OFF-Off-topic - Continente?! nem morta! ainda apanho e-coli!
ferradura Escreveu:...então e os salários pagos nos EUA, ou França ou Alemanha ?
Já sei, produtividade...
Um taxista em Paris conduz a 500KM/H, por isso é mais produtivo...
Receita:
Não aopiar o desenvolvimento e manutenção da sociedade únicamente na venda e volume.Isto sóe destrui recurosso naturais, como a sustentabilidade.
Um telemóvel não poderia durar 6 anos ?
Um carro não podia ser valido pelo menos 15 anos (já para não dizer 20)
Esses produtos deveriam ser MAIS CAROS e deveria haver um menor recurso à automatização (atenção que eu sou engenheiro do ramo de automação industrial e computadores)
Incentivar a poupança.
Incentivar e promover a competência no local de trabalho.mfsr1980 Escreveu:Caros Forenses,
Nós não somos competitivos e vamos ter de reduzir os salários à grande, quer sob a forma de aumento de impostos, quer sob a forma de redução nominal do salário ou à bruta saindo da moeda única.
Só a partir daí, a economia começará a descolar!
Abraço mfsr1980
Ferradura... podiam mas sem a sociedade de consumo não tinhas guito que circulasse..
Vê o documentário sobre a feitura de produtos para não durarem muito (falta-nme agora o termo empregue)
- Registado: 24/8/2004 10:42
Por falar em e.coli ...
"Esta é uma foto que se tirou no Pingo Doce há dois ou três dias.
E mostra como somos geniais (uma pena que a genialidade não nos dê para sair da crise mais depressa).
Ai diz-se que os pepinos contaminados vêm de Espanha? Epá, então toca a riscar essa origem manhosa. São espanhóis, os desgraçados? Nãoooooooooooo! São portuguesinhos, ó para eles, tão tugas que até irrita, quais espanhueles, qual quê!
Dá vontade de cantar: «Zero de incerteza, zero de preocupação!» Ahahahaha!
Pepinos porreiros, pá."
"Esta é uma foto que se tirou no Pingo Doce há dois ou três dias.
E mostra como somos geniais (uma pena que a genialidade não nos dê para sair da crise mais depressa).
Ai diz-se que os pepinos contaminados vêm de Espanha? Epá, então toca a riscar essa origem manhosa. São espanhóis, os desgraçados? Nãoooooooooooo! São portuguesinhos, ó para eles, tão tugas que até irrita, quais espanhueles, qual quê!
Dá vontade de cantar: «Zero de incerteza, zero de preocupação!» Ahahahaha!
Pepinos porreiros, pá."
- Anexos
-
- pepinos.png (326.74 KiB) Visualizado 1245 vezes
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare
...então e os salários pagos nos EUA, ou França ou Alemanha ?
Já sei, produtividade...
Receita:
Não aopiar o desenvolvimento e manutenção da sociedade únicamente na venda e volume.Isto sóe destrui recurosso naturais, como a sustentabilidade.
Esses produtos deveriam ser MAIS CAROS e deveria haver um menor recurso à automatização (atenção que eu sou engenheiro do ramo de automação industrial e computadores)
Incentivar a poupança.
Incentivar e promover a competência no local de trabalho.
Já sei, produtividade...
Receita:
Incentivar a poupança.
Incentivar e promover a competência no local de trabalho.
mfsr1980 Escreveu:Caros Forenses,
Nós não somos competitivos e vamos ter de reduzir os salários à grande, quer sob a forma de aumento de impostos, quer sob a forma de redução nominal do salário ou à bruta saindo da moeda única.
Abraço mfsr1980
- Registado: 5/4/2010 21:14
Caros Forenses,
Abraço mfsr1980
Abraço mfsr1980
- Registado: 3/5/2007 13:55
Exacto Machado. O que mostra que o preço e salários estão longe de ser a única variável.
Voltando ao tema inicial da fruta no continente, sendo a fruta algo difícil de diferenciar, porque não associarem-se e criarem uma marca de fruta, distintiva, com qualidade (se é que isso se pode medir) e pela qual possam cobrar mais ?
Eu, por exemplo, quando compro bananas ou abacaxi prefiro pagar mais e comprar a marca Del Monte, desde que esteja disponível. A maça Pinklady é caríssima, mas excecional.
De certeza que os nosso produtores têm produtos tão bons ou melhores ainda, para não terem que batalhar apenas por preço. É preciso é trabalhar.
Se o lucro fica na distribuição, porque não, como disse o Mechanic, associarem-se e progressivamente criarem redes de frutaria de bairro, onde vendem mais caro do que ao continente, mas mais barato do que o continente nos vende a nós ?
É fácil atirar a culpa para cima da Sonae / JM, mas é a velha história do copo meio cheio ou meio vazio. Salvo erro têm 50% do mercado, mas podemos dizer também que não têm 50% do mercado
Voltando ao tema inicial da fruta no continente, sendo a fruta algo difícil de diferenciar, porque não associarem-se e criarem uma marca de fruta, distintiva, com qualidade (se é que isso se pode medir) e pela qual possam cobrar mais ?
Eu, por exemplo, quando compro bananas ou abacaxi prefiro pagar mais e comprar a marca Del Monte, desde que esteja disponível. A maça Pinklady é caríssima, mas excecional.
De certeza que os nosso produtores têm produtos tão bons ou melhores ainda, para não terem que batalhar apenas por preço. É preciso é trabalhar.
Se o lucro fica na distribuição, porque não, como disse o Mechanic, associarem-se e progressivamente criarem redes de frutaria de bairro, onde vendem mais caro do que ao continente, mas mais barato do que o continente nos vende a nós ?
É fácil atirar a culpa para cima da Sonae / JM, mas é a velha história do copo meio cheio ou meio vazio. Salvo erro têm 50% do mercado, mas podemos dizer também que não têm 50% do mercado

No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
AutoMech Escreveu:rmachado Escreveu:Como podem competir as economias de paises ditos não emergentes quando nos paises ditos emergentes se explora tanto o trabalhador? (ver casos de suicidio em grande escala na China)
Mas tu até tens um excelente exemplo por cá dum sector que esteve para falir e hoje dá cartas: calçado.
Certamente que não é apenas pelos baixos salários, porque há dezenas de países onde se consegue contratar por um custo inferior.
Eu penso que te estás a focar demasiado no custo da mão de obra quando há outros factores que podem ultrapassar essa desvantagem, nomeadamente a qualidade, inovação, design, exploração de nichos, etc. O marcado resulta da combinação de todos esses factores.
Eu não estou focado, estava só a referir um fato.
Parece evidente que o que aconteceu no calçado e mesmo no têxtil, foi que o tipico empresário queis continuar com o mesmo paradigma assente em baixo salário e produto sem design e continuar a produzir para competir com os paises de mão de obra mais barato...
Curiosamente ou não já estamos a assistir a um regressar de produção ao nosso pais pois mesmo sendo mais caro, a qualidade é melhor e o número produzido é mais consentâneo com o que as lojas querem.
Ou seja preferem pagar 10 por 1000 do que 8 por 10000...
Eu, deixo-vos a explorar os "nichos" de mercado que achardes por aí.
Eu cá estou em modo "hibernação" à espera que os ventos soprem a favor.
Aqui, a "barraca" vai abanar e o melhor é protegermo-nos o melhor possível.
Acho muitas semelhanças entre Angola e Portugal, lá como cá grassa a corrupção como uma ligeira diferença é que lá até o "peixe" pequeno se safa e aqui só "peixe" para cima de um certo calibre!
Abraço
Eu cá estou em modo "hibernação" à espera que os ventos soprem a favor.

Aqui, a "barraca" vai abanar e o melhor é protegermo-nos o melhor possível.
Acho muitas semelhanças entre Angola e Portugal, lá como cá grassa a corrupção como uma ligeira diferença é que lá até o "peixe" pequeno se safa e aqui só "peixe" para cima de um certo calibre!
Abraço
rmachado Escreveu:Como podem competir as economias de paises ditos não emergentes quando nos paises ditos emergentes se explora tanto o trabalhador? (ver casos de suicidio em grande escala na China)
Mas tu até tens um excelente exemplo por cá dum sector que esteve para falir e hoje dá cartas: calçado.
Certamente que não é apenas pelos baixos salários, porque há dezenas de países onde se consegue contratar por um custo inferior.
Eu penso que te estás a focar demasiado no custo da mão de obra quando há outros factores que podem ultrapassar essa desvantagem, nomeadamente a qualidade, inovação, design, exploração de nichos, etc. O marcado resulta da combinação de todos esses factores.
AutoMech Escreveu:rmachado Escreveu:Certo, eu não estou a colocar o "uns contra os outros".
Estava a rebater a questão do mercado livre no geral que como sabemos não é bem assim devido as assimetrias que existem sobretudo a nivel de valor de mão de obra...
Discordo completamente de ti Machado, porque as assimetrias no valor de mão de obra não são, de todo, uma justificação para não haver mercado livre. Se fosse assim só teríamos mercado livre quando todos ganhássemos o mesmo para executar a mesma função. Aliás, essa diferença salarial faz exatamente parte dum mercado livre.rmachado Escreveu:Só para dar um exmplo que acho curioso que dá para ver como o mercado (geral) não é livre:
COmo é possivel comprares uma capa de Iphone em Hong Kong e pagares 1 dolar... já com portes? (ok é aldrabada) mas 1 dolar?
Não consigo comentar um caso concreto, mas depende do custo de transporte. Já trabalhei numa empresa que se dedicava a optimizar grandes volumes de correspondência, procurando os pontos de entrada mais baratos, circulando por vários países. É inacreditavelmente barato, quase de borla, vir algo em bulk de contentor, dum país como Hong Kong ou China e ser injectado noutro país que tenha o melhor acordo postal com Portugal. E nesses casos o custo é calculado por peso e não por unidade. Nas cartas estávamos a falar de cêntimos. A razão pela qual se faz pouco é porque o prazo de entrega é enorme (de várias semanas) e não admite devoluções ao remetente. Era usado sobretudo em empresas com milhões de mailings publicitários à escala europeia e lembro-me que Singapura, por exemplo, era um dos pontos de entrada dessa correspondência, seguiam maioritariamente pela Suíça e depois eram distribuídos, por via postal, pelos restantes países. E isto, ao peso e com estas voltas todas, por inacreditável que pareça, era mais barato do que ser enviado directamente de um país europeu. Admito que seja o caso que referes.
O problema é quando há dumping e aí a coisa é mais dificil de regular, admito.
Ok..
O que eu queria dizer é que embora o mercado se diga livre, muitas vezes estamos a comparar realidades diferentes e como tal a liberdade do dito (do ponto de vista da lei oferta e procura no mais puro sentido) está logo um pouco "toldada".
É claro que é por causa dessa assimetrias que se conseguem fazer coisas que há poucos anos seriam impensáveis... mas a questão é:
Como podem competir as economias de paises ditos não emergentes quando nos paises ditos emergentes se explora tanto o trabalhador? (ver casos de suicidio em grande escala na China)
E note-se que isto não sou eu a dizer... já muito reputado economista do FMI e do Banco Mundial o disse.
rmachado Escreveu:Certo, eu não estou a colocar o "uns contra os outros".
Estava a rebater a questão do mercado livre no geral que como sabemos não é bem assim devido as assimetrias que existem sobretudo a nivel de valor de mão de obra...
Discordo completamente de ti Machado, porque as assimetrias no valor de mão de obra não são, de todo, uma justificação para não haver mercado livre. Se fosse assim só teríamos mercado livre quando todos ganhássemos o mesmo para executar a mesma função. Aliás, essa diferença salarial faz exatamente parte dum mercado livre.
rmachado Escreveu:Só para dar um exmplo que acho curioso que dá para ver como o mercado (geral) não é livre:
COmo é possivel comprares uma capa de Iphone em Hong Kong e pagares 1 dolar... já com portes? (ok é aldrabada) mas 1 dolar?
Não consigo comentar um caso concreto, mas depende do custo de transporte. Já trabalhei numa empresa que se dedicava a optimizar grandes volumes de correspondência, procurando os pontos de entrada mais baratos, circulando por vários países. É inacreditavelmente barato, quase de borla, vir algo em bulk de contentor, dum país como Hong Kong ou China e ser injectado noutro país que tenha o melhor acordo postal com Portugal. E nesses casos o custo é calculado por peso e não por unidade. Nas cartas estávamos a falar de cêntimos. A razão pela qual se faz pouco é porque o prazo de entrega é enorme (de várias semanas) e não admite devoluções ao remetente. Era usado sobretudo em empresas com milhões de mailings publicitários à escala europeia e lembro-me que Singapura, por exemplo, era um dos pontos de entrada dessa correspondência, seguiam maioritariamente pela Suíça e depois eram distribuídos, por via postal, pelos restantes países. E isto, ao peso e com estas voltas todas, por inacreditável que pareça, era mais barato do que ser enviado directamente de um país europeu. Admito que seja o caso que referes.
O problema é quando há dumping e aí a coisa é mais dificil de regular, admito.
AutoMech Escreveu:rmachado Escreveu:É muito bonito dizer que o mercado é livre e global, mas depois como é que se pode competir com a mão de obra chinesa? (e com as condições de trabalho deles....)
Machado, aqui não se trata de Chineses vs Portugueses. Estamos a falar de produtores portugueses que abafam produtores portugueses.
Sim, há espanhóis e franceses também, mas se eu vejo (e isso é indesmentível) maça portuguesa no hiper e acreditando que é mesmo portuguesa, é porque houve um português a vender ao continente. E se esse português não quiser há outro português porque eu, em tantos anos, nunca vi faltar maça portuguesa no Continente.
Certo, eu não estou a colocar o "uns contra os outros".
Só para dar um exmplo que acho curioso que dá para ver como o mercado (geral) não é livre:
mfsr1980 Escreveu:Quero dizer-te que há muitissimas profissões que têem de usar o "pópó" porque senão não entra "graveto".
Não digo o contrário. Nunca disse o contrário. Cada um é livre de usar o meio de transporte que quer.
O que eu disse - e mantenho - é que há alternativas à avenida da liberdade. E dentro da própria avenida da Liberdade tens as laterais. É isso que tu te recusas a aceitar.
mfsr1980 Escreveu:Esses tiveram o dia estragado graças à iniciativa de antecipar o corte da av.da liberdade.
Inclusivamente, houve uma amiga minha que se deslocou em transportes públicos e chegou atrasada porque não contava com esse contratempo.
Olha lá, e nos dias em que há greves dos transportes públicos? Não há também contratempos para uma data de gente?
E nos dias das manifestações? Não acontece o mesmo?
mfsr1980 Escreveu:Eu suponho que o teu emprego é estar aqui a animar o caldeirão e isso é um trabalho que podes fazer a partir de casa ou de qualquer ponto do País e até do Mundo. Para ti, isto não têve importância porque não te afectou.
Admite lá: tu adoras estar aqui a fazer suposições a meu respeito - a tal ponto que és incapaz de escrever um post sem me dirigires um ataque

Essa é uma velha estratégia, meu caro mfsr: à falta de argumentos, passa-se ao ataque pessoal. Mas digo-te já que isso comigo não resulta

Abraço
- Registado: 5/11/2002 12:21
Olha, Elias! Não vou mais responder-te porque o tópico fica por demais desinteressante.
Quero dizer-te que há muitissimas profissões que têem de usar o "pópó" porque senão não entra "graveto". Esses tiveram o dia estragado graças à iniciativa de antecipar o corte da av.da liberdade.
Inclusivamente, houve uma amiga minha que se deslocou em transportes públicos e chegou atrasada porque não contava com esse contratempo.
Eu suponho que o teu emprego é estar aqui a animar o caldeirão e isso é um trabalho que podes fazer a partir de casa ou de qualquer ponto do País e até do Mundo. Para ti, isto não têve importância porque não te afectou.
Abraço mfsr1980
Quero dizer-te que há muitissimas profissões que têem de usar o "pópó" porque senão não entra "graveto". Esses tiveram o dia estragado graças à iniciativa de antecipar o corte da av.da liberdade.
Eu suponho que o teu emprego é estar aqui a animar o caldeirão e isso é um trabalho que podes fazer a partir de casa ou de qualquer ponto do País e até do Mundo. Para ti, isto não têve importância porque não te afectou.
Abraço mfsr1980
mfsr1980 Escreveu:Tu és teimoso!
Quando tu cortas a av. da liberdade ficas com 2 entradas em Lisboa técnicamente lixadas!
Isso não é verdade.
Quem vem das Amoreiras pode usar o túnel para seguir para a Av. Fontes P. Melo, para entrar em Lisboa.
mfsr1980 Escreveu:Quero eu dizer com isto que o transito tornasse insuportável porque não consegue fluir, percebes?
Não. E não percebo porque tu ainda não me explicaste quem são esses veículos que precisam de passar pela Avenida da Liberdade. Eu já tentei explicar que há alternativas mas tu recusas-te a falar disso como se a Avenida fosse a única artéria possível para circular em Lisboa.
mfsr1980 Escreveu:Como essas profissões para ti não existem, não consegues abarcar o problema!
Não podia faltar mais uma suposição

Tu és teimoso!
Quando tu cortas a av. da liberdade ficas com 2 entradas em Lisboa técnicamente lixadas!
Quero eu dizer com isto que o transito tornasse insuportável porque não consegue fluir, percebes?
Quero dizer que se por acaso és apanhado nesse transito nem para trás nem para a frente o que equivale a dizer que se estiveres a dar assistência a alguma empresa do burgo, não produziste nada e ainda gastaste combustível!
Como essas profissões para ti não existem, não consegues abarcar o problema!
Quero eu dizer com isto que o transito tornasse insuportável porque não consegue fluir, percebes?
Quero dizer que se por acaso és apanhado nesse transito nem para trás nem para a frente o que equivale a dizer que se estiveres a dar assistência a alguma empresa do burgo, não produziste nada e ainda gastaste combustível!
Como essas profissões para ti não existem, não consegues abarcar o problema!
mfsr1980 Escreveu:Tu não conduzes logo, nem entendes o problema.
Acho que esta conversa não vai dar a lado nenhum!
mfsr, em vez de continuares a fazer suposições a meu respeito, vê lá se apresentas algo de mais concreto.
Olha eu dou uma ajuda:
- quem quiser ir para o Bairro Alto, vai até ao Rato e depois segue pela rua da Escola politécnica até ao Príncipe Real.
- para ir para Alfama o melhor é ir junto ao rio pelo lado de Santa Apolónia ou então descer a rua da Palma e depois seguir pelos Fanqueiros, virando à esquerda junto à Sé
A Avenida da Liberdade não te permite chegar a Alfama, pois no rossio tens de seguir pela rua do Ouro até à Praça do Comércio; nem te permite chegar ao Bairro Alto, pois a rua da conceição é só para eléctricos.
Não insistas na tese de que a Avenida da Liberdade serve os bairros históricos, porque não serve.
E mesmo que servisse para lá chegar, tinha pouca utilidade, pois o número de lugares de estacionamento nos bairros históricos é tão escasso que de pouco serve ir de carro até lá.
Estás esclarecido? Ou vais outra vez responder-me com suposições e insultos?
mfsr1980 Escreveu:Ir para os bairros já é um problema, se lhe cortas uma artéria então é para esquecer!
Isso é um engano. A avenida da Liberdade não serve para ir para os bairros históricos.
As vias que servem os bairros históricos são outras.
Ir para os bairros já é um problema, se lhe cortas uma artéria então é para esquecer!
Vou acrescentar...
Tu não vês mesmo nada à frente!
Tu tens poucas entradas para o centro da cidade e uma delas é por baixo junto ao rio, a outra é pela Rotunda do Marquês e ainda há outra por cima, pela 2ªcircular.
Se tu reparares o António Costa lixou logo 2 entradas, a da zona ribeirinha e a da rotunda.
Vou acrescentar...
Tu não vês mesmo nada à frente!
Tu tens poucas entradas para o centro da cidade e uma delas é por baixo junto ao rio, a outra é pela Rotunda do Marquês e ainda há outra por cima, pela 2ªcircular.
Se tu reparares o António Costa lixou logo 2 entradas, a da zona ribeirinha e a da rotunda.
Editado pela última vez por mfsr1980 em 20/6/2011 22:34, num total de 1 vez.
mfsr1980 Escreveu:Tás a brincar, não? De repente, estrangulas uma artéria e achas que isso não tem importancia.
Depois a Av.da Liberdade é usada por muitos veiculos que se deslocam para os bairros históricos ou julgas que é só para as "dondocas" comprarem vestidos nas lojas?
Quem vai para os bairros históricos tem outros caminhos à disposição. Não precisa de ir pela avenida da Liberdade.
mfsr1980 Escreveu:Tu conheces Lisboa?
Integralmente, meu caro.
Integralmente.
Tás a brincar, não? De repente, estrangulas uma artéria e achas que isso não tem importancia.
Depois a Av.da Liberdade é usada por muitos veiculos que se deslocam para os bairros históricos ou julgas que é só para as "dondocas" comprarem vestidos nas lojas?
Tu conheces Lisboa?
Tu conheces Lisboa?
mfsr1980 Escreveu:Caro Elias,
Então achas que quem leva comida aos restaurantes, quem distribui o pão, quem arranja os vidros dos estabelecimentos, ESSES NÃO TRABALHAM?
Claro que trabalham. E esses estabelecimentos que referes situam-se nas faixas laterais (e não na faixa central).
E tanto quanto sei as faixas laterais não foram encerradas, certo?
Ou seja, ninguém foi impedido de circular na Avenida da Liberdade.
Lion_Heart Escreveu:rmachado Escreveu:Existe muita "intermediagem" mas tb muito o culto do a terra é minha...
Não é a toa que a maior parte dos crimes de sangue em Portugal tem duas origens, o Amor e a terra.
A terra, o muro , o poço. Enfim País de terceiro Mundo.
Ja aqui disse que Portugal só será competitivo se os agricultores e pescadores meterem naquela cabeça dura que sózinhos não vã lá . E preciso cooperativas, associações ou empresas para deitar os muros abaixos e criar campos de dimensão suficiente para a agricultura ser rentavel. Na pesca a mesma coisa. Em vez de barquitos , porque não barcos de médio porte
Faço minhas as suas palavas Lion_Heart.
Vou colocar uma perna do lado do off-topic:
Creio que este é precisamente um dos principais problemas do tecido empresarial português e não só na agricultara ou pesca. Os produtores e pequenos empresário deviam juntar-se de forma a criar um grande grupo que lhes permita não só ter maior poder de negociação em Portugal, mas também fora.
Veja-se as ex-médias empresas de Paços de Ferreira que se riam da IKEA e hoje estão subcontratados pela dita empresa. O sector das mármores que podia ser um dos melhores à escala mundial...e só não o é porque os empresários pensam pequeno e "têm demasiado orgulho naquilo que não têm".
Este problema só será solucionado com a mudança das mentalidades e a aceitação de que é preciso evoluir para continuar a crescer até lá vamos continuar a levar muitas "ripadas". "Lá fora" aplica-se isto como uma regra básica.
Cumprimentos
Pensa e faz que pensas. Do cansaço dos outros faz a tua oportunidade. Faz tocar o despertador para emoções alheias. Mais importante que tudo, FAZ!
- Registado: 12/11/2009 22:20