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Caldeirão da Bolsa

Conduzir a mais de 110 km/h nas auto-estradas vai ser proibi

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Elias » 26/5/2011 19:53

Mares Escreveu:A medida tem aplicação pratica e efeitos observáveis.


Que efeitos são esses que observas?

Mares Escreveu:(faz a experiência.... dá uma volta com o teu carro a 110 km/h ou a 120 km/h.... No final poderás constatar que haverá uma poupança de combustível a 110 km/h).


Podes dizer-me como fazes o cálculo da diferença?
 
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por Mares » 26/5/2011 19:47

MarcoAntonio Escreveu:Já agora, aqui fica para que não haja dúvidas (eu suponho que o dado já é conhecido porque este fenómeno está longe de ser novo mas em todo o caso):

http://www.anfac.es/imest/matricauto.pdf

Cerca de 70% dos automóveis ligeiros vendidos são a diesel, em Espanha.


MarcoAntonio,

isolei os carros a gasolina dos restantes pelo motivo de que este combustível é maioritariamente usado nos automóveis (onde a medida tem impacto). Desta forma podemos comparar a redução esperada (teoricamente) com os dados experimentais.

São os automóveis que podem supostamente circular a velocidades superiores a 120 km/h... Sejam a gasóleo ou sejam a gasolina.

A questão é que o gasóleo é utilizado no transporte de mercadorias e desta forma será muito difícil de obterêm-se informações fiáveis.

Finalmente, o efeito no consumo global será menor que os 7%-8% previstos, tal como referes.

Mas isso não torna a medida inválida ou eficaz. A medida tem aplicação pratica e efeitos observáveis. Para mim parece-me que isso é o importante.

Cada medida tem um grau de abrangência. São poucas as medidas que tenha abrangência global. Isso não significa que medidas que tenham determinado objectívo específico não devam ser aplicadas.

(faz a experiência.... dá uma volta com o teu carro a 110 km/h ou a 120 km/h.... No final poderás constatar que haverá uma poupança de combustível a 110 km/h).
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por MarcoAntonio » 26/5/2011 18:40

Elias Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:Já agora, aqui fica para que não haja dúvidas (eu suponho que o dado já é conhecido porque este fenómeno está longe de ser novo mas em todo o caso):

http://www.anfac.es/imest/matricauto.pdf

Cerca de 70% dos automóveis ligeiros vendidos são a diesel, em Espanha.


Em Portugal as vendas de diesel representam actualmente o triplo das vendas de gasolina quando há uns anos atrás eram "apenas" o dobro.

A isto o Manuel Sebastião (presidente da AdC) chama a dieselização da nossa economia.


Não é só a nossa, já há vários anos que na Europa Ocidental existem mais automóveis ligeiros a diesel do que a gasolina, a circular.
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
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por Elias » 26/5/2011 18:38

MarcoAntonio Escreveu:Já agora, aqui fica para que não haja dúvidas (eu suponho que o dado já é conhecido porque este fenómeno está longe de ser novo mas em todo o caso):

http://www.anfac.es/imest/matricauto.pdf

Cerca de 70% dos automóveis ligeiros vendidos são a diesel, em Espanha.


Em Portugal as vendas de diesel representam actualmente o triplo das vendas de gasolina quando há uns anos atrás eram "apenas" o dobro.

A isto o Manuel Sebastião (presidente da AdC) chama a dieselização da nossa economia.
 
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por MarcoAntonio » 26/5/2011 18:37

Já agora, aqui fica para que não haja dúvidas (eu suponho que o dado já é conhecido porque este fenómeno está longe de ser novo mas em todo o caso):

http://www.anfac.es/imest/matricauto.pdf

Cerca de 70% dos automóveis ligeiros vendidos são a diesel, em Espanha.
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Re: Conduzir a mais de 110 km/h nas auto-estradas vai ser pr

por Elias » 26/5/2011 18:24

Mares Escreveu:Interessante a sazonalidade do consumo, com um aumento significatívo nos meses quentes e uma diminuição acentuada nos meses de inverno.


Nota que em Portugal acontece o mesmo (Julho e Agosto são os meses em que se vendem mais combustíveis, Janeiro e Fevereiro aqueles em que se vende menos - embora Fevereiro se preste pouco a comparações dado que tem menos 10% de dias do que os meses precedente e seginte).

