OT - Troco de 500€
20 mensagens
|Página 1 de 1
amsfsma Escreveu:Há legislação/regulamentação sobre o assunto pelo que não vale a pena inventar exemplos. Toda a gente é obrigada a aceitar como forma de pagamento aquilo que se convencionou chamar moedas e notas (inclusive moedas comemorativas). A excepção está no facto de nenhum privado ser obrigado a receber mais de 50 moedas de igual valor facial. Como é evidente a parte que recebe é obrigada a devolver o remanescente...
Yup

Curso legal e poder liberatório

- Registado: 15/4/2008 14:12
Há legislação/regulamentação sobre o assunto pelo que não vale a pena inventar exemplos. Toda a gente é obrigada a aceitar como forma de pagamento aquilo que se convencionou chamar moedas e notas (inclusive moedas comemorativas). A excepção está no facto de nenhum privado ser obrigado a receber mais de 50 moedas de igual valor facial. Como é evidente a parte que recebe é obrigada a devolver o remanescente...
- Registado: 4/2/2010 19:57
Sim senhor
Sim senhor , grandes exemplos de civismo..... 

Re: OT - Troco de 500€
Pickbull Escreveu:A conta é de 9€ e o comerciante não tem troco de 100€.
O que acontece nessa situação?
Depois do produto consumido a responsabilidade está do lado do comerciante, se arranjar troco, muito bem, se não não pago. (nem que chame as autoridades!

Se for boa pessoa, e tiver sido bem atendido, posso até mais tarde passar lá para regularizar a dívida.
Não sei assinar! 

- Registado: 10/2/2011 19:42
Pickbull Escreveu:nelsonfilipe Escreveu:A questão é que se me pagarem uma conta de 5€ com uma nota de 500€ e eu não tiver troco não posso aceitar a dita nota né? Agora penso não haver nenhuma lei que obrigue um dos lados a satisfazer esse pedido tanto do cliente como da pessoa que recebe.
Eu entendo isso perfeitamente.
Por exemplo se for um negócio de um televisor o que pode acontecer é o negócio abortar. Nem eu compro nem ele vende (isso supondo que nenhuma das partes é obrigada a fazer o que quer que seja).
Mas supondo que é para pagar num restaurante depois da refeição feita.
Tenho na carteira uma nota de 5€ e uma nota de 100€ (o exemplo dos 500€ era para levar ao limite mas qualquer montante serve). A conta é de 9€ e o comerciante não tem troco de 100€.
Aí em principio eles não devem ter dificuldade em ir arranjar troco, ou com dinheiro recebido de outros clientes, ou dinheiro próprio guardado talvez no cofre, ou então ir a outro sitio arranjar dinheiro trocado. Ou seja, neste caso o lojista tem de fazer os possiveis pra arranjar o troco. Lá está, o bom senso prevalece.
- Registado: 10/9/2009 15:41
nelsonfilipe Escreveu:A questão é que se me pagarem uma conta de 5€ com uma nota de 500€ e eu não tiver troco não posso aceitar a dita nota né? Agora penso não haver nenhuma lei que obrigue um dos lados a satisfazer esse pedido tanto do cliente como da pessoa que recebe.
Eu entendo isso perfeitamente.
Por exemplo se for um negócio de um televisor o que pode acontecer é o negócio abortar. Nem eu compro nem ele vende (isso supondo que nenhuma das partes é obrigada a fazer o que quer que seja).
Mas supondo que é para pagar num restaurante depois da refeição feita.
Tenho na carteira uma nota de 5€ e uma nota de 100€ (o exemplo dos 500€ era para levar ao limite mas qualquer montante serve). A conta é de 9€ e o comerciante não tem troco de 100€.
Só para clarificar as coisas eu irei colocar um caso paradigmático desta situação que esclarece os mais reticentes.
Os trabalhadores da portagens das auto-estradas (denominados "portageiros") trabalham de noite e de dia em turnos variáveis. Se às 4h da manha lhe aparece um indivíduo à saída da portagem que vai pagar a portagem Braga - Esposende, que tem o custo de 2.35€, com uma nota de 500€, mesmo que que o "portageiro" detecte que a mesma é falsa, ele é obrigado a aceitar a nota e dar o respectivo troco! (e sem piar! )
Isto acontece para proteger a integridade dos trabalhadores.
No entanto serão imediatamente retirados os dados de identificação do veículo e posteriormente instaurado um processo sobre o proprietário do veículo em questão.
Os trabalhadores da portagens das auto-estradas (denominados "portageiros") trabalham de noite e de dia em turnos variáveis. Se às 4h da manha lhe aparece um indivíduo à saída da portagem que vai pagar a portagem Braga - Esposende, que tem o custo de 2.35€, com uma nota de 500€, mesmo que que o "portageiro" detecte que a mesma é falsa, ele é obrigado a aceitar a nota e dar o respectivo troco! (e sem piar! )

Isto acontece para proteger a integridade dos trabalhadores.
No entanto serão imediatamente retirados os dados de identificação do veículo e posteriormente instaurado um processo sobre o proprietário do veículo em questão.
Não sei assinar! 

EuroVerde Escreveu:
Obrigatório por lei?
Ele é livre de aceitar a nota 500 ou não.
É livre. Mas se for verdadeira, deve ser um comerciante parvo.
Agora a desconfiança está no ar, e pode mesmo não ter troco...lol
Vamos lá ver, se eu for ao tasco, pedir um café e só tiver uma nota de 20€ e o comerciante não tiver troco eu não pago o café, nem vou estar à espera que ele me arranje troco... simples... ele é obrigado a aceitar, é moeda de troca aceitável "universalmente"!
Não sei assinar! 

EuroVerde Escreveu:Pickbull Escreveu:Sendo obrigatório por lei os comerciantes aceitarem notas de 500€ é legal recusarem o pagamento com 500€ alegando que não tem troco?
Obrigatório por lei?
Deve aceitar. Ou dito de outra forma, não a pode recusar com base numa suspeita de falsificação não fundada.
Pickbull Escreveu:nelsonfilipe Escreveu:Pickbull Escreveu:Sendo obrigatório por lei os comerciantes aceitarem notas de 500€ é legal recusarem o pagamento com 500€ alegando que não tem troco?
E se não tiverem só a alegar? se nâo tiverem mesmo troco? Queres obrigar o lojista a receber à mesma uma nota de 500€? Tem que haver bom senso..
Eu sei que tem que haver bom senso mas a minha questão não passa por aí.
Passa apenas pela legalidade. Quero saber quem é obrigado a fazer o quê? Se sou seu que tenho que arranjar dinheiro trocado ou se é o comerciante que tem que me arranjar troco.
Mas se queres um exemplo com bom senso incluído imagina que vou pagar 440€ com uma nota de 500€. Eu é que tenho que arranjar outra forma de pagamento ou ele é que tem que me arranjar o troco?
Eu lido com pagamentos e recebimentos de dinheiro todos os dias e quando são quantias elevadas do tipo acima dos 1000€ em dinheiro eu recebo tanto notas de 500€ ou de 5€. A questão é que se me pagarem uma conta de 5€ com uma nota de 500€ e eu não tiver troco não posso aceitar a dita nota né? Agora penso não haver nenhuma lei que obrigue um dos lados a satisfazer esse pedido tanto do cliente como da pessoa que recebe.
nelsonfilipe Escreveu:Pickbull Escreveu:Sendo obrigatório por lei os comerciantes aceitarem notas de 500€ é legal recusarem o pagamento com 500€ alegando que não tem troco?
E se não tiverem só a alegar? se nâo tiverem mesmo troco? Queres obrigar o lojista a receber à mesma uma nota de 500€? Tem que haver bom senso..
Eu sei que tem que haver bom senso mas a minha questão não passa por aí.
Passa apenas pela legalidade. Quero saber quem é obrigado a fazer o quê? Se sou seu que tenho que arranjar dinheiro trocado ou se é o comerciante que tem que me arranjar troco.
Mas se queres um exemplo com bom senso incluído imagina que vou pagar 440€ com uma nota de 500€. Eu é que tenho que arranjar outra forma de pagamento ou ele é que tem que me arranjar o troco?
Pickbull Escreveu:Sendo obrigatório por lei os comerciantes aceitarem notas de 500€ é legal recusarem o pagamento com 500€ alegando que não tem troco?
Obrigatório por lei?
Pickbull Escreveu:Sendo obrigatório por lei os comerciantes aceitarem notas de 500€ é legal recusarem o pagamento com 500€ alegando que não tem troco?
OT - Troco de 500€
Sendo obrigatório por lei os comerciantes aceitarem notas de 500€ é legal recusarem o pagamento com 500€ alegando que não tem troco?
20 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado: