Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

"Recessão técnica"

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por bEMdISPOSTO » 9/6/2011 22:22

Elias Escreveu:Obrigado a todos pelos esclarecimentos.

Eu já sabia da definição dos dois trimestres, a questão do "técnica" é que me deixa um pouco confuso. Fico com a sensação de que se o PIB só recuar um trimestre o país está em recessão "de facto" mas não segundo a definição - é isto?

É isso mêmo, mano! É recessão, mas num tá confirmado qué mêmo! É um bocado pró: Se os preços subirem 1 período num bamo desatar a dizê qué inflacção. Tem que continuar a subir pra chamar a isso inflacção.

Abraço
A alegria de um "trader" é pôr-se atrás e ficar à frente

Registado: 20/7/2009 22:35

por Elias » 9/6/2011 21:37

Obrigado a todos pelos esclarecimentos.

Eu já sabia da definição dos dois trimestres, a questão do "técnica" é que me deixa um pouco confuso. Fico com a sensação de que se o PIB só recuar um trimestre o país está em recessão "de facto" mas não segundo a definição - é isto?

Registado: 5/11/2002 12:21

por The Mechanic » 9/6/2011 21:00

É assim , Elias :

Uma recessão técnica é definida pelos economistas como dois trimestres consecutivos de queda no PIB – dois períodos em que a soma das riquezas produzidas pelo país decai em relação aos três meses anteriores.
É apenas uma prática internacional, adoptada pelos países da Europa e dos Estados Unidos .Não é lei , nem ciencia , nem regra fundamentada especialmente .Apenas algo que foi "convencionado ".

E por que não um, ou três, ou quatro trimestres? Por razão nenhuma. Foi assim concencionado pelos Economistas para estabelecer parâmetros de comparação no sistema mundial.

... agora , já sabes.

Um abraço ,

The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

por richardj » 9/6/2011 20:51

recessão técnica quer dizer que tecnicamente estamos em recessão (o ultimo trimestre foi negativo). normalmente só se considera recessão quando dois trimestres seguidos são negativos. é para não dar falsos alarmes, por vezes um pais pode descuida-se um trimestre e isso não quer dizer que esteja em recessão...

Registado: 25/4/2011 22:36

Re: "Recessão técnica"

por bEMdISPOSTO » 9/6/2011 20:48

Elias Escreveu:Nos últimos dias tem havido várias notícias referentes ao facto de Portugal se encontrar em "recessão técnica".

Isto suscita-me a seguinte questão: porquê a necessidade de adicionar sempre o adjectivo "técnica"? É possível o país estar numa recessão "não técnica"? :roll:

Boas!
Tecnicamente estamos em recessão quando o PIB decresce em 2 trimestres consecutivos.
Se decrescer apenas 1 trimestre, está a recuar, mas não goza da definição técnica de recessão, que requer decréscimos em 2 trimestres consecutivos.

Da mesma forma, há quem considere que tecnicamente estamos perante um crash se o índice cair mais de 10% num dia (pelo que se cair menos, não se trata de um crash, quando muito um minicrash).

Portanto, classificar a recessão como técnica, pretende dizer que obedece à definição geralmente aceite.
A alegria de um "trader" é pôr-se atrás e ficar à frente

Registado: 20/7/2009 22:35

por Cardos » 9/6/2011 20:32

Boa noite,

Caro Elias, o adjectivo "técnica" denota a segurança expressa da "confirmação" da dita recessão... penso eu de que... (onde é que já li isto! :mrgreen: )

Cumprimentos,

Registado: 12/6/2010 18:48

"Recessão técnica"

por Elias » 9/6/2011 20:21

Nos últimos dias tem havido várias notícias referentes ao facto de Portugal se encontrar em "recessão técnica".

Isto suscita-me a seguinte questão: porquê a necessidade de adicionar sempre o adjectivo "técnica"? É possível o país estar numa recessão "não técnica"? :roll:

Registado: 5/11/2002 12:21

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: cali010201, dragom, Google [Bot], IX Hispana, OCTAMA, Paulo Pereira 74, PAULOJOAO, peterteam2, rg7803 e 501 visitantes