Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Momentos negros

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por mquinaz » 28/6/2011 1:08

Pickbull Escreveu:
JCS Escreveu:Ó Pickbull muda lá o Avatar que já é a segunda vez que passo o dedo no monitor para tirar a formiga...

:lol:

JCS

Qual avatar? :P

Olha este que bónito... :mrgreen:
Anexos
formiga.jpg
formiga.jpg (6.17 KiB) Visualizado 2546 vezes
Carteira mquinaz

Se me interesso rápidamente sei... Prof. Salete

Bons Negócios e melhor Saúde
mquinaz

Registado: 11/2/2008 18:54

por Pickbull » 28/6/2011 0:47

JCS Escreveu:Ó Pickbull muda lá o Avatar que já é a segunda vez que passo o dedo no monitor para tirar a formiga...

JCS

Qual avatar? :P
Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.

É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.

Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.

Registado: 23/1/2008 19:18

por artista_ » 28/6/2011 0:12

Excelente artigo, como sempre... :wink:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por tonirai » 28/6/2011 0:06

AutoMech Escreveu:
tonirai Escreveu:A minha estratégia inclui também uma redução gradual de risco, isto é, a cada x% de crescimento do valor da carteira, reduzo em y% o risco a tomar...

Por exemplo, a cada 25% de incremento na carteira, baixar 10% ao capital arriscado por trade.

Tonirai, podes explicar um pouco mais em detalhe ? Não apanhei a ideia.

O Fingerspitzengefuhl já explicou, mas como eu até escrevi isto offline (sem ter visto que estava respondido), cá vai na mesma :lol: :

A ideia é ir reduzindo a percentagem de capital que se arrisca por trade, à medida que cresce o valor na conta de trading (numa perspectiva de compounding dos lucros), e desta forma ir reduzindo cada vez mais a alavancagem aplicada;

Sendo feito de forma suave, permite-me ir reduzindo o risco, sem cortar bruscamente as perspectivas de lucro.

Por exemplo, para as percentagens que indiquei, com uma conta inicial de 10.000€ e risco por trade de 2%, as alterações darão qualquer coisa como:
- Com 10000€, aplicar risco de 2%;
- A partir de 12500€, aplicar risco de 1,8%;
- A partir de 15625€, aplicar risco de 1,62%;
- A partir de 19531€, aplicar risco de 1,458%;
- etc...

Claro que isto foram valores assim atirados para o ar, que dependerão de cada um, bem como do tipo de activos e timings negociados - mas creio que dá para perceber o conceito, bem como o objectivo de redução de capital e percentagens arriscadas.

Registado: 19/4/2007 18:26

por Fingerspitzengefuhl » 27/6/2011 23:58

Se estiver a negociar pares diferentes ou mais do que um trade no mesmo par, o que não acontece frequentemente, limito sempre o risco total aos tais 2%.

Os trades abertos já com um lucro razoável (2% ou 3%) e há algumas horas ficam com o stop loss no break even e cada vez me importo menos quando sou stopado nesses casos, pelo menos fico com o dinheiro para negociar outra oportunidade que me pareça boa.

Se perder 2 trades seguidos no mesmo dia paro para não ter a tentação de querer recuperar o que perdi a todo o custo, preciso de umas horas para encaixar a derrota e pensar naquilo em que errei.

Eu faço poucos trades por semana logo serem apenas duas perdas no mesmo dia é relativo.
Editado pela última vez por Fingerspitzengefuhl em 28/6/2011 0:13, num total de 2 vezes.

Registado: 9/2/2010 6:36

por EuroVerde » 27/6/2011 23:57

Pickbull Escreveu:Na edição de papel do JdN além dos "Momentos Negros" ainda vem um artigo chamado "As lições do BCP", que é mais um momento negro (para o banco, alguns investidores e quiçá, espero que não, para todos os contribuintes).

Espero que a formiga tenha histórias para partilhar.

Registado: 29/11/2007 11:19

por Automech » 27/6/2011 23:40

Fingerspitzengefuhl Escreveu:As minhas regras base de "money management" são simples: 2% de perda máxima por trade e 4% por dia, mas sinto-me muito mais confortável com posições mais pequenas.

De qualquer modo é apenas o método que sigo e respeito quem arrisca mais e sei que alguns deles acabam por se dar muito bem no longo prazo, no documentário "trader" há uma cena engraçada em que o Paul Tudor Jones perde 5% num só dia...

Finger, só uma pergunta. Estas % são para Day Trading ? Pergunto isto porque se são, os 2% parecem-me extremamente agressivos, sabendo que em day trading não será fácil estares em vários instrumentos ao mesmo tempo.

Se não é para day trading, como é que consegues limitar as perdas a 4% por dia, se isso são apenas 2 perdas (acima do número de ganhos) e os negócios já vêm de trás, podendo acontecer mais do que 4% de perda, sem tu conseguires controlar ? E fará sentido hoje não abrires uma posição porque um negócio que vem de trás resultou mal ?

A mim faz-me sentido uma % por negócio, mas uma % por dia não consigo de todo controlar.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por JCS » 27/6/2011 23:32

Ó Pickbull muda lá o Avatar que já é a segunda vez que passo o dedo no monitor para tirar a formiga...

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

por Fingerspitzengefuhl » 27/6/2011 23:31

AutoMech Escreveu:
tonirai Escreveu:A minha estratégia inclui também uma redução gradual de risco, isto é, a cada x% de crescimento do valor da carteira, reduzo em y% o risco a tomar...

Por exemplo, a cada 25% de incremento na carteira, baixar 10% ao capital arriscado por trade.

Pelo que percebi de cada vez que aumenta o valor da carteira em 25% diminui o risco por trade em 10%

Se a carteira hoje vale 100 e ele arrisca 2 por trade, quando valer 125 ele vai arriscar 2.25 por trade.

Se arriscava 2% dos 100 mais tarde irá apenas arriscar 1.8% ( 2% * 0.9 ) dos 125.

por Automech » 27/6/2011 23:19

por Automech » 27/6/2011 23:18

Tridion Escreveu:Obrigado, AutoMech tens algum livro de money management preferido ou que aconselhes?

Tridion, o básico do MM, para um pequeno investidor, é bastante simples. Há um tópico onde o LTCM sugeriu o Special report on money Management do Van Tharp. Tem o básico.

O Van Tharp tem um livro (Trade you way to financial freedom) que tem um capitulo bom sobre alocação básica de capital (Position Sizing strategies - páginas 280-300), com quatro modelos (unit per fixed amount, equal value unit, % risk model e % volatility model). Esse capitulo (e apenas esse, porque o resto do livro na minha opinião não vale a pena) é bom para ter uma ideia do resultado de cada uma das estratégias.

E finalmente, eu acho que quem se interessa realmente sobre o tema de MM deve conhecer o princípio da formula de Kelly, que não dá para aplicar aos mercados pelo risco de ruína que comporta, mas que abre os horizontes para o compounding e para o efeito negativo da excessiva alavancagem, quando se ultrapassa o óptimo.

Partindo daí, também não é mau ler as 20 ou 30 páginas do Ralph Vince sobre o Optimal f no The Mathematics of Money Management, que procura manter uma postura agressiva de crescimento do capital, tentando resolver o problema da fórmula de Kelly.

Para coisas mais sofisticadas fala com o Supermann mas prepara-te porque ele está muito à frente. Eu não tenho bagagem para muitos dos seus escritos. :wink:

por Automech » 27/6/2011 23:12

Supermann Escreveu:Para além dos 1% por trade convém o portfolio heat.

De pouco me serve arriscar 1% por trade e depois ter 15 trades em heating oil, petroleo, gasolina, galp, JMT, Sonae, natural gas, etc etc...

