Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Vitor Bento: Portugueses fizeram "vida de cigarra"

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por HLopes3 » 27/5/2011 14:35

E falta uma justiça implacável que puna quem prevarica nos crimes de colarinho branco. Quem pode mudar isto?

Noutro dia pus-me a divagar sobre o assunto... Vejam aqui:

http://e-governo.org/opiniao/hlopes/jury-duty

Registado: 27/5/2011 13:53

Re: Vazias... !!!

por whitebala » 27/5/2011 14:25

bboniek00 Escreveu:Ele ha para aii umas 300.000 casas... cujo valor deve rondar a Divida Publica+Privada...

Os "Cigarros" sao todos proprietaarios, algund se uma 2a habitac,ao (ena paa que luxo !), mas os filhos andam aos pontapees aos professores e teem um Futuro de "trampa" garantido.

Foi um Fartar Vilanagem...

Casas, Puntacana, Varadero, Porto-Galinhas, Caraiibas...

Agora... aguentem que ee servic,o. E nao culpem apenas os Estaadios (estupidez pura) A.E.s etc. !
O consumo privado foi totalmente negligente. Falharam as "elites" (deem-me uma lupa que nao as vejo !), os dirigentes (deem-me um martelo de 1/5 Kg) e o Povinho Sereno e amigo das redes mooveis e da ganda galhofa, nacional-porreirismo e xico-espertismo.

Isto vai doer. Soo ee pena nao atingir ainda mais aqueles que estoiraram o dinheiro que nao tinham.

Ee pena...

O que é mesmo pena não é isso! Eu das cigarras não tenho pena nenhuma pois o bem bom já esteve do lado deles

O que é pena e que as formigas se calhar tambem ficam sem o que pouparam e as cigarras vão dizer: Poupar para quê?
Let´s Cruise forever

Registado: 29/11/2007 14:26

Vazias... !!!

por bboniek33 » 27/5/2011 14:17

Ele ha para aii umas 300.000 casas... cujo valor deve rondar a Divida Publica+Privada...

Os "Cigarros" sao todos proprietaarios, algund se uma 2a habitac,ao (ena paa que luxo !), mas os filhos andam aos pontapees aos professores e teem um Futuro de "trampa" garantido.

Foi um Fartar Vilanagem...

Casas, Puntacana, Varadero, Porto-Galinhas, Caraiibas...

Agora... aguentem que ee servic,o. E nao culpem apenas os Estaadios (estupidez pura) A.E.s etc. !
O consumo privado foi totalmente negligente. Falharam as "elites" (deem-me uma lupa que nao as vejo !), os dirigentes (deem-me um martelo de 1/5 Kg) e o Povinho Sereno e amigo das redes mooveis e da ganda galhofa, nacional-porreirismo e xico-espertismo.

Isto vai doer. Soo ee pena nao atingir ainda mais aqueles que estoiraram o dinheiro que nao tinham.

Ee pena...
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

por Mares » 27/5/2011 13:49

pocoyo Escreveu:
Mares Escreveu:Mas qual foi a "formiga" que nos levou a esta situação?

Onde está o sistema produtivo, que foi destruído, a troco de umas ajudas comunitárias?

Onde nasce a politica do "betão"?

Quem criou o "monstro" nas contas públicas (aumentos dos salários acima da produtividade, benefícios e benesses, acumulação de reformas, ...)?

Muitos dos "visionários" vivem do "Estado" e querem mantêr as coisas do mesmo jeito.

Pois.... chamar de "cigarra" aos que não foram beneficiados é fácil...

O difícil mesmo são os que "cantam", não admitirem que foram eles as verdadeiras cigarras.

É isso Mares. Tu és "comuna" e eu sou contra esse tipo de gente, mas tu até dizes uma coisas. :)

PS. Brincadeirinha Mares.

pocoyo,

não sou "comuna" e também não tenho nada contra quem se acha comunista.

Apenas lamento que a "esquerda tradicional" (PCP e BE) esteja completamente perdida nesta crise.

Com isso vão-se esvaziando de conteudo e de apoiantes.
- A ganância dos outros poderá gerar-lhe lucros.
- A sua ganância poderá levá-lo à ruína.

