MOODY'S DOWNGRADES PORTUGAL - now JUNK STATUS
Re: Criar agencias rating europeias....
Elias Escreveu:jbraven Escreveu:
Poderá, portanto, deduzir-se que concordas com o rating atribuído pela Moody's. Caso consideres abusivo este pressuposto, deixo a pergunta: "concordas com o rating atribuído hoje pela Moody's a Portugal?"
Cumprimentos,
JB
JB,
Não tenho opinião formada sobre o rating em concreto porque não analisei qualquer documento relacionado com a avaliação da dívida para saber o que justificou este rating.
Numa visão um pouco mais subjectiva: tenho noção que a situação das nossas contas públicas é complicada. Quão complicada não sei. Mas posso dizer-te que eu não emprestava dinheiro ao Estado, pois não tenho confiança na capacidade de pagamento desse mesmo Estado em honrar os seus compromissos - leia-se: pagar (e creio que a Moody's também não tem confiança, pois é isso que um rating de junk significa).
E tu, JB, emprestavas dinheiro ao Estado? Em que condições?
E porque dás a "volta ao texto", Elias? A questão não está em saber se emprestava dinheiro ao Estado ou não (toda a gente sabe que as agências de rating - e não só - não confiam no Estado Português). Está, isso sim, em saber se os motivos apontados para confiar ainda menos do que antes são ou não válidos? Uma hipotética maior dificuldade de financiamento daqui a dois anos é motivo válido? A ajuda à Grécia é motivo válido?
Na minha opinião, quem não me merece crédito é quem falhou rotundamente na sua análise há três anos atrás e nunca foi capaz de reconhecer a dimensão do erro ( embora seja de "respeitar" que tenham conseguido evoluir tão rapidamente de uma previsão rotundamente falhada no espaço temporal de uma semana - Lehman Brothers - para previsões tão exactas a longo prazo).
Reformulo a minha pergunta: perante os argumentos apresentados pela Moody's, concordas com o downgrade de 4 níveis?
Cumprimentos,
JB
- Registado: 10/2/2009 20:03
Ulisses Pereira Escreveu:Riscas, os causadores da situação fomos nós que deixámos as nossas contas públicas ficarem num estado miserável.
Vê lá se alguém baixa o rating à Alemanha.
Por este andar é uma questão de tempo

<div style="text-align: center;">
<iframe allowfullscreen="" frameborder="0" height="269" src="http://www.youtube.com/embed/zIGThxn_eGk" width="420"></iframe></div>
- Registado: 17/5/2011 18:41
Pelo que está no site da Moody´s, parece ser a reacção normal ao rollover na Grécia.
No tópico da Grécia referi a alta probabilidade de sermos obrigados a um rollover antes do fim deste ano.
Assim sendo, e dada a insistência em envolver os privados na ajuda à Grécia, os riscos de uma reestruturação em Portugal são agora muito elevados: o investimento em obrigações portuguesas é, agora, totalmente especulativo.
Eu interpreto isto como um aviso à UE para não brincarem com o fogo. Reparem que ã primeira condição para subir (!) o rating é que a Europa volte para trás com a participação dos privados na ajuda à Grécia.
Por muito que o governo corte o défice, se deixarem a Grécia afundar, Portugal vai atrás. Os juros este mês consolidaram no início da "zona de reestruturação". Um pouco acima e...no way back!
No tópico da Grécia referi a alta probabilidade de sermos obrigados a um rollover antes do fim deste ano.
Assim sendo, e dada a insistência em envolver os privados na ajuda à Grécia, os riscos de uma reestruturação em Portugal são agora muito elevados: o investimento em obrigações portuguesas é, agora, totalmente especulativo.
Eu interpreto isto como um aviso à UE para não brincarem com o fogo. Reparem que ã primeira condição para subir (!) o rating é que a Europa volte para trás com a participação dos privados na ajuda à Grécia.
Por muito que o governo corte o défice, se deixarem a Grécia afundar, Portugal vai atrás. Os juros este mês consolidaram no início da "zona de reestruturação". Um pouco acima e...no way back!
- Registado: 28/5/2008 1:17
Elias Escreveu:jbraven Escreveu:
Poderá, portanto, deduzir-se que concordas com o rating atribuído pela Moody's. Caso consideres abusivo este pressuposto, deixo a pergunta: "concordas com o rating atribuído hoje pela Moody's a Portugal?"
Cumprimentos,
JB
JB,
Não tenho opinião formada sobre o rating em concreto porque não analisei qualquer documento relacionado com a avaliação da dívida para saber o que justificou este rating.
Numa visão um pouco mais subjectiva: tenho noção que a situação das nossas contas públicas é complicada. Quão complicada não sei. Mas posso dizer-te que eu não emprestava dinheiro ao Estado, pois não tenho confiança na capacidade de pagamento desse mesmo Estado em honrar os seus compromissos - leia-se: pagar (e creio que a Moody's também não tem confiança, pois é isso que um rating de junk significa).

