Conduzir a mais de 110 km/h nas auto-estradas vai ser proibi
Elias Escreveu:mfsr1980 Escreveu:Elias Escreveu:mfsr1980 Escreveu:O outro dia fiz a A6 eram 3 da matina, aquilo é uma recta infindável que só se consegue tragar a 180km/hora.
Se isto fosse como na Suíça, circulavas a 180 km/h uma vez, eras apanhado uma vez, pagavas a multa uma vez e depois garanto-te que nunca mais passavas dos 110.
Mas isto não é a Suíça. É o país dos gajos porreiros, pá. As leis aqui não são para cumprir.
Aproveita enquanto podes
Às 3 da manhã não circula ninguém, Elias.
mfsr,
A tua postura é bem representativa da mentalidade dominante na cultura portuguesa: as leis só são para cumprir quando dá jeito. Quando não dá jeito, não se cumprem. Principalmente se o incumprimento não tiver consequências (como parece ser o caso).
Conforme disse, acima, se isto fosse a Suíça fazias a brincadeira uma vez e não voltavas a fazer.
Mas que mentalidade Elias? Aliás pelo contrário acho que a maioria dos Portugueses têm comportamentos na estrada bem Domingueiros.
Os Alemães que têm auto estradas sem limite é que são os atrasadinhos no tempo, quase me esquecia.
Deixem as pessoas dar gás

Abraço,
Pedro
mfsr1980 Escreveu:Elias Escreveu:mfsr1980 Escreveu:O outro dia fiz a A6 eram 3 da matina, aquilo é uma recta infindável que só se consegue tragar a 180km/hora.
Se isto fosse como na Suíça, circulavas a 180 km/h uma vez, eras apanhado uma vez, pagavas a multa uma vez e depois garanto-te que nunca mais passavas dos 110.
Mas isto não é a Suíça. É o país dos gajos porreiros, pá. As leis aqui não são para cumprir.
Aproveita enquanto podes
mfsr,
A tua postura é bem representativa da mentalidade dominante na cultura portuguesa: as leis só são para cumprir quando dá jeito. Quando não dá jeito, não se cumprem. Principalmente se o incumprimento não tiver consequências (como parece ser o caso).
Conforme disse, acima, se isto fosse a Suíça fazias a brincadeira uma vez e não voltavas a fazer.
- Registado: 5/11/2002 12:21
Eu nunca tive um acidente porque tenho sempre em consideração a via onde estou a circular.
Não ando a altas velocidades quando tenho veículos a circular ao pé de mim e quando ultrapasso um veículo procuro fazê-lo a uma velocidade não muito superior à do veiculo ultrapassado.
Mas, uma autoestrada toda por minha conta, tenham lá paciência...
Não ando a altas velocidades quando tenho veículos a circular ao pé de mim e quando ultrapasso um veículo procuro fazê-lo a uma velocidade não muito superior à do veiculo ultrapassado.
Mas, uma autoestrada toda por minha conta, tenham lá paciência...
- Registado: 3/5/2007 13:55
Elias Escreveu:mfsr1980 Escreveu:O outro dia fiz a A6 eram 3 da matina, aquilo é uma recta infindável que só se consegue tragar a 180km/hora.
Aproveita enquanto podes
Não contrariar o mercado

No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Elias Escreveu:mfsr1980 Escreveu:O outro dia fiz a A6 eram 3 da matina, aquilo é uma recta infindável que só se consegue tragar a 180km/hora.
Aproveita enquanto podes
Essa é a rera nº1 que os emigrantes tugas aprendem na Suiça (os que conduzem claro).
Na primeira semana ou são apanhados em excesso de velocidade, por estacional mal ou por não cumprir as regras (ou as tres juntas

Na segunda semana ja andam direitinhos

Editado pela última vez por Lion_Heart em 24/6/2011 20:03, num total de 1 vez.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
Aproveita enquanto podes