Registado: 20/10/2010 17:33

por rmachado » 27/5/2011 13:41

Mares

Acrescenta ai:

- Quem é que implementou as SCUTS, mantendo a politica de Betão;
- Quem é que criou mais PPP's?
- Quem é que engrossou ainda mais a FP com funcionários?

Mas como diria um amigo meu:
"A culpa disto é do Cavaco"... :)

De qq maneira na lista das top10 asneiras econónmicas feitas em PT, 6 eram do tempo do Guterres se a memória não me falha.

"Onde está o sistema produtivo, que foi destruído, a troco de umas ajudas comunitárias?"

Quanto a isto... é a PAC, meu amigo é a PAC.. e a ganância do Tuga em muitos casos...

Quanto a lei da reforma, que o mesmo senhor alterou, previa de uma forma temporária reformas SÓ na FP aos 60.. o problema é que o temporário ficou definitivo e os seguintes não lhe tocaram...
Aqui digamos que o Socrates até mexeu alguma coisa e bem.

Registado: 24/8/2004 10:42

por cogumelo » 27/5/2011 13:04

Claro que não, mas talvez lhe falte alguma coisa porque parece que nem sinais claros sabe interpretar e não aprende com os erros...

Falta não encarar os partidos políticos como se fossem clubes de futebol.

Falta Educação. E falta uma justiça implacável que puna quem prevarica nos crimes de colarinho branco. Quem pode mudar isto?
cumps,
cogumelo

Registado: 4/9/2008 18:31

por artista_ » 27/5/2011 12:30

pocoyo Escreveu:E o povo é obrigado a saber se o A fala verdade ou mentira?

Claro que não, mas talvez lhe falte alguma coisa porque parece que nem sinais claros sabe interpretar e não aprende com os erros...

pocoyo Escreveu:Deveria haver uma sena qualquer que não permitisse mentiras.
O Presidente da republica se sabia que o problema era o Socrates que o mandasse embora. Depois o povo é que é burro!!!

Ninguém disse que o povo é burro, apenas que cometeu erros... pelos quais vai ter de pagar!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Manu » 27/5/2011 12:27

Acontece que no que toca a pagar os efeitos da crise, tanto paga quem viveu como cigarra, como quem viveu como formiga.

E como vivemos num país de chicos-espertos, não me admiro nada que as cigarras que mais dançaram e cantaram, agora se ponham ao fresco e não paguem nada.
Deixando a sua quota-parte do pagamento para a formiga.

Registado: 17/1/2006 20:25

por Manu » 27/5/2011 12:23

Os economistas fazem.me lembrar os meteorologistas.
Nas previsões, umas vezes acertam, a maioria não.
Mas são muito bons a explicar o que aconteceu.
E se porventura, acontece de acordo com uma das suas previsões certas, aí é que ninguém os cala.

Registado: 17/1/2006 20:25

por pocoyo » 27/5/2011 12:19

Mares Escreveu:Mas qual foi a "formiga" que nos levou a esta situação?

Onde está o sistema produtivo, que foi destruído, a troco de umas ajudas comunitárias?

Quem criou o "monstro" nas contas públicas (aumentos dos salários acima da produtividade, benefícios e benesses, acumulação de reformas, ...)?

Muitos dos "visionários" vivem do "Estado" e querem mantêr as coisas do mesmo jeito.

O difícil mesmo são os que "cantam", não admitirem que foram eles as verdadeiras cigarras.

É isso Mares. Tu és "comuna" e eu sou contra esse tipo de gente, mas tu até dizes uma coisas. :)

PS. Brincadeirinha Mares.

Registado: 15/1/2010 15:30

por Automech » 27/5/2011 12:17

rmachado Escreveu:Relembrar a situação do Camilo Lourenço que quando alertou para o BNP (para ai em 2000 ou 2001) foi... convidado a sair do jornal onde estava...

Bem lembrado Machado. E depois até foi ouvido na comissão parlamentar !
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por Mares » 27/5/2011 12:14

Mas qual foi a "formiga" que nos levou a esta situação?

- A ganância dos outros poderá gerar-lhe lucros.
- A sua ganância poderá levá-lo à ruína.

