Off-Topic Souto Moura distinguido com Pritzker
O ateliê de arquitectura que soma idiomas ao seu "site"
07 Junho 2011 | 10:05
Isabel Aveiro - ia@negocios.pt
A empresa Miguel Saraiva & Associados está já na Argélia, Brasil, China e Guiné Equatorial, e "exporta" serviços para 11 países
Cada mercado novo, uma nova língua. No "site" na Internet da empresa Miguel Saraiva & Associados - Arquitectura e Urbanismo, o último idioma adicionado foi o mandarim, que se junta ao português, inglês, francês e russo já residentes. O ateliê de arquitectura de Miguel Saraiva inaugurou oficialmente um novo escritório na China no passado dia 26 de Abril.
"Quando se aproxima o momento de entrar num determinado mercado, apresentamos imediatamente o nosso "site" na língua falada nesse mercado". O presidente executivo da empresa e hoje accionista único do ateliê explica: "é uma manifestação de respeito pelos mercados onde estamos ou pretendemos operar".
No "site" também podia estar o árabe, já que é na Argélia (onde o francês também é língua oficial) que a Saraiva & Associados tem também um escritório, que realiza 20% da sua "produção" e "deverá continuar a ser o mercado mais importante a seguir a Portugal". Com 15 anos de existência, nascida "num pequeno gabinete na Rua de São Paulo", em Lisboa, a empresa liderada por Miguel Saraiva tem hoje escritórios localizados na Argélia, no Brasil (em parceria com Marcelo Montoro, que detém 40% da "joint-venture"), Guiné Equatorial e agora China (uma aliança em que o empresário Nuno Baptista detém 20%). São estes quatro países que, em 2013, deverão ser responsáveis por um peso de "50% a 60%" das vendas do ateliê de arquitectura. Nessa altura, acredita o CEO da empresa, "o peso de Portugal nas vendas irá baixar para 15% a 25%". Os restantes "15% a 35%" serão realizados então pelos "restantes mercados onde produzimos", avança.
Em 2010, Portugal representou aproximadamente 45% do volume de produção da empresa, o Senegal 20%, a Argélia 15%, a Rússia 5%, assim como a Guiné Equatorial, e a Angola 3%. "Nos últimos três anos, o crescimento da facturação da empresa duplicou", explica Miguel Saraiva, tendo "atingido os seis milhões de euros". A "empresa gerou lucro e EBITDA francamente positivos", salienta, sem contabilizar.
"Nos primeiros oitos anos" de existência "trabalhámos apenas o mercado nacional", mas "há sete anos despertámos para o mercado externo", conta Miguel Saraiva. A empresa "possui actualmente uma posição completamente consolidada no mercado nacional", garante o gestor, acrescentando que o ateliê de arquitectura é "um dos maiores, senão o maior do País".
Com "entidades institucionais, empreiteiros, grandes promotores turísticos e também do imobiliário destinado à habitação, escritórios e serviços" como "clientes-alvo", a Saraiva & Associados prepara-se para crescer, no mínimo 15% em 2011, para vendas de sete milhões de euros. E adicionar empregos.
07 Junho 2011 | 10:05
Isabel Aveiro - ia@negocios.pt
A empresa Miguel Saraiva & Associados está já na Argélia, Brasil, China e Guiné Equatorial, e "exporta" serviços para 11 países
Cada mercado novo, uma nova língua. No "site" na Internet da empresa Miguel Saraiva & Associados - Arquitectura e Urbanismo, o último idioma adicionado foi o mandarim, que se junta ao português, inglês, francês e russo já residentes. O ateliê de arquitectura de Miguel Saraiva inaugurou oficialmente um novo escritório na China no passado dia 26 de Abril.
"Quando se aproxima o momento de entrar num determinado mercado, apresentamos imediatamente o nosso "site" na língua falada nesse mercado". O presidente executivo da empresa e hoje accionista único do ateliê explica: "é uma manifestação de respeito pelos mercados onde estamos ou pretendemos operar".
No "site" também podia estar o árabe, já que é na Argélia (onde o francês também é língua oficial) que a Saraiva & Associados tem também um escritório, que realiza 20% da sua "produção" e "deverá continuar a ser o mercado mais importante a seguir a Portugal". Com 15 anos de existência, nascida "num pequeno gabinete na Rua de São Paulo", em Lisboa, a empresa liderada por Miguel Saraiva tem hoje escritórios localizados na Argélia, no Brasil (em parceria com Marcelo Montoro, que detém 40% da "joint-venture"), Guiné Equatorial e agora China (uma aliança em que o empresário Nuno Baptista detém 20%). São estes quatro países que, em 2013, deverão ser responsáveis por um peso de "50% a 60%" das vendas do ateliê de arquitectura. Nessa altura, acredita o CEO da empresa, "o peso de Portugal nas vendas irá baixar para 15% a 25%". Os restantes "15% a 35%" serão realizados então pelos "restantes mercados onde produzimos", avança.
Em 2010, Portugal representou aproximadamente 45% do volume de produção da empresa, o Senegal 20%, a Argélia 15%, a Rússia 5%, assim como a Guiné Equatorial, e a Angola 3%. "Nos últimos três anos, o crescimento da facturação da empresa duplicou", explica Miguel Saraiva, tendo "atingido os seis milhões de euros". A "empresa gerou lucro e EBITDA francamente positivos", salienta, sem contabilizar.
"Nos primeiros oitos anos" de existência "trabalhámos apenas o mercado nacional", mas "há sete anos despertámos para o mercado externo", conta Miguel Saraiva. A empresa "possui actualmente uma posição completamente consolidada no mercado nacional", garante o gestor, acrescentando que o ateliê de arquitectura é "um dos maiores, senão o maior do País".
Com "entidades institucionais, empreiteiros, grandes promotores turísticos e também do imobiliário destinado à habitação, escritórios e serviços" como "clientes-alvo", a Saraiva & Associados prepara-se para crescer, no mínimo 15% em 2011, para vendas de sete milhões de euros. E adicionar empregos.
isso de devotar a um ser criador é uma coisa fora de série. então se ele nos criou de livre vontade agora temos que devotar-lhe por isso...?! parece um jogo...
nada mais parecido com jogos, mas com requintes um bocado pró, não sei...
nada mais parecido com jogos, mas com requintes um bocado pró, não sei...
Acabei de me auto-promover a Principiante!
Aaahhgrrr,... os meus dedos não estalam!!!
TAMBÉM QUERO SER RICO! Por onde começo? Estou disposto a deixar de trabalhar!
artista Escreveu:Não conhecias? Nem nunca tinhas ouvido falar?!![]()
O mais engraçado é que o Siza é ateu!
Já, mas não tinha olhado.
Eu também não sou essa coisa de devotar a um ser criador, mas confesso que com igrejas destas, dá vontade de passar lá uns momentos...
bolo Escreveu:fui ver a igreja de marco que desconhecia e é esmagadora. transmite os conceitos presentes na igreja pela simplicidade.
forma homogénea do edifício realça a importância do pé-direito em todo o edifício (e não apenas nas torres): ligação terra-céu.
as janelas laterais são baixas como se fosse um pé direito "normal": parece criar a sensação a quem está dentro, sentado, que a luz baixou à terra.
a altura da porta principal, acompanha a ideia da ligação terra-céu, porta para o céu;
a sombra da duas projecções do altar parece fazer aparecer uma cruz.
o recuo da entrada cria um canto de protecção que convida quer a protecção, quer a aproximação.
o sinos, mas arrumados, como referência intocada de uma igreja.
nada disto é científico. não resisti a apreciar esta maravilha.
Não conhecias? Nem nunca tinhas ouvido falar?!

O mais engraçado é que o Siza é ateu!

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
fui ver a igreja de marco que desconhecia e é esmagadora. transmite os conceitos presentes na igreja pela simplicidade.
forma homogénea do edifício realça a importância do pé-direito em todo o edifício (e não apenas nas torres): ligação terra-céu.
as janelas laterais são baixas como se fosse um pé direito "normal": parece criar a sensação a quem está dentro, sentado, que a luz baixou à terra.
a altura da porta principal, acompanha a ideia da ligação terra-céu, porta para o céu;
o recuo da entrada cria um canto de protecção que convida quer a protecção, quer a aproximação.
bolo Escreveu:sim, estás a falar por fora.
Estou a falar do edifício como um todo, por dentro e por fora, na perspectiva de quem só o conhece pelas imagens que viu na TV e em revistas!
bolo Escreveu:além disso, o papel da casa da música não é apenas ser um edifício que pasme quem o veja. Abstraindo-nos dos desafios de competição e criação arquitectónica, julgo que um edifício tem sempre duas relações principais que lhe conferem maior ou menos sentido: a relação com o interior e com o exterior.correu a expressão de meteorito branco.
Sim, o edifício parece-me bom em todos esses sentidos... também me parece bom porque a sua arquitectura é suficientemente "extraordinária", capaz de atrair gente só por isso! A expressão "meteorito branco" não me choca, não a vejo de forma menos prestigiante, antes pelo contrário, acho que faz até algum sentido!
Outra coisa que acho importante é ouvir o autor do projecto, muitas vezes mudamos a nossa opinião sobre um edifício porque o compreendemos... a igreja de Marco de Canavezes, do Siza, teve uma particularidade bastante interessante. O atelier do Siza elaborou uma série de textos explicativos do edifício que ficaram disponíveis, junto à obra, para que toda a população fosse percebendo as formas que iam surgindo na obra! Penso que este edifício tinha tudo para ser polémico, que eu saiba, não foi, o aspecto que referia anteriormente terá contribuído decisivamente para isto... "Vem charters de todo o mundo para ver esta igreja!"

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
artista Escreveu: a primeira preocupação do arquitecto deverá ser "responder de uma forma adequada a um programa, estabelecido pelo promotor da obra". Neste sentido pode-se dizer que deve "funcionar", mas a noção de funcionalidade não é a mesma coisa para todas as pessoas, aliás é muito diferente...
Perfeito. funcionalidade em primeira instância de quem encomenda ou paga o trabalho. se se puder prolongar a quem utiliza e usufrui ainda melhor.
queria sobretudo dizer que é preciso deixar falar a natureza para a qual foi pensado um determinado projecto. Quando saliento esta necessidade, tenho em mente duas coisas exteriores ao projecto que a podem condicionar: a personalidade e agenda do criador e a sua maior ou menor preocupação com esse princípio. o que ele faz da subjectividade que referiste.
artista Escreveu:A idéia que tenho é que é dos exemplos mais espetaculares e belos de arquitectura recente que temos em Portugal!!
sim, estás a falar por fora. além disso, o papel da casa da música não é apenas ser um edifício que pasme quem o veja. Abstraindo-nos dos desafios de competição e criação arquitectónica, julgo que um edifício tem sempre duas relações principais que lhe conferem maior ou menos sentido: a relação com o interior e com o exterior.
correu a expressão de meteorito branco.
artista Escreveu:bolo Escreveu:muito arcabouço por detrás de uma coisa destas. é como a riqueza, uns com tanto e outros com tão pouco.
Não sei se percebi bem o sentido deste comentário... digo-te uma coisa, tanto na arquitectura como na grande maioria das actividades (ou todas) não se é muito bom se não se conseguir sê-lo numa série de aspectos, entre os quais trabalhar muito!!
refiro-me àquilo que passa o plano do trabalho e da execução.
bolo Escreveu:parece-me que a funcionalidade da coisa em si deverá ser a primeira preocupação de quem cria uma coisa. O resto vem depois.
Não concordo contigo... a primeira preocupação do arquitecto deverá ser "responder de uma forma adequada a um programa, estabelecido pelo promotor da obra". Neste sentido pode-se dizer que deve "funcionar", mas a noção de funcionalidade não é a mesma coisa para todas as pessoas, aliás é muito diferente... ou seja, funcionalidade é algo mais subjectivo do que à partida possa parecer, muitos edifícios foram inicialmente considerados barracas e mais tarde passaram a ser consideradas habitações de luxo, compradas por pessoas de classes médias altas. As "Unité d'habitacion" de Le Corbusier em Marselha, foram construidas na década de 30. Trata-se de habitação social, os apartamentos têm 24 por 3 metros, muitos quartos têm 1,5 por 9 metros. Quando estavam em construção muita gente considerou as casas "inabitáveis". Algum anos depois começaram a ser vendidas às classes médias altas, as únicas com capacidade financeira para pagar aquilo que pediam por elas! Este é apenas um exemplo, poderíamos falar disto um dia intereiro que ainda ficaria muito por dizer...
bolo Escreveu:
Tenho dúvidas quanto à casa da música nesta matéria, mas só quem conhece bem pode ajuizar convenientemente.
Mais um edifício que nunca vi "ao vivo", este até tenho alguma vergonha porque já estive duas vezes no Porto depois de já estar construído!

A idéia que tenho é que é dos exemplos mais espetaculares e belos de arquitectura recente que temos em Portugal!!
bolo Escreveu:esta casa paula rego parece uma coisa merececedora de destaque realmente. um prémio destes é um reconhecimento do catano.
Este pelo menos já lá estive!

É um edifício interessante mas, na minha opinião ele tem muitos projectos de que gosto bem mais! De qualquer forma tudo o que ele fez é muito bom!
bolo Escreveu:muito arcabouço por detrás de uma coisa destas. é como a riqueza, uns com tanto e outros com tão pouco.
Não sei se percebi bem o sentido deste comentário... digo-te uma coisa, tanto na arquitectura como na grande maioria das actividades (ou todas) não se é muito bom se não se conseguir sê-lo numa série de aspectos, entre os quais trabalhar muito!!

Atomez Escreveu:Muito bem merecido.
Para além do Siza Vieira e Souto Moura, também neste país há a Casa da Música, Porto, de Rem Koolhaas que também lhe valeu o Pritzker.
Portugal tem neste momento 2 arquitetos vivos premiados com o Pritzker, coisa única no mundo!
Lion_Heart Escreveu:Parabéns a Souto Moura, embora ache que a maioria destes arquitectos cria obras de arte e não edificios praticos.
E dou o mesmo exemplo que o própio, o Estadio de Braga.Ele diz que é a sua melhor obra, eu digo que é o pior estadio do mundo,pois não foi feito para pessoas.
parece-me que a funcionalidade da coisa em si deverá ser a primeira preocupação de quem cria uma coisa. O resto vem depois. Tenho dúvidas quanto à casa da música nesta matéria, mas só quem conhece bem pode ajuizar convenientemente.
esta casa paula rego parece uma coisa merececedora de destaque realmente. um prémio destes é um reconhecimento do catano.
muito arcabouço por detrás de uma coisa destas. é como a riqueza, uns com tanto e outros com tão pouco.
Gostei muito da abertura do telejornal na RTP1...
Última notícia da série de apresentação:
o pivot a falar de advogados com o título "RENATO SEABRA" e novos avanços no caso em NY, com imagens da entrega em Washington do prémio ao arquitecto Souto Moura, em "pano de fundo".
Sobre o prémio, só mesmo as imagens de fundo!

Última notícia da série de apresentação:
o pivot a falar de advogados com o título "RENATO SEABRA" e novos avanços no caso em NY, com imagens da entrega em Washington do prémio ao arquitecto Souto Moura, em "pano de fundo".
Sobre o prémio, só mesmo as imagens de fundo!

- Registado: 6/11/2008 13:21
Eu ja la estive e digo é o pior estadio do Mundo.
Ate porque deve ser o unico que não esta "acabado".
E mau em termos de acesso interno , condiçoes e ambiente. Alias se este estadio fosse pensado em muitos Paises seria chumbado por falta de condiçoes para os adeptos.
Aqui como foi para ganhar e distribuir dinheiro nao tem problema.
Ate porque deve ser o unico que não esta "acabado".
E mau em termos de acesso interno , condiçoes e ambiente. Alias se este estadio fosse pensado em muitos Paises seria chumbado por falta de condiçoes para os adeptos.
Aqui como foi para ganhar e distribuir dinheiro nao tem problema.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
AutoMech Escreveu:Artista, qual é a tua opinião sobre o estádio do Braga ?
Desde o início que me pergunto até que ponto o conceito funciona bem num jogo de futebol, até que ponto responde bem ao que esperam adeptos e jogadores?! Mas nunca lá fui, nem ver um jogo nem sequer ver a obra!!
Em termos de conceitos plásticos, puramente arquitectónicos e construtivos parece-me uma obra bastante interessante... mas como dizia um professor meu, "é preciso ir ver as obras que nas revistas só aparecem os melhores ângulos"

Sargotronss Escreveu:O novo hit do momento é a sede da Vodafone no Porto, do atelier Barbosa & Guimarães (não conheço).
O edificio do Centro de Investigação da Fundação Champalimaud também é bastante elogiado.
Não conheço nenhum dos dois edificios...
O da Vodafone é bonito, no entanto peca pelo pouco espaço envolvente que tem... que não é nenhum!!!
É um edifício que ficaria fabuloso num local com um bocado de relva ou um espaço aberto em seu redor.
De qualquer forma parabéns a Souto Moura e parabéns a Portugal.
- Registado: 7/4/2007 17:13
Levou o bom nome de Portugal ao exponente máximo Mundial !!! Fantástico....grande orgulho nacional.
AC Investor Blog
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.
http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.as ... did=158803
Obama elogia Souto de Moura
Presidente enalteceu “as formas simples e linhas limpas” dos seus trabalhos. Arquitecto português recebeu o Pritzker, o “Nobel da arquitectura”.
O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, deixou um expressivo elogio à obra de Eduardo Souto de Moura.
No discurso de abertura da cerimónia da entrega do Prémio Pritzker 2011, a mais alta distinção na área da Arquitectura, Obama descreveu o arquitecto portuense como um especialista que não se limita a respostas fáceis.
Prémio Pritzker: Obama elogia obra de Souto Moura
Em Washington, o líder sublinhou a importância das suas obras. "Souto de Moura desenhou casas, centros comerciais, galerias de arte e estações de metro, tudo num estilo tão natural quanto belo. É um especialista no uso de diferentes materiais e cores".
Segundo norte-americano, o Estádio de Braga é "talvez a obra mais famosa" do arquitecto, relevando em particular a solução de construí-lo ao lado de uma montanha.
Obama comparou ainda Souto de Moura a Thomas Jefferson.“Como Jefferson, [Souto de Moura] passou a sua carreira não apenas a redefinir as fronteiras da sua arte, mas a fazê-lo de maneira que serve o bem público”, disse.
Depois de Álvaro Siza Vieira, Souto de Moura é o segundo arquitecto da cidade do Porto a ser distinguido com o “Nobel da Arquitectura”.
Lion_Heart Escreveu:Parabéns a Souto Moura, embora ache que a maioria destes arquitectos cria obras de arte e não edificios praticos.
E dou o mesmo exemplo que o própio, o Estadio de Braga.Ele diz que é a sua melhor obra, eu digo que é o pior estadio do mundo,pois não foi feito para pessoas.
Concordo... mas pouco! Em princípio um cliente pede um determinado programa e o arquitecto apresenta propostas que ele pode ou não aceitar, quem pede o licenciamente de um edifício é o proprietário e não o arquitecto. Obviamente que muitas vezes o arquitecto tem a capacidade (e ás vezes o estatuto) de "dar a volta" ao cliente, mas não me parece que sejam muitos os que têm algo que definitivamente não queriam, a perfeição ninguém tem!
Ainda assim é verdade que muitas vezes os arquitectos preocupam-se sobretudo com os conceitos arquitectónicos e isso acabar por condicionar em algumas situações a funcionalidade. Mas não sei até que ponto as pessoas não estão conscientes disso, não preferem algo mais interessante prejudicando em pequenas situações a funcionalidade...sendo certo que isto tudo deve ser discutido e acertado entre as partes!!
O novo hit do momento é a sede da Vodafone no Porto, do atelier Barbosa & Guimarães (não conheço).
O edificio do Centro de Investigação da Fundação Champalimaud também é bastante elogiado.
- Anexos
-
- VodafonePorto.jpg (27.22 KiB) Visualizado 2096 vezes
Não faz mal!...
Parabéns a Souto Moura, embora ache que a maioria destes arquitectos cria obras de arte e não edificios praticos.

" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
Muito bem merecido.
Para além do Siza Vieira e Souto Moura, também neste país há a Casa da Música, Porto, de Rem Koolhaas que também lhe valeu o Pritzker.
Portugal tem neste momento 2 arquitetos vivos premiados com o Pritzker, coisa única no mundo!
<iframe src="http://player.vimeo.com/video/18623975?color=ffffff" width="400" height="225" frameborder="0"></iframe>
<iframe src="http://player.vimeo.com/video/18623975?color=ffffff" width="400" height="225" frameborder="0"></iframe>
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
pafs Escreveu:Parabéns ao arquitecto Souto Moura e seus colaboradores, isto vem demonstrar que existem pessoas em Portugal ao nível dos melhores do mundo.
Na Arquitectura com toda a certeza que já há alguns anos que existem! E só sendo realmente muito bons é que poderiam ganhar prémios lá fora e assim também os conhecerem.... em Portugal!

Nunca ninguém tinha ouvido falar do Siza, até ao dia em que ganhou o prémio europeu da arquitectura com o projecto de um banco em Vila do Conde....
.
Muito bom, muito bom mesmo.
É, quanto a mim, merecido.
Aliás penso que a arquitectura portuguesa têm dado passos de gigante. Quem vê o que se fazia, para não ir mais longe, nos anos 80 e o que se faz hoje vê a noite e o dia.
No urbanismo andamos para trás ( embora mais devagar ) mas mesmo assim andamos já que os grandes crimes são ainda dos anos 70.
PS: opinião de leigo que sou.
Cumprimentos,
Muito bom, muito bom mesmo.
É, quanto a mim, merecido.
Aliás penso que a arquitectura portuguesa têm dado passos de gigante. Quem vê o que se fazia, para não ir mais longe, nos anos 80 e o que se faz hoje vê a noite e o dia.
No urbanismo andamos para trás ( embora mais devagar ) mas mesmo assim andamos já que os grandes crimes são ainda dos anos 70.
PS: opinião de leigo que sou.
Cumprimentos,
- Registado: 23/8/2006 18:53
Re: Off-Topic Souto Moura distinguido com Pritzker
Os merecidos parabéns a Souto Moura e à sua escola!
http://www.ionline.pt/conteudo/113738-s ... o-pritzker
Ionline por Agência Lusa, Publicado em 28 de Março de 2011 | Actualizado há 37 minutos Escreveu:
Siza Vieira diz que "esperava todos os anos" que Souto de Moura recebesse o Pritzker
O arquiteto Álvaro Siza Vieira disse hoje que “esperava todos os anos, desde há algum tempo” que Eduardo Souto de Moura recebesse o prémio Pritzker, considerando que o ‘Nobel da arquitetura’ “é um prémio justíssimo”.
Em declarações à Lusa, o arquiteto Siza Vieira, o primeiro português galardoado com prémio Pritzker em 1992, realçou que “é um prémio justíssimo, de carreira e que é decidido pela continuidade na qualidade das obras de um arquiteto como é o caso do arquiteto Souto de Moura”.
O arquiteto portuense revelou que “esperava todos os anos, desde há algum tempo, que [Souto Moura] fosse contemplado com esse prémio”, acrescentando que “é motivo de regozijo um arquiteto português ser contemplado”.
Para Siza Vieira, a atribuição do Pritzker, considerado o ‘Nobel’ da Arquitetura, a Eduardo Souto de Moura é também “o reconhecimento de qualidade de alguma arquitetura que se faz em Portugal”.
Depois de ter recebido o mesmo prémio em 1992, Siza Vieira garante não ter sentido “diferença nenhuma”, além da “natural satisfação de ter um prémio com este destaque”, mas admite que possa “criar oportunidades de trabalho uma vez tem uma divulgação internacional”.
Mas, sublinhou, “o arquiteto Souto Moura tem bastante trabalho fora e um currículo que inclui projetos e uma atividade docente internacional muito importante”.
Eduardo Souto Moura ganhou o Prémio Pritzker de Arquitetura 2011 pelo seu “rigor e precisão”, anunciou hoje a Fundação Hyatt, promotora do galardão.
Este prémio anual, criado em 1979, tem como objetivo distinguir um arquiteto vivo e é considerado o Nobel da arquitetura.
No ano passado a Fundação Hyatt distinguiu a dupla de japoneses Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa.
Eduardo Souto Moura, de 58 anos, nasceu no Porto e iniciou a sua carreira colaborando com o arquiteto Álvaro Siza Vieira, entre 1974 e 1979
http://www.ionline.pt/conteudo/113738-s ... o-pritzker
Não faz mal!...
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], PAULOJOAO e 82 visitantes