- Registado: 3/5/2007 13:55
mfsr1980 Escreveu:O outro dia fiz a A6 eram 3 da matina, aquilo é uma recta infindável que só se consegue tragar a 180km/hora.
Aproveita enquanto podes

charles Escreveu:Esta medida originou a poupança de 450 milhões, não estou a ver muito bem como é que conseguem tirar estas conclusões, sem se tratar de meros exercicios académicos, (...)
Charles, os números do consumo mensais estão disponíveis e foi inclusivamente o tema tratado nos posts mais atrás (ver nesta mesma página acima e também na anterior).
Convém notar que em Espanha consomem-se em combustíveis auto cerca de 2.5 milhões de toneladas por mês. Uma poupança de 450 milhões seriam uns 4 ou 5%...
Na altura, há dias atrás, ainda só estavam disponíveis os números de Março e os índicios de que o Governo espanhol está a empolar a poupança realizada porém são enormes, mas como digo, assim que tivermos os números de Abril vai ser possível verificar melhor (em princípio vão estar disponíveis no início da semana que bem no site da Cores, eu vou estar de férias na altura mas se tiver oportunidade deixo um comentário e uma actualização rápida).
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Esta medida originou a poupança de 450 milhões
, não estou a ver muito bem como é que conseguem tirar estas conclusões, sem se tratar de meros exercicios académicos, mas a ser assim esta medida era bem adotada em Portugal, mas não era por 4 meses era por 4 anos
via BIG