Os trades em vigor se possivel devem ser o mais descorrelacionados possivel de forma a que o portfolio heat nunca (ou tentando minimzar) nunca seja alcançado o seu valor total

Exacto Supermann. E além disso ver também qual a posição total desse negócio. Ou seja, se o 1% de stop representar um investimento de 30% do capital claro que não invisto tanto, porque não são raras as vezes em que a perda é superior ao 1%, quando o stop não é activado ao preço que queremos (no exemplo do BCP era 700 em 10.000 ou seja 7% o que seria aceitável).

Embora dependa da correlação, é raro meter mais de 10% do capital num negócio, o que significa que uma perda grande de 50% (um gap de abertura ou um flash crash, por exemplo) representará 'apenas' 5% do capital (mas reconheço que sou muito conservador nesse aspecto).

por Pickbull » 27/6/2011 21:26

Na edição de papel do JdN além dos "Momentos Negros" ainda vem um artigo chamado "As lições do BCP", que é mais um momento negro (para o banco, alguns investidores e quiçá, espero que não, para todos os contribuintes).
Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.

É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.

Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.

Registado: 23/1/2008 19:18

por tonirai » 27/6/2011 21:01

Muito bem explicado e exemplificado, AutoMech.
(trata-se de um tema recorrente, esse da percentagem versus tamanho de posição)

Já agora, aos valores de risco por trade aqui enunciados, acrescento a minha achega:

A minha estratégia inclui também uma redução gradual de risco, isto é, a cada x% de crescimento do valor da carteira, reduzo em y% o risco a tomar...

Registado: 19/4/2007 18:26

por Fingerspitzengefuhl » 27/6/2011 20:34

As minhas regras base de "money management" são simples: 2% de perda máxima por trade e 4% por dia, mas sinto-me muito mais confortável com posições mais pequenas.

De qualquer modo é apenas o método que sigo e respeito quem arrisca mais e sei que alguns deles acabam por se dar muito bem no longo prazo, no documentário "trader" há uma cena engraçada em que o Paul Tudor Jones perde 5% num só dia...

por Tridion » 27/6/2011 20:06

Obrigado, AutoMech tens algum livro de money management preferido ou que aconselhes?

Registado: 13/5/2010 17:53

por Supermann » 27/6/2011 19:51

AutoMech Escreveu:
canguru Escreveu:"1%? ríduculo")

Nada ridículo Canguru. Dependendo do tamanho da carteira até pode ser agressivo. :wink:
Eu oscilo entre 0.5% e 1%. Por vezes 2% em determinadas condições, mas é raro. Nunca mais que isso.

Para além dos 1% por trade convém o portfolio heat.

De pouco me serve arriscar 1% por trade e depois ter 15 trades em heating oil, petroleo, gasolina, galp, JMT, Sonae, natural gas, etc etc...

Os trades em vigor se possivel devem ser o mais descorrelacionados possivel de forma a que o portfolio heat nunca (ou tentando minimzar) nunca seja alcançado o seu valor total

Registado: 18/12/2009 18:54

por Automech » 27/6/2011 18:40

Tridion Escreveu:
AutoMech Escreveu:Porque Tridion ? Se tiveres 10.000 euros podes determinar que apenas queres perder 1%, ou seja, 100 euros por negócio. Atenção que falamos da perda e não do valor do negócio.

Mas aí defino o stop loss baseado apenas no dinheiro que estou disposto a perder e não na AT.

Por outro lado posso ser facilmente stopado pela variação diária do preço, no caso de ser superior a 1%.

Mas o teu conselho pode ser uma boa hipótese para quem não tem muito dinheiro para começar.

Mas a AT é o que te dá precisamente o stop Tridion. Imagina que, com base na tua análise, entras no BCP a 0.35 com stop a 0.3. São 0.05 de stop.

Tens 10.000 euros. Estás disposto a perder 100 euros (1%).

100 euros a dividir por 0.05 = 2.000 acções.

Ou seja, compras 2.000 acções a 0.35 por 700 euros (este é o valor do teu negócio por isso tens mais do que dinheiro suficiente).

Se o preço descer de 0.35 para 0.30 perdes 0.05 em cada uma das 2.000 acções ou seja 100 euros no total.

