacêutica, ramos dos genéricos. É um sector normalmente conservador embora tenha um espalhamento global e tenha posições importantes nos emergentes.
- O Security e o Biotech são mais arriscados mas o tempo dilui, em princípio, o risco. O sua área é principalmente os EUA mas entende-se pois boa tarte das biotecnológicas e empresas de segurança estão do lado de lá do Atlântico.
- O UBS foi para arrematar a conta e é o mais prudente pois é 30/70 entre acções e obrigações.
A experiência que tenho de fundos foi boa mas traiçoeira pois foi no Bull dos idos anos 2005-7 aprox.
Não quis ir para os depósitos a prazo pois apenas perde-se menos dinheiro que ter o dinheiro debaixo do colchão pois com inflação a 3.4% e juros líquidos em DP normais a 1%
Não arrisquei mais nas obrigações pois não sei muito bem como é que se comportam face a crescimentos/desacelerações económicas e subidas/descidas das taxas de juro.
Acham que o meu pensamento é correcto ou estou a cometer erros graves/infantis devido a não conhecer muito disto?
Vou parar por aqui pois o discurso já é bem longo
. Obrigado pela ajuda

O que pensei foi:
Não quis ir para os depósitos a prazo pois apenas perde-se menos dinheiro que ter o dinheiro debaixo do colchão pois com inflação a 3.4% e juros líquidos em DP normais a 1%

Vou parar por aqui pois o discurso já é bem longo

24 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, almica, Google [Bot], macau5m, rg7803, trilhos2006 e 127 visitantes