Anexo tabela retirada do site da DGGE.
Anexos
vendas combustiveis.PNG
vendas combustiveis.PNG (61 KiB) Visualizado 4065 vezes
 
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por MarcoAntonio » 26/5/2011 18:14

Já agora, sobre a tua separação dos automóveis a gasolina, ignorando todos os automóveis a gasóleo, duas coisas:

> primeiro, o que esteve sempre em discussão desde a primeira hora, foi o consumo global; logo de início eu questionei a estimativa do ministro espanhol e sustentei porque é que essa estimativa não era verosímel (sendo que um dos aspectos é precisamente uma grande parte da circulação e dos veículos nem sequer ser atingida), o próprio ministro espanhol falou da redução geral e depois veio sustentar com os dados totais de combustíveis auto (enganadoramente, pois comparou unicamente com um mês em que o consumo tinha sido anormalmente alto) ; portanto, o que esteve sempre em discussão foi o impacto global como de resto salientei diversas vezes;

> segundo, o teu exercício ao isolar os veículos a gasolina não é mais válido mas menos válido pois ignoras os veículos ligeiros a diesel; quem te diz (é perfeitamente possível) que uma parte dos veículos a diesel - nomeadamente os de última geração a circular em 6ª velocidade - não gastam mais a 105Km/h do que gastariam a 115Km/h por exemplo? Portanto, pode estar a reduzir nuns e a aumentar noutros, sendo que tu centras apenas nuns e potencialmente apenas naqueles onde ocorre redução.


Sobre as velocidades eu recordo que estudos sobre veículos com mais de 10 anos mostram que os veículos cada vez gastam menos em velocidade cruzeiro a velocidades elevadas sendo que a velocidade óptima tem vindo a subir (nesse estudo e há já uns anos atrás apareciam veículos cuja velocidade óptima era de 105Km/h). O que disse atrás é perfeitamente possível em veículos de última geração, especialmente a partir do momento que se começam a introduzir veículos de relativamente alta cilindrada com 6ª velocidade. A velocidade de cruzeiro óptima para esses veículos pode já estar (para muitos ou alguns deles) acima dos 110Km/h...

Isto para além de poder estar a ter outros efeitos indirectos que não tem que afectar todos os veículos por igual (imagina que está a originar mais engarrafamentos e que eventualmente isso afecta mais outros veículos a diesel - possivelmente até os pesados - e que estás a ignorar). Campo das hipóteses, é verdade. Mas é possível!



Diga-se que se a redução na gasolina foi maior do que a que se verificou em Janeiro e Fevereiro, a de Março nos restantes (a maior parte é Diesel) foi menor:

Março 2011 vs Março 2006-2010 (gasóleo e outros; em milhares de toneladas)

1949 vs 2085 = -6.5%

As reduções em Fevereiro e Janeiro, antes da medida, foram respectivamente de 6.8% e 8.1%!


A verdade, no final de tudo, é que olhando para os 5 anos anteriores e para este, não se vê nenhuma redução no global em Março que se distinga claramente da que já se verificava antes da medida. Em Abril vamos ter mais um dado que poderá reforçar isto ainda mais, aguardemos...
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por MarcoAntonio » 26/5/2011 17:49

Mares Escreveu:
Deixa-me só esclarecer-te que: separei as "gasolinas" dos restantes combustíveis (visto parecer-me que esta medida aponta para os carros ligeiros, (...)



Mares, actualmente são mais os ligeiros a Diesel do que os ligeiros a gasolina (e essa diferença é ainda maior em Espanha, aparentemente).

Mares Escreveu: (...) e que podemos retírar algumas conclusões a partir do consumo de gasolina, visto que no caso do gasóleo tens outros veículos que também utilizam este combustível ou para aquecimento, por exemplo).


Eu só contabilizei combustíveis auto (o estado espanhol já fornece os dados com essa separação).



Mares Escreveu:
De momento pareçe-me que estamos em desacordo :P

Acho que nos próximos meses poderá ficar mais claro se a medida é eficaz ou não.


Para já, vê-se perfeitamente que a medida tem um impacto muito pouco relevante. Os próximos meses poderão confirmá-lo e/ou permitir medir com mais exactidão o impacto...

A redução de 7.9% de que falava o ministro espanhol assenta numa mentira (deriva da comparação exclusivamente com o mês de Março do ano passado, que tem um registo anormalmente alto, coisa que tu insististe em fazer também).
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por Mares » 26/5/2011 17:44

MarcoAntonio Escreveu:Mares, não interessa quantos exercícios faças em torno exclusivamente da mesma anormalidade que o resultado será sempre o reflexo dessa anormalidade. Faças quantos exercícios fizeres à volta disso, o resultado será sempre o mesmo e terá sempre a mesma relevância...




Comparação dos consumos médios mensais, desde 2006 a 2010, e o mesmo mês de 2011 em milhares de toneladas:


meses antes da introdução da media

Janeiro ..... 2390 vs 2155 = -9.8%
Fevereiro .. 2392 vs 2192 = -8.4%

meses que incluem a medida

Março ....... 2615 vs 2381 = -8.9%



Conclusão:

olhando para os anteriores 5 anos, o consumo em Março deste ano apresenta uma redução semelhante às que já se verificavam em Janeiro e Fevereiro antes da introdução da medida;

muito obviamente a introdução da medida não está a provocar para já nenhuma redução significativa dos consumos pois a redução que se verificou está em linha com a esperada mesmo que não se introduzisse medida nenhuma!




A redução de que falava o ministro espanhol e de que fala o Mares é uma redução face ao mês de Março do ano de 2010, um mês que como já mostrei tem um registo anormal (ver gráfico anexo).


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MarcoAntonio,

não quero entrar em grandes discussões sobre 1 medida feita depois da entrada em vigor da limitação à velocidade máxima em Espanha.

Deixa-me só esclarecer-te que: separei as "gasolinas" dos restantes combustíveis (visto parecer-me que esta medida aponta para os carros ligeiros, e que podemos retírar algumas conclusões a partir do consumo de gasolina, visto que no caso do gasóleo tens outros veículos que também utilizam este combustível ou para aquecimento, por exemplo).

Utilizei também os dados contidos em: http://www.cores.es/esp/estadisticas/es ... roleo.html

onde apareçe "Consumos de productos petrolíferos".

De momento pareçe-me que estamos em desacordo :P

Acho que nos próximos meses poderá ficar mais claro se a medida é eficaz ou não.
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No geral gostei do que li, mas...

por bboniek33 » 26/5/2011 17:23

...ha uma tendencia redutora nos vaarios raciocinios utilizados.

Ora a coisa deve basear-se em Planeamento: ora senao vejamos.
Se fizermos as nossas viagens sempre a favor do vento (vento de rectaguarda aas nossas 6 horas ou -180 graus), poupamos imenso e atee se pode acelerar na ganda vitesse.

O resto sao espanholadas e o catano.

Eu viajo sempre com vento favoraavel... e ee soo poupar.
Os caalculos que apresentam sao exercicios espuurios.
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por MarcoAntonio » 26/5/2011 16:54

Mares, não interessa quantos exercícios faças em torno exclusivamente da mesma anormalidade que o resultado será sempre o reflexo dessa anormalidade. Faças quantos exercícios fizeres à volta disso, o resultado será sempre o mesmo e terá sempre a mesma relevância...




Comparação dos consumos médios mensais, desde 2006 a 2010, e o mesmo mês de 2011 em milhares de toneladas:


meses antes da introdução da media

Janeiro ..... 2390 vs 2155 = -9.8%
Fevereiro .. 2392 vs 2192 = -8.4%

meses que incluem a medida

Março ....... 2615 vs 2381 = -8.9%



Conclusão:

olhando para os anteriores 5 anos, o consumo em Março deste ano apresenta uma redução semelhante às que já se verificavam em Janeiro e Fevereiro antes da introdução da medida;

muito obviamente a introdução da medida não está a provocar para já nenhuma redução significativa dos consumos pois a redução que se verificou está em linha com a esperada mesmo que não se introduzisse medida nenhuma!




A redução de que falava o ministro espanhol e de que fala o Mares é uma redução face ao mês de Março do ano de 2010, um mês que como já mostrei tem um registo anormal (ver gráfico anexo).


