Comparador de "Depósitos a Prazo"
Não se enquadra muito neste tópico, mas deixo-vos estas obrigações a 2 anos a 7%, muito atractiva, que em princípio irei entrar: http://www.banif.pt/xsite/Particulares/ ... 5&PCH=3862
- Registado: 30/6/2008 20:42
António Sousa: Oferta de juros elevados nos depósitos a prazo pode "fragilizar" bancos
09 Julho 2011 | 11:51
Lusa
O presidente da Associação Portuguesa de Banco acredita que a prática de juros elevados nos depósitos pode "fragilizar" os bancos no futuro e considerou "vantajosa" a recomendação do regulador para evitar situações que ponham em causa a solidez das instituições.
“O grande problema da banca portuguesa é a liquidez, em primeiro lugar, e a seguir a rentabilidade. A falta de liquidez pode levar a uma situação de disputa pelos depósitos que faça crescer os juros de tal maneira que torna a situação dos bancos ainda mais frágil”, disse à agência Lusa o presidente da Associação Portuguesa de Bancos (APB), António de Sousa. O responsável pela entidade que junta as principais instituições financeiras a actuar em Portugal considerou “vantajosa” a iniciativa do Banco de Portugal (BdP), conhecida em Junho, de obrigar os bancos a comunicarem depósitos a prazo que excedam em três pontos percentuais a taxa Euribor aplicável na operação.
“Esta recomendação do BdP foi útil para dar uma orientação ao mercado”, disse António de Sousa, considerando que várias instituições bancárias “estavam a tender” para oferecer juros demasiado elevados.
Os bancos a actuar em Portugal estavam a oferecer, no início de Julho, juros entre 2,70 e 6,0% em depósitos a prazo dependendo da maturidade e do montante do depósito.
Devido precisamente à excessiva subida da rentabilidade dos depósitos a prazo, em Junho, o Governo espanhol aprovou um decreto que impõe que os depósitos com remunerações mais elevadas (por exemplo, 150 pontos base acima do Euribor a seis meses) façam uma contribuição adicional para o Fundo de Garantia Depósitos.
Em Espanha, os super depósitos passaram a pagar cinco vezes mais para o fundo, numa decisão destinada a acalmar a apelidada “guerra dos depósitos” que começou em Março de 2010.
O Banco Popular arrancou com um depósito com juros de 3,75%, suplantado depois pelo Santander (4%) e pela CatalunyaCaixa, que em Outubro ofereceu 4,75%.
Também as instituições bancárias portuguesas têm vindo a subir a remuneração dos depósitos a prazo para se financiarem através da captação de poupanças, num momento de constrangimentos ao financiamento nos mercados interbancários.
No último relatório de Estabilidade Financeira, divulgado em Junho, o BdP sublinhava que os portugueses que escolham depositar as suas poupanças vão beneficiar de um aumento dos juros.
De acordo com o regulador, já em 2010 se registou “alguma recuperação a partir de meados do ano” na captação de depósitos, o que se relacionou com “a estratégia de financiamento dos bancos, envolvendo nomeadamente um aumento da remuneração dos depósitos de clientes”, mas este ano a captação deverá ser reforçada.
O “aumento da restritividade” do crédito será acompanhado pelo “aumento das taxas de juro dos depósitos bancários”, dizia no documento a instituição liderada por Carlos Costa.
09 Julho 2011 | 11:51
Lusa
O presidente da Associação Portuguesa de Banco acredita que a prática de juros elevados nos depósitos pode "fragilizar" os bancos no futuro e considerou "vantajosa" a recomendação do regulador para evitar situações que ponham em causa a solidez das instituições.
“O grande problema da banca portuguesa é a liquidez, em primeiro lugar, e a seguir a rentabilidade. A falta de liquidez pode levar a uma situação de disputa pelos depósitos que faça crescer os juros de tal maneira que torna a situação dos bancos ainda mais frágil”, disse à agência Lusa o presidente da Associação Portuguesa de Bancos (APB), António de Sousa. O responsável pela entidade que junta as principais instituições financeiras a actuar em Portugal considerou “vantajosa” a iniciativa do Banco de Portugal (BdP), conhecida em Junho, de obrigar os bancos a comunicarem depósitos a prazo que excedam em três pontos percentuais a taxa Euribor aplicável na operação.
“Esta recomendação do BdP foi útil para dar uma orientação ao mercado”, disse António de Sousa, considerando que várias instituições bancárias “estavam a tender” para oferecer juros demasiado elevados.
Os bancos a actuar em Portugal estavam a oferecer, no início de Julho, juros entre 2,70 e 6,0% em depósitos a prazo dependendo da maturidade e do montante do depósito.
Devido precisamente à excessiva subida da rentabilidade dos depósitos a prazo, em Junho, o Governo espanhol aprovou um decreto que impõe que os depósitos com remunerações mais elevadas (por exemplo, 150 pontos base acima do Euribor a seis meses) façam uma contribuição adicional para o Fundo de Garantia Depósitos.
Em Espanha, os super depósitos passaram a pagar cinco vezes mais para o fundo, numa decisão destinada a acalmar a apelidada “guerra dos depósitos” que começou em Março de 2010.
O Banco Popular arrancou com um depósito com juros de 3,75%, suplantado depois pelo Santander (4%) e pela CatalunyaCaixa, que em Outubro ofereceu 4,75%.
Também as instituições bancárias portuguesas têm vindo a subir a remuneração dos depósitos a prazo para se financiarem através da captação de poupanças, num momento de constrangimentos ao financiamento nos mercados interbancários.
No último relatório de Estabilidade Financeira, divulgado em Junho, o BdP sublinhava que os portugueses que escolham depositar as suas poupanças vão beneficiar de um aumento dos juros.
De acordo com o regulador, já em 2010 se registou “alguma recuperação a partir de meados do ano” na captação de depósitos, o que se relacionou com “a estratégia de financiamento dos bancos, envolvendo nomeadamente um aumento da remuneração dos depósitos de clientes”, mas este ano a captação deverá ser reforçada.
O “aumento da restritividade” do crédito será acompanhado pelo “aumento das taxas de juro dos depósitos bancários”, dizia no documento a instituição liderada por Carlos Costa.
- Registado: 5/11/2002 12:21
remediado Escreveu:Zezezinho Escreveu:remediado Escreveu: Mas não há coisa como ir ao balcão e perguntar
No Balcão nada te dirão, porque cada cliente terá taxas diferentes.
quando falo em ir ao balcão perguntar , será perguntar para um determinado montante e prazo qual a taxa que oferecem, obviamente que para 2 ou mais clientes diferentes o mesmo banco apesar dos montantes e prazos serem iguais pode oferecer taxas ligeiramente diferentes, pois existem outros factores de diferenciação entre clientes...mas já dá para ter uma ideia aproximada![]()
Tem uns dias soube que um determinado individuo conseguiu uma taxa de 5% para um montante de 20k
,fiquei incrédulo, mas depois explicaram-me que o banco teve uma muito especial atenção para com o mesmo pois o seu pai teria em aplicações no mesmo banco para cima de 1 milhão...![]()
Somos todos brancos(perdoem-me a expressão) mas há uns mais morenos...
O que interessa é o património.
Em qualquer banco acima de 100k já és tratado de forma mais atenciosa.
Cps
- Registado: 11/1/2004 13:37
Tenho seguido com bastante atenção este post.
Estou a pensar fazer um DP mas em Francos suíços.
Motivos:
Refúgio dos possíveis efeitos da crise Portuguesa/ Grega no EUR.
Não pondero abrir em USD. A tendência de queda do USD não é nada favorável para tal.
Agora..
A minha maior dúvida é:
Será que a Suíça não tem nenhum problema de dívida escondido? (penso que não, mas...)
Será que o franco Suíço vai continuar a subir?
Cumps
Uly
Estou a pensar fazer um DP mas em Francos suíços.
Motivos:
Refúgio dos possíveis efeitos da crise Portuguesa/ Grega no EUR.
Não pondero abrir em USD. A tendência de queda do USD não é nada favorável para tal.
Agora..
A minha maior dúvida é:
Será que a Suíça não tem nenhum problema de dívida escondido? (penso que não, mas...)
Será que o franco Suíço vai continuar a subir?
Cumps
Uly
- Anexos
-
- EURCHF
- CHF.png (150.14 KiB) Visualizado 5549 vezes
- Registado: 27/3/2009 23:12
Zezezinho Escreveu:remediado Escreveu: Mas não há coisa como ir ao balcão e perguntar
No Balcão nada te dirão, porque cada cliente terá taxas diferentes.
quando falo em ir ao balcão perguntar , será perguntar para um determinado montante e prazo qual a taxa que oferecem, obviamente que para 2 ou mais clientes diferentes o mesmo banco apesar dos montantes e prazos serem iguais pode oferecer taxas ligeiramente diferentes, pois existem outros factores de diferenciação entre clientes...mas já dá para ter uma ideia aproximada

Tem uns dias soube que um determinado individuo conseguiu uma taxa de 5% para um montante de 20k
,fiquei incrédulo, mas depois explicaram-me que o banco teve uma muito especial atenção para com o mesmo pois o seu pai teria em aplicações no mesmo banco para cima de 1 milhão...

Somos todos brancos(perdoem-me a expressão) mas há uns mais morenos...

- Registado: 1/7/2011 11:12
Elias Escreveu:remediado Escreveu:embora nesta guerra todos perdem
Não vejo que percam. Pelo contrário. Conseguir captar depósitos de clientes é uma pequena vitória, porque:
- evita ter de ir buscar a outro lado, eventualmente com custos superiores
- ajuda a compor os indicadores (rácios) do banco
- permite conceder crédito adicional com esse dinheiro
Quando digo que todos perdem, quero dizer na perspectiva que o capital disponivel para todos (o bolo) não aumenta substancialmente em pouco tempo, todos acabarão por pagar muito mais pelo mesmo dinheiro...eventualmente uns perderão mais que outros.
Quanto ao conceder crédito, a que preço ? o problema deles de momento será mesmo os rácios...
Reislb Escreveu:Hoje falei com um funcionário do Santander que perdeu um cliente para o BPI pois o máximo que podia ofercer era uma TANB de 5,5% e no BPI oferceram-lhe 6,6%. Isto para um montante de 75.000€.
Agora pergunto, anda tudo doido??!!!
Então não era proibido ter TANB superiores a 2 ou 3% acima das Euribor???!!!
![]()
Cumprimentos.
Não é proibido. Os bancos devem avisar o BP quando isso acontece.
Pelo menos foi com essa ideia que fiquei.
Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.
É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.
Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.
É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.
Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.
Reislb Escreveu:zecatreca Escreveu:6,6%?Reislb Escreveu:Hoje falei com um funcionário do Santander que perdeu um cliente para o BPI pois o máximo que podia ofercer era uma TANB de 5,5% e no BPI oferceram-lhe 6,6%. Isto para um montante de 75.000€.
![]()
Cumprimentos.
![]()
![]()
![]()
6,6%? tax a gozar?!! então maximo que conseguia para um DP era 5,8% no BPopular....para valores acima dos 100k...... de certeza?
Foi o que esse funcionário me disse.
Não perguntei pormenores desse DP no BPI, ele apenas me disse que era a 1 ano.
Claro que a seguir começou a vender o "peixe" dele. Optando por uma estratégia do género "nós somos muito grandes a nível europeu e a parte portuguesa representa apenas 3,5% do Santander e que facilmente seria resgatado por espanha, caso houvesse algum problema." E depois atacou alguns bancos nomeadamente o BCP, colocando-lhe um prazo de validade.
O que me admira é o facto do BPI ter oferecido essa TANB pois a ideia que eu tinha era que era dos bancos portuguesas com menos dificuldade de liquidez.
Cumprimentos.
Essa taxa ou está errada ou não é um DP puro.
Cps.
- Registado: 11/1/2004 13:37
zecatreca Escreveu:6,6%?Reislb Escreveu:Hoje falei com um funcionário do Santander que perdeu um cliente para o BPI pois o máximo que podia ofercer era uma TANB de 5,5% e no BPI oferceram-lhe 6,6%. Isto para um montante de 75.000€.
![]()
Cumprimentos.
![]()
![]()
![]()
6,6%? tax a gozar?!! então maximo que conseguia para um DP era 5,8% no BPopular....para valores acima dos 100k...... de certeza?
Foi o que esse funcionário me disse.
Não perguntei pormenores desse DP no BPI, ele apenas me disse que era a 1 ano.
Claro que a seguir começou a vender o "peixe" dele. Optando por uma estratégia do género "nós somos muito grandes a nível europeu e a parte portuguesa representa apenas 3,5% do Santander e que facilmente seria resgatado por espanha, caso houvesse algum problema." E depois atacou alguns bancos nomeadamente o BCP, colocando-lhe um prazo de validade.
O que me admira é o facto do BPI ter oferecido essa TANB pois a ideia que eu tinha era que era dos bancos portuguesas com menos dificuldade de liquidez.
Cumprimentos.
"Queres remar contra a maré????
Compra um barco a motor."
remediado Escreveu:embora nesta guerra todos perdem
Não vejo que percam. Pelo contrário. Conseguir captar depósitos de clientes é uma pequena vitória, porque:
- evita ter de ir buscar a outro lado, eventualmente com custos superiores
- ajuda a compor os indicadores (rácios) do banco
- permite conceder crédito adicional com esse dinheiro
remediado Escreveu:os unicos a ganhar serão os clientes
Também não é forçoso que seja um ganho, porque teoricamente os bancos que oferecem taxas muito altas têm um risco maior de default. Em teoria, claro, mas o risco existe e nesse caso os que têm taxas mais elevadas são os que marcham primeiro...
Tenho a impressão que existem bancos a mais em Portugal principalmente para os que estão restritos ao mercado interno com esta guerra de taxas
Embora o mercado Espanhol seja maior tambem tenho a mesma impressão "crise das caixas"...
Em frança acho que em comparação o nºde bancos é bastante inferior...
o nº de concorrentes pelo mesmo dinheiro ajuda a inflamação da guerra de taxas , embora nesta guerra todos perdem, os unicos a ganhar serão os clientes

