Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Impacto do fim do quantitative easing nos mercados mundiais

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por rubini » 4/7/2011 20:25

psylva, são opiniões baseadas em ideologias e eu não discordo de ti no que diz respeito à artificialidade do QE nos mercados financeiros. E sim, tens razão, não há paralelismo entre a economia real e a economia financeira, neste preciso momento.

O problema é que na Casa Branca, no Congresso e na Fed não se discute [só] Economia, mas [também e especialmente] Política.

Registado: 8/6/2011 20:44

por psylva79 » 4/7/2011 20:21

Concordo. Mas não sei em que medida é que o QE é sustentável durante mais tempo. Pode discutir-se que é um suicídio acabar com esse programa agora, mas o seu impacto na economia americana só serviu para os grandes bancos regressarem aos lucros, porque a economia real está longe de reanimar.

Registado: 7/6/2011 10:02

por rubini » 4/7/2011 20:01

Andam a dizer isso há uns tempos, mas a minha opinião é a de que é apenas rumor. Concorde-se ou não com o QE, retirá-lo neste momento equivaleria a desligar a máquina a um paciente em convalescença, e portanto sob risco de recaída forte.

O programa de emissão monetária tal qual temos visto até agora (QE1 e QE2) até pode terminar, mas o Ben Bernanke vai certamente arranjar outra forma de monetizar a dívida astronómica dos EUA, contribuindo para a contínua desvalorização do dólar num cenário de médio prazo. Goste-se ou não, aprove-se ou não, não há outra forma de actuar politicamente e é bem visível essa intenção nas declarações dele e do Obama. É que não os estou a ver a parar com o programa de QE neste momento, é demasiado arriscado e um suicídio político (pese embora os efeitos negativos que estas emissões têm na moeda americana, como já referi).

Registado: 8/6/2011 20:44

Impacto do fim do quantitative easing nos mercados mundiais

por psylva79 » 4/7/2011 19:53

Li alguns rumores\ notícias de que os EUA iam terminar o programa de quantitative easing.

Confirma-se?

Se isso acontecer podemos esperar desvalorizações nos próximos tempos, em particular nas commodities.

Registado: 7/6/2011 10:02

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google Adsense [Bot], Kury Yozo, PAULOJOAO e 87 visitantes