Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Kass: "All Wrong"

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MWC » 31/5/2011 18:06

Silvertrader,

Entendi a tua resposta de um ponto de vista macroeconómico.

Mas, julgo que o Ulisses referia-se mais a diferentes "pontos de vista" que os touros e ursos ignoram no actual momento dos mercados.


Cumprimentos,

MWC
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 142
Registado: 11/1/2011 14:42
Localização: Aveiro

Porque não se trata uma doença crónica com pensos rápidos!

por SilverTrader » 31/5/2011 17:50

A maioria dos problemas de saúde exigem uma mudança no estilo de vida... alimentação saudável, exercício físico, etc, etc!

No caso dos países, um problema de longo prazo, não se vai resolver com pequenas medidas de curto prazo.

Ora se as soluções que encontram passam sempre por pedir cada vez mais dinheiro emprestado para socorrer empresas e cidadãos, parece-me que estão apenas a aprofundar o problema principal.

Uma coisa é pedir emprestado para alavancar um negócio e ao fim e ao cabo todos ganham - quem pediu tem um lucro maior do que teria apenas com o seu capital próprio, quem emprestou ganhou os juros e é bom para a economia, certo?! Isto é o que acontece ao nível das Empresas (claro que há negócios que também correm mal... mas existe sempre risco)

Agora quando se começa a pedir emprestado para comprar roupa, comida (com os cartões de crédito dos bancos e das grandes superfícies), férias, eletrodomésticos, móveis, automóveis ... e até acções (os bancos propõem e tudo - tão simpáticos) algo está errado, não é?! Ao nível das Famílias, não existe esse princípio da alavancagem, nem as pessoas que tomam as decisões de recorrer ao crédito têm a formação dos empresários que sabem fazer contas (em princípio). As Famílias aproveitam aquilo que lhe oferecem, muitas vezes sem a real noção do problema de aquirirem mais empréstimos - se lhe oferecem é porque podem pagar, certo?! Os bancos não iam emprestar se eles não pudessem pagar, nem enviar os cartões de crédito, nem...
Conclusão: as Famílias vivem acima das suas possibilidades, ganhando hoje aquilo que já gastaram à meses atrás. Até que são apanhadas pelas dívidas. E um problema que foi crescendo ao longo do tempo, não vai desaparecer de forma fácil e indolor!

Os Governos, apesar de (supostamente) terem pessoas com qualificações suficientes para ver o problema, fazem o mesmo que as famílias e também vivem acima das possibilidades, endividando-se cada vez mais.
Ora, é preciso uma gestão mais empresarial, mais responsável a nível governamental e uma maior educação das famílias - temos de viver de acordo com as nossas possibilidades. Mas para quem se habituou a um certo patamar, a uma certa qualidade de vida, custa muito dar os passos para descer os degraus necessários para viver de acordo com as suas possibilidades, e pior ainda, suportar as dívidas do tempo em que viveu acima das suas possibilidades!

Isto explica uma grande parte do que aconteceu a nível económico, daquilo que os touros e os ursos previram mal, penso eu.
O meu objetivo não é ter muito dinheiro.
O meu objetivo é ser rica.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 208
Registado: 29/11/2007 13:21
Localização: Setúbal

Kass: "All Wrong"

por Ulisses Pereira » 31/5/2011 16:45

"All Wrong"

By Doug Kass
RealMoney Silver Contributor
5/31/2011 11:30 AM EDT


What the Bulls Got Wrong
The bulls missed the following:

:arrow: the persistent drop in home prices and housing turnover, despite a near-record low yield on fixed-rate mortgages, as an expanding shadow inventory of unsold homes weighed on the housing market;

:arrow: a far weaker-than-expected jobs market;

:arrow: an uneven domestic economic recovery (dependent on a lifeline of fiscal and monetary support);

:arrow: a broadening eurozone sovereign debt contagion; and

:arrow: the expectation that constructive action would be made on reducing the burgeoning U.S. deficit.

What the Bears Got Wrong

The bears missed the following:

:arrow: the magnitude of the liquidity commitment toward quantitative easing (QE2);

:arrow: the general indifference of the fixed-income market with regard to rising inflationary pressures;

:arrow: the Fed's market-friendly zero-interest-rate policy was maintained throughout the period (and shows no sign of being abandoned); and

:arrow: the sustainability of corporate profit margins and profits. "

(in www.realmoney.com)
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], PAULOJOAO e 46 visitantes