Perdeste assim 1% dos 10.000 e 14.3% no negócio propriamente dito (esquecendo as comissões).

Para valores inferiores é o mesmo. A única coisa que complica um pouco são as comissões que se tornam mais pesadas (em %) mas o principio é sempre o mesmo.

por Tridion » 27/6/2011 18:34

AutoMech Escreveu:Porque Tridion ? Se tiveres 10.000 euros podes determinar que apenas queres perder 1%, ou seja, 100 euros por negócio. Atenção que falamos da perda e não do valor do negócio.

Mas aí defino o stop loss baseado apenas no dinheiro que estou disposto a perder e não na AT.

Por outro lado posso ser facilmente stopado pela variação diária do preço, no caso de ser superior a 1%.

Mas o teu conselho pode ser uma boa hipótese para quem não tem muito dinheiro para começar.

por Automech » 27/6/2011 18:25

Porque Tridion ? Se tiveres 10.000 euros podes determinar que apenas queres perder 1%, ou seja, 100 euros por negócio. Atenção que falamos da perda e não do valor do negócio.

por Tridion » 27/6/2011 18:22

AutoMech Escreveu:
canguru Escreveu: 1%? ríduculo")

Nada ridículo Canguru. Dependendo do tamanho da carteira até pode ser agressivo. :wink:
Eu oscilo entre 0.5% e 1%. Por vezes 2% em determinadas condições, mas é raro. Nunca mais que isso.

Então fazendo umas contas por alto, se eu quissesse iniciar uma carteira com base nestes pressupostos, teria que ter uma carteira inicial no valor de 50 mil euros...ou então ter stop losses muito apertados!? :-k

Por este andar nunca vou conseguir dinheiro para investir na bolsa, o melhor é ter sempre trades ganhadores :mrgreen:

por Conquistador » 27/6/2011 18:10

AurioI Escreveu:Ulisses,muito bom artigo,mas acima de tudo uma verdade pura e dura.

Faço aqui uma sugestão aos mais experientes,para que
expliquem ou talvez criarem um novo tópico sobre
money management,pois acho que iria ajudar os menos
experientes e quem sabe também os que pensam que já sabem,pois iria fazer-nos pensar e quem sabe mudar
a estratégia,para melhor.

Por exemplo,quem tem 100.000€ para investir,é muito
diferente de quem tem 10.000€,...Quem tem pouco o que
fazer?....tenta 2,3,4 ou 5 acções??? e as comissões,
qual a percentagem que nos levam???,acho que há aqui "pano para mangas",

obrigado desde já.

Boas;

Podes ir lendo e relendo aqui http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=76243, onde um dos mais experientes tem dado bons conselhos.

Cumprimentos,

Registado: 3/7/2008 11:58

por AurioI » 27/6/2011 18:02

Ulisses,muito bom artigo,mas acima de tudo uma verdade pura e dura.

Faço aqui uma sugestão aos mais experientes,para que
expliquem ou talvez criarem um novo tópico sobre
money management,pois acho que iria ajudar os menos
experientes e quem sabe também os que pensam que já sabem,pois iria fazer-nos pensar e quem sabe mudar
a estratégia,para melhor.

Por exemplo,quem tem 100.000€ para investir,é muito
diferente de quem tem 10.000€,...Quem tem pouco o que
fazer?....tenta 2,3,4 ou 5 acções??? e as comissões,
qual a percentagem que nos levam???,acho que há aqui "pano para mangas",

obrigado desde já.

Registado: 17/3/2009 20:38

por Bull Bull » 27/6/2011 17:30

Pela qualidade constantemente do artigos por ti publicados e juntando os vários. Seria um bom livro .

Gostei do artigo tal como todos os outros

Registado: 21/12/2009 18:46

por JCS » 27/6/2011 17:26

Ulisses, foi um melhores artigos que escreveste. Grande chamada de atenção até porque nos mercados por vezes só parecem haver ganhadores. Afinal não estou sozinho nas minhas inúmeras perdas 8-)

Abraço

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Andre.pt, niceboy, peterteam2 e 153 visitantes