Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Fernando Nobre um bom presidente ?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 20/6/2011 22:16

migluso Escreveu:
Mas foi como alguém já disse, quando há um acordo tácito entre PS e PSD para o presidente da AR ser a pessoa proposta pelo partido vencedor das eleições (...)

E esta era uma boa altura para o quebrar.

O parceiro de coligação (pos-eleitoral) também reprovou ele próprio a eleição. Trata-se de um partido que é parceiro de governo, parceiro no parlamento de momento e que inclusivamente se sobrepõe no espectro político ao PSD. E nem a totalidade dos votos dos deputados do próprio PSD terá recebido ainda...

Aqui o problema não é o PS, nem o PSD nem mais ninguém. É o facto de bastante obviamente o Nobre não ser um bom candidato para Presidente da AR!

A comunicação social faz disto um circo, claro. Há que aproveitar e fazer disto a notícia do dia. Mas entretanto elege-se um outro Presidente da Assembleia da República e o assunto fica morto e enterrado...

Já se ficasse o Nobre, era um festim em potência. Ia ser notícia inúmeras vezes e provavelmente pelos maus motivos.

Portanto, qual é o problema?

Nenhum mesmo, o país segue em frente. Tem de seguir em frente. Isto tem (teve) importância por um dia!
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Automech » 20/6/2011 22:06

Eu concordo com o Marco. O cargo parece fácil mas é preciso perceber das rotinas para não cometer gaffes. Além disso nem tudo são rosas (ver videos mais abaixo).
E, quanto a mim, convém ter experiência parlamentar. Acho que é dos poucos cargos onde não metia um independente.

Agora fico surpreendido pelos comentários neste tópico. Se o PPC, antecipando a derrota, tivesse recuado e metido outro era logo um cobardolas, que promete uma coisa e faz outra. Assim, cumpriu o que prometeu e é um derrotado, a coligação não presta, etc.

Como se o episódio tivesse importância. Se não tivessem dito hoje durante o dia, queria ver quem é que aqui se lembrava, por exemplo, que o Barbosa de Melo só foi eleito à segunda.

<iframe width="425" height="349" src="http://www.youtube.com/embed/WghSErZmAeI" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

<iframe width="560" height="349" src="http://www.youtube.com/embed/h5bj0y5QTks" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

<iframe width="425" height="349" src="http://www.youtube.com/embed/DVOHwtuGZas" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por migluso » 20/6/2011 21:28

MarcoAntonio Escreveu:Daqui a uns dias ninguém se recordará deste episódio!

Devo dizer que, politicamente, nem simpatizo com o Nobre.

Mas foi como alguém já disse, quando há um acordo tácito entre PS e PSD para o presidente da AR ser a pessoa proposta pelo partido vencedor das eleições, a quebra desse compromisso não augura nada de bom para esta legislatura.

Isso ter acontecido quando pela primeira vez foi proposto o nome de um independente é também sintomático do aparelhismo que existe na instituição que representa o povo.

De resto, estou é curioso para ver o governo em acção. As expectativas, da minha parte, estão muito elevadas.

Cumps
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits

Registado: 16/11/2009 18:45

por tava3 » 20/6/2011 20:41

Imagens exclusivas das negociações.

:)
Anexos
871.jpg
871.jpg (57.99 KiB) Visualizado 2078 vezes
Plan the trade and trade the plan

Registado: 3/11/2004 15:53

por Elias » 20/6/2011 20:37

Guilherme Silva e Mota Amaral são hipóteses para presidir à AR

20.06.2011 - 20:22 Por Nuno Simas

Guilherme Silva e Mota Amaral são os nomes mais falados para presidir à Assembleia da República depois do falhanço de Fernando Nobre

http://www.publico.pt/Política/guilherme-silva-e-mota-amaral-sao-hipoteses-para-presidir-a-ar_1499538

Registado: 5/11/2002 12:21

por scotch » 20/6/2011 20:23

Quem fica mal na fotografia é o Fernando Nobre, que desde a candidatura a PR evidenciou uma extrema ingenuidade.Uma das carateristicas de um politico experiente é a manha.
O PPC tentou beneficiar dos votos que o FN obteve nas presidenciais, mas esqueceu-se que esses votos vieram maioritariamente dos eleitores que não se revêm nos partidos.

Com isto tudo, quem se enterrou foi o Fernando Nobre.

Registado: 23/2/2008 0:35

por MarcoAntonio » 20/6/2011 20:19

migluso Escreveu:Como eu interpreto a situação:

- Passos Coelho convidou Nobre para ser o seu candidato à AR;

- Fernando Nobre aceitou e foi muito incoerente;

- No momento em que o país mais precisa de unidade e de se centrar naquilo que verdadeiramente importa, eis que os deputados decidem, pela primeira vez na nossa democracia, não seguir a recomendação do líder do partido vencedor.

Não é o Nobre que está em causa. Quero lá saber dele. É a atitude pouco diplomata dos deputados ao não aceitarem a recomendação do líder do partido que venceu as eleições.

Adivinham-se tempo muito difíceis...

Não concordo nada com uma boa parte do que escreveste, migluso.

Eu sou a favor de mais independentes no parlamento e no governo. No cargo de Presidente da AR, é precisamente onde acho que isso faz menos sentido!

O erro todo foi o PPC tê-lo convidado e o FN ter aceite. Depois de feita a asneira (ambos) o erro era então difícil de emendar e este desfecho mais ou menos previsível. O que acabou por acontecer era não só já esperado, como aceitável, compreensível e até desejável na minha opinião...

O cargo de presidente da assembleia da república, embora tradicionalmente não muito mediaticamente visível, é um cargo exigente. E requere que aquele que ocupa o cargo reuna alguns requisitos: ter experiência como deputado, conhecer bem o funcionamento da assembleia da república e ter o respeito e a reverência dos restantes deputados. É ele que vai presidir a todas as reuniões no parlamento e não faz sentido outra coisa. O Fernando Nobre, aparentemente, não reune nenhum destes requisitos.

Quanto aos deputados, acho que sensatamente "chumbaram" a candidatura.

Quanto ao PPC, acho que fez bem em manter. Contraria a imagem de que é inconstante e entre voltar com a palavra atrás ou arriscar-se a perder, parece-me preferível arriscar-se a perder. Não posso falar pelos outros mas pessoalmente ficaria com pior imagem dele se ele alterasse o candidato para garantir que não perdia - demonstrando ser alguém capaz de qualquer coisa para conseguir uma vitória política - do que vê-lo apresentar um candidato sem grandes condições, com uma previsível derrota, mas mantendo a palavra.

Quanto ao FN, quando descreveu o que pretendia fazer se fosse Presidente da AR, mais parecia que estava a descrever um segundo Presidente da República. Enfim, como as coisas foram evoluindo a questão era saber se desistia antes da votação ou depois da votação...

Daqui a uns dias ninguém se recordará deste episódio!
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Elias » 20/6/2011 19:57

Lion_Heart Escreveu:
Elias Escreveu:Amanhã às 16 horas:

- eleição do presidente da AR
- conselho de ministros

Dada a simultaneidade, significa isto que o PPC não vai estar na eleição?

Assim que tome posse ele e todos os qe forem para o Governo deixam de ser deputados e são substituidos.

Exacto.

por Lion_Heart » 20/6/2011 19:52

Elias Escreveu:Amanhã às 16 horas:

- conselho de ministros

Assim que tome posse ele e todos os qe forem para o Governo deixam de ser deputados e são substituidos.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por tava3 » 20/6/2011 19:43

Claro que a culpa é do psd, mais concretamente do PPC, este não devia ter prometido o cargo, pelo menos em publico. Mas com o calor da campanha, por vezes, é complicado segurar a lingua dentro da boca.

:)

por Elias » 20/6/2011 19:42

Amanhã às 16 horas:

- conselho de ministros

por MiamiBlue » 20/6/2011 19:36

A não eleição de Fernando Nobre é fácil de explicar, ele não é um politico.

Não é um boy de um partido.

Não é um do sistema.

Quem quer saber dos milhares de votos que ele teve à
uns meses atrás?? Não esta classe política.

Interessa destilar os ódios dessa campanha e vingar esses resultados..

Não me revejo nos partidos do poder e considero esta atitude ilustrativa da classe polítiva que temos actualmente..

Candidatos individuais já!!!

Registado: 17/10/2010 19:32

por jbraven » 20/6/2011 19:25

Caro radiohead,

O facto de existe um acordo tácito entre os partidos para que o partido maioritário indique o futuro presidente da A.R. não significa que não tenha de ser consensual. O PPC já sabia à partida que não tinha o apoio de mais nenhum partido, mas mesmo assim insistiu no FN (apesar de, ao contrário do que dizes, ter tido o apoio da ala maçónica do PS; não é assim tão líquido que as abstenções e/ou votos nulos no PSD tenham sido apenas 3). O Fernando Nobre também podia ter tido um pouco de "sentido de Estado" (palavras tuas) e ter poupado a ele próprio, ao PSD e ao país este episódio caricato e a vergonha de ser o primeiro candidato não eleito à segunda volta. Foi necessária uma segunda votação para que ele percebesse o que já toda a gente tinha percebido com uma (e mesmo com nenhuma).

Mas claro que a culpa é de todos menos do PSD (FN incluído).

Abraço,

JB

Nota: não me revejo em nenhum dos partidos nacionais, com ou sem assento parlamentar.

Registado: 10/2/2009 20:03

por jeso » 20/6/2011 19:22

carf2007 Escreveu:O Nobre anda desesperado por um tacho. Agora que viu que não tem hipóteses para Presidente da AR já diz que fica como deputado.

Parece que o desejo de poder faz amolecer a coluna vertebral :(

Registado: 24/6/2006 12:52

por kuppka » 20/6/2011 19:10

E os desenhos nos votos nulos?

Registado: 31/5/2009 15:22

por carf2007 » 20/6/2011 18:58

O Nobre anda desesperado por um tacho. Agora que viu que não tem hipóteses para Presidente da AR já diz que fica como deputado.

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=491561
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare

Registado: 9/3/2007 23:32

por tava3 » 20/6/2011 18:54

Mas ninguém diz que não pode ser um membro do psd, não pode é ser qualquer um. Aliás, o FN nem é do psd mesmo, se calhar foi por isso.
:wink:

por radiohead » 20/6/2011 18:51

tavaverquenao2 Escreveu:O ps? E porque não o cds? Este não foi o candidato do ps à presidencia e já se sabia que o ía chumbar na assembleia, não era novidade. O cds é que pertence à coligação, poderia fazer o"geito", pelo menos tinha mais lógica.

O PS e o PSD tem um "gentleman's agreement" onde fazem a divisão dos tachos pelos seus boys sem atritos de maior. Um fica com o Banco de Portugal, outro fica com a Caixa, etc, etc.

No caso da AR, o que está estabelecido entre os dois (e sempre se verificou) era que a presidência da AR é para o partido mais votado.

Que sirva para o PSD aprender que não se fazem "gentleman's agreements" com lellos, rodrigues e outros carroceiros...
Imagem
Imagem

Registado: 18/10/2009 15:37

por carrancho » 20/6/2011 18:47

Fui dos que votou Nobre para PR, e fui dos que se sentiu traído por ele aceitar entrar numa máquina partidária. Mas penso que ele não ter sido hoje eleito é complectamente ridículo, aliás, tudo é ridículo:

- o convite do PPC ao Nobre;
- o Nobre ter aceite o convite do PPC;
- Toda a polémica no psd não ter resultado num passo atrás do Passos;
- o PPC ter colocado isto ao nível da palavra/honra pessoal;
- o Paulinho das Feiras faz o mesmo em relação à sua honra mas em sentido oposto ao do Passos;
- nenhum dos deputados da oposição demonstra sentido de estado;
- E pior de tudo, deputados do PP demonstram que a coligação é frágil e se os da oposição não demonstram sentido de estado... então os do CDS-PP... ai jasus!!!

Isto é mesmo o país do 8 ou 80... :evil:

Passamos de governantes sem palavra, para governantes cuja palavra vale mais que os interesses do país!!! Enfim, AR serve para gerir os égos pessoais ou partidários... QUE SE F*** O PAÍS!

Por mim, mal dava para aquecerem a cadeira, éra já tudo pró olho da rua!!!
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

por migluso » 20/6/2011 18:46

Espero que Passos e os ministros independentes governem com a troika e mandem bugiar os outros todos...

Eu proporia nos próximos 6 meses uma alteração da constituição e, caso fosse chumbada, eleições antecipadas.
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits

Registado: 16/11/2009 18:45

por tava3 » 20/6/2011 18:44

O ps? E porque não o cds? Este não foi o candidato do ps à presidencia e já se sabia que o ía chumbar na assembleia, não era novidade. O cds é que pertence à coligação, poderia fazer o"geito", pelo menos tinha mais lógica.

por radiohead » 20/6/2011 18:37

- No momento em que o país mais precisa de unidade e de se centrar naquilo que verdadeiramente importa, eis que os deputados decidem, pela primeira vez na nossa democracia, não seguir a recomendação do líder do partido vencedor.

Não é o Nobre que está em causa. Quero lá saber dele. É a atitude pouco diplomata dos deputados ao não aceitarem a recomendação do líder do partido que venceu as eleições.

Está provado que o PS é um partido de inimputáveis.

Passa pela cabeça de alguém que o senhor não tenha "experiência política" para mandar falar e calar o nosso excelso deputedo?

O PS ainda nem foi corrido do poder e já começa com a chicana política, é a irresponsabilidade total.

Espero que isto tenha consequências quando o PS quiser nomear os boys a que tem direito pelos acordos com o PSD.
Imagem
Imagem

Registado: 18/10/2009 15:37

por JMHP » 20/6/2011 18:34

Nada de ilusões.... Portugal não muda em décadas ou até quase um século e ia agora mudar em dias!

Existem coisas que não vamos ser capazes de mudar e terá de ser alguém de fora a fazê-lo por nós e mesmo assim......:pray:

Existem tradições e vícios que não mudam nunca... :roll:

Registado: 19/5/2009 18:26

por tava3 » 20/6/2011 18:34

E só para chatear, a taxa de juro a 10 anos ultrapassou hoje a da irlanda.

por canguru » 20/6/2011 18:31

esta coligação promete!

tristeza!

Registado: 6/4/2008 22:41

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Akinfiev, fosgass2020, HFCA, karaya75, latbal, LMMV, m-m, malakas, Mar58, Nuno V, nunorpsilva, PAULOJOAO, trilhos2006, TTM62, VALHALLA, yggy, zulu404 e 410 visitantes