Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Abertura de supermercados ao domingo

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por rmachado » 27/6/2011 19:08

AutoMech Escreveu:
rmachado Escreveu:Tás a ver como já estás a criar "diferenças"...

Então uma farmácia tb não é um espaço comercial? Terá de ser assim tão diferente do SONAE e/ou Jeromino?

Machado, não vamos pegar nas excepções (que é o que o estado tem de regular) para defender um ponto. Ou eu estou muito enganado ou neste tópico tem-se andado maioritariamente a falar de superfícies comerciais.

Não vamos meter no mesmo saco o AKI ou o Jumbo e o horário duma farmácia de serviço :wink:

:)

Olha que algumas bem preferiam ser como o Jumbo, Aki ou Continente... mas para não abrirem...

Registado: 24/8/2004 10:42

por Automech » 27/6/2011 19:01

rmachado Escreveu:Tás a ver como já estás a criar "diferenças"...

Então uma farmácia tb não é um espaço comercial? Terá de ser assim tão diferente do SONAE e/ou Jeromino?

Machado, não vamos pegar nas excepções (que é o que o estado tem de regular) para defender um ponto. Ou eu estou muito enganado ou neste tópico tem-se andado maioritariamente a falar de superfícies comerciais.

Não vamos meter no mesmo saco o AKI ou o Jumbo e o horário duma farmácia de serviço :wink:
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por rmachado » 27/6/2011 18:56

AutoMech Escreveu:
rmachado Escreveu:O pá...

O Estado esse diabólico ser...

Nem nos USA é assim...

Como sabem se deixam "a iniciativa privada" decidir... (tudo) rapidamente ela se torna numa coisa monstruosa ainda pior que o Estado...

Mais uma vez algures no meio estará a virtude...

Não é deixar a iniciativa privada decidir tudo RMachado, porque senão muito provavelmente em Celorico de Bastos a farmácia lá do sitio não iria abrir a meio da noite por falta de rentabilidade. Mas a intervenção do estado deve cingir-se ao básico.

Se estamos a falar de espaços comerciais, que raio tem o estado de se meter se o Belmiro quiser abrir ás 4 da manhã ?! :wink:

Tás a ver como já estás a criar "diferenças"...

Nós vamos sempre encontrar uma situação onde será necessaria alguma intervenção.. mas como tu dizes deve ser básica...

O fato de termos quase que "obrigatoriamente" ter espaços comerciais abertos ao Domingo (e durante a semana muitas horas leva por exemplo a que se paguem salários muito baixos para se conseguir ter 3 ou 4 funcionários para o horário todo.
Como sabemos o salário baixo não favorece a economia.. (pelo menos não ajuda por causa do consumo interno).

É claro que terás sempre alguém disposto a trabalhar em condições muito complicadas e sem fiscalização eficaz ainda pior, e isto é que está mal...

por Automech » 27/6/2011 18:30

rmachado Escreveu:O pá...

Nem nos USA é assim...

Como sabem se deixam "a iniciativa privada" decidir... (tudo) rapidamente ela se torna numa coisa monstruosa ainda pior que o Estado...

Não é deixar a iniciativa privada decidir tudo RMachado, porque senão muito provavelmente em Celorico de Bastos a farmácia lá do sitio não iria abrir a meio da noite por falta de rentabilidade. Mas a intervenção do estado deve cingir-se ao básico.

Se estamos a falar de espaços comerciais, que raio tem o estado de se meter se o Belmiro quiser abrir ás 4 da manhã ?! :wink:

por Elias » 27/6/2011 18:25

AutoMech Escreveu:
Elias Escreveu:Por uma razão muito simples: o Estado quer ter o controlo de tudo e mais alguma coisa.

Até faz aflição. Mas depois não tratam daquilo que realmente deviam tratar para que a actividade económica se desenvolva naturalmente, tais como ter leis simples e tribunais a funcionar, entre outros.

Exacto mas isso não interessa nada :twisted:

Registado: 5/11/2002 12:21

por rmachado » 27/6/2011 18:25

O pá...

Nem nos USA é assim...

por Automech » 27/6/2011 18:24

Elias Escreveu:Por uma razão muito simples: o Estado quer ter o controlo de tudo e mais alguma coisa.

Até faz aflição. Mas depois não tratam daquilo que realmente deviam tratar para que a actividade económica se desenvolva naturalmente, tais como ter leis simples e tribunais a funcionar, entre outros.

por Elias » 27/6/2011 18:09

AutoMech Escreveu:
rmachado Escreveu:Nota que disse que talvez...

é claro que se vamos por ai... então toca a abrir 24 horas.. é que existe alguém que estará a trabalhar em algum horário do dia...

Mas porque diabo é que não se deixa a iniciativa privada decidir, o que implica necessariamente aferir se há rentabilidade e se tem trabalhadores disponíveis para esse horário ?

Por uma razão muito simples: o Estado quer ter o controlo de tudo e mais alguma coisa.

por Automech » 27/6/2011 18:06

rmachado Escreveu:Nota que disse que talvez...

é claro que se vamos por ai... então toca a abrir 24 horas.. é que existe alguém que estará a trabalhar em algum horário do dia...

Mas porque diabo é que não se deixa a iniciativa privada decidir, o que implica necessariamente aferir se há rentabilidade e se tem trabalhadores disponíveis para esse horário ?

por rmachado » 27/6/2011 18:01

Elias Escreveu:
rmachado Escreveu:Nem um, nem outro...

até podia estar aberto "só" 8 horas mas se fosse entre as 8 e as 12 e as 16 e as 20 talvez servissem melhor o consumidor que estar entre as 10 e as 18h

rmachado, estás a pensar nos consumidores que trabalham das 9 às 18h.

Mas então e os que trabalham das 8 às 12 e das 16 às 20, qual o horário que melhor os serve? :-k

Nota que disse que talvez...

por Elias » 27/6/2011 17:02

rmachado Escreveu:Nem um, nem outro...

até podia estar aberto "só" 8 horas mas se fosse entre as 8 e as 12 e as 16 e as 20 talvez servissem melhor o consumidor que estar entre as 10 e as 18h

rmachado, estás a pensar nos consumidores que trabalham das 9 às 18h.

Mas então e os que trabalham das 8 às 12 e das 16 às 20, qual o horário que melhor os serve? :-k

por rmachado » 27/6/2011 16:57

Nem um, nem outro...

por Camisa Roxa » 27/6/2011 16:50

rmachado Escreveu:Não me parece que servia melhor ou pior o consumidor pelo número de horas aberto...

Se assim fosse as bombas de gasolina eram o melhor serviço que existe... (muitas estão 24h...)

Lá fora (que é sempre o exemplo usado) não me parece que isto seja um fator de "melhor serviço para o consumidor"... visto muitos fecharem cedo... e ao Domingo.

a qualidade do serviço não é para aqui chamada, tudo o resto constante, o que serve melhor o consumidor?
Imagem
Free Minds and Free Markets
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)

Registado: 5/11/2002 11:27

por rmachado » 27/6/2011 16:46

Camisa Roxa Escreveu:
rmachado Escreveu:O que eu quero dizer é que eventualmente muito do que hoje está aberto podia perfeitamente estar encerrado, incluido as mecas do consumo...

o que serve melhor o consumidor? estar aberto mais ou menos horas?

Concorrência nos serviços...

Não me parece que servia melhor ou pior o consumidor pelo número de horas aberto...

Se assim fosse as bombas de gasolina eram o melhor serviço que existe... (muitas estão 24h...)

Lá fora (que é sempre o exemplo usado) não me parece que isto seja um fator de "melhor serviço para o consumidor"... visto muitos fecharem cedo... e ao Domingo.

por Camisa Roxa » 27/6/2011 16:40

rmachado Escreveu:O que eu quero dizer é que eventualmente muito do que hoje está aberto podia perfeitamente estar encerrado, incluido as mecas do consumo...

o que serve melhor o consumidor? estar aberto mais ou menos horas?
Imagem
Free Minds and Free Markets
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)

Registado: 5/11/2002 11:27

por rmachado » 27/6/2011 16:33

Adiantando.. a mim faz-me mais "impressão" que um banco encerre as 15h (ao público) do que não ir ao hiper no Domingo...

Ou que uma creche pública esteja menos tempo aberta que o horário de trabalho dos pais... (e refiro 8 horas...)

por rmachado » 27/6/2011 16:31

jvasco27 Escreveu:
rmachado Escreveu:Bem... não vamos voltar a mesma questão...

Se não teriamos que acrescentar..
E os serviços de água? E luz? E hospitais? E... E...

Estamos a referir estabelecimentos comerciais... :)

E as estações de serviço? Fecham?

Alguma já fecham.... pq não?

