MOODY'S DOWNGRADES PORTUGAL - now JUNK STATUS
Mas alguém tem dúvidas...
O engenheiro José Sócrates.
- Registado: 9/6/2010 14:52
Agora é com as taxas mas mais à frente, quando preço do petroleo disparar, se disparar e acredito que o faça, vamos estar a falar de fixar administrativamente o valor e depois mais não sei o quê. Ou seja, o mercado precisa de ser regulado, como? Não sei, mas precisa.
Plan the trade and trade the plan
- Registado: 3/11/2004 15:53
Pára tudo...
Tenho a solução para a crise
.
Vamos fazer uma agência de rating Portuguesa. Sim Portuguesa e atribuímos rating AAA a Portugal e Ba1 aos EUA que é para os bancos centrais comparem a nossa divida. E como somos compinchas aí dos Europeus até a Grécia levava um aumentosito de rating.
Problemas que esta solução resolvia:
- Mais dinheiro para Portugal
- Menos desemprego (alguém tinha de trabalhar na agência)
- Fim da crise da divida soberana
Problemas que esta solução criava:
- Uma agência de rating em cada esquina (Os Portugueses gostam muito de concorrência super cerrada)
Tenho a solução para a crise

Vamos fazer uma agência de rating Portuguesa. Sim Portuguesa e atribuímos rating AAA a Portugal e Ba1 aos EUA que é para os bancos centrais comparem a nossa divida. E como somos compinchas aí dos Europeus até a Grécia levava um aumentosito de rating.
Problemas que esta solução resolvia:
- Mais dinheiro para Portugal
- Menos desemprego (alguém tinha de trabalhar na agência)
- Fim da crise da divida soberana
Problemas que esta solução criava:
- Uma agência de rating em cada esquina (Os Portugueses gostam muito de concorrência super cerrada)
Melhores cumprimentos,
Helder Magalhães
Helder Magalhães
LuarAzul Escreveu:O Estado português foi esta quarta-feira ao mercado para a quinta emissão de dívida desde que pediu ajuda externa e precisamente um dia depois de ter sofrido um abrupto corte de rating. Portugal conseguiu vender 848 milhões de euros em Bilhetes do Tesouro a três meses, pagando no entanto juros mais altos.
Segundo o Instituto de Gestão da Tesouraria e Crédito Público (IGCP), foram cobrados juros de 4,926%, quando na emissão anterior de referência tinham sido exigidos juros de 4,863%.
fonte
Parece que, até ver, a montanha pariu um rato...
a 3M.. imagina se fosse a 24M...
Com os cheques que entraram o Estado tem solvência garantida por um bom número de meses. O problema é o "depois"
- Registado: 1/8/2009 0:16
O Estado português foi esta quarta-feira ao mercado para a quinta emissão de dívida desde que pediu ajuda externa e precisamente um dia depois de ter sofrido um abrupto corte de rating. Portugal conseguiu vender 848 milhões de euros em Bilhetes do Tesouro a três meses, pagando no entanto juros mais altos.
Segundo o Instituto de Gestão da Tesouraria e Crédito Público (IGCP), foram cobrados juros de 4,926%, quando na emissão anterior de referência tinham sido exigidos juros de 4,863%.
fonte
Parece que, até ver, a montanha pariu um rato...
tavaverquenao2 Escreveu:Não leves a mal Elias, mas quase de certeza que o que estavas a ironizar passa pela cabeça de muito boa gente.
Acredito que sim.
Muita gente defende um sistema de mercado "livre" enquanto isso for economicamente vantajoso, passando a defender o contrário quando a desvantagem impera.

Ora se assim é, mais vale de uma vez por todas defender a fixação de taxas de juro administrativas - de preferência baixinhas.
Consequências? Quase nenhumas... apenas o dinheiro a ficar muito barato e a inflação a disparar... nada que não se resolva com a fixação de preços pelo Estado.

- Registado: 5/11/2002 12:21
rmachado Escreveu:Não sei bem o que te diga Elias...
Vejo que a ideia não te causa repulsa

tavaverquenao2 Escreveu:Estou a estranhar os defensores do livre mercado a quererem controla-lo, seus...encarnados.
tavaverquenao, se a "boca" era para mim gostaria de deixar claro que eu estava a ironizar...
rmachado Escreveu:http://www.agenciafinanceira.iol.pt/mercados/agencias-de-rating-divida-mercado-da-divida-rating/1264903-1727.html
Olha o perigoso anti-mercados...
Claro que muitos devem ganhar com isto até ao dia que está a começar a bater-lhes a porta...
Um Alemão a favor dos pequenos.
Hummmmmm, se a Ângela vê isto, na próxima vai plantar batatas para a floresta negra.
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”.
Warren Buffett
Warren Buffett
Não sei bem o que te diga Elias...
Mas que não deves ter empresas de rating com interesses naquilo que dizem.. não deves..
Pior ainda é que como sabemos as analises feitas não são necessariamente corretas mas parece que todas as pessoas as seguem...
Mas o Lehman era AAA+ (ou algo assim...) por isso pode ser bom ser "lixo".
Ainda hoje circula para ai um video de um tipo que não me lembro que é que diz que no limite a culpa das contas da Grécia é da Goldam Sachs que ao que parece as auditava...
Mas que não deves ter empresas de rating com interesses naquilo que dizem.. não deves..
Pior ainda é que como sabemos as analises feitas não são necessariamente corretas mas parece que todas as pessoas as seguem...
Mas o Lehman era AAA+ (ou algo assim...) por isso pode ser bom ser "lixo".

Ainda hoje circula para ai um video de um tipo que não me lembro que é que diz que no limite a culpa das contas da Grécia é da Goldam Sachs que ao que parece as auditava...
- Registado: 24/8/2004 10:42
http://www.agenciafinanceira.iol.pt/mer ... -1727.html
Claro que muitos devem ganhar com isto até ao dia que está a começar a bater-lhes a porta...

Elias Escreveu:rmachado Escreveu:Não... Elias..
Não circula a ideia de criar um sistema Europeu?
Pq não avança?
rmachado,
A minha opinião sobre isso é a seguinte: se isso fosse importante para a Europa, tal agência já tinha sido criada há muito tempo.
SE fosse importante para a Europa, a Europa nao deixava falir os seus (ou alguém deixa algum filho ou familiar falir?)
Quando muito pegam nele , leva uns cachaços e poe-no na linha

Editado pela última vez por Lion_Heart em 6/7/2011 13:57, num total de 1 vez.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
rmachado Escreveu:Não... Elias..
Pq não avança?
rmachado,
A minha opinião sobre isso é a seguinte: se isso fosse importante para a Europa, tal agência já tinha sido criada há muito tempo.
Elias Escreveu:rmachado Escreveu:E que tal, já que muitos começam a duvidar da isenção das agências, deixar de pagar as mesmas?
Mas quando digo deixar de pagar digo, todos os paises Europeus e empresas Europeias.
Acabavas com as avaliações, pura e simplesmente?
E já agora, que tal fixar taxas de juro administrativamente, tipo 3% sem condições.
Não... Elias..
Pq não avança?
rmachado Escreveu:E que tal, já que muitos começam a duvidar da isenção das agências, deixar de pagar as mesmas?
Mas quando digo deixar de pagar digo, todos os paises Europeus e empresas Europeias.
Acabavas com as avaliações, pura e simplesmente?
E já agora, que tal fixar taxas de juro administrativamente, tipo 3% sem condições.

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google Adsense [Bot], trilhos2006 e 244 visitantes