Uma das coisas que me irrita em Portugal é que toda a gente fala nos assuntos sem factos,toda a gente sabe de tudo, toda a gente tem opinião . Não custa nada dizer que não sabem ou que não tem opinião formada , por isso achei esta resposta do Elias muito boa
- Registado: 28/7/2006 15:24
Re: Pois ee !
Elias Escreveu:RISCAS Escreveu:Para acabarmos por hoje , qual é a tua opinião ? Concordas com o corte ?
vê a resposta anterior que dirigi ao JB.
Já reparei, ok é a tua opinião. Com este corte amanhã o nosso PSI20 esta em maus lençois, desde o fecho de hoje até ao momento já baixamos mais de 100, mesmo com a nossa bolsa fechada. Nos E.U.A tambem reagiu muito perante este corte.
https://qc.md.it-finance.com/MDFlash/it ... SiteId=ptm
- Registado: 31/5/2010 14:22
RISCAS Escreveu:Para acabarmos por hoje , qual é a tua opinião ? Concordas com o corte ?
vê a resposta anterior que dirigi ao JB.
- Registado: 5/11/2002 12:21
Elias Escreveu:RISCAS Escreveu:Elias só estamos a dar a nossa opinião, eu não chateio-me e penso que tu tambem não.
Claro que não.
RISCAS Escreveu:Mas há fiscalização sobre essas notas ?
Bom, o Estado português paga a uma agência para lhe avaliar a dívida.
Será que devia negociar previamente que só lhe encomendava a avaliação se o resultado fosse favorável?RISCAS Escreveu:Será que uma etiopia ou outros paises com tantos a morrerem a fome não estão muito piores do que nós ?
A ideia de que na Etiópia morre muita gente de fome é uma ideia muito ventilada (graças à campanha da Unicef feita em 1976 a dizer "ajudem as criancinhas da Etiópia").
Devo contudo referir que há uns anos estive lá e o cenário que encontrei era muito diferente daquela imagem que tinha sido usada na campanha. O país é pobre, sem dúvida, mas não vês montes de criancinhas esqueléticas a torcer-se de fome.
O que retiramos daqui: que devemos procurar conhecer as situações em lugar de emitirmos opiniões com base em ideias feitas.
Com a dívida é exactamente a mesma coisa: analisar para conhecer e depois poder opinar com conhecimento de causa.
A quem critica o rating atribuído eu sugiro: mais do que lançar suspeições sobre as agências, seria interessante procurar perceber as razões de tal classificação, para depois poder dizer se se concorda ou não.
Para acabarmos por hoje , qual é a tua opinião ? Concordas com o corte ?
jbraven Escreveu:
Cumprimentos,
JB
JB,
Pessoal, tenham calma...
Isto das agencias de rating so tem a importancia que lhe dão..
Ora vejam a bolsa dos americas... ja voltou ao verde outra vez.
Infelizmente as nossas contas publicas não estão nada famosas de momento, mas isso toda a gente sabe e ja está mais que descontado..
Até final do ano, quando a execussão orçamental tiver melhorado, graças a este novo governo, o optimismo vai começar a surgir de novo.
Isto das agencias de rating so tem a importancia que lhe dão..
Ora vejam a bolsa dos americas... ja voltou ao verde outra vez.
Infelizmente as nossas contas publicas não estão nada famosas de momento, mas isso toda a gente sabe e ja está mais que descontado..
Até final do ano, quando a execussão orçamental tiver melhorado, graças a este novo governo, o optimismo vai começar a surgir de novo.
- Registado: 7/10/2009 22:37
Elias Escreveu:RISCAS Escreveu:Eu não sou niguem para avaliar um país, mas continuo a referir que temos de ter agencias de rating europeias.
Então se achas que não tens capacidade para avaliar um país, em que te baseias para criticar o rating atribuído a Portugal?
Cumprimentos,
JB
- Registado: 10/2/2009 20:03
RISCAS Escreveu:Elias Escreveu:bboniek00 Escreveu:Fiquei chocado por Portugal ser considerado Lixo.
Estas agencias querem a destruic,ao desta velha Nac,ao. Soo pode ser.
Deixa-me adivinhar: se fosses tu a dar a nota, atribuías um triple-A que isto aqui é tudo boa gente
Elias só estamos a dar a nossa opinião, eu não chateio-me e penso que tu tambem não. Mas há fiscalização sobre essas notas ? Será que uma etiopia ou outros paises com tantos a morrerem a fome não estão muito piores do que nós ?
Eu atee 1. nao acredito nas "teorias da conspiracao"; 2. acho que a economia de Portugal estaa de rastos; 3. a Banca portuguesa estaa prooximo da asfixia totaol.
Contudo, a Moodys segue um criteerio altamente discutiivel pois as condic,oes teem melhorado, potencialmente, e esta classificac,ao ee bem o reflexo da estrateegia de destruic,ap que anima essas agencias de vampiros financeiros.