Registado: 20/10/2010 17:33

por pocoyo » 27/5/2011 12:10

MiamiBlueHeart Escreveu:
artista Escreveu:
cogumelo Escreveu:
cogumelo, parece-me que tens andado muito distraído nos últimos anos. Só assim consigo entender o teu post.

Mea culpa em relação ao Vítor Bento.

Mas mantenho o que disse acima em relação às elites deste país.

Em relação a ele e a muitos outros, há bastantes anos que muitos têm alertado para a situação insustentável do país (só de cabeça lembro-me também do Medina, do Camilo Lourenço, entre outros de quem não me lembro do nome) o problema é que ninguém ligava, porque os problemas ainda não eram sentidos, porque não lhes convinha (quem é que gosta de "profetas da desgraça" quando a vida nos corre bem?!), ou simplesmente porque não ligavam...e, na verdade, se nos continuassem a emprestar dinheiro a 3%, ainda agora poucos teriam consciência da situação calamitosa para a qual caminhávamos, era uma questão de tempo, infelizmente, nesta fase, tivémos um primeiro ministro alucinado e ministro das finanças sem tomates para atacar o problema rapidamente, agora quem vier que feche a porta!!

Muita gente alertou para o que ia acontecer..
Infelizmente toda a gente preferiu acreditar nas mentiras que nos iam sendo contadas..

Recordo as eleições de 2008, Ferreira Leite fez da situação financeira do país a sua campanha eleitoral. O que sucedeu? Foi apelidada como a negativista, a pessimista, etc..
O que disse ai José Sócrates? Que ia tudo bem...

Por isso, muita gente alertou, só uns ouviram...

E o povo é obrigado a saber se o A fala verdade ou mentira?

Deveria haver uma sena qualquer que não permitisse mentiras.
O Presidente da republica se sabia que o problema era o Socrates que o mandasse embora. Depois o povo é que é burro!!!

Registado: 15/1/2010 15:30

por MiamiBlue » 27/5/2011 12:05

artista Escreveu:
cogumelo Escreveu:
cogumelo, parece-me que tens andado muito distraído nos últimos anos. Só assim consigo entender o teu post.

Em relação a ele e a muitos outros, há bastantes anos que muitos têm alertado para a situação insustentável do país (só de cabeça lembro-me também do Medina, do Camilo Lourenço, entre outros de quem não me lembro do nome) o problema é que ninguém ligava, porque os problemas ainda não eram sentidos, porque não lhes convinha (quem é que gosta de "profetas da desgraça" quando a vida nos corre bem?!), ou simplesmente porque não ligavam...e, na verdade, se nos continuassem a emprestar dinheiro a 3%, ainda agora poucos teriam consciência da situação calamitosa para a qual caminhávamos, era uma questão de tempo, infelizmente, nesta fase, tivémos um primeiro ministro alucinado e ministro das finanças sem tomates para atacar o problema rapidamente, agora quem vier que feche a porta!!

Muita gente alertou para o que ia acontecer..
Infelizmente toda a gente preferiu acreditar nas mentiras que nos iam sendo contadas..

Recordo as eleições de 2008, Ferreira Leite fez da situação financeira do país a sua campanha eleitoral. O que sucedeu? Foi apelidada como a negativista, a pessimista, etc..
O que disse ai José Sócrates? Que ia tudo bem...

Por isso, muita gente alertou, só uns ouviram...

Registado: 17/10/2010 19:32

por EuroVerde » 27/5/2011 11:54

cogumelo Escreveu:Mas porque razão estas personalidades (como o Vítor Bento) não criticaram antes estes erros? Se são assim tão óbvios, porque falam apenas à posteriori?

Olha, é como qualquer pessoa como eu anónimo vir depois analisar como devia ter sido dado factor e todos cairem em cima. Mas não!

Eu até falo na maioria das vezes é do futuro, porque na bolsa só esse interessa para poder ganhar dinheiro.

Ousados a falar do passado é o que se mais vê, sendo ou não economistas.

Registado: 29/11/2007 11:19

por rmachado » 27/5/2011 11:42

artista Escreveu:
cogumelo Escreveu:

Relembrar a situação do Camilo Lourenço que quando alertou para o BNP (para ai em 2000 ou 2001) foi... convidado a sair do jornal onde estava...