Espanhóis vão poder voltar a conduzir a 120 quilómetros por hora
(24-06-2011 15:25:00)
A partir do início do próximo mês, já vai ser permitido viajar nas auto-estradas espanholas até um máximo de 120 quilómetros por hora. O limite de 110 quilómetros por hora é, assim, retirado ao fim de quatro meses. O número tinha sido imposto como medida para poupar nas importações de petróleo, o que possibilitou uma redução de 450 milhões de euros![]()
no défice comercial espanhol.
O anúncio foi feito pelo vice-presidente do Governo, Alfredo Pérez Rubalcaba, após o Conselho de Ministros. A medida “já não tem sentido”, disse, citado pelo “El País” Ainda assim, o ministro assegurou que, na sua opinião pessoal, há aspectos positivos para que se circule a 110 quilómetros por hora: “menos custos, menos riscos e menor contaminação”.
O Conselho de Ministros decidiu, assim, que não se deveria prolongar a medida “transitória”, que acaba a 30 de Junho, de se circular a uma velocidade máxima reduzida. Esta tinha entrado em vigor a 7 de Março, altura em que o preço do petróleo estava nos 115 dólares e em que as perspectivas apontavam para uma subida do custo da matéria-prima, que efectivamente chegou nas semanas posteriores aos 127 dólares.
Quatro meses depois, o petróleo está a negociar em torno dos 106,5 dólares. Além disso, ontem a Agência Internacional de Energia decidiu utilizar reservas de emergência para permitir uma redução dos preços que permita a promoção do crescimento económico.
A redução do limite máximo de circulação nas auto-estradas tinha gerado críticas, inclusive do piloto de Fórmula 1, Fernando Alonso. O corredor afirmou que não conseguia manter-se acordado enquanto conduzia apenas a 110 quilómetros por hora.
Essa declaração levou até o ministro da Indústria, Comércio e Turismo espanhol, Miguel Sebastián, a responder a Alonso, ao dizer que Lewis Hamilton, igualmente piloto, não adormecia no Reino Unido, onde a velocidade máxima permitida é igualmente de 110 quilómetros por hora.
via BIG
Cumpt
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
Vamos lá ver se nos entendemos.
Esta medida de passar para 110 km o limite máximo é apenas mais uma medida das muitas que o governo tem que tomar para diminuir o défice.
Eu também não concordaria se esta medida fosse tomada numa situação normal, porque os carros, as estradas estão melhores e suportam velocidades maiores.
O problema é que temos que poupar e esta é só mais uma medida, estou convencido que logo que a situação do défice esteja controlada volte novamente para os 120 Km ou mais.
O esforço para controlar o défice é de todos por isso eu não considero esta uma solução ridícula pelo contrário eu apoio.
Quem não quiser colaborar que ande a mais de 110 Km, eu também não concordo com muitas outras medidas que vão ser tomadas mas vai ter que ser.
Bons Negócios
Pousada
Esta medida de passar para 110 km o limite máximo é apenas mais uma medida das muitas que o governo tem que tomar para diminuir o défice.
Eu também não concordaria se esta medida fosse tomada numa situação normal, porque os carros, as estradas estão melhores e suportam velocidades maiores.
O problema é que temos que poupar e esta é só mais uma medida, estou convencido que logo que a situação do défice esteja controlada volte novamente para os 120 Km ou mais.
O esforço para controlar o défice é de todos por isso eu não considero esta uma solução ridícula pelo contrário eu apoio.
Quem não quiser colaborar que ande a mais de 110 Km, eu também não concordo com muitas outras medidas que vão ser tomadas mas vai ter que ser.
Bons Negócios
Pousada
Ao longo deste tópico aparecem diversas opiniões acerca da medida tomada do governo espanhol de limitar a velocidade nas auto-estradas. Alguns consideram-na ridícula ou desnecessária. Outros aplaudem-na.
A partir de Sevilha, onde me encontro neste momento, gostava de dar mais um contributo para este assunto e que tem a ver com a forma como as coisas se estão a passar na realidade. Entre ontem e hoje fiz mais de 300 km em auto-estradas espanholas (onde os sinais de 110 km/h estão por toda a parte) e pude constatar o seguinte:
- embora haja alguns condutores que respeitam os 110 km/h a maioria circula a 120 km/h; aliás a partir de certa altura resolvi adoptar os 120 como toda a gente e praticamente não ultrapassei outros veículos a não ser pesados;
- há bastantes carros a circular a velocidades superiores (130 ou mesmo 140 km/h) - isto com base numa estimativa feita a partir da velocidade relativa com que a ultrapassagem foi feita em alturas em que eu circulava a 120 km/h
- aqui nos arredores de Sevilha há um troço em obras onde já passei duas vezes; a velocidade máxima está fixada em 80 (como acontece em Portugal) mas o pessoal anda todo a 120.
Em mais de 300 km/h - feitos em três auto-estradas diferentes - apenas vi a polícia numa ocasião, estavam parados na berma perto duma zona de túneis.
Com base nestes dois dias de observação, a sensação com que fico é que esta medida existe no papel mas na prática não é cumprida.
Vou ficar aqui por Espanha mais alguns dias e vou ter oportunidade de percorrer outras auto-estradas, pelo que mais tarde colocarei aqui uma actualização às impressões recolhidas.
A partir de Sevilha, onde me encontro neste momento, gostava de dar mais um contributo para este assunto e que tem a ver com a forma como as coisas se estão a passar na realidade. Entre ontem e hoje fiz mais de 300 km em auto-estradas espanholas (onde os sinais de 110 km/h estão por toda a parte) e pude constatar o seguinte:
- embora haja alguns condutores que respeitam os 110 km/h a maioria circula a 120 km/h; aliás a partir de certa altura resolvi adoptar os 120 como toda a gente e praticamente não ultrapassei outros veículos a não ser pesados;
- há bastantes carros a circular a velocidades superiores (130 ou mesmo 140 km/h) - isto com base numa estimativa feita a partir da velocidade relativa com que a ultrapassagem foi feita em alturas em que eu circulava a 120 km/h
- aqui nos arredores de Sevilha há um troço em obras onde já passei duas vezes; a velocidade máxima está fixada em 80 (como acontece em Portugal) mas o pessoal anda todo a 120.
Em mais de 300 km/h - feitos em três auto-estradas diferentes - apenas vi a polícia numa ocasião, estavam parados na berma perto duma zona de túneis.
Com base nestes dois dias de observação, a sensação com que fico é que esta medida existe no papel mas na prática não é cumprida.
Vou ficar aqui por Espanha mais alguns dias e vou ter oportunidade de percorrer outras auto-estradas, pelo que mais tarde colocarei aqui uma actualização às impressões recolhidas.
Como é que é possível reduzirem a velocidade para evitar o aumento de poluição?!?!?
Quer dizer que quando vierem os carros eléctricos, terão outro código da estrada onde podem andar à velocidade que querem?!?!
Se em vez disso permitissem velocidades até 150 seria bem melhor.
Deveriam era obrigar e ajudar todas as empresas de transportes públicos e transportes que entram nas cidades a ter um funcionamento eléctrico.
Deveriam ainda obrigar todos os automobilistas quando vão à inspecção automóvel, a estar numa sala durante uma hora a ver um vídeo de sensibilização rodoviária.
Quer dizer que quando vierem os carros eléctricos, terão outro código da estrada onde podem andar à velocidade que querem?!?!
Se em vez disso permitissem velocidades até 150 seria bem melhor.
Deveriam era obrigar e ajudar todas as empresas de transportes públicos e transportes que entram nas cidades a ter um funcionamento eléctrico.
Deveriam ainda obrigar todos os automobilistas quando vão à inspecção automóvel, a estar numa sala durante uma hora a ver um vídeo de sensibilização rodoviária.
- Registado: 7/4/2007 17:13
Depois de ter tido 6 anos para fazer as asneiras que quis, e fez muitas, o governo não conseguiu ficar parado nos últimos meses do mandato...
Se querem tanto que o país poupe nos combustíveis porque não deixam os A8´s e Classe S para passar a andar num carro mais poupadito?
Sei bem do que falo, fui vizinho de um ministro socrático e via-o sair muitas vezes com o motorista num BMW V8 a gasolina...
Estes tipos são insensíveis para com as necessidades do cidadão comum, mas não para com as deles...
Hipocrisia no seu melhor.
Era de valor que o novo governo altera-se o limite para 130.

Se querem tanto que o país poupe nos combustíveis porque não deixam os A8´s e Classe S para passar a andar num carro mais poupadito?
Sei bem do que falo, fui vizinho de um ministro socrático e via-o sair muitas vezes com o motorista num BMW V8 a gasolina...
Estes tipos são insensíveis para com as necessidades do cidadão comum, mas não para com as deles...
Hipocrisia no seu melhor.
Era de valor que o novo governo altera-se o limite para 130.

- Registado: 9/2/2010 6:36
Na minha opinião é uma medida estúpida.
Querem diminuir a poluição , acabem com os diesel.E usem combustíveis alternativos.
Querem diminuir os custos com combustível ,usem carroças.
É a típica medida faz de conta, para inglês ver.
Finge-se que se economiza ,finge-se que não se polui ,e como sempre quem paga é o Zé , que tem que andar para aí a arrastar-se por auto estradas a correr o risco de adormecer pelo tédio de conduzir devagar.
Os interesses comerciais estão devidamente salvaguardados. Veículos a diesel continuam À venda e as multas a render cada vez mais.
Qualquer dia baixam a velocidade para 80.E 60. Ainda se economiza mais.Por que não?
Esta treta de país não tem competência para criar nada e quando tem a coragem de copiar alguma coisa é o que não presta.
A330
Querem diminuir a poluição , acabem com os diesel.E usem combustíveis alternativos.
Querem diminuir os custos com combustível ,usem carroças.
É a típica medida faz de conta, para inglês ver.
Finge-se que se economiza ,finge-se que não se polui ,e como sempre quem paga é o Zé , que tem que andar para aí a arrastar-se por auto estradas a correr o risco de adormecer pelo tédio de conduzir devagar.
Os interesses comerciais estão devidamente salvaguardados. Veículos a diesel continuam À venda e as multas a render cada vez mais.
Qualquer dia baixam a velocidade para 80.E 60. Ainda se economiza mais.Por que não?
Esta treta de país não tem competência para criar nada e quando tem a coragem de copiar alguma coisa é o que não presta.
A330
- Registado: 30/1/2005 12:51
Por exemplo, esta passagem é sintomática:
Este número só corresponde à realidade se se alterar o texto significativamente.
A energia desperdiçada com o drag é metade da energia desperdiçada devida ao movimento do veículo em si. Isto significa colocar de parte não só a energia desperdiçada no próprio motor (cerca de 70%!), a energia desperdiçada pelos acessórios do automóvel (rádio, ar condicionado, etc) que poderá ser na ordem dos 5% e outros.
No final, sobram uns 20% de desperdício para a resistência ao rolamento e ao drag aerodinâmico, principalmente. Do qual sensivelmente metade diz respeito ao drag aerodinâmico...
Portanto, aqueles 50% mencionados dizem respeito a 10% ou pouco mais da energia toda que o automóvel está a consumir (note-se que o desperdício com os pneus - a chamada resistência de rolamento - não é assim muito inferior).
Uma imagem que ilustra o que acabei de explicar:
Os valores de poupança para alterações na velocidade também nada têm de típico e portanto acabam por ser nada realistas.
Não sei se há alguma vantagem real em transmitir às pessoas um índice de poupança possível - colocando as expectativas das pessoas demasiado altas se quiserem testar um diferente comportamento na estrada - que depois não se verificará na prática praticamente em caso algum...
Se um condutor conseguir baixar o consumo em 10 a 15% (qq coisa como 1L/100 para a generalidade dos veículos) no conjunto de todas as alterações, já é excelente na maior parte dos casos!
A 90km/h, 50% da energia é desperdiçada em questões aerodinâmicas, ou seja, a empurrar o ar à frente do veículo
Este número só corresponde à realidade se se alterar o texto significativamente.
A energia desperdiçada com o drag é metade da energia desperdiçada devida ao movimento do veículo em si. Isto significa colocar de parte não só a energia desperdiçada no próprio motor (cerca de 70%!), a energia desperdiçada pelos acessórios do automóvel (rádio, ar condicionado, etc) que poderá ser na ordem dos 5% e outros.
No final, sobram uns 20% de desperdício para a resistência ao rolamento e ao drag aerodinâmico, principalmente. Do qual sensivelmente metade diz respeito ao drag aerodinâmico...
Portanto, aqueles 50% mencionados dizem respeito a 10% ou pouco mais da energia toda que o automóvel está a consumir (note-se que o desperdício com os pneus - a chamada resistência de rolamento - não é assim muito inferior).
Uma imagem que ilustra o que acabei de explicar:

