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Caldeirão da Bolsa

A escola e a qualidade da educação

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por migluso » 24/5/2011 18:18

MarcoAntonio Escreveu:A lei portuguesa possibilita o internamento (vulgo reformatório) segundo o advogado entrevistado.


Reformatório para certos pais também não seria mal visto...
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por MarcoAntonio » 24/5/2011 17:49

Uma entrevista sobre os aspectos jurídicos e sociais:

http://sicnoticias.sapo.pt/pais/2011/05 ... evista.mpg

A lei portuguesa possibilita o internamento (vulgo reformatório) segundo o advogado entrevistado.
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
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por Vanek » 24/5/2011 17:26

Em muitas escolas existem agressões entre alunos e mesmo a docentes e funcionários... e os directores de escola não querem saber de nada. Tendem sempre a diminuir a importância do sucedido, fazendo vista grossa a situações gravissimas. Conheço o caso de uma professora agredida em que o director da escola simplesmente lavou as mãos. A estória da menina do "dá-me o telemóvel já" também foi abafada até cair na net. Menos casos de indisciplina e similares registados... mais sucesso para a estatistica! Nenhuma directora ou director de escola quer uma escola com provas escritas que ponham em causa a sua competencia. Varre-se tudo para de baixo do tapete e nada se passou. O pior desta politica é que não soluciona nada, a médio longo prazo só piora. Mas os directores e os governantes só governam a 4 anos... "o outro que me substituir que resolva o que eu piorei".
 
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por Toni Curtes » 24/5/2011 17:20

Geração mais que rasca esta, que fazem duma barbaridade destas um divertimento!
«Honra-se a pátria de tal gente»
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por carf2007 » 24/5/2011 17:18

MarcoAntonio Escreveu:Isto é revoltante: o que é mais impressionante são os quatro marmanjos (que não merecem outro nome) que estão a ver, a filmar e a tirar fototrafias...

Um dia, talvez, venham a ser homens.

:roll:


Marmanjos e BURROS, porque filmam um delito onde participam e onde podem ser identificados, e colocam-no na net à disposição das autoridades :lol:
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por MarcoAntonio » 24/5/2011 17:01

Isto é revoltante: o que é mais impressionante são os quatro marmanjos (que não merecem outro nome) que estão a ver, a filmar e a tirar fototrafias...

Um dia, talvez, venham a ser homens.

:roll:
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
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por _urbanista_ » 24/5/2011 15:27

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A escola e a qualidade da educação

por luiz22 » 22/11/2008 10:12

A ESCOLA E A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO


Luís de Miranda Correia
Professor catedrático na Universidade do Minho
Para se compreender o mal-estar que hoje grassa nas nossas escolas é preciso conhecer o que lá se passa, nas salas de aula, nos corredores, nas cafetarias, nos recreios, nas salas de professores, nos gabinetes dos conselhos executivos, sob pena de continuarmos a negligenciar a educação e a empenhar o sucesso dos nossos alunos, entendendo-se por "sucesso" tudo aquilo que possa vir a beneficiar um aluno quer em termos de aprendizagens quer em termos de atitudes e de preparação para a cidadania. Contudo, a grande ênfase tem sido dada não à procura desse conhecimento mas a outros factores de índole política, social e económica, olvidando-se que a educação de qualidade se processa nas escolas. Se a melhoria do ensino é uma prioridade, então será com base nas escolas que ela se processará e nunca através de um processo político baseado em premissas que se afastam dos interesses dos alunos, das famílias e dos professores. É da responsabilidade da comunidade escolar - professores, executivos, agentes especializados e pais - a organização de actividades multifacetadas que favoreçam o processo educativo, numa constante procura da excelência, excelência essa que só será atingida por aqueles, e só por aqueles, que fazem parte da realidade educativa que cada escola prefigura. Seja qual for a concepção de educação, a excelência só se obtém através de um processo educativo de qualidade sedeado nas escolas e não fora delas.

Este facto, geralmente reconhecido pela maioria dos professores e dos pais, continua à margem das esferas sociais e políticas, levando a mal-entendidos que, como temos tido a oportunidade de verificar, têm dominado a discussão pública. O desafio com que os professores, os alunos e os pais se têm vindo a confrontar tem-se mostrado de uma dificuldade extrema, tantas têm sido as pressões a que eles têm sido expostos, sem que elas se identifiquem com objectivos e processos educativos de qualidade. E se as expectativas e aspirações dos alunos podem, eventualmente, ser inculcadas por factores externos, será o ambiente escolar, com toda a carga que esta expressão acarreta, que virá a acentuar as suas capacidades e a moldar os seus comportamentos pela vida fora, reflectindo-se em contributos, mais ou menos positivos, nas comunidades onde vierem a inserir-se. A educação, de facto, será, assim, o resultado das aprendizagens que ocorrem durante o processo formal de ensino acrescido das experiências informais a que os alunos são expostos nas escolas. Deste modo, a maioria das aprendizagens dos alunos, bem como a sua qualidade, depende dos esforços conscienciosos, abnegados e laboriosos dos professores, sem os quais, provavelmente, a educação nunca se processará integralmente.

Assim sendo, o dilema que ora se nos coloca, com um braço-de-ferro declarado entre os professores, os alunos (e os seus pais?) e a ministra da Educação, traz consigo prejuízos avultadíssimos para os alunos e sequelas que, caso a situação continue, podem revelar-se desastrosas em termos de resultados escolares. Esta situação, sem precedentes nas últimas décadas, não emerge, subitamente, com o problema da avaliação dos professores, mas é consequência de uma política educativa infeliz que nos últimos anos tem contribuído para a degradação do ensino no País. Os erros têm-se sucedido, traduzidos numa catadupa de decisões políticas nada consentâneas com os resultados da investigação mais recente, apoiada em práticas educativas eficazes, por oposição a deliberações que, meramente, pretendem soar convincentes. Não soam. E por não soarem é que, cada vez mais, as carruagens se afastam da locomotiva ao ponto de poderem prescindir dela.



http://dn.sapo.pt/2008/11/22/opiniao/a_ ... cacao.html
As decisões fáceis podem fazer-nos parecer bons,mas tomar decisões difíceis e assumi-las faz-nos melhores.
 
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