Registado: 24/8/2004 10:42

por artista_ » 27/5/2011 11:20

cogumelo Escreveu:

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por cogumelo » 27/5/2011 11:09

cumps,
cogumelo

deveriam ter falado há 10 anos atrás

por poseidon635 » 27/5/2011 11:05

:clap:

Da parte que me toca, sempre que pude fiz vida de formiga... (claro que em alguns momentos, de "sigarra" :) ).

Concordo plenamente... Todas estas personalidades deveriam ter falado há 10 anos atrás. Assim, até eu que não sou economista, "prevejo" tudo!!! Enfim...
javascript:emoticon(':pray:')

cogumelo Escreveu:Mas porque razão estas personalidades (como o Vítor Bento) não criticaram antes estes erros? Se são assim tão óbvios, porque falam apenas à posteriori?

Tirando algumas excepções, todas estas mentes (que são a elite desde país) foram cúmplices no silêncio.

Porque não ouvimos o Vítor Bento criticar as auto-estradas inúteis, os estádios de futebol vazios, os submarinos sem utilidade, os barcos da expo para alojar hóspedes fantasma...

Falam sempre numa entidade plural, os Portugueses.

Eu sou Português e não gasto mais do que posso.

Os Portugueses enquanto entidade colectiva vivem infelizmente num país cujas bases estão assentes no facilitismo e na corrupção descarada. E isso demora muitos anos a corrigir e para isso é preciso que as elites forcem essa mudança. Não é a classe média (e muito menos as classes mais baixas) que definem o rumo de uma nação. São as elites e enquanto essas não mudarem o país não muda.

Por isso, e na minha opinião, o Vítor Bento e outros que mais deviam era dizer: "desculpem pois somos opinion-makers e nunca tivemos a visão e a coragem de falar dos problemas antes deles se tornarem demasiado grandes e impossíveis de ignorar".
:pray:

Registado: 13/6/2008 10:22

por Elias » 27/5/2011 10:37

Toma lá algumas criticas do Vítor Bento, já antigas:

27 Julho 2005
Alerta para riscos de grandes obras públicas

Um grupo de treze economistas de renome portugueses, alguns dos quais estiveram com José Sócrates no projecto Novas Fronteiras, divulgou esta quarta-feira um manifesto que alerta para os riscos das grandes obras públicas, numa altura em que Portugal “vive uma profunda crise”.
Os subscritores deste manifesto são os seguintes: António Carrapatoso, António Nogueira Leite, Augusto Mateus, Fátima Barros, Fernando Ribeiro Mendes, Henrique Medina Carreira, José António Girão, José Silva Lopes, João Ferreira do Amaral, João Salgueiro, José Almeida Serra, Miguel Beleza e Vítor Bento.

Fonte: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/notic ... ?nPagina=3

15/05/2007
Livro ataca aeroporto na Ota

- “Parece ter emergido uma corrente de pensamento que acredita que a superação da crise pode estar no investimento em grandes obras públicas”, acrescenta Vítor Bento, citando o manifesto de 13 economistas, assinado em 2005

Fonte: http://economico.sapo.pt/noticias/nprint/50438.html

27 Outubro, 2008
Obras Públicas não resolvem desemprego

- O economista Vítor Bento salientou que «as Obras Públicas não vão resolver o problema do desemprego ao nível dos serviços e da indústria».

Fonte: http://noticias.portugalmail.pt/artigo/ ... ego_226603

20 de Junho de 2009
Manifesto: 28 economistas querem mudar as obras públicas

Aeroporto de Alcochete, TGV e auto-estradas são as obras contestadas pelos economistas

Esta iniciativa é uma continuação em relação à carta que Eduardo Catroga dirigiu ao governo há cerca de um mês, questionando a estratégia do Executivo em apostar em grandes obras públicas. Além do ex-ministro social-democrata, Vítor Bento e Álvaro Santos Pereira compõem o trio por trás deste movimento, cuja execução esteve a cargo de Alexandre Patrício Gouveia - que tratou de tudo por email.

Fonte: http://www.ionline.pt/interior/index.ph ... dNota=9619

Registado: 5/11/2002 12:21

por cogumelo » 27/5/2011 10:24

Mas porque razão estas personalidades (como o Vítor Bento) não criticaram antes estes erros? Se são assim tão óbvios, porque falam apenas à posteriori?

Tirando algumas excepções, todas estas mentes (que são a elite desde país) foram cúmplices no silêncio.

Porque não ouvimos o Vítor Bento criticar as auto-estradas inúteis, os estádios de futebol vazios, os submarinos sem utilidade, os barcos da expo para alojar hóspedes fantasma...

Falam sempre numa entidade plural, os Portugueses.

Eu sou Português e não gasto mais do que posso.

Os Portugueses enquanto entidade colectiva vivem infelizmente num país cujas bases estão assentes no facilitismo e na corrupção descarada. E isso demora muitos anos a corrigir e para isso é preciso que as elites forcem essa mudança. Não é a classe média (e muito menos as classes mais baixas) que definem o rumo de uma nação. São as elites e enquanto essas não mudarem o país não muda.

Por isso, e na minha opinião, o Vítor Bento e outros que mais deviam era dizer: "desculpem pois somos opinion-makers e nunca tivemos a visão e a coragem de falar dos problemas antes deles se tornarem demasiado grandes e impossíveis de ignorar".
cumps,
cogumelo

Vitor Bento: Portugueses fizeram "vida de cigarra"

por Elias » 27/5/2011 9:02

Vítor Bento: Portugueses fizeram "vida de cigarra" em vez de "vida de formiga"
27 Maio 2011 | 00:51
Lusa

“Nós entrámos no euro, só que pertencer ao euro obrigava-nos a ter uma determinada forma de vida de formiga e nós adoptamos uma forma de vida de cigarra”, disse o conselheiro de Estado.

O economista Vítor Bento considerou que a crise que o país atravessa deve-se ao facto dos portugueses terem adoptado uma “vida de cigarra”, em vez de uma “vida de formiga”, quando Portugal entrou no euro.

“Nós entrámos no euro, só que pertencer ao euro obrigava-nos a ter uma determinada forma de vida de formiga e nós adoptamos uma forma de vida de cigarra”, disse.

“Achámos que entrar no euro era vida fácil, porque os primeiros anos de facto foram anos fáceis, nós convencemo-nos que o euro dava-nos vida fácil, com pouco trabalho e muito consumo, e bloqueamos a nossa capacidade de crescimento”, sublinhou.

O conselheiro de Estado e professor de Economia falava em Portalegre, durante uma conferência intitulada “Portalegre no século XXI: na Rota do Desenvolvimento”, promovida pelo município local, Fundação Robinson e Instituto Politécnico de Portalegre (IPP).

A conferência, no auditório do Museu da Tapeçaria de Portalegre Guy Fino, foi moderada pelo empresário Manuel Fino e contou com a participação de Vítor Bento, que exerce também a presidência da Sociedade Interbancária de Serviços (SIBS) e do presidente do Banco Popular Portugal, Rui Semedo.

De acordo com Vítor Bento, outro dos factores que contribui para a crise económica foi os investimentos efectuados em Portugal ao longo dos últimos anos.

“Para isso (crise) contribui muito os maus investimentos feitos, isto é uma ilusão muito grande neste país que investir em obras é o que faz crescer o país e todo o investimento que foi feito foi mal feito”, declarou.

“Eu não ponho em causa se as obras foram úteis ou não, a única coisa que eu ponho em causa é que não geraram capacidade produtiva, não geraram potencial para gerar riqueza”, sustentou.Para o presidente da SIBS, nesta altura, o “maior favor” que a União Europeia (UE) poderia fazer a Portugal seria “libertar” as verbas destinadas ao país para que as dívidas fossem liquidadas.

“Neste momento, o maior favor que a UE nos podia fazer era primeiro libertar os fundos todos deixando de os afectar seja aquilo que for e deixa-los utilizar para pagar a dívida. Era o melhor serviço que nos podiam fazer”, concluiu.

Registado: 5/11/2002 12:21

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], PAULOJOAO e 47 visitantes