Os valores de poupança para alterações na velocidade também nada têm de típico e portanto acabam por ser nada realistas.
Não sei se há alguma vantagem real em transmitir às pessoas um índice de poupança possível - colocando as expectativas das pessoas demasiado altas se quiserem testar um diferente comportamento na estrada - que depois não se verificará na prática praticamente em caso algum...
Se um condutor conseguir baixar o consumo em 10 a 15% (qq coisa como 1L/100 para a generalidade dos veículos) no conjunto de todas as alterações, já é excelente na maior parte dos casos!
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
A campanha nacional da ADENE para a poupança do consumo ao volante:
http://www.adene.pt/conducaoeficiente/
A intenção é boa!
Infelizmente, os números que lá estão por exemplo no item "velocidade vs consumo" são extravagantes de uma forma geral e não correspondem minimamente à realidade...
Basta consultar um dos vários estudos disponíveis para aqueles valores serem contraditos ou pelo menos (conforme o caso) se perceber que de típicos não têm nada e quanto muito ilustram um exemplo extremo!
http://www.adene.pt/conducaoeficiente/
A intenção é boa!
Infelizmente, os números que lá estão por exemplo no item "velocidade vs consumo" são extravagantes de uma forma geral e não correspondem minimamente à realidade...
Basta consultar um dos vários estudos disponíveis para aqueles valores serem contraditos ou pelo menos (conforme o caso) se perceber que de típicos não têm nada e quanto muito ilustram um exemplo extremo!
Fingerspitzengefuhl Escreveu:E quanto custará alterar toda a sinalização de velocidade máxima nas AE´s?![]()
Apesar de não concordar com esta medida faz-me confusão que esteja a ser tomada por um governo que quer gastar milhares de milhões de dnheiros públicos numa nova ligação ferroviária Lisboa-Porto que apenas vai permitir poupar umas dezenas de minutos na viagem.
Sinceramente faz-me lembrar aquelas pessoas que passam muitas dificuldades, até comem mal, para comprar um BMW ou um Audi novos...
Mesmo sendo pequena em percentagem a poupança (seguramente não é nada do que o Governo espanhol propagandeou, como disse e estimei logo de início) eu creio que esse ponto não é realmente um problema.
A sinalização é alterada com autocolantes, cujo o custo é mínimo e o resto do custo é com pessoal (pessoal que eventualmente em muitos casos já vai ser pago pelo estado de qualquer das formas, enfim, não tenho a certeza mas é possível). Em todo o caso, colar uns autocolantes nos sinais de limite de velocidade não é nenhuma "obra pública".
Portanto, não só o custo paga-se a si próprio facilmente (uns milhões de euros, à escala nacional, recuperam-se rapidamente mesmo que a redução seja, sei lá, de 0.5 ou 1.5% do consumo de combustíveis auto) como se trata de um custo interno e maior parte dele com pessoal. Enquanto que o que é poupado é um custo externo, com peso negativo para a balança comercial espanhola (isto é, é dinheiro que sai do país para fazer entrar petroleo).
Não posso dizer que ache errada a medida no seu global. O que acho errado é que se minta ou se iluda as pessoas quanto à real dimensão do seu impacto para fazer parecer que ela é bestial e a poupança colossal...
E quanto custará alterar toda a sinalização de velocidade máxima nas AE´s?
Apesar de não concordar com esta medida faz-me confusão que esteja a ser tomada por um governo que quer gastar milhares de milhões de dnheiros públicos numa nova ligação ferroviária Lisboa-Porto que apenas vai permitir poupar umas dezenas de minutos na viagem.
Sinceramente faz-me lembrar aquelas pessoas que passam muitas dificuldades, até comem mal, para comprar um BMW ou um Audi novos...

