Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Cavaco Silva apela ao investimento na Agricultura

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Cavaco Silva apela ao investimento na Agricultura

por Pickbull » 10/6/2011 15:38

nelsonfilipe Escreveu:Só vendes pro Belmiro se quiseres, tens tantos sitios pra onde ver. Tens a exportação, tens o mercado dos grossistas, etc...

Isso é verdade mas quando se fala de um pequeno agricultor (não falo da agricultura de subsistência mas de um pequeno agricultor com alguns hectares para ganhar a vida) este não tem meios nem quantidade de produtos suficientes para isso.

Ter toda uma cadeia que vai desde a produção à distribuição não está ao alcance de todos!

Registado: 23/1/2008 19:18

por nelsonfilipe » 10/6/2011 15:26

Pickbull Escreveu:
tonitogomez Escreveu:Gostaria de saber o que acham os caldeireiros acerca de potencial investimento para jovens na Agricultura em Portugal??
Como filho de pais agricultores, sei que os incentivos para jovens investirem na agricultura ja foram melhores... Quais as areas de producao que o pais se deve focar?

Gostaria de ouvir opinioes.

Da maneira que o mercado funciona diria que a tendência é a agricultura acabar.

Basta ver que os descontos que o Belmiro dá não é ele que os dá. É o agricultor que vai receber menos.

Um exemplo com números do disparate disto é que por exemplo a maçã sai do agricultor a 0.30€/Kg e chega ao consumidor a 2.00€/Kg.

Olhando que o agricultor é que assume todo o risco, é que trabalha mais mas no fim é o que ganha menos é natural que mais dia menos dia o agricultor desista e se renda ao RSI que pelo menos esse é certinho, sem risco e sem suor.

Só vendes pro Belmiro se quiseres, tens tantos sitios pra onde ver. Tens a exportação, tens o mercado dos grossistas, etc...

Registado: 10/9/2009 15:41

por Pickbull » 10/6/2011 15:23

tonitogomez Escreveu:Gostaria de saber o que acham os caldeireiros acerca de potencial investimento para jovens na Agricultura em Portugal??
Como filho de pais agricultores, sei que os incentivos para jovens investirem na agricultura ja foram melhores... Quais as areas de producao que o pais se deve focar?

Da maneira que o mercado funciona diria que a tendência é a agricultura acabar.

Basta ver que os descontos que o Belmiro dá não é ele que os dá. É o agricultor que vai receber menos.

Um exemplo com números do disparate disto é que por exemplo a maçã sai do agricultor a 0.30€/Kg e chega ao consumidor a 2.00€/Kg.

Olhando que o agricultor é que assume todo o risco, é que trabalha mais mas no fim é o que ganha menos é natural que mais dia menos dia o agricultor desista e se renda ao RSI que pelo menos esse é certinho, sem risco e sem suor.

Registado: 23/1/2008 19:18

Re

por bolsa » 10/6/2011 15:15

Nao podia haver melhor incentivo a agricultura que o Cavaco, mulher, filhos e netos prescindirem da "Monarquia" e dedicarem-se e sobreviverem da agricultura, isso sim, nao e so mandar bitaites....

Faz lembrar o Sampaio quando era Presidente, veces devem trabalhar mais, investir mais, inovar, desenvolver o pais, etc,etc,etc, e eles, afinal o que e que ja fizeram ? E servem para que ?

Eu sei do que falo, vivo numa pequena aldeia junto a uma pequena cidade do interior, onde existem muitos agricultores, eu proprio sou em part-time, embora so para consumo familiar.

Cump.s e B.N.

Registado: 7/2/2005 18:06

por nelsonfilipe » 10/6/2011 14:46

Mas claro também de referir que a minha area profissional é mesmo esta.. quem não percebe patavina de agricultura e meter-se mesmo assim num projecto de grande envergadura, é o mesmo de se tar a enforcar. :?

por EuroVerde » 10/6/2011 14:44

Na minha opinião não é preciso o Cavaco apelar a nada. Não faz falta.
As pessoas é que no geral deviam cultivar a terra. Mas como é duro e custa, preferem andar de costas direitas e endividadas...

Mas se formos a falar em latifundios de monocultura, acho mesmo que os apoios tal como existem deviam acabar.

Cultiva-se 300 ha de trigo ou outro, e no final recebe-se o lucro e pronto. Assumindo o agricultor todo risco.

Para este tipo de manipulação de mercado que a Alemanha fez com a Espanha, acho que os espanhois e do sul deviam receber apoio, porque eram produtos prontos a ser consumidos e estavam em bom estado.

Registado: 29/11/2007 11:19

por nelsonfilipe » 10/6/2011 14:44

Posso falar um pouco na minha experiência. À pouco tempo, inscrevi-me no programa do Proder- Jovens Agricultores em que ajudam com 60% a fundo perdido e com um premio de instalação de 30000€. Atenção que os 60% é pra zonas desfavorecidas como é o caso do baixo alentejo. Se for em zonas ditas normais ajudam a 50%. Também de referir que o máximo elegível ( o máximo de valor que podes inscrever no projecto para ser ajudado ) é de mais ou menos 420000€. No meu caso ultrapassei esse valor o que significa que não ajudam a partir daí. Mas claro, primeiro tens que gastar com fundos próprios ou com ajuda do banco e só depois com a prova de facturas e com um estudo de viabilidade económica é que eles te vão pagar os correspondentes 50% ou 60%. Espero ter ajudado.

Cavaco Silva apela ao investimento na Agricultura

por tonitogomez » 10/6/2011 14:32

Gostaria de saber o que acham os caldeireiros acerca de potencial investimento para jovens na Agricultura em Portugal??

All predictions are wrong. Some are useful.

Registado: 28/5/2009 16:32

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: acintra, Bing [Bot], Ferreiratrade, Google [Bot], Goya777, PAULOJOAO e 126 visitantes