Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Limite máximo de remuneração dos depósitos a prazo

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Automech » 22/6/2011 12:29

Vocês não acham que isto era uma informação que o Banco de Portugal, como regulador, devia receber há muito tempo ? Eu achei surpreendente não terem essa informação.

Faz-me lembrar o caso básico do cruzamento de informação da segurança social com as finanças, que só foi feito com a Manuela Ferreira Leite, uns 25 anos depois do 25 de Abril.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por Elias » 22/6/2011 12:22

rmachado Escreveu:Ai, Ai Elias... que leitura tão desatenta...

Oh amigo eu já fiz o mea culpa, não é preciso estar a dar-me mais na cabeça :wall:

Registado: 5/11/2002 12:21

por rmachado » 22/6/2011 12:10

Elias Escreveu:
Pickbull Escreveu:Acho que estão a tirar conclusões que podem ser, ou não, precipitadas.

Para já a notícia não diz em lado algum que haverá um tecto nos DP.

O que diz é só isto: "Bancos terão de informar o supervisor, que procura sinais de alerta em depósitos com juro superior em três pontos percentuais à Euribor aplicável."

Bem visto :oops:

Ai, Ai Elias... que leitura tão desatenta...

Dá-me a ideia que estão apenas a querer evitar BPN, BPPs.. e afins...

É tipo sistema de alerta de tsunamis...

Registado: 24/8/2004 10:42

por canteiro » 22/6/2011 11:27

Elias Escreveu:
Pickbull Escreveu:Acho que estão a tirar conclusões que podem ser, ou não, precipitadas.

O que diz é só isto: "Bancos terão de informar o supervisor, que procura sinais de alerta em depósitos com juro superior em três pontos percentuais à Euribor aplicável."

O povo quer sangue :mrgreen:
"Na mesma lagoa em que um cavalo mata a sede o outro morre afogado."

Ditado campestre

Imagem

Registado: 22/1/2011 17:59

por Elias » 22/6/2011 10:44

por Pickbull » 22/6/2011 10:34

Acho que estão a tirar conclusões que podem ser, ou não, precipitadas.

Registado: 23/1/2008 19:18

por fooman » 22/6/2011 9:55

Chamar a isto regulação só pode ser anedota. Então estes bancos tugas que não têm acesso aos mercados ficam limitados a praticar taxas de DP que entram em concorrência directa com bancos que são AAA no resto da Europa?

Mas estão a brincar ou quê?

Neste momento o BCP/BES/BPI se se quiserem financiar no mercado têm que pagar a 1 ano, no mínimo, 10%... e duvido que a 10% alguma entidade lhes emprestasse dinheiro!

Isto é uma intervenção do pior que há, num sector cartelizado que é o sector bancário português. O BES, a CGD e o BCP são controlados pelas mesmas pessoas neste momento.

Guerra dos DPs era o que devia estar a acontecer em PT para que os mais fracos desaparecessem e os mais fortes sobrevivessem - é assim que o mundo funciona.

Regulação é dizer "se pagam 10% nos DPs, têm que ter um rácio entre o custo médio de depósitos e o crédito concedido de x" e não limitar a coisa...

Isto só serve para que o zé povinho continue a financiar os bancos e a pagar as suas ineficiências/falta de visão/pequenez, etc etc etc...

Registado: 29/11/2007 3:26

por A330-300 » 22/6/2011 6:29

Todos reclamam regulação , mas quando esta finalmente vem ,aí já chamam intervenção e já não agrada por não interessar.

Se for para evitar de no futuro termos que por mais dinheiro nos bancos porque estes estão na ruína, por que não?
Se isto for para evitar o que aconteceu com o crédito acho válido , se for para não concorrer com as taxas do estado, acho muito mau.

Agora , que é mau para o correntista , isso é !

A330

Registado: 30/1/2005 12:51

por Elias » 22/6/2011 0:02

Almendra Escreveu:
Já agora o que achas de o Estado dizer assim: "pessoal acabaram-se as taxas livres a partir de hoje só podem emprestar a 3%. Nem mais nem menos".

Aí está a verdadeira e eficaz regulação icon_twisted.gif

Elias não devemos exagerar, isso já não seria regulação, mas sim intervenção.

Bem, eu por acaso já considero intervenção qualquer tentativa de limitar as taxas.

Regulação seria definir regras que não interferissem com os preços / taxas praticados, por exemplo dizer que os depósitos a prazo devem ter determinadas características, não podem ter risco, etc etc...

Mas há aqui algum grau de subjectividade, claro...

por Um curioso... » 22/6/2011 0:00

psylva79 Escreveu: Os bancos que oferecem melhores taxas têm de contribuir com montantes superiores para o fundo de garantia dos depósitos em Espanha.

http://inovacaofinanceira.blogspot.com/

Embora não esteja de acordo com a ideia dum limite regulado pelo Estado, esta medida proposta em Espanha parece-me sensata.

Registado: 29/11/2007 14:04

por psylva79 » 21/6/2011 23:43

Na realidade, o Banco de Espanha já fez a mesma a coisa há algumas semanas. Os bancos que oeferecem melhores taxas têm de contribuir com montantes superiores para o fundo de garantia dos depósitos em Espanha.

http://inovacaofinanceira.blogspot.com/

Registado: 7/6/2011 10:02

por Pipo79 » 21/6/2011 23:42

Já agora o que achas de o Estado dizer assim: "pessoal acabaram-se as taxas livres a partir de hoje só podem emprestar a 3%. Nem mais nem menos".

Aí está a verdadeira e eficaz regulação icon_twisted.gif

Elias não devemos exagerar, isso já não seria regulação, mas sim intervenção.

Não me choca que coloque bandas superiores às taxas de DP's dentro da lógica exposta, isto é, definindo um spread face à euribor para o respectivo prazo (3 ou 4%).

Aliás o BdP já impõe taxas máximas para os créditos porque é que não há-de colocar nos activos?

Caso contrário caminhamos para a guerra de taxas nos DP's (preço) entre os vários intervenientes que a prazo afectarão negativamente o sector bancário.

Inclusive já defendia este tipo de intervenção nos spreads de crédito habitação à 4 anos atrás quando começou a guerra dos mesmos, que levou a banca a apresentar spread's de 0%.
Que se pode dizer hoje que afectou negativamente quer o próprio sector quer a sociedade em geral, criando a ilusão de que toda a gente podia comprar casa e qualquer um podia ser constructor.

É um facto que podemos deixar o mercado funcionar, mas passaremos, forçosamente, por fases de ajustamento como a actual. Em que várias empresas saem do mercado, elevando o desemprego e criando dificuldades ao sector bancário.

Se pudermos atenuar estes ajustamentos com maior regulação, não vejo porque não.

Bem, a exposição já vai longa e isto dava pano para mangas.

Só para relembrar que sou totalmente a favor da economia de mercado, mas com regulação eficiente.

Abraço

Registado: 29/11/2007 1:51

Afinal o que ee que queremos ?

por bboniek33 » 21/6/2011 23:24

Um Estado intervencionista ?

Chama-se-lhe agora "regulac,ao"... pois ! Vao chamar o VC que ee o maior regulador da Europa.

O Estado que tire as patas de cima dos negoocios privados.

Ponto final.
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

por Elias » 21/6/2011 23:07

Almendra Escreveu:A mim parece-me muito bem, aliás a exemplo do que já acontece em Espanha.

Nos últimos tempos tempos tenho visto taxas de DP's nos vários bancos um pouco "excessivas", na ordem dos 6,75 e 7%.

Aí está a verdadeira e eficaz regulação :twisted:

por Pata-Hari » 21/6/2011 23:02

Isto lembra-me a "promoção" do DB de % a três meses (ou era a ...?)
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

Conflito de competências

por psylva79 » 21/6/2011 23:01

A questão que se coloca é que o BP enquanto regulador sectorial tem de se preocupar com dois\três objectivos diferentes: estabilidade macroeconómica e solidez da banca versus concorrência no sector bancário.

Normalmente descura a concorrência em prejuízo dos investidores.

_____________________________________________________http://inovacaofinanceira.blogspot.com/

Registado: 7/6/2011 10:02

por Pipo79 » 21/6/2011 22:56

A mim parece-me muito bem, aliás a exemplo do que já acontece em Espanha.

Nos últimos tempos tempos tenho visto taxas de DP's nos vários bancos um pouco "excessivas", na ordem dos 6,75 e 7%.

Registado: 29/11/2007 1:51

Re: Limite máximo de remuneração dos depósitos a prazo

por Um curioso... » 21/6/2011 22:32

Elias Escreveu:Isto é lindo!!!! Eu não posso emprestar aos bancos a 5% mas o Estado pode emitir dívida a 6% ou mais? É impressão minha ou o Estado tem medo de ser papado pelos bancos no que à atractividade dos empréstimos diz respeito?

Essa seria a explicação mais óbvia para a segunda hipótese... :shock:

Re: Limite máximo de remuneração dos depósitos a prazo

por Elias » 21/6/2011 22:28

Um curioso... Escreveu:Banco de Portugal quer travar guerra de depósitos na banca

Filipe Alves
21/06/11 00:05

A entidade liderada por Carlos Costa vai controlar os juros dos depósitos a prazo.

Bancos terão de informar o supervisor, que procura sinais de alerta em depósitos com juro superior em três pontos percentuais à Euribor aplicável.

O Banco de Portugal (BdP) vai monitorizar os juros praticados nos depósitos, de forma a prevenir situações que ponham em causa a solidez dos bancos, apurou o Diário Económico. A entidade liderada por Carlos Costa enviou aos bancos nacionais uma circular em que estabelece a obrigatoriedade de comunicarem, já a partir deste mês, a existência de depósitos a prazo com juros superiores em três pontos percentuais à taxa Euribor aplicável ao período de cada aplicação.

Às cotações de ontem, os limites serão de 4,5% nos depósitos com Euribor a três meses, 4,7% a seis meses e 5,1% a doze meses. O supervisor vai analisar se as rendibilidades oferecidas são adequadas à situação financeira de cada banco. Caso detecte sinais de alerta, o Banco de Portugal deverá actuar junto da instituição em questão.

Contactada, fonte oficial do Banco de Portugal não fez comentários até ao fecho da edição. Porém, várias fontes do sector bancário confirmaram ao Diário Económico a recepção da circular da entidade supervisora liderada por Carlos Costa. "O Banco de Portugal vai controlar instituição a instituição, depósito a depósito", explicou uma das fontes conta

Não encontrei nenhum tópico sobre esta notícia e penso que merece ser discutida neste forum.

1- Medida acertada para evitar o aventureirismo (desespero) dos bancos?;
2-Mais uma interferência abusiva num mercado livre?

Isto é lindo!!!! Eu não posso emprestar aos bancos a 5% mas o Estado pode emitir dívida a 6% ou mais? É impressão minha ou o Estado tem medo de ser papado pelos bancos no que à atractividade dos empréstimos diz respeito?

Limite máximo de remuneração dos depósitos a prazo

por Um curioso... » 21/6/2011 22:03

Banco de Portugal quer travar guerra de depósitos na banca

Filipe Alves
21/06/11 00:05

A entidade liderada por Carlos Costa vai controlar os juros dos depósitos a prazo.

Bancos terão de informar o supervisor, que procura sinais de alerta em depósitos com juro superior em três pontos percentuais à Euribor aplicável.

O Banco de Portugal (BdP) vai monitorizar os juros praticados nos depósitos, de forma a prevenir situações que ponham em causa a solidez dos bancos, apurou o Diário Económico. A entidade liderada por Carlos Costa enviou aos bancos nacionais uma circular em que estabelece a obrigatoriedade de comunicarem, já a partir deste mês, a existência de depósitos a prazo com juros superiores em três pontos percentuais à taxa Euribor aplicável ao período de cada aplicação.

Às cotações de ontem, os limites serão de 4,5% nos depósitos com Euribor a três meses, 4,7% a seis meses e 5,1% a doze meses. O supervisor vai analisar se as rendibilidades oferecidas são adequadas à situação financeira de cada banco. Caso detecte sinais de alerta, o Banco de Portugal deverá actuar junto da instituição em questão.

Contactada, fonte oficial do Banco de Portugal não fez comentários até ao fecho da edição. Porém, várias fontes do sector bancário confirmaram ao Diário Económico a recepção da circular da entidade supervisora liderada por Carlos Costa. "O Banco de Portugal vai controlar instituição a instituição, depósito a depósito", explicou uma das fontes conta

Não encontrei nenhum tópico sobre esta notícia e penso que merece ser discutida neste forum.

1- Medida acertada para evitar o aventureirismo (desespero) dos bancos?;
2-Mais uma interferência abusiva num mercado livre?

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Andre.pt, niceboy, peterteam2 e 143 visitantes