O que eu quero dizer é que eventualmente muito do que hoje está aberto podia perfeitamente estar encerrado, incluido as mecas do consumo...

Até podiamos ter um regime de estarem abertas x horas... e mais nada...

por Elias » 27/6/2011 16:17

jvasco27 Escreveu:

O problema, como referi acima, está no modelo de desenvolvimento adoptado pela nossa sociedade.

Todos nós (ou pelo menos a maioria) criámos uma tal relação de dependência com inúmeros serviços que já não acolhemos bem a ideia de esses serviços deixarem de estar disponíveis em determinados dias.

Tudo gira em torno deste aspecto.

por jvasco27 » 27/6/2011 16:15

Registado: 29/11/2007 9:30

por Elias » 27/6/2011 16:12

rmachado tu escreveste "nos restantes setores" - daqui não se infere que só estavas a falar do comércio...

por rmachado » 27/6/2011 16:10

Bem... não vamos voltar a mesma questão...

por Elias » 27/6/2011 16:02

rmachado Escreveu:Já nos restantes setores... é fechar e pronto...

E os transportes?

por rmachado » 27/6/2011 15:53

É pá...

O Futebol não... que eles folgam durante a semana... lol (salvo se existirem jogos fora do fds).

De qq maneira e escutando os vossos argumentos, cada vez acho que uma intervenção estatal nesta máteria não é desprovida de nexo..

Por exemplo nos setores do entertenimento e/ou turismo (restauração e etc) devia ser livre a abertura ou não... (não esquecer que muitos deles são sazonais pelo que abrir ao Domingo é uma necessidade no tempo de verão, mas no inverno até fecham ao fds ou não abrem mesmo).

Já nos restantes setores... é fechar e pronto...

por Elias » 27/6/2011 15:34

jvasco27 Escreveu:De qualquer forma, não creio que haverá falta de pessoas interessadas em trabalhar numa grande superfície aos Domingos.

Especialmente se forem estrangeiros. Esses em muitos casos têm a família longe por isso os domingos são dias como outros quaisquer.

jvasco27 Escreveu:Faz-me impressão como as pessoas consideram válido que as grandes superfícies sejam forçadas a fechar ao Domingo e não pensam que por uma questão de lógica o mesmo raciocínio poderia ser facilmente estendido a outras atividades não essenciais: por que não fechar as padarias, cafés e restaurantes aos Domingos? E por que não os estádios de futebol? Os trabalhadores desses setores não tem direito a descansar ao Domingo? :P

Claro que têm.
Acontece que o modelo de desenvolvimento da nossa sociedade passa por um uso cada vez maior de serviços ao domingo. E para que esses serviços estejam a funcionar, alguém tem de lá estar a assegurar o seu funcionamento.

No entanto, a ideia que tenho é que a maioria das pessoas não gosta de trabalhar ao domingo e se pudessem não trabalhariam.

por jvasco27 » 27/6/2011 15:29

Elias Escreveu:jvasco concordo com tudo o que escreves menos com esta parte:

jvasco27 Escreveu:Do ponto de vista social, há uma maior comodidade para as pessoas em geral.

Em minha opinião esta frase está incompleta, é necessário acrescentar "menos para as pessoas que passarão a ter de trabalhar aos domingos para aumentar a comodidade alheia".

Sinceramente, não tenho a certeza que esteja incompleta. Mesmo os que passam a trabalhar aos domingos poderão estar de acordo, se:

- considerarem que ter um emprego compensa o sacríficio, e/ou

- considerarem que o que ganham a mais compensa o sacrifício, e/ou

- considerarem que é importante poder ir a uma grande superfície nos domingos em que não estão a trabalhar

Haveria de fazer um inquérito aos trabalhadores das grandes superfícies para saber ao certo. De qualquer forma, não creio que haverá falta de pessoas interessadas em trabalhar numa grande superfície aos Domingos.

Faz-me impressão como as pessoas consideram válido que as grandes superfícies sejam forçadas a fechar ao Domingo e não pensam que por uma questão de lógica o mesmo raciocínio poderia ser facilmente estendido a outras atividades não essenciais: por que não fechar as padarias, cafés e restaurantes aos Domingos? E por que não os estádios de futebol? Os trabalhadores desses setores não tem direito a descansar ao Domingo? :P

Registado: 29/11/2007 9:30

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: acintra, cali010201, itisi1000, KAWA, niceboy, peterteam2 e 144 visitantes