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por Mares » 26/5/2011 12:50

Para tentar entender o efeito desta medida nos consumos de combustíveis, analisei os dados disponíveis no link disponibilizado pelo MarcoAntonio.

Para fazer esta análise, fiz uma análise separada para o consumo das gasolinas ("95 I.O, 98I.O, Bioetanol, Mezcla, Subtotal, gasolinas auto, Otras") e o consumo para os produtos petrolíferos.

Para o mês de Março, temos os seguintes consumos e variações percentuais em relação ao mesmo mês do ano imediatamente anterior, para gasolinas e prod. petroliferos:
(gasol.) (petro.) (var.%) (var.%)
mar-06 628384.0 6.728E6 -2.06864 5.5
mar-07 577570.0 6.605E6 -1.18548 0.86
mar-08 525620.0 6.188E6 -9.88357 -6.74
mar-09 495808.0 6.007E6 -6.01281 -3.01
mar-10 495167.0 6.132E6 -0.12945 2.04
mar-11 432949.0 5.739E6 -14.37075 -6.85

media 544509.8 6.332E6 -3.85599 -0.27
std 57643.9 315319.6 4.03723 4.72

Podemos observar que a média de consumo para as gasolinas foi de 544509.8 (meses de março de 2006 até 2010), tendo-se observado um consumo de 432949 em março de 2011. Aqui podemos observar que houve uma redução significatíva no consumo.

Já para os produtos petroliferos, temos uma média de consumo 6.332E6 meses de março de 2006 até 2010), e um consumo de 5.739E6 para março de 2011. Aqui vêmos uma redução menos expressíva (~9%).

Deixo a seguir um gráfico com a variação percentual do consumo mensal, relativamente ao mesmo mês do ano anterior. Os círculos em azul indicam o mês de Março de cada ano.

Podemos observar que, a queda no consumo do mês de março de 2011 em relação a março de 2010 foi de ~14%.

Essa redução foi bastante significatíva quando comparada com as variações dos outros meses, observadas para os vários anos neste estudo.

Sendo apenas a variação de um mês (março de 2011), após a introdução da medida, necessitará de mais dados para confirmação da eficácia da medida.
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por MarcoAntonio » 25/5/2011 17:11

Para referir que a projecção que tinha colocado para Março estava correcta praticamente ao milímetro, agora que a Cores publica os valores oficiais.

Assim, confirma-se o que já tinha avançado em cima: a dita redução de 7.9% pouco ou nada tem que ver com a introdução da medida dos 110Km/h cujo o impacto foi aparentemente desprezível.


Aliás, aqui ficam as comparações mensais para o primeiro trimestre não com o "conveniente" ano de 2010 mas com a média dos 3 anos anteriores:

Janeiro: -7.6%
Fevereiro: -7.6%
--------------------
Março: -6.9%


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A medida, recorde-se, foi introduzida a 7 de Março, vigorando assim durante a maior parte do mês.



Espero actualizar o tópico com os números de Abril, quando estes saírem. Estando certo que o ministro espanhol não os vai antecipar...

:wink:
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Re: Conduzir a mais de 110 km/h nas auto-estradas vai ser pr

por Mares » 24/5/2011 16:06

MarcoAntonio Escreveu:
Mares Escreveu:Interessante a sazonalidade do consumo, com um aumento significatívo nos meses quentes e uma diminuição acentuada nos meses de inverno.

Está correcta a tua observação de uma tendência de queda desde 2008 (não mostrando nenhuma dependência com o preço do pretróleo).

Qual é na tua opinião, os motivos que possam explicar essa queda suave no longo prazo para o consumo?


O esforço para reduzir o consumo já vinha ocorrendo em Espanha há algum tempo e de resto toda a conjuntura é favorável: travagem da economia com a crise, preços em alta, subidas de IVA e outras medidas de austeridade em espanha neste período, etc.

Ao que se soma ainda a progressiva renovação do parque automóvel (os veículos que estão a ser vendidos hoje consomem menos em média do que aqueles que vão substituir).

Portanto, entendo que resulta de uma série de factores ao mesmo tempo...




Já agora, aproveito para esclarecer que os valores indicados no gráfico são o somatório mensal dos consumos (vendas) de gasolina auto, gasóleo auto e gpl auto.


Do gráfico ainda se pode acrescentar que a variação entre os mês de menor e maior consumo (janeiro e julho, respectivamente) tivemos as seguintes variações no consumo: 11,5% (2008); 24,4% (2009) e 25,5% (2010).

A tendência de longo prazo (utilizando a tua recta de ajuste) dá-nos uma redução média de consumo de ~2,9% por ano.
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Re: Conduzir a mais de 110 km/h nas auto-estradas vai ser pr

por MarcoAntonio » 24/5/2011 15:37

Mares Escreveu:Interessante a sazonalidade do consumo, com um aumento significatívo nos meses quentes e uma diminuição acentuada nos meses de inverno.

Está correcta a tua observação de uma tendência de queda desde 2008 (não mostrando nenhuma dependência com o preço do pretróleo).

Qual é na tua opinião, os motivos que possam explicar essa queda suave no longo prazo para o consumo?


O esforço para reduzir o consumo já vinha ocorrendo em Espanha há algum tempo e de resto toda a conjuntura é favorável: travagem da economia com a crise, preços em alta, subidas de IVA e outras medidas de austeridade em espanha neste período, etc.

Ao que se soma ainda a progressiva renovação do parque automóvel (os veículos que estão a ser vendidos hoje consomem menos em média do que aqueles que vão substituir).

Portanto, entendo que resulta de uma série de factores ao mesmo tempo...




Já agora, aproveito para esclarecer que os valores indicados no gráfico são o somatório mensal dos consumos (vendas) de gasolina auto, gasóleo auto e gpl auto.
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Re: Conduzir a mais de 110 km/h nas auto-estradas vai ser pr

por Mares » 24/5/2011 15:32

Interessante a sazonalidade do consumo, com um aumento significatívo nos meses quentes e uma diminuição acentuada nos meses de inverno.

Está correcta a tua observação de uma tendência de queda desde 2008 (não mostrando nenhuma dependência com o preço do pretróleo).

Qual é na tua opinião, os motivos que possam explicar essa queda suave no longo prazo para o consumo?
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Re: Conduzir a mais de 110 km/h nas auto-estradas vai ser pr

por MarcoAntonio » 24/5/2011 15:23

Os dados preliminares de que disponho apontam no sentido de que a alegada quebra de 7.9% "devida" à medida dos 110Km/h são mera propaganda...

Na verdade, o que os números sugerem é de onde veio afinal a estimativa anunciada antes da medida ser introduzida (a tal estimativa que eu no início do tópico perguntava de onde vinha) uma vez que este é sensivelmente o valor que seria esperado consumir se não fosse introduzida medida nenhuma!



A fonte dos dados até Fevereiro é a Cores, do Ministerio de Industria, Turismo Y Comercio. Para Março, utilizei a projecção com base nos 7.9% de quebra face ao mesmo mês do ano anterior (a substituir pelo valor definitivo publicado pela Cores, quando isso ocorrer) anunciados pelo ministro espanhol há semanas atrás.


O problema é que a quebra só existe porque Março de 2010, como se pode ver bem no gráfico anexo onde os meses de Março estão assinalados a vermelho, tem um registo completamente anormal.



A quebra dos consumos já se vinha verificando há longa data: na verdade desde 2008 a tendência é de baixa evidente e tem-se vindo a registar uma quebra sistemática de ano para ano. E se usarmos por referência o ano de 2009 ou 2008, em lugar do estranho ano de 2010, as quebras de Janeiro e Fevereiro - antes da introdução da medida - já são muito assinaláveis e até possivelmente superiores!




Entretanto actualizarei o gráfico com mais informação quando ela estiver disponível. E especial curiosidade merece o mês de Abril bem como o que dirá então o ministro espanhol sobre o impacto da medida nesse mês... ou, como eu prevejo, o que ele não dirá!
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por MarcoAntonio » 30/4/2011 21:00

Mares Escreveu:Parece-me que o mais correcto é fazer-se um estudo académico/técnico, implementarem-se as medidas e finalmente fazer-se a avaliação sobre a eficacia da medida.


Não só não apresentou qualquer estudo prévio, como possivelmente agora que já atirou com um numero bonito (que pode não querer dizer nada do que parece) não volta a falar mais do assunto...


luka Escreveu:assim qualquer pequena baixa da velocidade as economias sao substanciais ... nos USA o mesmo se verificou ha uns anos.


Acabaste por não colocar dado nenhum. Contudo, uma série de fontes refere que a redução de consumo devido ao limite de velocidade nas 55 milhas por hora teve um impacto bem reduzido. Como podes ver aqui por exemplo:

http://www.sourcewatch.org/index.php?ti ... of_physics


(...)

Lowering the speed limit on national highways would also improve fuel efficiency and save lives at the same time. The national 55-mph speed limit in effect until 1987 is estimated to have reduced fuel consumption by 1 to 2 percent while simultaneously preventing 2,000 to 4,000 motor vehicle crash deaths annually.[4]



E aqui o estudo de onde retiraram a estimativa:

http://books.nap.edu/openbook.php?isbn= ... 3&page=117


Ora, isto são valores mais ou menos na mesma ordem de grandeza dos que eu aqui referi (eu falei em 1%). Existem duas diferenças contudo: nos Estados Unidos muitos condutores não cumpriam o limite (em Espanha alegadamente estão a cumprir); em contrapartida, o limite nos Estados Unidos foi imposto sobre muito mais circunstâncias e veículos do que no caso da medida espanhola e ainda sobre veículos mais antigos (os veículos modernos não gastam o mesmo que os das décadas de 70 e 80 em auto-estrada, para o que existem estudos que o demonstram também).


A medida espanhola (e uma semelhante em portugal) afectaria uma parte de uma parte de uma parte de uma parte do consumo de combustíveis. Só afecta os condutores de pé-pesado, de veículos ligeiros e quando circulando em vias rápidas a alta velocidade.

E o que fica de fora é precisamente o mais problemático: veículos pesados (que gastam dezenas de litros aos 100 mas que não são atingidos pela medida), consumo em cidade em estradas locais (que é precisamente quando os veículos mais gastam), etc.
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3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
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por Mares » 30/4/2011 20:07

MarcoAntonio Escreveu:Mesmo tendo-se referido especificamente ao consumo, continuo sem saber como é que o ministro espanhol determinou a baixa no consumo. Foi pelas vendas? Se não, considerou stocks?


Sim, é pertinente que se tratem de declarações políticas porque são efectivamente declarações politicas para sustentar uma medida (seja ela boa ou má). E os políticos têm a sua própria forma de olhar para os números e lidar com eles!

Ou vais-me dizer que as declarações de um ministro sobre uma matéria qualquer sobre a qual decidiu tem o mesmo valor por exemplo de um estudo académico sobre a mesma matéria realizado por uma entidade independente à que propôs a medida?


Não sei como este ministro tratou estas questão.

Parece-me que o mais correcto é fazer-se um estudo académico/técnico, implementarem-se as medidas e finalmente fazer-se a avaliação sobre a eficacia da medida.
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por oMeDo » 30/4/2011 19:13

MarcoAntonio Escreveu:Os pesados não circulam a mais de 110Km/h (exceptuando raras excepções).

Quanto ao consumo médio, cerca de 2/3 dos veículos ligeiros na Europa são veículos a diesel. Não creio que a média de 8L/100 esteja sub-estimada.

Aliás, como o consumo que conta aqui é essencialmente o consumo em velocidade cruzeiro em vias rápidas, provavelmente o erro é até por excesso...


tens razão, pensei no numero sem pensar no contexto.

Mas mesmo assim penso que estará sub-estimada da real, por variadas razoes, altas velocidades, carros de alta cilindrada, jipes e outras coisas. Mas tendo em consideraçao que esses não vao mudar o seu comportamento por passar de 120 para 110, e os jipes provavelmente têm uma percentagem muito reduzida sem peso real.

Muito provavelmente terás razão e nesse caso a média de 8L/100 ate poderá estar a pecar por excesso :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
 
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por MarcoAntonio » 30/4/2011 19:06

oMeDo Escreveu:@Marco António

Só para ajudar a limar as contas, acho que a tua média de 8L/100 está francamente subrestimada.

Não acho que os automoveis tenham essa média,penso que seja superior mas tambem acho que te esqueceste de colocar o peso dos pesados nas contas.


Os pesados não circulam a mais de 110Km/h (exceptuando raras excepções).

Quanto ao consumo médio, cerca de 2/3 dos veículos ligeiros na Europa são veículos a diesel. Não creio que a média de 8L/100 esteja sub-estimada.

Aliás, como o consumo que conta aqui é essencialmente o consumo em velocidade cruzeiro em vias rápidas, provavelmente o erro é até por excesso...
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
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por MarcoAntonio » 30/4/2011 19:04

MarcoAntonio Escreveu:Já agora, um dado importante: a redução das velocidades máximas na década de 70 nos estados unidos afectou os pesados e era mais generalizada do que estas: estas medidas em Espanha não afectam pesados e circunscreve-se às vias rápidas!


Acrescento ainda que os motores nas décadas de 70 quando se baixaram os limites para 55 milhas por hora (88Km/h) tinham menos rendimento que os actuais e gastavam mais a velocidades elevadas do que os actuais (e, por sinal, os seus coeficientes aerodinamicos dos veículos eram mais altos também, mas esse dado não é assim tão relevante quanto estás a querer fazer parecer luka).
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por oMeDo » 30/4/2011 19:01

@Marco António

Só para ajudar a limar as contas, acho que a tua média de 8L/100 está francamente subrestimada.

Não acho que os automoveis tenham essa média,penso que seja superior mas tambem acho que te esqueceste de colocar o peso dos pesados nas contas.
 
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por MarcoAntonio » 30/4/2011 18:50

luka Escreveu:
A resistencia ao ar (e...consumo) aumenta com o quadrado da velocidade, assim qualquer pequena baixa da velocidade as economias sao substanciais ... nos USA o mesmo se verificou ha uns anos.



Luka, eu já coloquei dados efectivos de consumos em função da velocidade aqui mesmo neste tópico e foi com base em (partindo de) dados reais de redução de consumo que eu fiz estimativas!

A tua frase está errada: a resistencia ao ar ("drag") aumenta com o quadrado da velocidade. Já o consumo não segue a mesma regra!

Coloca lá dados concretos tu também e depois faz um exercício como eu fiz para aferir a redução à escala global.



Já agora, um dado importante: a redução das velocidades máximas na década de 70 nos estados unidos afectou os pesados e era mais generalizada do que estas: estas medidas em Espanha não afectam pesados e circunscreve-se às vias rápidas!
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por Luka! » 30/4/2011 18:45

O Governo espanhol economisou 94 Milhoes num mês com esta medida ...

A resistencia ao ar (e...consumo) aumenta com o quadrado da velocidade, assim qualquer pequena baixa da velocidade as economias sao substanciais ... nos USA o mesmo se verificou ha uns anos.

EFICIENCIA ENERGÉTICA.
Circular a 110 km/h ha ahorrado 94 millones en un mesEl gasto es similar al del 2003 pero se desconoce lo que se ha dejado de recaudar.En marzo se han consumido 177 millones de toneladas menos de carburante.

29/04/2011 M. JANSA / R. M. SÁNCHEZ

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Una señal de la limitación a 110 kilómetros por hora en una autovía.
FOTO: JOAN CORTADELLASi MÁS INFORMACIÓN

El 50% del consumo de energía depende del petróleo
29/04/2011
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La única de las 20 medidas de ahorro energético aprobadas por el Gobierno el 4 de marzo que se ha puesto en marcha --la reducción de la velocidad a 110 kilómetros por hora en autovías y autopistas--, ha dado un resultado formidable. Ha ahorrado al erario 94,2 millones de euros en apenas 24 días, del 7 de marzo que entró en vigor hasta el 31 del mismo mes. El ahorro de combustible ha sido de 177 millones de toneladas que equivalen a 1,1 millones de barriles de petróleo. En términos anuales el ahorro sería de 1.150 millones de euros.

Al presentar ayer estos datos, el ministro de Industria, Miguel Sebastián, agradeció a los ciudadanos que se hayan "concienciado" de la necesidad de reducir nuestra dependencia energética del petróleo, pese a los que criticaron en su día la medida. El 30 de junio el Gobierno decidirá si la prorroga o no.


:wink:
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