Embora o mercado Espanhol seja maior tambem tenho a mesma impressão "crise das caixas"...
Em frança acho que em comparação o nºde bancos é bastante inferior...
o nº de concorrentes pelo mesmo dinheiro ajuda a inflamação da guerra de taxas , embora nesta guerra todos perdem, os unicos a ganhar serão os clientes

Reislb Escreveu:Hoje falei com um funcionário do Santander que perdeu um cliente para o BPI pois o máximo que podia ofercer era uma TANB de 5,5% e no BPI oferceram-lhe 6,6%. Isto para um montante de 75.000€.
![]()
Cumprimentos.
Boas!
Qual o prazo do DP?
BN
- Registado: 6/5/2011 17:13
6,6%?
![]()
Cumprimentos.

Reislb Escreveu:Então não era proibido ter TANB superiores a 2 ou 3% acima das Euribor???!!!
Em Espanha também é proibido e os bancos não querem saber:
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=494317
Hoje falei com um funcionário do Santander que perdeu um cliente para o BPI pois o máximo que podia ofercer era uma TANB de 5,5% e no BPI oferceram-lhe 6,6%. Isto para um montante de 75.000€.
Cumprimentos.

Cumprimentos.
"Queres remar contra a maré????
Re: Vacas Gordas ?????????
cinco kapa Escreveu:Pois o meu pai falava nos juros de 30% e eu só posso dizer miséria, quandos os juros estão a 10%, ou a 30% a inflação está a 20 ou a 40 por cento é o que se chama enganar meninos... isso significa uma economia lixo.
Tem logica...o meu pai dizia tambem que os juros estavam tão altos porque não havia dinheiro (falta de liquidez). "Vacas gordas" para quem as tinha pois o resto era como diz economia de miséria ,inflação altissima...
Lei da oferta e procura(fraca liquidez= juros elevados) mas tambem não esquecer que juros elevados = risco elevado...
Se bem que o BCE utiliza o aumento da taxa de juro para combater a inflação...aqui peço que alguem que perceba realmente de economia (não é o meu caso)que esplique melhor, mas a minha percepção é que ao aumentar o preço do dinheiro baixa a liquidez retraindo o consumo e obrigando a manutenção de preços para manter um volume de vendas

Portanto o aumento da inflação será mais devido á componente fiscal (aumento de impostos)

Vacas Gordas ?????????
Pois o meu pai falava nos juros de 30% e eu só posso dizer miséria, quandos os juros estão a 10%, ou a 30% a inflação está a 20 ou a 40 por cento é o que se chama enganar meninos... isso significa uma economia lixo.
- Registado: 9/6/2010 14:52
Agora que o rating nacional já é "lixo" e visto as agencias não atribuirem ratings superiores ao da républica a qualquer outra instituição nacional parece-me que todos os bancos nacionais em pouco tempo vão estar cotados em "lixo" não demora nada,
entretanto vamos ter que ser selectivos e fazer separação entre lixos (assim tipo eco-ponto
)...
Tambem me parece que até ao final do ano pelo andar da carruagem vamos ter juros de 2 digitos (faz-me lembrar o meu pai quando falava "no tempo das vacas gordas" e juros de 10%...
Vamos esperar é que a banca se aguente, pois com este cenário se algum vai pelo esgoto o pânico instála-se e começa a corrida...
entretanto vamos ter que ser selectivos e fazer separação entre lixos (assim tipo eco-ponto

Tambem me parece que até ao final do ano pelo andar da carruagem vamos ter juros de 2 digitos (faz-me lembrar o meu pai quando falava "no tempo das vacas gordas" e juros de 10%...

Vamos esperar é que a banca se aguente, pois com este cenário se algum vai pelo esgoto o pânico instála-se e começa a corrida...

Quem está ligado: