Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Off-topic - Legislativas 2011

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 15/6/2011 23:42

Actualizo então a informação anterior, para o total da Assembleia da República e os seus 230 deputados:

MarcoAntonio Escreveu:
:arrow: PSD ------ 38.65% e 108 deputados (92.67 deputados)

:arrow: PS -------- 28.06% e 74 deputados (67.29 deputados)

:arrow: CDS ------ 11.70% e 24 deputados (28.06 deputados)

:arrow: CDU ------ 7.91% e 16 deputados (18.96 deputados)

:arrow: BE -------- 5.17% e 8 deputados (12.40 deputados)

:arrow: Outros -- 4.43% e nenhum deputado (10.62 deputados)

(entre parentisis, o número de deputados a que realmente a percentagem dos votos expressos corresponde)
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por MarcoAntonio » 15/6/2011 23:33

A contagem dos votos terminou.

Estão disponíveis aqui:

http://www.legislativas2011.mj.pt/index.html

Os votos de fora contribuiram para 3 deputados pelo PSD e 1 pelo PS, conforme já era esperado.

A abstenção "oficial" fica agora nos 41.93%...

A abstenção "real" entre residentes estimo na ordem dos 35 a 37%.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Automech » 14/6/2011 8:07

Irregularidade em votos do Brasil pode atrasar posse do Executivo
14 Junho 2011 | 00:01

Comissão Nacional de Eleições julgou procedente uma queixa do PS contra a recolha e envio dos votos de emigrantes por parte de um jornal do Rio. Se o recurso avançar durante a contagem, o atraso de quatro dias para o apreciar vai prejudicar a intenção de Belém empossar o Governo até 23 de Junho.
Uma ilegalidade cometida na votação de alguns emigrantes portugueses no Brasil arrisca colocar em perigo o objectivo presidencial de dar posse ao novo Governo antes do Conselho Europeu de 23 de Junho em Bruxelas. Tudo porque o jornal "Portugal em Foco", com sede no Rio de Janeiro e direccionado para a diáspora, recolheu directamente algumas centenas de votos, propondo enviá-los por correio.
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=490231
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por MarcoAntonio » 6/6/2011 23:07

Dukco Escreveu:Marco, os deputados que colocaste entre parêntesss são os correspondentes ao método de Sainte-Laguë?

Os deputados que coloquei entre parentisis são a proporção real (directa).
Imagem

Administrador Fórum

por Dukco » 6/6/2011 22:56

Marco, os deputados que colocaste entre parêntesss são os correspondentes ao método de Sainte-Laguë?

Registado: 22/3/2009 21:48

por Elias » 6/6/2011 22:30

Uma pequena curiosidade: no concelho de Barrancos o PCTP/MRPP foi o quinto partido mais votado, superando o Bloco de Esquerda.

Outra curiosidade: no concelho do Corvo o PPM foi o terceiro partido mais votado com 19%, superando o CDS (11,3%), a CDU (3,1%) e o Bloco (0,5%).

Registado: 5/11/2002 12:21

por Automech » 6/6/2011 9:58

Uma coisa interessante desta maioria é que qualquer medida que mexa nos interesses da Madeira e/ou dos Açores (e que exija apenas maioria simples) até podem ser chumbados pelos deputados dessas regiões.

por MarcoAntonio » 6/6/2011 1:05

QuimPorta Escreveu:Marco, a vantagem que vejo de ter mais partidos no parlamento é aumentar as alternativas e a representatividade da sociedade.

Um conluio táctico parece-me um muito mau indicio de que um movimento desses fosse uma alternativa interessante.

De resto concordo contigo.

Eu não falo num conluio nem pouco mais ou menos...

Não sei se acompanhaste os debates dos pequenos partidos que ocorreram na Quinta e Sexta-feira mas dos quatro a que assisti, em dois deles pelo menos foi perceptível existir uma sobreposição no expectro político e até uma capacidade e predisposição para entendimentos que justificariam perfeitamente que se juntassem.

Em dois dos casos (estou a pensar no MEP e no MPT) essas características transpareceram mesmo como parte do seu próprio discurso...

Se isso depois se consegue traduzir em algo na prática, não faço ideia (não conheço sequer estes partidos por dentro).
Imagem

Administrador Fórum

discurso da derrota de Sócrates:

por bolo » 6/6/2011 0:56

discurso da derrota de Sócrates:

Se os seus resultados como primeiros ministro não são assertivos, pelo menos os seus discursos costumam ser. E este discurso da derrota, foi-o! Emocionalmente perfeito! Uma tese diria eu, para não dizer um tratado, pois não é caso para isso.
Mais uma vez, exigia mais a alguns jornalistas, que deixam a assertividade em segundo plano por conta do drama e do conflito. Costuma dizer-se que, nestes casos, têm o papel de fazer as perguntas que as pessoas gostavam de ver respondidas. Pois, realmente, na minha opinião, é pena que algumas dessas perguntas sejam as que ouvi serem-lhe colocadas!
Assumiu e sorriu para a derrota com fair play.
Não há razões para lhe atirar pedras, pois ele governou segundo as regras vigentes, e no fim faz este discurso, mas também digo uma coisa: se depois de ele levar o país à beira da banca-rota, obtem o resultado que obteve, então os políticos não são mais culpados pelo estado do país do que a globalidade dos portugueses!

(já se podia desbloquear o tópico do arreia-sócrates)
Acabei de me auto-promover a Principiante!
Aaahhgrrr,... os meus dedos não estalam!!!
TAMBÉM QUERO SER RICO! Por onde começo? Estou disposto a deixar de trabalhar!

Registado: 29/11/2007 2:18

por Quimporta » 6/6/2011 0:41

Marco, a vantagem que vejo de ter mais partidos no parlamento é aumentar as alternativas e a representatividade da sociedade.

Um conluio táctico parece-me um muito mau indicio de que um movimento desses fosse uma alternativa interessante.

De resto concordo contigo.
"In God we trust. Everyone else, bring data" - M Bloomberg

Registado: 9/5/2009 18:57

por MarcoAntonio » 6/6/2011 0:32

QuimPorta Escreveu:
Sem Nobre, sem Rui Marques... Não haverá um ser credível pela obra feita e um mínimo de empatia disposto a formar um partido?

Lamentavelmente o candidato que vejo mais próximo desse perfil é o Futre...

O Nobre fez um brilharete nas presidenciais mas depois o seu procedimento nas legislativas (fazendo o oposto do que semanas antes tinha garantido que não faria) foi extremamente censurado pela opinião pública. Acho que atirou a credibilidade pela janela por mais boas intenções que tivesse...
Imagem

Administrador Fórum

por Quimporta » 6/6/2011 0:25

Elias Escreveu:Pois... o Nobre? Será que o Nobre vai para presidente da AR?

"...um saco de gatos onde todos cabem..." - lol

Provavelmente. E no caso ainda vai estar mais limitado.
Como deputado ainda o imaginaria com alguma autonomia.
Como presidente da AR espera-se que seja muito mais contido.

Sem Nobre, sem Rui Marques... Não haverá um ser credível pela obra feita e um mínimo de empatia disposto a formar um partido?

Lamentavelmente o candidato que vejo mais próximo desse perfil é o Futre...

por MarcoAntonio » 6/6/2011 0:21

QuimPorta Escreveu:
Olá Marco,

Não estou de acordo.

O exemplo do Bloco é um mau exemplo. A estratégia de concentração foi bem sucedida, mas implicou tornar opacas para o exterior uma série de ideias.
Isso não traz nenhuma melhoria ao sistema.

Quim, eu disse que resultou em termos eleitorais. E resultou mesmo. Passou a eleger deputados quando antes (separados) não elegiam nenhum...

Agora sobre o resto, não vou comentar mais nada. Se já não me revejo noutros partidos da AR mais moderados, muito menos me revejo no BE que considero um exercício de demagogia permanente e mais não digo.

QuimPorta Escreveu:
Prefiro claramente que apareçam partidos que assumam as suas ideias, suportadas por um líder credível, como fez o MEP. Não resultou desta, mas isso nada prova.

Quim, num cenário em que vários movimentos se sobrepõem no expectro político e em que o sistema eleitoral é extremamente desvantajoso aos partidos mais pequenos como é em Portugal, é extremamente difícil eleger deputados. É nestas, será nas próximas e nas seguintes e nas seguintes...

Até que alguma coisa seja alterada e é necessário alterar nos dois vectores que referi.

Aliás, como já disse e mostrei, Portugal tem poucos partidos representados na AR (na banda inferior dos parlamentos europeus) mas muitos partidos candidatos (na banda superior das eleições legislativas europeias).

É desadequado em toda a linha e se havia país onde isso era desadequado era precisamente em Portugal...

QuimPorta Escreveu:
Se quiseres um exemplo contrário, ou seja, de que há espaço para novos partidos chegarem ao Parlamento sem terem que ocultar numa coligação a sua identidade, tens o caso do PRD.

Eu já comentei o PRD no passado e não é nada comparável nem ao BE nem aos pequenos movimentos que sistematicamente ficam fora do parlamento.

O PRD era a confluência de duas coisas: o partido "do Presidente da República" (alguém já no sistema político) e dos dissidentes do PS (um braço do PS que depois retornou na generalidade). Hoje não há nada comparável nem se vislumbra tamanho cenário, até porque o PR sai sistematicamente dos partidos agora...
Imagem

Administrador Fórum

por Elias » 6/6/2011 0:17

Pois... o Nobre? Será que o Nobre vai para presidente da AR?

"...um saco de gatos onde todos cabem..." - lol

por Quimporta » 6/6/2011 0:12

MarcoAntonio Escreveu:
(...)
Agora e em linha com uns comentários que troquei há dias com o Automech, talvez fosse do interesse dos pequenos partidos e movimentos uma maior concentração. O sistema já é tão prejudicial aos mais pequenos que uma desmultiplicação enorme não serve os interesses de ninguém. Ora, alguns destes partidos e movimentos até parecem ter a capacidade e abrangência intelectual para um entendimento num movimento mais alargado, pelo menos aqueles mais moderados e que se situam ali ao centro...

Algo que o BE já testou na extrema esquerda e que em termos eleitorais, resultou.

Olá Marco,

Não estou de acordo.

O exemplo do Bloco é um mau exemplo. A estratégia de concentração foi bem sucedida, mas implicou tornar opacas para o exterior uma série de ideias.
Isso não traz nenhuma melhoria ao sistema.

Prefiro claramente que apareçam partidos que assumam as suas ideias, suportadas por um líder credível, como fez o MEP. Não resultou desta, mas isso nada prova. Se quiseres um exemplo contrário, ou seja, de que há espaço para novos partidos chegarem ao Parlamento sem terem que ocultar numa coligação a sua identidade, tens o caso do PRD.

Surpreendeu-me o que está a acontecer com o Nobre.
Pareceu-me que tinha espaço para ser general de um pequeno exército, e não um mero cabo de uma tropa fandanga...

por Elias » 5/6/2011 23:57

AutoMech Escreveu:Tá na altura do nosso mocho publicar a sua previsão vs resultados finais. Acho que acertou mais do que o batalhão dos gajos das sondagens e com 0.0001% do orçamento :lol:

tenho de fazer as contas e isso não vou conseguir terminar hoje mas posso desde já reconhecer que a minha previsão teve desvios consideráveis dos resultados finais (previa um resultado mais equilibrado entre os dois grandes e mais alguns votos para o BE e também para o CDS).

Amanhã faço as contas e coloco aqui.

por MarcoAntonio » 5/6/2011 23:56

QuimPorta Escreveu:
uma má notícia. O Rui Marques é um tipo que gostava de ver no parlamento.

Esta resignação parece-me precipitada.
Semeou bem... faltou-lhe paciência para esperar pela época das colheitas. :roll:

Os pequenos partidos não representados na AR tiveram a melhor voltação dos últimos 30 anos (desde o 25 de Abril só mesmo 1980 ultrapassa marginalmente). O contexto era portanto favorável a um crescimento e contudo o MEP retraiu, talvez se deva a isso mas enfim, não faço ideia ao certo...

Quem acabou a fazer um "brilharete" foi o PAN e o MPT tb tem um crescimento assinalável face a 2009.

Agora e em linha com uns comentários que troquei há dias com o Automech, talvez fosse do interesse dos pequenos partidos e movimentos uma maior concentração. O sistema já é tão prejudicial aos mais pequenos que uma desmultiplicação enorme não serve os interesses de ninguém. Ora, alguns destes partidos e movimentos até parecem ter a capacidade e abrangência intelectual para um entendimento num movimento mais alargado, pelo menos aqueles mais moderados e que se situam ali ao centro...

Algo que o BE já testou na extrema esquerda e que em termos eleitorais, resultou.
Imagem

Administrador Fórum

por Automech » 5/6/2011 23:50

Tá na altura do nosso mocho publicar a sua previsão vs resultados finais. Acho que acertou mais do que o batalhão dos gajos das sondagens e com 0.0001% do orçamento :lol:

por Quimporta » 5/6/2011 23:43

ELEIÇÕES
Rui Marques demite-se do MEP
Hoje

Rui Marques demitiu-se esta noite do MEP - Movimento Esperança Portugal, por entender que a sua força política falhou o objectivo de eleger um deputado.
Segundo as projecções, o MEP deverá obter um resultado semelhante ao das eleições de 2009.
Este resultado, para o fundador do MEP, é manifestamente insuficiente, pelo que Rui Marques decidiu abandonar a direcção do movimento político.

http://www.dn.pt/inicio/portugal/interi ... id=1871016

uma má notícia. O Rui Marques é um tipo que gostava de ver no parlamento.

Esta resignação parece-me precipitada.
Semeou bem... faltou-lhe paciência para esperar pela época das colheitas. :roll:

por Elias » 5/6/2011 23:34

MarcoAntonio Escreveu:
AutoMech Escreveu:A emigração tem quantos deputados ?

São 4 deputados, dois pela europa e outros dois por fora da europa.

Os valores que coloquei atrás correspondem aos 226 deputados pelo continente e ilhas, cujo resultado final está já apurado.

dos quais devem ir 3 para o PSD e 1 (da Europa) para o PS.

por MarcoAntonio » 5/6/2011 23:33

AutoMech Escreveu:A emigração tem quantos deputados ?

São 4 deputados, dois pela europa e outros dois por fora da europa.

Os valores que coloquei atrás correspondem aos 226 deputados pelo continente e ilhas, cujo resultado final está já apurado.
Imagem

Administrador Fórum

por Automech » 5/6/2011 23:32

A emigração tem quantos deputados ?

por MarcoAntonio » 5/6/2011 23:20

Estão fechados os resultados nacionais, com as seguintes percentagens e deputados:

:arrow: PSD - 38.63% e 105 deputados (90.95 deputados)

:arrow: PS - 28.05% e 73 deputados (66.04 deputados)

:arrow: CDS - 11.74% e 24 deputados (27.64 deputados)

:arrow: CDU - 7.94% e 16 deputados (18.69 deputados)

:arrow: BE - 5.19% e 8 deputados (12.22 deputados)

:arrow: Outros - 4.44% e 0 deputados (10.45 deputados)

(entre parentisis, o número de deputados a que realmente a percentagem dos votos expressos corresponde)
Imagem

Administrador Fórum

por Elias » 5/6/2011 23:11

Afinal o Bloco conseguiu eleger sete deputados (elegeu um em Faro, à tangente - este mandato só foi possível devido ao aumento deste círculo para 9 deputados).

EDIT: afinal elegeu oito deputados, pois conseguiu o terceiro em Lisboa.
Editado pela última vez por Elias em 5/6/2011 23:25, num total de 1 vez.

"Today is a good day"

por mjaguiar » 5/6/2011 23:08

...esta frase vem-me muitas vezes a memoria mas infelizmente nos ultimos anos poucas vezes a senti.

A unica coisa que espero de Passos Coelho (para alem do obvio) é que não me desiluda e que fale sempre a verdade!

Tenho dito ultimamente algo que me custa admitir mas que é a mais pura das verdades: somos um País inviavel

Temos que demonstrar a quem nos vai ajudar que pelo menos não nos vamos endividar mais..talvez eles sejam compreensivos e nos deem tempo para amortizarmos a nossa divida.

Today is a very good day"

mjaguiar
..bom a onda e a mesma mas agora ja não deve dar confusão!

Registado: 16/8/2006 22:59

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: PAULOJOAO, peterteam2 e 129 visitantes