Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Programa de Governo

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Automech » 28/6/2011 17:55

aaugustobb Escreveu:Conheço um dono de restaurante de gama média alta aqui da zona, que hà duas semanas atrás recebeu uma carta das finanças, a dizer que se deslocasse à repartição local, e comprovasse os rendimentos que declarava, ficava isento do pagamento do IMI... :shock: eu admirado de tais rendimentos, perguntei-lhe "então e os rendimentos da empresa??...não os declara??" ele respondeu-me com ar irónico "eu tenho o restaurante à cerca de 15 anos, e até agora deu-me sempre prejuizo..."...e eu sei que ele possui muitas propriedades fora do paìs...eu pensava que uma empresa não poderia apresentar assim anos atrás de anos,sempre prejuizo... :?

Entre outras coisas é a eterna falta de cruzamento de dados entre as finanças e os vários organismos do estado (seg social, conservatórias, etc) e bancos. Mas quando se fala em cruzar dados lá vem o medo da PIDE.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por pocoyo » 28/6/2011 17:49

pepi Escreveu:
pocoyo Escreveu:
AutoMech Escreveu:
pocoyo Escreveu:Acho que seria mais benefico permitir deduzir o iva das facturas legalmente provisionadas. Claro que se viesse a receber voltariam a entregar o imposto ao estado.

Isso hoje não é possível ?

É possivel se declarada a falencia.
AutoMech Escreveu:
Ao fim de quanto tempo é que se pode hoje provisionar legalmente uma factura ?

6 meses apos a data de vencimento.

A totalidade so ao fim de 2 anos...
6 meses podes deduzir 25%!

Sim, mas acho que apartir desses 6 meses deveriam permitir a dedução de todo o iva. Claro que se recebesse o valor voltaria a liquidar.

Registado: 15/1/2010 15:30

por aaugustobb_69 » 28/6/2011 17:48

Sinner Escreveu:
andre_ferreira Escreveu:Entao, o Estado só é bom para receber?

Achas que não se deve fazer nada e deixar a taxa de desemprego em valores insustentaveis? e depois como é que se pagam as reformas?

O Estado reduz uma parte da despesa que estava a ter com o desemprego se este estivesse no desemprego até ao fim do tempo a que tem direito a receber o subsidio.

Repito, esta medida só faz sentido se hover um prolongamento do contrato do trabalhor

Quantas empresas declaram lucros em Portugal? Qual a percentagem global?
Isto é tirar mais do mesmo, depois aparecem os buracos e lá vem mais austeridade, para quem?

Conheço um dono de restaurante de gama média alta aqui da zona, que hà duas semanas atrás recebeu uma carta das finanças, a dizer que se deslocasse à repartição local, e comprovasse os rendimentos que declarava, ficava isento do pagamento do IMI... :shock: eu admirado de tais rendimentos, perguntei-lhe "então e os rendimentos da empresa??...não os declara??" ele respondeu-me com ar irónico "eu tenho o restaurante à cerca de 15 anos, e até agora deu-me sempre prejuizo..."...e eu sei que ele possui muitas propriedades fora do paìs...eu pensava que uma empresa não poderia apresentar assim anos atrás de anos,sempre prejuizo... :?

Registado: 29/11/2007 1:39

por pepi » 28/6/2011 17:47

pocoyo Escreveu:
AutoMech Escreveu:
pocoyo Escreveu:Acho que seria mais benefico permitir deduzir o iva das facturas legalmente provisionadas. Claro que se viesse a receber voltariam a entregar o imposto ao estado.

AutoMech Escreveu:

A totalidade so ao fim de 2 anos...
6 meses podes deduzir 25%!

Registado: 17/3/2009 14:43

por pocoyo » 28/6/2011 17:46

AutoMech Escreveu:

AutoMech Escreveu:

por Automech » 28/6/2011 17:42

por Automech » 28/6/2011 17:39

pocoyo Escreveu:E o recibo é tirado com que data?
Pode dar jeito tirar no mês seguinte.

Nesse caso o que passou o cheque deduzui no mês anterior e o que recebeu tirou o recibo no mês seguinte.

Era lindo, uma brincadeira destas.

Ah, já percebi o que querias dizer. É por isso que eu fiquei com muitas dúvidas sobre o controle. O correcto seria com base na data em que a empresa tomou posse, na prática, do dinheiro (e não da emissão do recibo), seja com uma transferência, cheque depositado na conta, dinheiro vivo, etc. Parece-me um puzzle complicado. Vamos ver.

por pocoyo » 28/6/2011 17:37

AutoMech Escreveu:
pocoyo Escreveu:E recebem quando? Quando pagarem?
Estes moços são mesmo burros!!!

Não percebi esta parte do comentário Pocoyo. A ideia pareceu-me clara (e correcta), ou seja, a empresa liquidar o IVA apenas quando receber do cliente e não quando factura, sem ter recebido. Não achas boa ideia ?

Quanto ao controle é que pareceu-me um quebra cabeças para controlar, mas como não conheço os meandros da contabilidade e do IVA...

Mech, o IVA paga-se mas tambem se recebe nas facturas de compra. Acho muito dificil de se aplicar esta medida.

Acho que seria mais benefico permitir deduzir o iva das facturas legalmente provisionadas. Claro que se viesse a receber voltariam a entregar o imposto ao estado.

por pocoyo » 28/6/2011 17:33

zuza Escreveu:Não é impossivel. Assim como é obrigatorio a emissão da factura do bem ou serviços, a emissão do recibo passa a ser obrigatorio para controle de recebimentos/pagamentos. Os programas de facturação ou livros de registos já fazem isso. O que convem não esquecer é que assim como só se liquidará o iva no recebimento tambem só se deverá deduzir no pagamento.
Para alem de que esta medida não será para todas as empresas.
Abraço e BN.

E o recibo é tirado com que data?
Pode dar jeito tirar no mês seguinte.

Nesse caso o que passou o cheque deduzui no mês anterior e o que recebeu tirou o recibo no mês seguinte.

Era lindo, uma brincadeira destas.

por Automech » 28/6/2011 17:32

pocoyo Escreveu:E recebem quando? Quando pagarem?

Não percebi esta parte do comentário Pocoyo. A ideia pareceu-me clara (e correcta), ou seja, a empresa liquidar o IVA apenas quando receber do cliente e não quando factura, sem ter recebido. Não achas boa ideia ?

Quanto ao controle é que pareceu-me um quebra cabeças para controlar, mas como não conheço os meandros da contabilidade e do IVA...

por zuza » 28/6/2011 17:30

Não é impossivel. Assim como é obrigatorio a emissão da factura do bem ou serviços, a emissão do recibo passa a ser obrigatorio para controle de recebimentos/pagamentos. Os programas de facturação ou livros de registos já fazem isso. O que convem não esquecer é que assim como só se liquidará o iva no recebimento tambem só se deverá deduzir no pagamento.
Para alem de que esta medida não será para todas as empresas.
Abraço e BN.

Registado: 21/12/2007 2:07

por pocoyo » 28/6/2011 17:23

AutoMech Escreveu:
Pequenas empresas só entregam IVA quando receberem dos clientes
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=493081

Faz sentido porque é uma causa de asfixia de tesouraria nas empresas, mas deve ser uma medida lixada para controlar. Alguém ligado à contabilidade quer comentar ?

E recebem quando? Quando pagarem?

Técnicamente é quase impossivel de se controlar uma situação destas. Mesmo de boa fé.

por Sinner » 28/6/2011 17:22

andre_ferreira Escreveu:Entao, o Estado só é bom para receber?

Achas que não se deve fazer nada e deixar a taxa de desemprego em valores insustentaveis? e depois como é que se pagam as reformas?

O Estado reduz uma parte da despesa que estava a ter com o desemprego se este estivesse no desemprego até ao fim do tempo a que tem direito a receber o subsidio.

Repito, esta medida só faz sentido se hover um prolongamento do contrato do trabalhor

Quantas empresas declaram lucros em Portugal? Qual a percentagem global?
Isto é tirar mais do mesmo, depois aparecem os buracos e lá vem mais austeridade, para quem?
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”.
Warren Buffett

Registado: 18/8/2009 22:17

por Lion_Heart » 28/6/2011 17:21

Hoje em dia numa sociedade informatizada, tudo é facil de controlar. So não controla quem nao quer.

Ps. que tal por um chip nos carros do estado para saber o que eles andam a fazer e por onde andam? :mrgreen:
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por Automech » 28/6/2011 17:19

Pequenas empresas só entregam IVA quando receberem dos clientes
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=493081

Faz sentido porque é uma causa de asfixia de tesouraria nas empresas, mas deve ser uma medida lixada para controlar. Alguém ligado à contabilidade quer comentar ?

por pocoyo » 28/6/2011 17:19

Mas eu sou da opinião de que não deviam dar incentivo nenhum, nem a empresas nem a desempregados.

por andre_ferreira » 28/6/2011 17:17

Sinner Escreveu:
andre_ferreira Escreveu:
Segurança Social paga parte do salário a antigos desempregados
A Segurança Social vai passar a pagar parte do salário a um desempregado que arranje uma nova colocação antes de esgotar o subsídio de desemprego.

O programa do Governo PSD/CDS compromete-se, assim, a executar uma medida que os dois partidos já vieram defendendo na anterior legislatura: que as empresas que empreguem desempregados possam ficar com o subsidio de desemprego (ou parte dele) que não chegou a ser totalmente consumido pelo facto de o desempregado ter arranjado trabalho antes de esgotar o seu período de atribuição.

Os prazos para a entrada em vigor da medida e os termos em que ela será implementada não são especificados, mas o compromisso é claro. No programa de Governo, a coligação fala na "criação de programas de apoio à manutenção do emprego, através dos quais uma parte do salário do trabalhador poderia ser coberta pela despesa de subsídio de desemprego não consumido".

O novo governo admite ainda a hipótese de pôr o Fundo de Estabilização Financeira a financiar as políticas de estímulo ao desemprego.

parece me uma boa medida para incentivar o emprego embora seja um incentivo artificial e nao é por ai que se deve ir mas ja é alguma coisa.

é uma boa medida se houver garantias da entidade patronal que mantem o trabalhador durante um longo periodo de tempo

O estado já e bom quando serve para pagar.
Haja paciência.

Entao, o Estado só é bom para receber?

Registado: 1/4/2010 19:47

por pocoyo » 28/6/2011 17:14

Elias Escreveu:
pocoyo Escreveu:Só pode ser para rir!!!
Então o incentivo é para a empresa?
Não deveria ser para o desempregado?

O desempregado já recebe o subsídio. Querias mais? 8-)

Não é o querer mais, é o achar que se não houver um incentivo o trabalhador (desempregado) não procura o emprego de forma mais rápida.

Podiam dizer uma coisa do genero "recebe X% do valor em falta para o desempregado".

por Camisa Roxa » 28/6/2011 17:11

estás sempre a tempo de ir a correr criar uma empresa para enriqueceres com esta medida!
Imagem
Free Minds and Free Markets
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)

Registado: 5/11/2002 11:27

por Elias » 28/6/2011 17:09

O desempregado já recebe o subsídio. Querias mais? 8-)

Registado: 5/11/2002 12:21

por pocoyo » 28/6/2011 16:59

Quer isto dizer que as empresas vão pagar abaixo do salário minimo?
E quando acabar o subsidio podem despedir para contratar outro desempregado?

por pocoyo » 28/6/2011 16:56

Só pode ser para rir!!!

por Sinner » 28/6/2011 16:54

andre_ferreira Escreveu:
A Segurança Social vai passar a pagar parte do salário a um desempregado que arranje uma nova colocação antes de esgotar o subsídio de desemprego.

O programa do Governo PSD/CDS compromete-se, assim, a executar uma medida que os dois partidos já vieram defendendo na anterior legislatura: que as empresas que empreguem desempregados possam ficar com o subsidio de desemprego (ou parte dele) que não chegou a ser totalmente consumido pelo facto de o desempregado ter arranjado trabalho antes de esgotar o seu período de atribuição.

Os prazos para a entrada em vigor da medida e os termos em que ela será implementada não são especificados, mas o compromisso é claro. No programa de Governo, a coligação fala na "criação de programas de apoio à manutenção do emprego, através dos quais uma parte do salário do trabalhador poderia ser coberta pela despesa de subsídio de desemprego não consumido".

O novo governo admite ainda a hipótese de pôr o Fundo de Estabilização Financeira a financiar as políticas de estímulo ao desemprego.

parece me uma boa medida para incentivar o emprego embora seja um incentivo artificial e nao é por ai que se deve ir mas ja é alguma coisa.

é uma boa medida se houver garantias da entidade patronal que mantem o trabalhador durante um longo periodo de tempo

O estado já e bom quando serve para pagar.
Haja paciência.
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”.
Warren Buffett

Registado: 18/8/2009 22:17

por Automech » 28/6/2011 16:51

A Suécia tem algo semelhante

por andre_ferreira » 28/6/2011 16:40

Registado: 1/4/2010 19:47

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: acintra, Ferreiratrade, Google [Bot], lito, m-m, malakas, MR32, nunorpsilva, PAULOJOAO, PiFer, sempreamesma, Shimazaki_2, yggy e 278 visitantes