- Registado: 9/2/2010 6:36
MarcoAntonio Escreveu:Dei agora conta, por casualidade, que tinha introduzido um valor na célula errada. A redução é de 19.2% em Março e não 18.4% (se falarmos exclusivamente das gasolinas), portanto o valor que tinha referido antes terá de ser corrigido.
Em contrapartida, nos restantes, a redução foi de 5.9% e ainda menor do que tinha referido antes (ou dito de outra forma, o gasóleo aumentou mais do que eu estava a considerar).
No total de combustíveis auto, 2011 vs 2006-2010:
Janeiro ....... -9.8%
Fevereiro ... -8.4%
----------------------
Março ........ -8.6%
O consumo verificado em Março, com a introdução da medida, está em linha com o que já se verificava imediatamente antes da introdução da medida (se decompusermos em combustíveis, a gasolina baixou mais do que até aqui e o gasóleo baixo menos do que até aqui).
Aguardemos agora por Abril (recorde-se que Abril já inclui também a medida da redução do preço dos bilhetes de comboio, note-se).
Está bom MarcoAntonio,
vamos esperar por Abril.
Abraço,
Mares.
- A ganância dos outros poderá gerar-lhe lucros.
- A sua ganância poderá levá-lo à ruína.
Dei agora conta, por casualidade, que tinha introduzido um valor na célula errada. A redução é de 19.2% em Março e não 18.4% (se falarmos exclusivamente das gasolinas), portanto o valor que tinha referido antes terá de ser corrigido.
Em contrapartida, nos restantes, a redução foi de 5.9% e ainda menor do que tinha referido antes (ou dito de outra forma, o gasóleo aumentou mais do que eu estava a considerar).
Janeiro ....... -9.8%
Fevereiro ... -8.4%
----------------------
Março ........ -8.6%
O consumo verificado em Março, com a introdução da medida, está em linha com o que já se verificava imediatamente antes da introdução da medida (se decompusermos em combustíveis, a gasolina baixou mais do que até aqui e o gasóleo baixo menos do que até aqui).
Aguardemos agora por Abril (recorde-se que Abril já inclui também a medida da redução do preço dos bilhetes de comboio, note-se).
Janeiro ....... -9.8%
Fevereiro ... -8.4%
----------------------
Março ........ -8.6%
Mares Escreveu:
MarcoAntonio,
parece-me mais razoável fazerem-se as comparações de anos consecutívos do que utilizares os dados de 2006.
Qual é o problema?
Eu usei dados de 2006 para todos os meses, não foi só para Março...
O que não é razoável é comparar com Março de 2010 e insistir, insistir, insistir depois de já ter visto que Março de 2010 tem um registo anormalmente elevado!
Isso é que não é razoável.
Mares Escreveu:
Observámos que temos uma sazonalidade dentro de cada ano e que além disso temos uma tendência de médio prazo.
Quando te afastas do ano que estás a analizar, estás a introduzír esse "drift" e assim a mascarar a análise.
É incrível que estejas insensível à total anormalidade de Março de 2010 e insistas em usá-lo em exclusivo para comparação e depois estejas muito preocupado com um efeito mensal médio da ordem dos 0.3%...
Não paras de me surpreender!

Mas tudo bem, se isso te precupa é fácil, vais ali e metes mais 0.3% e em vez de termos uma redução de 3.4% que está por explicar, são 3.7%!
Só para a gasolina, claro (porque o gasóleo tem um aumento por explicar de 1% assim que entra a medida em vigor).
Mares Escreveu:Não vou discutír se os condutores vão ou não conduzir a 110 km/h todo o tempo... mas se respeitarem a medida, tendencialmente haverá uma redução no consumo. De quanto? Em condições ideais será de ~8%...
Mares,
Parece-me que estás a incorrer num erro de análise.
Tu estás a partir dos seguintes pressupostos (a meu ver errados):
Pressuposto 1 - um carro a 110 km/h gasta menos 8% que um carro a 120 km/h
Pressuposto 2 - os carros circulam todos à velocidade máxima permitida por lei, logo todos eles andavam em média a 120 km/h e vão passar a andar em média a 110 km/h; todos eles vão reduzir exactamente 10 km/ que se traduz nos tais 8%
Relativamente ao pressuposto 1, penso que já ficou claro que a poupança efectiva depende muito do tipo de veículo, logo os 8% ficam por demonstrar.
O pressuposto 2 parte do princípio que os condutores se comportam de uma determinada forma e se vão passar a comportar de uma determinada forma; acontece que nem tu nem eu sabemos como é que eles se comportam actualmente, logo menos ainda podemos inferir como é que eles se vão comportar no futuro.
De qualquer forma, já que pareces apoiar incondicionalmente a medida, deixa-me perguntar-te: porque não reduzir para 100 km/h e poupar 16%?

MarcoAntonio Escreveu:Mares Escreveu:
MarcoAntonio,
tens em destaque as variações para os meses de janeiro, fevereiro e março (mês da entrada da medida).
Poderás observar que tens reduções de 3-4% para os meses de janeiro e fevereiro, em relação ao ano de 2010. Já para o mês de março, observamos uma redução de ~14.5%.
Oh Mares, já parece gozo...
O ano de 2010 apresenta em Março um registo completamente anormal que é totalmente evidente!
As comparações que estou a fazer têm por base não o "conveniente" ano de 2010 mas os vários anos anteriores, primeiro os 3 anos anteriores e depois estendido a 5 anos (2006 a 2010).Mares Escreveu:
Poderás observar que para os meses de janeiro e fevereiro observamos uma variação quase nula com 2010. Para o mês de março observamos uma redução de 7% no consumo. Qualquer das formas, esta redução é muito menor que a redução na gasolina.Em Janeiro, antes da medida e tomando por referência 2006-2010, o consumo de gasolina reduziu-se em 16.8%...
Em Fevereiro, antes da medida e tomando por referência 2006-2010, o consumo de gasolina reduziu-se em 14.8%...
(no conjunto dos dois meses, o consumo de gasolina reduziu-se em 15.8%)Em Março, com a medida a ser introduzida e a durar durante 24 dias desse mês, o consumo de gasolina reduziu-se em 18.4%.
O que estes dados mostram é que num mês inteiro teria contribuido para uma redução extraordinária de 3.4%...
Contudo, no gasóleo ocorre o oposto e a redução até foi menor. Potencialmente, o consumo aumentou em mais de 1% após com a introdução da medida, seguindo os mesmos critérios.
Da grande redução da gasolina de que falas, a maior parte dela já se vinha dando e está quase toda presente nos meses imediatamente anteriores. Portanto não é atribuível à medida!
Mares, os dados estão todos à tua frente mas tu optas por ignorar quase tudo...
MarcoAntonio,
parece-me mais razoável fazerem-se as comparações de anos consecutívos do que utilizares os dados de 2006.
Observámos que temos uma sazonalidade dentro de cada ano e que além disso temos uma tendência de médio prazo.
Quando te afastas do ano que estás a analizar, estás a introduzír esse "drift" e assim a mascarar a análise.
- A ganância dos outros poderá gerar-lhe lucros.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: afcapitao, Google [Bot] e 243 visitantes