OFF-Off-topic - Continente?! nem morta! ainda apanho e-coli!
Câmara cede avenida por 100 mil euros
Câmara de Lisboa não recebeu qualquer verba da Sonae para disponibilizar a Avenida da Liberdade por seis dias para a preparação e realização do megapiquenique do Continente, que conhece hoje o seu dia alto. O grupo de Belmiro de Azevedo só teve de tratar do arranjo dos espaços verdes da artéria lisboeta e recuperar uma horta em Campolide. Segundo o vereador José Sá Fernandes, estes serviços representam um valor "superior a 100 mil euros". A segurança do evento estará a cargo de cerca de 30 agentes da PSP.
A principal artéria lisboeta estava já ontem quase totalmente transformada numa quinta, com canteiros de produtos hortícolas e currais para os animais a ocuparem quase toda a via central, sobrando apenas uma faixa. O trânsito era feito pelas vias laterais, provocando grandes engarrafamentos. "É como se tivessem fechado o meu local de trabalho durante 6 dias", queixava-se o taxista Alexandre Moutinho. José Carlos, também taxista, dizia que tinha demorado "20 minutos desde os Restauradores ao Tivoli".
A Antral (Associação Nacional dos Transportadores em Automóveis Ligeiros) chegou a ameaçar um bloqueio da avenida, mas depois a Câmara permitiu que os táxis passassem na via central, tal como os autocarros.
"Isto é um prejuízo de milhares de euros para os taxistas", queixava-se o líder da Antral, Florêncio Almeida
Confrontado pelo CM com os transtornos gerados, o presidente da Câmara, António Costa, afirmou: "É o preço a pagar por uma iniciativa como esta". Antes, o autarca já tinha sublinhado as virtudes da iniciativa, por "incentivar a produção nacional" e "chamar a atenção para a necessidade de manter espaço urbano liberto para hortas". Destacou também a oferta de quatro toneladas de produtos a 13 instituições de solidariedade e duas juntas de Lisboa.
Hoje, a avenida estará totalmente cortada ao trânsito
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/notic ... -mil-euros
Assim é que (na minha opinião) não faz sentido absolutamente nenhum.
cumps,
cogumelo
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Nao resisto
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Tanta coisa por um concerto. O Costa quer é votos e não são os banqueiros que lhos dão.

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Tanta coisa por um concerto. O Costa quer é votos e não são os banqueiros que lhos dão.

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Lion_Heart
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Pata-Hari Escreveu:Epá, Elias, o que deveria ter dito é "ESTOU EM GREVE DE CONTINENTE! NÂO LHES COMPRO NADA NOS PRÒXIMOS 6 MESES!!".
(queres que mude o titulo, é???)
Eu não quero nada.
Ou melhor, quero: quero as fotos dos autocarros apinhados

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Pata-Hari Escreveu:
Mas estamos totalmente desviados do tema do continente e da cidade acharem que é um bom lugar para plantar o raio das couves. Digam-me que eles pagaram 5 milhões ao município e eu calo-me já e ainda vou ao tony carreira!
Não estamos não! É que se aquela fosse uma zona de residentes, o pessoal ia todo a correr às alfaces

E já agora porque é que dizes que no continente podes apanhar e-coli? Achas que nas outras cadeias comerciais o risco é menor?
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Para turistas, tem restaurantes, tem passeios larguissimos, tem hoteis, tens transportes e taxis. Aliás, as lojas de luxo vivem de turismo "rico". Para as empresas, tem estacionamentos e tem restaurantes e é atractiva. Os residentes são poucos naquela área.
E para zonas turísticas, tens muitas outras bem mais atractivas onde te podes e deves concentrar (o bairro alto é um excelente exemplo disso), falhando exactamente em alguns dos aspectos que apontas em grande parte por características arquitectónicas "de origem").
Mas estamos totalmente desviados do tema do continente e da cidade acharem que é um bom lugar para plantar o raio das couves. Digam-me que eles pagaram 5 milhões ao município e eu calo-me já e ainda vou ao tony carreira!
E para zonas turísticas, tens muitas outras bem mais atractivas onde te podes e deves concentrar (o bairro alto é um excelente exemplo disso), falhando exactamente em alguns dos aspectos que apontas em grande parte por características arquitectónicas "de origem").
Mas estamos totalmente desviados do tema do continente e da cidade acharem que é um bom lugar para plantar o raio das couves. Digam-me que eles pagaram 5 milhões ao município e eu calo-me já e ainda vou ao tony carreira!
Pata-Hari Escreveu:Se a Avenida da Liberdade não fosse o centro económico, não terias as dezenas de excelentes restaurantes e de excelentes lojas que tem, não teria o cuidado e a qualidade que tem hoje. Não concordo que seja morta à noite, é BEM mais vida que, por exemplo, o loop de chicago.
Não digo o contrário.
Mas deixa-me expor melhor o meu ponto de vista: por vezes ouvimos algumas personalidades defender (genericamente, ou em relação a determinada localidade) que se deve tornar o centro histórico mais atractivo para morar, ou para o turismo por exemplo. Podemos a isto acrescentar "atractivo para as empresas".
A questão essencial para mim é esta: não é possível tornar uma zona simultaneamente atractiva para as empresas, os residentes e os turistas. E isto porque cada segmento valoriza diferentes aspectos:
- as empresas (principalmente as grandes) valorizam bons acessos, estacionamento, acesso a comércio e serviços de qualidade
- os residentes irão preferir estacionamento à porta de casa, não muito ruído, comércio de proximidade (diferente daquele que os trabalhadores das empresas valorizam) e tudo isto a um custo não muito elevado
- os turistas, esses apreciam zonas pedonais com poucos carros, comércio tradicional, incluindo para comprar uns "recuerdos", restaurantes "very typical" e bons motivos fotográficos (entre outras coisas)
A pergunta é pois: qual destes segmentos queremos atrair para a zona central / histórica de Lisboa?
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Se a Avenida da Liberdade não fosse o centro económico, não terias as dezenas de excelentes restaurantes e de excelentes lojas que tem, não teria o cuidado e a qualidade que tem hoje. Não concordo que seja morta à noite, é BEM mais vida que, por exemplo, o loop de chicago.
Sim, o transito poderia estar melhor gerido. So what? tens muito por onde pegar antes de criticar o transito da avenida que normalmente só é caótico quando há policias de transito (excepção para hoje e ontem ao fim da tarde). No outro dia, um policia a controlar a execução de um buraco num passeio da avenida da liberdade (nota que o buraco ocupada um terço do passeio!) conseguiu encravar o transito todo até ao ritz.
Sim, o transito poderia estar melhor gerido. So what? tens muito por onde pegar antes de criticar o transito da avenida que normalmente só é caótico quando há policias de transito (excepção para hoje e ontem ao fim da tarde). No outro dia, um policia a controlar a execução de um buraco num passeio da avenida da liberdade (nota que o buraco ocupada um terço do passeio!) conseguiu encravar o transito todo até ao ritz.
Pata, não é nada disso.
A questão para mim é esta: o que é que queremos que o centro de Lisboa seja: um centro empresarial que à noite se esvazia de gente (que na sua maioria se desloca para os subúrbios) ou um local para as pessoas querem estar, passear e talvez morar?
Podes dizer que a avenida é bonita. Pra mim isso é discutível. Visualmente, por exemplo, o que tu vês é uma sucessão de edifícios, cada qual com a sua cota, sem qualquer plano de urbanização integrado que transmita uma sensação de equilíbrio.
O trânsito é denso e contínuo, fazendo com que a avenida seja uma das artérias mais poluídas e ruidosas de Lisboa.
Se houvesse vontade política de transformar a avenida da Liberdade num local aprazível, então barrava-se o trânsito (ou só se permitiam os transportes públicos). Aí sim, talvez as pessoas tivessem mais vontade de usufruir da Avenida.
Concedo que tudo o que escrevi é discutível. Mas a questão - para mim - essencial, é esta: o que é que nós queremos que a Avenida seja? E já agora a Baixa, a zona ribeirinha e por aí fora...
A questão para mim é esta: o que é que queremos que o centro de Lisboa seja: um centro empresarial que à noite se esvazia de gente (que na sua maioria se desloca para os subúrbios) ou um local para as pessoas querem estar, passear e talvez morar?
Podes dizer que a avenida é bonita. Pra mim isso é discutível. Visualmente, por exemplo, o que tu vês é uma sucessão de edifícios, cada qual com a sua cota, sem qualquer plano de urbanização integrado que transmita uma sensação de equilíbrio.
O trânsito é denso e contínuo, fazendo com que a avenida seja uma das artérias mais poluídas e ruidosas de Lisboa.
Se houvesse vontade política de transformar a avenida da Liberdade num local aprazível, então barrava-se o trânsito (ou só se permitiam os transportes públicos). Aí sim, talvez as pessoas tivessem mais vontade de usufruir da Avenida.
Concedo que tudo o que escrevi é discutível. Mas a questão - para mim - essencial, é esta: o que é que nós queremos que a Avenida seja? E já agora a Baixa, a zona ribeirinha e por aí fora...
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Elias, neste instante concluo que só podes estar a tentar argumentar para me picar... só pode....
Pegas na melhor avenida da cidade e dizes que poderia ser melhor?! oh please.... não consegues mesmo arranjar outra rua no país inteiro para criticar qualquercoisita....!? queres que te dê a minha para fazeres a critica? ou talvez a tua? quantos quiosques e lojas boas tem a rua onde moras? ajardinada? com flores? tratada? iluminada?
Pegas na melhor avenida da cidade e dizes que poderia ser melhor?! oh please.... não consegues mesmo arranjar outra rua no país inteiro para criticar qualquercoisita....!? queres que te dê a minha para fazeres a critica? ou talvez a tua? quantos quiosques e lojas boas tem a rua onde moras? ajardinada? com flores? tratada? iluminada?
Pata-Hari Escreveu:Seria aquilo que era há 20 anos, uma avenida decrepita como é a avenida da república hoje em dia. Não teria os edifícios recuperados, não estaria bonita, não teria atraido as melhores lojas. Seria a Av da Republica, que até acontece ter dos mais bonitos edifícios desta cidade em estado deplorável e que mete pena lá passar.
Tudo o que escreves é conjectural.
Quanto à avenida da liberdade estar bonita é muito discutível.
Deixo-te esta notícia recente:
Lisboa: Ainda há muito a fazer para tornar a Avenida da Liberdade atrativa - Fórum Cidadania
Lisboa, 01 jun (Lusa) - O Fórum Cidadania Lisboa congratulou-se hoje com a recente abertura de cinco quiosques na Avenida da Liberdade, na capital, mas alertou que "ainda há muito a fazer" para voltar a tornar atrativa aquela artéria da cidade.
"É um bom passo, um pequeno passo na direção correta. Ainda há muito que fazer, nomeadamente no espaço público, nos edifícios a reabilitar e, sobretudo, incentivar a que haja habitação", disse Paulo Ferrero, daquele movimento, à agência Lusa.
Paulo Ferrero falava na sequência de uma carta aberta que o Fórum Cidadania Lisboa enviou ao presidente da câmara, António Costa (PS), na qual apontam vários aspetos a melhorar na Avenida da Liberdade.
Na missiva, os cidadãos consideram essencial que se prossiga com a limpeza e arranjo da avenida para evitar a "abertura de esplanada ad-hoc, toldos ao vento, lixo nos passeios, buracos e lombas na calçada, caldeiras sem árvores, candeeiros apagados e, sobretudo, ruído a mais".
Sensibilizar a população para passear a pé pela avenida e se deslocar em transportes públicos são outras das propostas do Fórum, que alerta também para a necessidade de as estações do metropolitano do Marquês de Pombal, Avenida e Restauradores estarem abertas durante a noite.
O Fórum Cidadania Lisboa propõe ainda a dinamização das salas de espetáculo existentes na avenida e nas áreas envolvente, a criação de percursos de divulgação cultural, a restrição "de facto" ao trânsito a partir do Marquês de Pombal e o fomento da habitação para contrariar a desertificação daquela "artéria nobre da cidade".
"É, no fundo, aplicar uma série de coisas que já estão no papel há uma série de anos", concluiu Paulo Ferrero.
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Seria aquilo que era há 20 anos, uma avenida decrepita como é a avenida da república hoje em dia. Não teria os edifícios recuperados, não estaria bonita, não teria atraido as melhores lojas. Seria a Av da Republica, que até acontece ter dos mais bonitos edifícios desta cidade em estado deplorável e que mete pena lá passar.
Pata-Hari Escreveu:Já agora, em todas as cidades normais/desenvolvidas que eu conheço, existem áreas onde se concentram negócios. E que não são propriamente nos subúrbios. Mais, se a avenida da liberdade é hoje o que é, a esses negócios se devem.
Eu não sei o que é que tu entendes por "se a avenida da liberdade é hoje o que é" mas apetece-me perguntar: "e se esses negócios lá não estivessem, o que é que a avenida da liberdade seria?"
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Elias, se calhar porque podem pagar! e porque podem manter esse centro em bom estado em vez de irem para a cova da moura recuperar edificios, não?
O que é que raio me interessa porque razão lá estão? o facto é que estão. Vamos mudar as empresas todas de lá porque o continente quer lá plantar couves nesse centro histórico? se querem história, vão para alfama.
O que é que raio me interessa porque razão lá estão? o facto é que estão. Vamos mudar as empresas todas de lá porque o continente quer lá plantar couves nesse centro histórico? se querem história, vão para alfama.
Pata-Hari Escreveu:A expo foi exactamente feita para este tipo de coisas! Estas tretas não se fazem na zona central de negócios e de circulação durante os dias de trabalho. Aquela é a zona dos escritórios de advogados, da banca, dos seguros, é uma zona perfeitamente central na economia deste tasco de país. Para quem lá trabalha (EU!), foi uma perfeita loucura.
Pois eu vejo as coisas exactamente ao contrário. Não percebo porque é que os escritórios de advogados, a banca e os seguros têm de se ir enfiar todos numa zona chamada "centro histórico" contribuindo sobremaneira para o caos diário que se vive diariamente naquela zona.
As empresas que referes são sem dúvida importantíssimas na nossa economia, mas há alguma necessidade se enfiarem todas no centro da cidade? Porque é que temos de ter um país macrocéfalo e, como se isso não chegasse, uma cidade macrocéfala?
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A expo foi exactamente feita para este tipo de coisas! Estas tretas não se fazem na zona central de negócios e de circulação durante os dias de trabalho. Aquela é a zona dos escritórios de advogados, da banca, dos seguros, é uma zona perfeitamente central na economia deste tasco de país. Para quem lá trabalha (EU!), foi uma perfeita loucura. Felizmente que hoje as pessoas se "protegeram" e fizeram percursos alternativos, anularam reuniões e o transito estava menos caótico que ontem quando toda a gente foi apanhada de surpresa.
Pela positiva, assisti, pela primeira vez na vida, a policias de transito eficientes, rápidos e a fazerem o transito rolar bem (acho que foi a primeira vez que vi isso nesta cidade!).Devem ter destacado a tropa de elite dado que o caos estava mesmo instalado e a revolta popular estava por um fio.
Pela positiva, assisti, pela primeira vez na vida, a policias de transito eficientes, rápidos e a fazerem o transito rolar bem (acho que foi a primeira vez que vi isso nesta cidade!).Devem ter destacado a tropa de elite dado que o caos estava mesmo instalado e a revolta popular estava por um fio.
Pemides Escreveu:Mas convenhamos, que a sua ocupação durante 3 ou 4 dias incomoda muito menos gente do que a ocupação da avenida da liberdade.
Ah bom, então o problema é o número de pessoas que incomoda e não o facto de incomodar pessoas.
Ou será que o problema é incomodar as pessoas que querem andar de popó?

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Pemides Escreveu:Elias Escreveu:O parque da Bela Vista é um espaço tão público como a avenida da Liberdade...
Mas convenhamos, que a sua ocupação durante 3 ou 4 dias incomoda muito menos gente do que a ocupação da avenida da liberdade.
Mas eu ainda estou para perceber é se há comida à borla ou não...Se houver comida à borla, menos mal
Ai ai, que a cidade não quer o campo a incomodar ...
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Elias Escreveu:O parque da Bela Vista é um espaço tão público como a avenida da Liberdade...
Mas convenhamos, que a sua ocupação durante 3 ou 4 dias incomoda muito menos gente do que a ocupação da avenida da liberdade.
Mas eu ainda estou para perceber é se há comida à borla ou não...


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