Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mais-valias e um caminho politicamente incorrecto

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por canguru » 30/5/2011 14:16

english,

o argumento é uma treta e mesmo que não fosse, na Alemanha ou na Holanda também terias o mesmo dilema.

Procura saber a resposta à pergunta que aqui deixei e talvez fiques ilucidado.

canguru Escreveu:Qual é que é o rácio do imposto rendimentos capital / imposto rendimentos do trabalho, em vários países da UE? E em PT?

Registado: 6/4/2008 22:41

por englishman » 30/5/2011 14:02

altrio Escreveu:Além disso, hoje em dia, o risco de se perder o emprego também não é neglicenciável. Devemos deixar de tributar IRS porque podemos estar a investir numa carreira sem futuro?

Quando perdes emprego, não perdes dinheiro... deixas de ganhar (e ainda tens hipótese de obter retorno através de subsídios).

Deixa-me colocar a questão de outra forma:

Trabalhavas num local onde ganhas 3000 euros e tinhas um programa de penalizações onde podia acontecer que em cada mês viesses para casa com 1500? (Mesmo assim ainda não falamos de perdas mas de ganhar menos 50%)

E trabalhavas num local onde do ordenado inicial e com um programa de penalizações acontecesse que no final do mês ainda tivesses de pagar ao teu patrão?

Pois é disso que se trata... de perder dinheiro e não de deixar de ganhar, se é que me faço entender.

EMan

Bons negócios. EnglishMan

Registado: 19/1/2005 17:46

por aaugustobb_69 » 30/5/2011 13:55

Se algum dia aumentarem ainda mais as mais-valias bolsistas,faz-se como a maioria, deixa-se de declarar as mais-valias...

Registado: 29/11/2007 1:39

por altrio » 30/5/2011 13:52

Eu, embora tenha cerca de 50% da minhas poupanças investidas na bolsa, logo arriscando perdas de capital, concordo plenamente que as mais valias deveriam ser mais taxadas. A maior parte dos investidores não faz fortunas, mas também não perde sistematicamente dinheiro, pois caso contrario deixaria de investir. Portanto o risco não justifica a quase ausência de impostos...

Além disso, hoje em dia, o risco de se perder o emprego também não é neglicenciável. Devemos deixar de tributar IRS porque podemos estar a investir numa carreira sem futuro?

Registado: 11/12/2010 20:34

Re: ...

por englishman » 30/5/2011 13:27

O desgaste... esse é muito! :twisted:

Abraços.
EnglishMan

Só para lembrar que estar exposto a níveis de stress elevado de forma contínua tem efeitos nefastos na saúde:
Por exemplo, este site expõe vários http://www.relaxation-at-home.com/stres ... fects.html:
The following diagram should give you the overall picture of the negative effects that stress can have on some people. The numbers indicate the following side effects:

1. Heart Problems
2. Vulnerable Immune System
3. High Blood Pressure
4. Social Isolation
5. Addictions (Drugs, Alcohol, Cigarettes, Sex, Work, Exercise, etc.)
6. Shorter Life Span
7. Eating Disorders (Anorexia, Bulimia, Compulsive Eating)
8. Ulcers
9. Constipation
10. Impotence
11. Headaches
12. Upset Stomach
13. Rashes
14. Insomnia
15. Dry Mouth
16. Dry Throat
17. Clenching Teeth
18. Shallow Breathing
19. Yawning
20. Gas
21. Heartburn
22. Constricted Blood Vessels in Arms and Legs
23. Increased Heart Rate

E das maiores fontes de stress as que aparecem logo na "linha da frente" relacionam-se com DINHEIRO. Se não o ter para pagar contas já é grave, imaginem então o que perder o que se tem seja 50, 20, 10 ou 3%.http://www.relaxation-at-home.com/stres ... ticle.html:
Top 10 Stressors - Causes of Stress Prevention Magazine once published the following stressors as the 10 most important stress factors affecting people's life.

1. Personal Finances. When you don't have money to pay your bills, life isn't fun anymore. But believe it or not, even wealthy people still have personal finances as their top stress factor! No stress management article will contradict this fact: no matter how much money you make, you have to remember to live within your means. Start budgeting if you aren't already. Pay off all your credit cards and start saving for retirement. It's OK not to have the latest technology, the newest car on the block or the latest fashion.

Abraço
EnglishMan

Re: ...

por englishman » 30/5/2011 13:13

englishman Escreveu:
Como se pode comparar então investimentos de alto risco com situações em que o risco é perto de 0 e ainda mais com uma situação de emprego onde a pessoa troca um serviço/qualificação por dinheiro (e onde não corre o risco de perder mas sim o risco de não ganhar quando é despedido, por exemplo).

Todos sabem o que ter 5000 euros, investi-los e passado algum tempo ver lá só 2500 euros ou nenhum, e do trabalho que dá ter esses mesmo 5000 euros e transformá-los em 10000, 15000 e por aí fora sendo mesmo poucos os que o conseguem porque é mesmo muito difícil ser profissional dos mercados financeiros podendo mesmo fazer parte da lista das profissões de desgaste rápido... isso sim, é que era falar. :roll: :wink:

Abraços e continuação de bons textos.
EnglishMan

Pode ser que num artigo futuro escrevas sobre a profissão "investidor" como uma profissão de desgaste rápido.

E não é necessário ser-se muito inteligente para se chegar à conclusão que é errado colocar no mesmo nível as mais-valias de investimentos em Bolsa e outros investimentos de menor risco, já para não falar em emprego.

É só fazer contas:

Uma pessoa que invista 25000 euros e ao fim de um ano tem uma menos valia de 50% ficará com 12500 euros.

No próximo ano, para conseguir voltar aos 25000 euros terá que ganhar 100% e apesar de ser apenas uma recuperação daquilo que tinha no ínicio vai pagar 20% de mais-valias sobre 12500 euros ganhos de um ano para o outro. Ou seja:

Início: 25000
Passado um ano: 12500 (-50%)
Passado mais um ano: 25000 (+100%-20%)=80%, o que quer dizer que mesmo que recupere aquilo que perdeu ainda vai ter de pagar ao estado 2500 euros sendo que no final desse prazo tem:

25000-2500= 22500 euros.

O que quer dizer que na situação hipotética de 2 anos (foi só para exemplificar pois podem ser anos e anos a fio a recuperar o que se perdeu e mesmo assim pagar-se mais valias) entre menos-valias e mais-valias a pessoa ainda continua com saldo negativo de 2500 euros, relativamente ao investimento inicial.
Sem contar com custos de software (programas de análise...), hardware (computadores...), formação e os gastos do dia a dia. Para além de não haver qualquer sistema de proteção ao investidor como rendimento social, subsídio de desemprego, subsídio de perdas ou outra qualquer proteção.

O desgaste... esse é muito! :twisted:

Abraços.
EnglishMan

por canguru » 30/5/2011 13:03

Em PT gosta-se muito de reinventar a roda.

Qual é que é o rácio do imposto rendimentos capital / imposto rendimentos do trabalho, em vários países da UE? E em PT?

Se o rácio está longe de convergir com o resto da UE (como presumo que ainda está) é fazer para convergir.

Tudo o resto é conversa.

Registado: 6/4/2008 22:41

por helderjsm » 30/5/2011 12:59

O artigo está muito bom mais uma vez. No entanto acho que o problema é a falta de mediatismo da situação. Claro que os partidos não trazem isso à baila porque ia parecer demasiado anti social. E sem alguém que explique isso aos milhões de Portugueses ainda mais difícil vai ser de algum dia ser sequer debatido.

Aliás faz-me até pensar se a economia não poderia ter um boost com uma menor tibutação das mais valias. Isto porque devem haver muitos Portugueses entalados com acções que desvalorizaram consideravelmente (salvo algumas excepções) e que preferem aguardar melhores ventos para obter liquidez (altamente especulativo eu sei).
Melhores cumprimentos,
Helder Magalhães

Registado: 23/10/2009 8:52

por tiopatinhas » 30/5/2011 12:51

Muito bem, os meus parabéns :wink:
Deverias enviar um mail este teu artigo ao cavalheiro :wink: Ele que pergunt a que sabe das coisas :!:
A acrescentar ao que disseste tenho a dizer que uma das formas de fazer chegar dinheiro às empresas e dinamizar a economia e a produtividade empresarial é o investimento em bolsa. Este é fundamental para uma economia desenvolvida. È bom para as empresas, para os investidores e para o país que mais facilmente exportará mais. Chamo ao investimento em bolsa, nesta perspectiva, uma alavancagem do sector produtivo do país. Será que estes tacanhos que pensam saber tudo e de tudo (eles opinam sobre tudo e nunca dizem:
eu não sei...) não entendem que é fulcral diminuir a tributação nesta área.

Registado: 17/3/2005 14:58

...

por englishman » 30/5/2011 12:48

Há duas razões que me fazem estar contra esta medida. A primeira tem a ver com o facto de, no ano passado, ter havido um aumento de 100% da tributação dessas mais-valias. Sim, leram bem: 100%.

Olá, Ulisses. Mais um bom artigo, mas reparo que as pessoas esquecem-se de que na anterior tributação foi 10% sobre 50% das mais-valias com menos de 12 meses, logo o aumento foi mais do que os 100% a que te referes. :evil: :mrgreen: :evil:

As pessoas que referem que as mais-valias de bolsa deveriam ser mais taxadas ou estar a comparar rendimento de mercados financeiros com outras aplicações sem risco ou com um trabalho "normal" não sabe o que diz e só mostra ignorância relativamente ao assunto.

Nos mercados financeiros, os erros pagam-se muito caro e de um dia para o outro podemos ver o nosso rendimento diminuir 10, 20, 50% ou mais.
Como se pode comparar então investimentos de alto risco com situações em que o risco é perto de 0 e ainda mais com uma situação de emprego onde a pessoa troca um serviço/qualificação por dinheiro (e onde não corre o risco de perder mas sim o risco de não ganhar quando é despedido, por exemplo).

Todos sabem o que ter 5000 euros, investi-los e passado algum tempo ver lá só 2500 euros ou nenhum, e do trabalho que dá ter esses mesmo 5000 euros e transformá-los em 10000, 15000 e por aí fora sendo mesmo poucos os que o conseguem porque é mesmo muito difícil ser profissional dos mercados financeiros podendo mesmo fazer parte da lista das profissões de desgaste rápido... isso sim, é que era falar. :roll: :wink:

Abraços e continuação de bons textos.
EnglishMan

por marianonunes » 30/5/2011 12:41

Isto é um tema importante. Este é um daqueles fantasmas que os políticos usam para enganar o "Povo".

Um entre muitos.

Registado: 29/8/2008 15:04

por patacas » 30/5/2011 12:38

Caro Ulisses,

Parabéns pelo artigo. O mercado de capitais como todos os mercados está sujeito a uma regra de ouro: concorrência. Aumentar, ainda mais, a taxação levará inevitavelmente à perda da já pouca competitividade do nosso mercado; para além de criar outro efeito que, de resto, vai acontecer com os impostos em geral: a partir de determinada altura o capital sujeito a taxação diminui pelo que o resultado final da arrecadação é menor do que com taxas mais baixas (algo semelhante com uma curva de Gauss).
E se o Estado aumentasse a taxação mas fosse um real parceiro no risco ? Não sei quais seriam as implicações mas aí talvez se introduzisse um factor interessante de competitividade...
Quanto ao jogo on-line será sempre muito dificil, senão impossível conseguir controlar. Além disso o Estado só ganharia se taxasse os depósitos, porque no global se a taxação mais-valias\menos-valias fosse aplicada não ganhava nada.Porquê? Porque por cada jogador que ganha muitos mais perdem e, se assim não fosse,as casa de apostas estariam todas na falência.
Nesta questão do on-line quanto a mim há um outro problema emergente que tenderá a agravar-se para os cofres nacionais: o e-commerce. É muito mais barato ( e estou só a pensar no Iva) comprar on-line num país da UE do que em Portugal...e nem sequer é ilegal;é um dos pilares originais da própria UE: livre circulação de bens, serviços e capitais.
Um abraço e mais uma vez parabéns pelo artigo.

Registado: 3/4/2008 11:50

por JCS » 30/5/2011 12:34

Gostei.

Abraço
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

por EuroVerde » 30/5/2011 12:13

Aproveito para dar os Parabéns pelo artigo que está impecável.

Aproveito também para dizer que por este andar e forma de pensar do Bloco, estamos condenados.

Aproveito também para lembrar os políticos que já deviam era legalizar de imediacto as apostas de Corridas de Cavalos em Portugal em vez de taxar mais o existente do jogo.

Criem novas formas de receita e não taxem mais quem não pode.

Registado: 29/11/2007 11:19

por Wallstreetrader » 30/5/2011 12:02

Brutal !

Os meus sinceros parabéns por mostrares o lado difícil dos investidores, pois é muito fácil falar em taxar " os que podem pagar", essa do jogo foi mesmo a maneira ;).

Registado: 17/5/2011 18:41

Mais-valias e um caminho politicamente incorrecto

por Ulisses Pereira » 30/5/2011 11:42

Foi há pouco publicado o meu novo artigo "Mais-valias e um caminho politicamente incorrecto."

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... id=487519#

Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google Adsense [Bot], PAULOJOAO e 83 visitantes