Conduzir a mais de 110 km/h nas auto-estradas vai ser proibi
mfsr1980 Escreveu:
Caro MarcoAntonio,
A minha vida é minha, acho um abuso alguém achar que me têm de proteger.
Não é a "tua" vida...
O teu acidente é pago por todos nós (via seguros, via custos na saúde nomeadamente INEM mas não só) e pode inclusivamente custar a vida a um terceiro que não foi envolvido no acidente (imagina alguém que sofre um ataque cardíaco mas a assistência chega 5 minutos mais tarde por causa do teu acidente, o que pode acontecer por variadíssimas razões).
Afinal tinha toda a razão, tu julgavas que um acidente que ocorria só contigo era um problema só teu...
Não é!
mfsr1980 Escreveu:
Não temos o direito de tirar a vida dos outros e é essa a minha preocupação.
É mais: a tua preocupação é a vida dos outros quando tens consciência disso. Se não tiveres consciência de que estás a afectar os outros "no pasa nada"...

FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
p3droPT Escreveu:Mas, Elias, já agora pergunto-te se paras em todos os sinais Stop. É que pela lei tens de parar totalmente, caso contrário ocorres numa contra ordenação muito grave, ou seja o semelhante a andar na auto estrada a mais de 170 km/h. E digo-te desde já que se me disseres que páras eu não acredito![]()
Não, não páro em todos. Páro em muitos. Sempre que me lembro páro. Às vezes esqueço-me ou distraio-me.
- Registado: 5/11/2002 12:21
MarcoAntonio Escreveu:mfsr1980 Escreveu:Eu nunca tive um acidente porque tenho sempre em consideração a via onde estou a circular.
Não ando a altas velocidades quando tenho veículos a circular ao pé de mim e quando ultrapasso um veículo procuro fazê-lo a uma velocidade não muito superior à do veiculo ultrapassado.
Mas, uma autoestrada toda por minha conta, tenham lá paciência...
Não sei se percebi bem o teu ponto - aliás a questão/motivação aqui da redução da velocidade nem é propriamente de segurança - mas se tiveres um acidente sozinho, isso continua a ser um problema para os outros...
Caro MarcoAntonio,
A minha vida é minha, acho um abuso alguém achar que me têm de proteger. Por isso acho que o Estado não têm o direito de legislar sobre o teor de sal do pão.
Já em relação à saúde, o Estado não soube, em tempo útil, corrigir o desequilibrio que havia na formação de médicos.
Não temos o direito de tirar a vida dos outros e é essa a minha preocupação.
O Estado quer que eu leve uma vida saudável porque quer reduzir despesas da saúde mas depois não me pode pagar a reforma.
Editado pela última vez por mfsr1980 em 24/6/2011 22:36, num total de 1 vez.
- Registado: 3/5/2007 13:55
mfsr1980 Escreveu:charles Escreveu:mfsr1980 Escreveu:charles Escreveu:Tens de explicar melhor como fazes então a ultrapassagem, vens a 180, aproximas-te então de um veiculo que vamos supor vai a 120, como é que fazes, vais diminuindo a velocidade ai até aos 130 para o ultrapassares a 130, lol, e depois é prego a fundo novamente
![]()
![]()
Não te rias porque é isso mesmo!
O problema das altas velocidades é o do veículo ultrapassado saltar para a faixa de fora por não ter reparado que estava a ser ultrapassado.
Voçês metem todos no mesmo saco e não deviam. Há adolescentes na estrada que são uns assassinos, andam na 2ª circular a 200 km/h e isso não é nada de comparável com o meu caso.
Longe de mim meter todos no mesmo saco, não é isso, mas essa de diminuires velocidade ao ires a 180 para os 130 não colhe eu sou sincero se eu fosse a 180 podia tirar o pé um pouco do acelerador e passá-lo nos 160 150, mas não venhas com histórias, alguma vez reduzia até aos 130 para ultrapassar o veiculo que ia a 120, depois não queres que ria
, a questão aqui não está na tua forma de pensar com certa consciência que pensas estar a conduzir corretamente, a questão
e que 180 é uma velocidade em que tu deixas de controlar a máquina para ser a máquina a controlar-te a ti, numa falha mecânica, num rebentamento de um pneu, numa distração, numa má disposição do condutor, num aquaplaning, um objeto na estrada inesperado, um nevoeiro repentino, podem acontecer mil e uma coisas, etc acabou-se![]()
os gajos que andam na Av Gen. Norton de Matos a 200km era prisão com eles de imediato, carro confiscado durante o mesmo tempo, 30 dias de cana, alguém pode achar mal que um gajo destes fosse preso![]()
, se prevaricasse ficava sem carta durante um ano...e por ai a fora....
Claro, eu reduzo a velocidade para um valor que me permita sentir alguma segurança perante um imprevisto.
Esses, os da av.Norton de Matos, a policia não apanha e quando consegue apanhar são soltos, ou porque não têm residencia ou não tem carta ou não têm idade ou não têm dinheiro, enfim. A lei têm destas coisas.
Também no fundo o que a policia quer mesmo é dinheiro e que não tenham azar de apanhar um juiz desembargador ou um ministro para não lhe lixarem o emprego.
Prepara-te que um dia destes és multado

- Anexos
-
- BT.png (207.58 KiB) Visualizado 3844 vezes
Cumpt
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
mfsr1980 Escreveu:Eu, não gosto que me queiram impôr tudo, como se todos fossemos irresponsáveis e vai de nos tirar tudo até o sal do pão!
Defenderes que impor limites à velocidade é restingir a tua liberdade, porque tu és consciencioso e não-sei-quê, faz tanto sentido como eu dizer que não devia haver restrições à posse de armas, porque eu sou um gajo conscencioso e se tiver uma arma só a vou usar em situações em que tal seja adequado.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Elias Escreveu:podes concretizar?
Falo de estradas na zona de Guimarães e Braga marcadas a 50 com perfeitas condições e separadas o suficiente de zonas habitacionais para poderem ser limitadas apenas a 90 ou no mínimo 70.
Elias Escreveu:Isso deve-se também ao facto de as autoridades serem complacentes.
Simplesmente acho que existem zonas que o IMTT devia reavaliar. Apesar de não querer insistir muito neste ponto.
Mas, Elias, já agora pergunto-te se paras em todos os sinais Stop. É que pela lei tens de parar totalmente, caso contrário ocorres numa contra ordenação muito grave, ou seja o semelhante a andar na auto estrada a mais de 170 km/h. E digo-te desde já que se me disseres que páras eu não acredito

Abraço,
Pedro
mfsr1980 Escreveu:Calma, cá não é a bandalheira total!
Cá há a caça à multa mesmo à descarada.
Quantos e quantos, eu vejo encostados na autoestrada a serem autuados por carros não identificados da polícia? Muitos mesmo!
mfsr,
O que entendes por caça à multa?
achas que os condutores que estão em infracção não devem ser autuados?
mfsr1980 Escreveu:Eu nunca tive um acidente porque tenho sempre em consideração a via onde estou a circular.
Não ando a altas velocidades quando tenho veículos a circular ao pé de mim e quando ultrapasso um veículo procuro fazê-lo a uma velocidade não muito superior à do veiculo ultrapassado.
Não sei se percebi bem o teu ponto - aliás a questão/motivação aqui da redução da velocidade nem é propriamente de segurança - mas se tiveres um acidente sozinho, isso continua a ser um problema para os outros...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
mfsr1980 Escreveu:Claro, eu reduzo a velocidade para um valor que me permita sentir alguma segurança perante um imprevisto.
Que é basicamente a forma de pensar de toda a gente. O gajo que anda a 200 na Infante Santo também acha que vai em segurança. Como não podemos ficar dependente dos "achos", sobretudo de inconscientes, a lei tem de ser generalizada.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
charles Escreveu:mfsr1980 Escreveu:charles Escreveu:Tens de explicar melhor como fazes então a ultrapassagem, vens a 180, aproximas-te então de um veiculo que vamos supor vai a 120, como é que fazes, vais diminuindo a velocidade ai até aos 130 para o ultrapassares a 130, lol, e depois é prego a fundo novamente
![]()
![]()
O problema das altas velocidades é o do veículo ultrapassado saltar para a faixa de fora por não ter reparado que estava a ser ultrapassado.
Voçês metem todos no mesmo saco e não deviam. Há adolescentes na estrada que são uns assassinos, andam na 2ª circular a 200 km/h e isso não é nada de comparável com o meu caso.
Longe de mim meter todos no mesmo saco, não é isso, mas essa de diminuires velocidade ao ires a 180 para os 130 não colhe eu sou sincero se eu fosse a 180 podia tirar o pé um pouco do acelerador e passá-lo nos 160 150, mas não venhas com histórias, alguma vez reduzia até aos 130 para ultrapassar o veiculo que ia a 120, depois não queres que ria
, a questão aqui não está na tua forma de pensar com certa consciência que pensas estar a conduzir corretamente, a questão
e que 180 é uma velocidade em que tu deixas de controlar a máquina para ser a máquina a controlar-te a ti, numa falha mecânica, num rebentamento de um pneu, numa distração, numa má disposição do condutor, num aquaplaning, um objeto na estrada inesperado, um nevoeiro repentino, podem acontecer mil e uma coisas, etc acabou-se![]()
os gajos que andam na Av Gen. Norton de Matos a 200km era prisão com eles de imediato, carro confiscado durante o mesmo tempo, 30 dias de cana, alguém pode achar mal que um gajo destes fosse preso![]()
, se prevaricasse ficava sem carta durante um ano...e por ai a fora....
Claro, eu reduzo a velocidade para um valor que me permita sentir alguma segurança perante um imprevisto.
Esses, os da av.Norton de Matos, a policia não apanha e quando consegue apanhar são soltos, ou porque não têm residencia ou não tem carta ou não têm idade ou não têm dinheiro, enfim. A lei têm destas coisas.
Também no fundo o que a policia quer mesmo é dinheiro e que não tenham azar de apanhar um juiz desembargador ou um ministro para não lhe lixarem o emprego.
mfsr1980 Escreveu:charles Escreveu:Tens de explicar melhor como fazes então a ultrapassagem, vens a 180, aproximas-te então de um veiculo que vamos supor vai a 120, como é que fazes, vais diminuindo a velocidade ai até aos 130 para o ultrapassares a 130, lol, e depois é prego a fundo novamente
![]()
![]()
Longe de mim meter todos no mesmo saco, não é isso, mas essa de diminuires velocidade ao ires a 180 para os 130 não colhe eu sou sincero se eu fosse a 180 podia tirar o pé um pouco do acelerador e passá-lo nos 160 150, mas não venhas com histórias, alguma vez reduzia até aos 130 para ultrapassar o veiculo que ia a 120

e que 180 é uma velocidade em que tu deixas de controlar a máquina para ser a máquina a controlar-te a ti, numa falha mecânica, num rebentamento de um pneu, numa distração, numa má disposição do condutor, num aquaplaning, um objeto na estrada inesperado, um nevoeiro repentino, podem acontecer mil e uma coisas, etc acabou-se

os gajos que andam na Av Gen. Norton de Matos a 200km era prisão com eles de imediato, carro confiscado durante o mesmo tempo, 30 dias de cana, alguém pode achar mal que um gajo destes fosse preso

Cumpt
Calma, cá não é a bandalheira total!
Quantos e quantos, eu vejo encostados na autoestrada a serem autuados por carros não identificados da polícia? Muitos mesmo!
Editado pela última vez por mfsr1980 em 24/6/2011 22:03, num total de 1 vez.
Não acompanhei o tópico; e já vai longo.Já que a medida não me suscitou muito interesse.Agora que deram como finda a iniciativa, e que dei de caras com um report da mesma, ocorreu-me enfocar a questão do seguinte modo.De certo que alguém por aqui já viu a "coisa" na seguinte perspetiva; a medida é uma maneira encapotada de o Estado Espanhol apelar à moderação das importações.Uma espécie de protecionismo consentido.
Uma daquelas medidas do tipo «outdoor portátil», que se transporta para todo lado, e que nos mantém alerta sistematicamente.E que nos avisa que não devemos ultrapassar o «limite de velocidade permitido versus limite de importações».É uma daquelas medidas que se entranha e transvasa para outros domínios.Dando origem a outros comportamentos.E a medida até tem a virtude de ser feita em forma de lei.
Vi por aqui, em alguns momentos, um debate acesso acerca da eficácia da medida no que toca ao propósito de redução de consumos.Talvez que essa intencionalidade não fosse a realmente pretendida.Mas aquela que ia no sentido de fazer tocar os clarinetes; de modo a que os Espanhóis se juntassem em torno de um propósito maior.
Uma daquelas medidas do tipo «outdoor portátil», que se transporta para todo lado, e que nos mantém alerta sistematicamente.E que nos avisa que não devemos ultrapassar o «limite de velocidade permitido versus limite de importações».É uma daquelas medidas que se entranha e transvasa para outros domínios.Dando origem a outros comportamentos.E a medida até tem a virtude de ser feita em forma de lei.
Vi por aqui, em alguns momentos, um debate acesso acerca da eficácia da medida no que toca ao propósito de redução de consumos.Talvez que essa intencionalidade não fosse a realmente pretendida.Mas aquela que ia no sentido de fazer tocar os clarinetes; de modo a que os Espanhóis se juntassem em torno de um propósito maior.
“Successful trading is really very simple. Buy a stock at the right time and sell it at
the right time.”«Mel Raiman»
the right time.”«Mel Raiman»
p3droPT Escreveu:Eles lá simplesmente têm REGRAS, mas também sabem o que é dar espaço de manobra às pessoas.
Eles dão espaço de manobra porque sabem que quando há limites as pessoas cumprem-nos.
Em Portugal as pessoas não cumprem; nem nas auto-estradas nem fora delas. Se não cumprem, vais alargar o limite para quê?
p3droPT Escreveu:Por exemplo tanto têm auto estradas sem limite como têm zonas de cidades com limite de 30 e acredita bem controlado.
Exacto. Lá a fiscalização funciona. Cá é a bandalheira total.
p3droPT Escreveu:Por exemplo existem zonas de 50 cá que acho mal sinalizadas
podes concretizar?
p3droPT Escreveu:tanto é que depois existem zonas que simplesmente ninguém cumpre.
Isso deve-se também ao facto de as autoridades serem complacentes.
charles Escreveu:Tens de explicar melhor como fazes então a ultrapassagem, vens a 180, aproximas-te então de um veiculo que vamos supor vai a 120, como é que fazes, vais diminuindo a velocidade ai até aos 130 para o ultrapassares a 130, lol, e depois é prego a fundo novamente
![]()
![]()
Elias Escreveu:Na Alemanha as pessoas não estão distraídas com os semáforos. Estão atentas.
Elias isto foi um pouco o aparte a comparar o modo de condução de Guimarães a Lisboa por exemplo ou seja, a pressa de cidade e a maior calma de uma cidade mais pequena, não estou a perceber o porquê de estares a ir buscar a Alemanha neste ponto.
Elias Escreveu:Na Alemanha não se dá buzinadelas.
Idem aspas da resposta acima.
Elias Escreveu:Bem me parecia.
É que quem já circulou em auto-estradas alemãs não tem esta ideia muito arreigada de que nas auto-estradas alemãso não há qualquer limite de velocidade.
Sobre isto devo notar três coisas:
- primeiro, que nem todas as auto-estradas são isentas de limite; em muitas auto-estradas, nomeadamente a maioria das que tem duas faixas, há um limite de 120 ou menos;
- segundo, em quase todas as auto-estradas que não têm limite há uma velocidade recomendada
- terceiro, a maioria dos condutores anda a 120-130; há alguns aceleras, mas não são a maioria nem nada que se pareça.
Elias primeiro óbvio que não são todas, aliás nem eu disse que eram.
A questão é que elas Existem, ou seja por limitada que seja essa liberdade tu tens essa liberdade. E aqui não tens.
Eles lá simplesmente têm REGRAS, mas também sabem o que é dar espaço de manobra às pessoas. Por exemplo tanto têm auto estradas sem limite como têm zonas de cidades com limite de 30 e acredita bem controlado.
Por exemplo existem zonas de 50 cá que acho mal sinalizadas, tanto é que depois existem zonas que simplesmente ninguém cumpre. É censura-las por isso? Ou reavaliar o limite de velocidade da zona? A culpa não é sempre das calças

Abraço,
Pedro
mfsr1980 disse:
Se tivesses em consideração a via onde andas, no exemplo que destes da A6 não ultrapassavas os 120km que é o máximo permitido, como não somos santos dou de barato uma tolerância até aos 130/140, tudo o resto são excessos que ao contrário do que dizes prejudicam os outros, é uma autêntica guerra nas estradas por esse País fora, e um gajo se for a um velocidade dentro dos limites, ainda por cima é insultado, é ver veiculos coladinhos aos outros na faixa das ultrapassagens, não estou a dizer que é o teu caso mas é o que se vê por ai, e o pessoal nas conversas de café ainda se gabam disso.
Tens de explicar melhor como fazes então a ultrapassagem, vens a 180, aproximas-te então de um veiculo que vamos supor vai a 120, como é que fazes, vais diminuindo a velocidade ai até aos 130 para o ultrapassares a 130, lol
, e depois é prego a fundo novamente
Quem segue a 180 podes ter a certeza que tem a autoestrada por conta dele...
Não leves a mal, nem interpretes como um critica negativa, mas acho que tens de rever a tua relação homem/máquina/estrada e restantes utilizadores das mesmas
PS Tens aqui um encartado com as categorias todas, por isso tenho alguma legitimidade para dar a minha opinião sobre esta questão, tendo alguma experiência e "alguns" milhares de km de roda na mão

Eu nunca tive um acidente porque tenho sempre em consideração a via onde estou a circular.
Se tivesses em consideração a via onde andas, no exemplo que destes da A6 não ultrapassavas os 120km que é o máximo permitido, como não somos santos dou de barato uma tolerância até aos 130/140, tudo o resto são excessos que ao contrário do que dizes prejudicam os outros, é uma autêntica guerra nas estradas por esse País fora, e um gajo se for a um velocidade dentro dos limites, ainda por cima é insultado, é ver veiculos coladinhos aos outros na faixa das ultrapassagens, não estou a dizer que é o teu caso mas é o que se vê por ai, e o pessoal nas conversas de café ainda se gabam disso.
Tens de explicar melhor como fazes então a ultrapassagem, vens a 180, aproximas-te então de um veiculo que vamos supor vai a 120, como é que fazes, vais diminuindo a velocidade ai até aos 130 para o ultrapassares a 130, lol

Quem segue a 180 podes ter a certeza que tem a autoestrada por conta dele...
Não leves a mal, nem interpretes como um critica negativa, mas acho que tens de rever a tua relação homem/máquina/estrada e restantes utilizadores das mesmas
PS Tens aqui um encartado com as categorias todas, por isso tenho alguma legitimidade para dar a minha opinião sobre esta questão, tendo alguma experiência e "alguns" milhares de km de roda na mão

Editado pela última vez por charles em 24/6/2011 21:50, num total de 3 vezes.
Cumpt
p3droPT Escreveu:Em Lisboa uma pessoa está distraída com o semáforo
Na Alemanha as pessoas não estão distraídas com os semáforos. Estão atentas.
p3droPT Escreveu:que ficou verde leva logo uma buzinadela.
Na Alemanha não se dá buzinadelas.
p3droPT Escreveu:Não entendi o teor da pergunta mas não.
Bem me parecia.
É que quem já circulou em auto-estradas alemãs não tem esta ideia muito arreigada de que nas auto-estradas alemãso não há qualquer limite de velocidade.
Sobre isto devo notar três coisas:
- primeiro, que nem todas as auto-estradas são isentas de limite; em muitas auto-estradas, nomeadamente a maioria das que tem duas faixas, há um limite de 120 ou menos;
- segundo, em quase todas as auto-estradas que não têm limite há uma velocidade recomendada
- terceiro, a maioria dos condutores anda a 120-130; há alguns aceleras, mas não são a maioria nem nada que se pareça.
Elias Escreveu:mfsr1980 Escreveu:Uma das coisas que eu tenho mesmo saudades é do tempo em que havia liberdade, responsabilidade e civismo.
Liberdade para circular a 180 km/h sem que aparecesse alguém a fazer perguntas?
Andar a 180 km/h numa recta infidável, com um bom carro e sem nenhum transito não é, como tu queres fazer querer, um acto de loucura!
Eu, não gosto que me queiram impôr tudo, como se todos fossemos irresponsáveis e vai de nos tirar tudo até o sal do pão!
PS: O que é interessante é que os ministros andam todos eles a essa velocidade na autoestradas e a esses ninguém lhes põe a mão.
MarcoAntonio Escreveu:charles Escreveu:Esta medida originou a poupança de 450 milhões, não estou a ver muito bem como é que conseguem tirar estas conclusões, sem se tratar de meros exercicios académicos, (...)
Charles, os números do consumo mensais estão disponíveis e foi inclusivamente o tema tratado nos posts mais atrás (ver nesta mesma página acima e também na anterior).
Convém notar que em Espanha consomem-se em combustíveis auto cerca de 2.5 milhões de toneladas por mês. Uma poupança de 450 milhões seriam uns 4 ou 5%...
Na altura, há dias atrás, ainda só estavam disponíveis os números de Março e os índicios de que o Governo espanhol está a empolar a poupança realizada porém são enormes, mas como digo, assim que tivermos os números de Abril vai ser possível verificar melhor (em princípio vão estar disponíveis no início da semana que vem no site da Cores, eu vou estar de férias na altura mas se tiver oportunidade deixo um comentário e uma actualização rápida).
Então tenho de ler, para ser sincero não acompanhei este tópico.
Cumpt
Elias Escreveu:O que entendes por comportamentos domingueiros?
Elias, são comportamentos como os que tenho assistido ontem e hoje

Em Lisboa uma pessoa está distraída com o semáforo que ficou verde leva logo uma buzinadela. Aqui dás uma buzinadela ao gajo que está distraído com o semáforo e o Homem já está a dizer "Calma caramba", ou "Passa por cima, vem este com pressas". E a palavra chave pelo menos ao que vejo aqui é calma. Que é o que as pessoas têm por vezes em demasia. Eu nessas coisas sou mais despachado. O que não significa directamente andar em excesso de velocidade, simplesmente ter opinião diferente nesse aspecto !
Elias Escreveu:por acaso já circulaste nas auto-estradas alemãs?
Não entendi o teor da pergunta mas não. Agora se me perguntares se gostava de ter Auto Estradas do género em Portugal, sim.
Agora o que pergunto é porque é que não se é livre nesse aspecto?
Uma das coisas que eu tenho mesmo saudades é do tempo em que havia liberdade, responsabilidade e civismo.
Hoje sinto a minha liberdade cerceada por um sem número de regulamentos, cada vez mais asfixiantes.
Isto não é um País, é uma prisão e temos que viver como delinquentes e com os delinquentes, porque esses não os prendem.
Hoje sinto a minha liberdade cerceada por um sem número de regulamentos, cada vez mais asfixiantes.
Isto não é um País, é uma prisão e temos que viver como delinquentes e com os delinquentes, porque esses não os prendem.
p3droPT Escreveu:Mas que mentalidade Elias? Aliás pelo contrário acho que a maioria dos Portugueses têm comportamentos na estrada bem Domingueiros.
O que entendes por comportamentos domingueiros?
p3droPT Escreveu:Os Alemães que têm auto estradas sem limite é que são os atrasadinhos no tempo, quase me esquecia.
Deixem as pessoas dar gás![]()
por acaso já circulaste nas auto-estradas alemãs?
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: afcapitao, Bing [Bot], caldeirum, niceboy, Pmart 1, Rafael Abreu e 233 visitantes