- Registado: 22/4/2003 23:12
RISCAS Escreveu:Elias só estamos a dar a nossa opinião, eu não chateio-me e penso que tu tambem não.
Claro que não.

RISCAS Escreveu:Mas há fiscalização sobre essas notas ?
Bom, o Estado português paga a uma agência para lhe avaliar a dívida.
Será que devia negociar previamente que só lhe encomendava a avaliação se o resultado fosse favorável?

RISCAS Escreveu:Será que uma etiopia ou outros paises com tantos a morrerem a fome não estão muito piores do que nós ?
A ideia de que na Etiópia morre muita gente de fome é uma ideia muito ventilada (graças à campanha da Unicef feita em 1976 a dizer "ajudem as criancinhas da Etiópia").
Devo contudo referir que há uns anos estive lá e o cenário que encontrei era muito diferente daquela imagem que tinha sido usada na campanha. O país é pobre, sem dúvida, mas não vês montes de criancinhas esqueléticas a torcer-se de fome.
O que retiramos daqui: que devemos procurar conhecer as situações em lugar de emitirmos opiniões com base em ideias feitas.
Com a dívida é exactamente a mesma coisa: analisar para conhecer e depois poder opinar com conhecimento de causa.
A quem critica o rating atribuído eu sugiro: mais do que lançar suspeições sobre as agências, seria interessante procurar perceber as razões de tal classificação, para depois poder dizer se se concorda ou não.
Elias Escreveu:bboniek00 Escreveu:Fiquei chocado por Portugal ser considerado Lixo.
Estas agencias querem a destruic,ao desta velha Nac,ao. Soo pode ser.
Deixa-me adivinhar: se fosses tu a dar a nota, atribuías um triple-A que isto aqui é tudo boa gente
Elias só estamos a dar a nossa opinião, eu não chateio-me e penso que tu tambem não. Mas há fiscalização sobre essas notas ? Será que uma etiopia ou outros paises com tantos a morrerem a fome não estão muito piores do que nós ?
Moody's não leva em conta cortes no subsídio de Natal
O ministério das Finanças considerou esta terça-feira que a agência Moody´s "ignorou" o anunciado corte do subsídio de Natal e "não terá tido em devida conta" o "amplo consenso político que suporta a execução das medidas acordadas com a troika".
A agência de notação Moody's anunciou que cortou em quatro níveis o 'rating' de Portugal de Baa1 para Ba2, colocando a dívida do país na categoria de 'lixo' (junk).
"O downgrade ora anunciado revela o ambiente adverso da crise da dívida soberana e as vulnerabilidades da economia portuguesa neste contexto", indicou em comunicado o ministério das Finanças, acrescentando que também "confirma que a apresentação de um programa robusto e sistémico de ajustamento macroeconómico constitui a única abordagem possível para inverter o rumo e recuperar credibilidade".
Por outro lado, considerou o ministério das Finanças, "o 'downgrade' não terá tido em devida conta o amplo consenso político que suporta a execução das medidas acordadas com a troika" e "ignora os efeitos da sobretaxa extraordinária em sede de IRS anunciada pelo Governo durante o debate do programa de Governo no final da passada semana".
http://www.cmjornal.xl.pt/noticia.aspx? ... 0000000011
O ministério das Finanças considerou esta terça-feira que a agência Moody´s "ignorou" o anunciado corte do subsídio de Natal e "não terá tido em devida conta" o "amplo consenso político que suporta a execução das medidas acordadas com a troika".
A agência de notação Moody's anunciou que cortou em quatro níveis o 'rating' de Portugal de Baa1 para Ba2, colocando a dívida do país na categoria de 'lixo' (junk).
"O downgrade ora anunciado revela o ambiente adverso da crise da dívida soberana e as vulnerabilidades da economia portuguesa neste contexto", indicou em comunicado o ministério das Finanças, acrescentando que também "confirma que a apresentação de um programa robusto e sistémico de ajustamento macroeconómico constitui a única abordagem possível para inverter o rumo e recuperar credibilidade".
Por outro lado, considerou o ministério das Finanças, "o 'downgrade' não terá tido em devida conta o amplo consenso político que suporta a execução das medidas acordadas com a troika" e "ignora os efeitos da sobretaxa extraordinária em sede de IRS anunciada pelo Governo durante o debate do programa de Governo no final da passada semana".
http://www.cmjornal.xl.pt/noticia.aspx? ... 0000000011

"..Ter dinheiro parado é como deixar o sexo para a velhice.." - Warren Buffett
RISCAS Escreveu:Eu não sou niguem para avaliar um país, mas continuo a referir que temos de ter agencias de rating europeias.
Então se achas que não tens capacidade para avaliar um país, em que te baseias para criticar o rating atribuído a Portugal?
Lion_Heart Escreveu:KoLmi Escreveu:agora vão os bancos a seguir?
A seguir deve ir tudo atras.
E penso que vai TUDO PARA BAIXO...nos proximos dias ...

- Anexos
-
- crise.jpg (29.57 KiB) Visualizado 2090 vezes
... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !
Exacto, quem tem poder economico e militar nao tem qualquer medo , alias foi o que pensi que seria a Europa , quando se tornou UE . Uma potencial economica e militar a nivel global. Isso nao aconteceu e agora começou o ataque.[/quote]
Será pelo poderio militar que os EUA são intocáveis por parte das agências?Cumpts
Será pelo poderio militar que os EUA são intocáveis por parte das agências?Cumpts
Elias Escreveu:RISCAS Escreveu:Lion_Heart Escreveu:marcoj Escreveu:Elias Escreveu:RISCAS Escreveu:Estes lindinhos, ainda lhes pagam para darem notas negativas aos paises europeus e nós, europa parados. É criar uma ou duas ou três agencias de rating europeias para colocar o país destes senhores com nota muito mais negativa porque a crise financeira começou lá e não na Europa, eles sim foram os causadores da situação actual. Mais, são pagos para dar nota negativa para que os nossos mercados andem depois em minimos para depois eles comprarem. Vão abrindo os olhos.................
Riscas, não sei se tens noção que quem paga às agências para avaliar Portugal é... o Estado Português.
E tem alternativa?
Nao , pois sem isso ninguém lhes empresta €€€€€.
As pessoas também tem um rating junto da banca caso queiram pedir emprestimos (muitas é que não sabem) e se o rating for mau também não lhe emprestam ou então emprestam muito caro.
Na espiral incontrolavel em que Portugal entrou depois de 2008 , as consequencias vao aparecendo...
Pois, mas há compadrio com rating muito baixo e emprestem sempre.......
Riscas, diz-me lá uma coisa: se fosses tu a atribuir os ratings, que classificação davas ao nosso país?
Eu não sou niguem para avaliar um país, mas continuo a referir que temos de ter agencias de rating europeias.
Quem está ligado: