Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Risco de bancarrota agrava-se em Portugal

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Portugal: Uma economia deprimida e à deriva

por Zundy » 11/7/2011 0:13

Be Cool Escreveu:Portugal: Uma economia deprimida e à deriva

José Reis, Professor de economia na Universidade de Coimbra

O professor José Reis foi um dos autores do manifesto a favor das grandes obras públicas. Um dos muitos "keynesianos" que nos fizeram chegar ao estado em que estamos. Acusam tudo e todos, falta é o mea culpa de quem defendeu este rumo. Haja alguma vergonha !

Registado: 26/2/2011 23:03

Portugal: Uma economia deprimida e à deriva

por Be Cool » 10/7/2011 23:46

Portugal: Uma economia deprimida e à deriva

José Reis
10/07/11 17:30

As semanas negras para a economia portuguesa têm-se somado e as contas não parecem encerradas.

A semana que agora acaba é, de facto, particularmente soturna.

Estão a empurrar-se para lá do suportável os factores de recessão, a destruição de emprego, a exigência rude de sacrifícios e, principalmente, uma lógica de desapossamento da economia e dos cidadãos. Não admira, pois, que o quadro que nos rodeia seja de profunda depressão.

A atravessar tudo isto estiveram duas coisas: deslocação de rendimentos do trabalho para outras esferas da economia e deslocação de rendimentos da esfera nacional para um quadro internacional dominado pelos financiadores. A desvalorização salarial comporta uma profunda alteração das relações sociais prevalecentes. É notório que se estão a alterar os padrões de vida social em Portugal. É também claro que se pode identificar uma fortíssima manipulação agressiva da economia portuguesa a partir do exterior. É notório que a economia portuguesa foi colocada num barco à deriva, num mar estranho.

Estas formas de extorsão têm relação e impacto directos na economia e no seu funcionamento e traduzem-se em recessão, austeridade e crise. Claro que há quem pense que se está apenas a eliminar gorduras, a corrigir comportamentos viciosos, a punir prevaricadores. E que, depois, de reposta a normalidade, vem a virtude e, com ela, o crescimento e o progresso. Eu não penso assim. Acho, ao contrário, que as bases institucionais, produtivas e sociais da economia estão a ser seriamente atingidas por acções puramente negativas, sem nenhuma visão construtiva e geradora de sentido de futuro.
Neste sentido, a descida brutal dos ‘ratings' ou a subida das taxas de juro são episódios que justificam e completam um quadro negro, mas não surpreendente.

José Reis, Professor de economia na Universidade de Coimbra

Registado: 5/10/2005 18:05

por oMeDo » 10/7/2011 16:54

charles Escreveu:
Elias Escreveu:
Mcmad Escreveu:Claro que tem impacto Charles. Isso está no meu próprio comentário. Apesar das nossas fragilidades se ainda tivéssemos AAA a coisa "rolava" mais uns tempos.

Exacto Mcmad. Aliás bem podemos agradecer à Moody's o facto de nos ter mantido 3 níveis acima de lixo estes meses todos (ao contrário das outras duas que já nos haviam colocado apenas um nível acima de lixo).

Lol no comments :lol:

Charles, pelo que tenho lido a opinião neste forum em relação à moodys ou mesmo em relaçao a toda a situaçao em que se encontra portugal divide-se em 2.

Uns que acham que nos estão a tramar, outros que admitem a culpa mas não vêm ainda nenhuma soluçao eficaz aplicada.

E embora muita gente parecia ter admitido a culpa e visto o problema, com esta situaçao da moodys virou outra vez de opiniao.

O que eu acho estranho é numa semana toda tarem a discutir o rating, e a entrarem com paginas no facebook, cartas com lixo, 1001 opinioes de tudo o que é personalidade em portugal.

A unica coisa que nao vi fazerem foi, perguntarem-se porque é que aquela agencia e as outras deram os ratings que deram, identificar os problemas, arranjar soluçoes e mãos a obra.

Dai concordar que por este caminho, la para o natal tamos iguaizinhos à grécia de hoje.

Registado: 5/8/2008 15:42

por Mcmad » 10/7/2011 16:52

pc05 Escreveu:Um pequeno teste à credibilidade/capacidade da Moodys em prever o futuro, pode ser feito já na prox. 6f!

Segundo a Moodys:
Código: Selecionar todos
 Moody's: 4 bancos nacionais chumbam testes de stress

6f teremos a resposta!!!!

Isso seria catastrófico quanto a mim. :?

Temos que compreender uma coisa, todos nós quando compramos ou vendemos acções fazemos aquilo que fazem as agências de rating. Especulamos sobre valorização\desvalorização futura. E cada um tem os seus argumentos.
Confira as minhas opiniões

http://markoeconomico.blogspot.com/

Registado: 29/11/2007 10:26

por charles » 10/7/2011 16:47

Elias Escreveu:
Mcmad Escreveu:Claro que tem impacto Charles. Isso está no meu próprio comentário. Apesar das nossas fragilidades se ainda tivéssemos AAA a coisa "rolava" mais uns tempos.

Exacto Mcmad. Aliás bem podemos agradecer à Moody's o facto de nos ter mantido 3 níveis acima de lixo estes meses todos (ao contrário das outras duas que já nos haviam colocado apenas um nível acima de lixo).

Lol no comments :lol:
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

Registado: 9/6/2005 12:24

por PC05 » 10/7/2011 16:38

Um pequeno teste à credibilidade/capacidade da Moodys em prever o futuro, pode ser feito já na prox. 6f!

Segundo a Moodys:
Código: Selecionar todos
 Moody's: 4 bancos nacionais chumbam testes de stress

6f teremos a resposta!!!!

Registado: 5/12/2005 21:28

por Elias » 10/7/2011 16:30

Registado: 5/11/2002 12:21

por Mcmad » 10/7/2011 16:25

Claro que tem impacto Charles. Isso está no meu próprio comentário. Apesar das nossas fragilidades se ainda tivéssemos AAA a coisa "rolava" mais uns tempos.

por charles » 10/7/2011 16:16

Elias Escreveu:
Mcmad Escreveu:Obviamente que a culpa é da moody´s. Apesar de Portugal estar muito provavelmente na falência, apesar de ter as contas descontroladas, nas familias, nas empresas e no Estado. Autarquias falidas, Estado que não paga a fornecedores, famílias com cerca de 10 créditos, etc etc etc. Apesar de tudo isto se a moody´s nos atribuísse um AAA, nós conseguiríamos disfarçar todas as fragilidades com recurso ao endividamento barato.

Portanto a CONCLUSÃO é que a culpa do nosso default é da Moody´s

Acima de tudo é preciso encontrar um CULPADO. :twisted:

Vocês são uns grandes preciosistas da semântica :lol: , não conseguem admitir factos e evidências, vamos pôr a questão desta forma, o facto da Moodys ter baixado o rating de Portugal para junk, faz ou não faz alterar de forma negativa tudo o que diga respeito ao posicionamento dos mercados financeiros face a Portugal, a resposta é sim, se é sim e um de nós constata isso mesmo, constata factos e evidências, eu pergunto de que modo ao constatar factos e evidências se está a culpabilizar quem quer que seja?

São capazes de clarificar o vosso ponto de vista relativamente ao acto de se constatar factos, de que modo podemos nós constatar factos e evidências?!

Cumpt
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

por PC05 » 10/7/2011 16:09

A culpa é do excesso de importância que se dá a quêm não o deve ter! O nosso ba2 da Moodys vale o que vale, tal como o Aaa dos EU!!

por Elias » 10/7/2011 16:02

Mcmad Escreveu:Obviamente que a culpa é da moody´s. Apesar de Portugal estar muito provavelmente na falência, apesar de ter as contas descontroladas, nas familias, nas empresas e no Estado. Autarquias falidas, Estado que não paga a fornecedores, famílias com cerca de 10 créditos, etc etc etc. Apesar de tudo isto se a moody´s nos atribuísse um AAA, nós conseguiríamos disfarçar todas as fragilidades com recurso ao endividamento barato.

Acima de tudo é preciso encontrar um CULPADO. :twisted:

por Mcmad » 10/7/2011 16:00

Obviamente que a culpa é da moody´s. Apesar de Portugal estar muito provavelmente na falência, apesar de ter as contas descontroladas, nas familias, nas empresas e no Estado. Autarquias falidas, Estado que não paga a fornecedores, famílias com cerca de 10 créditos, etc etc etc. Apesar de tudo isto se a moody´s nos atribuísse um AAA, nós conseguiríamos disfarçar todas as fragilidades com recurso ao endividamento barato.

por PC05 » 10/7/2011 15:55

Já agora, uma curiosidade que alguns já devem saber: O maior accionista da Moodys é a empresa Berkshire Hathaway que é dirigida pelo Warren Buffett!!!!

por PC05 » 10/7/2011 15:36

charles Escreveu:Eu acho que o custo dos credit default swaps terem aumentado
é obviamente consequência da baixa de notação que Moodys atribuiu a Portugal.

Já viram a insistência das ameaças da Moodys em baixar o rating da Itália, eu estou expetável que Espanha seja o próximo alvo da Moodys ou das agências de rating americanas, mas começo a pensar se não irão atacar um alvo maior neste caso a Itália.

Sou suspeito porque estou curto, mas perante estes ruomores parece-me que 2ª feira isto é mesmo capaz de pressionar para baixo novamente.

É tudo consequência do mesmo e ocorreu logo na 3f! Os CDS dispararam, tal como as taxas da dívida publica, logo apos a baixa de rating da Moodys a Portugal!!!

por Pata-Hari » 10/7/2011 15:35

é claro.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por charles » 10/7/2011 15:26

Eu acho que o custo dos credit default swaps terem aumentado
é obviamente consequência da baixa de notação que Moodys atribuiu a Portugal.

Já viram a insistência das ameaças da Moodys em baixar o rating da Itália, eu estou expectável que Espanha seja o próximo alvo da Moodys ou das agências de rating americanas, mas começo a pensar se não irão atacar um alvo maior neste caso a Itália.

Sou suspeito porque estou curto, mas perante estes rumores parece-me que 2ª feira isto é mesmo capaz de pressionar para baixo novamente.
Editado pela última vez por charles em 10/7/2011 15:57, num total de 2 vezes.
Cumpt

por Pata-Hari » 10/7/2011 9:56

claro
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Pickbull » 10/7/2011 1:31

artista Escreveu:Parece que afinal a Moody's é que tinha razão! :|

Ou será que é consequência do que fizeram? ;)
Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.

É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.

Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.

Registado: 23/1/2008 19:18

por artista_ » 9/7/2011 22:56

Parece que afinal a Moody's é que tinha razão! :|
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por latrinaxxl » 9/7/2011 22:36

Mais maré negra para 2ª :?
No jogo da bolsa, as mãos fracas e fortes estão sempre a perder, quem ganha sempre é a "casa" (corretoras e bancos).

Registado: 15/2/2010 20:30

por Elias » 9/7/2011 21:41

8 de Julho
jornaldoalgarve.pt

Pela primeira vez, o custo dos seguros financeiros contra o risco de bancarrota da dívida portuguesa ultrapassou a linha dos 1000 pontos base. O risco de default disparou para mais de 58%.

Pela primeira vez, desde a adesão ao euro, o custo dos credit default swaps (cds, seguros financeiros contra a probabilidade de incumprimento) ligados à dívida soberana portuguesa ultrapassou a linha dos 1000 pontos base.

A meio da manhã de ontem, o custo dos cds a 5 anos está em 1065,30 pontos base, segundo dados da CMA DataVision. Este nível significa um spread (diferença) em relação ao custo dos cds para a dívida alemã (que serve de referência) de 1020 pontos base – cada 100 pontos base implicam um diferencial de 1 ponto percentual nos juros a pagar para financiar dívida no mercado.

A probabilidade de default da dívida portuguesa subiu, assim, para 58,30%, tendo aberto ontem em 56,06% e fechado na quarta-feira em 55,45%. É um salto diário, só numa manhã, de mais de dois pontos percentuais. Portugal conserva o 2º lugar no “clube” dos 10 países de maior risco de incumprimento das dívidas soberanas.

As yields (juros implícitos) das obrigações do Tesouro (OT) no mercado secundário estão, também, a relectir esta brutal degradação do crédito. Os juros das OT com maturidades a 3 anos atingiram a meio da manhã o nível de 18,68% e os juros das OT a 2 anos o nível de 17,39%, segundo dados da Bloomberg.
Seis países da zona euro em risco
O movimento de alta do risco de default é sincronizado ao conjunto dos seis países da zona euro (Grécia, Portugal, Irlanda, Espanha, Itália e Bélgica) sob observação dos mercados da dívida, ainda que em patamares de risco distintos.

A Grécia aproxima-se, de novo, dos 2500 pontos base no custo dos cds (a linha vermelha ultrapassada pela Argentina em julho de 2001) e subiu para 84,8% de risco de default. Trata-se de um novo máximo histórico para a Grécia – o anterior pico no custo dos cds havia sido em 27 de junho e o mais alto risco de default ocorreu ontem (com 84,15% no fecho). Neste momento, o custo dos cds para a dívida grega está em 2426,9 pontos base, acima dos 2421,08 pontos base de 27 de junho, antes das votações dos planos de austeridade e de privatizações no parlamento grego. A situação está hoje pior do que durante as vésperas das votações em Atenas.

A Irlanda tem 53,20% de risco de incumprimento e a Espanha subiu para 24,2%. A Itália continua com o risco acima de 18% e a Bélgica viu o seu risco subir para 14%.

Um indicador global do estado do crédito na Europa, o iTraxx Europe Crossover série 15, da CMA DataVision, que monitoriza o estado dos cds de entidades europeias, depois de uma melhoria desde o dia 29 de junho, voltou a degradar-se. A variação voltou ao negativo.

JA/Rede Expresso

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 102 visitantes