Ditador por seis meses - Programa 10
frodovic Escreveu:Zeb_PT Escreveu:Compreendo o que frodovic defende mas existe uma premissa errada. Um dos problemas da gestão, nomeadamente a publica, é que podes ter uma gestão muito boa a curto prazo mas muito má a longo prazo.
Vejamos os casos dos hospitais, de maneira a ter melhores resultados estão em falta para com os seus fornecedores um ou dois anos pagando juros de mora que no imediato, a curto prazo, dão melhores resultados que a longo prazo que vais pagar muito mais do que se fosses rápido no pagamento das dividas.
A avaliação duma gestão não se faz mensalmente, até anualmente é muitissimo dificil.
O que é preciso é responsabilizar quem gere mal! Considero mesmo viavel processar por incompetncia, pois tal como se processa um médico por incompetencia, também se pode e deve processar um gestor por incompetencia! E obviamente acabar com empresas publicas que so dão gasto e não são fulcrais para o estado, como os transportes, permitir que se criem necessidades para que os privados, com eficiencia e CONCORRENCIA, se "aproveitem" dessas necessidades!
Isso são questões técnicas de avaliação. Obviamente que caso a caso têm de se estabeler critérios e objectivos ...
Cheira-me que muitos dos que vieram aqui comentar devem ser empresários, e como o típico empresário "tuga" não é mais que um aldrabão que pensa apenas na sua carteira e nas férias que quer fazer nas Maldivas à custa da exploração pura e simples de mão-de-obra, muitas vezes altamente qualificada (que em Portugal começa a deixar de ser rara).
Quando este tipo de aldrabão "tuga" (que não é de esquerda nem de direita mas tão só egoísta) acordar para a realidade teremos um país falido e sem empresas por culpa deles. Como se costuma dizer "quem tudo quer tudo perde"...
Para nos tentarem aldrabar (coisa que praticam diariamente) querem vender-nos que é assim em todo o lado, mas esquecem-se eles que os poucos que ainda cá ficaram têm muitos ex-colegas já espalhados pelo mundo a pintarem um cenário diferente (e estranhamente muito parecido com aquele que aqui propus).
Portugal caminha para o abismo e os "empresários", "políticos" e "gestores" tugas, muito mais que o povo, MERECEM-NO !!
Para os que me chamam comunista. A minha resposta é que comunismo é aquilo em que vivemos hoje. Em que trabalhes muito, pouco ou nada recebes o mesmo, enquanto meia dúzia enchem os bolsos. Isso é que é comunismo e é esse o retrato do país real !!
Pelo que li são todos os empresários. Possivelmente até o teu patrao.
Vou meter aqui a colher:
Proponho que tu, como Mestre Eng.º, com o grau académico que tens e com a tua mais valia que é o teu mestrado, te aventures a ser um empresário.
Mostra aos outros como se faz!
Sê responsável e dá a cara por uma empresa.
Lembra-te que ao final do mês tens contas para pagar. Lembra-te que tu tens de ganhar os teus 2000euros e que tens de pagar, SS, IRS, fornecedores,...., água, luz, gasoleo, etc. Sobretudo, lembra-te que tens de pagar ordenados aos funcionários. Esquece feriados, fins de semana, férias e noites bem dormidas.
Coragem.
Meu caro: se fores capaz disso (e se fores mais humilde), tiro o chapéu e faço-te uma vénia.
Cumprimentos
frodovic Escreveu:mapaman Escreveu:frodovic Escreveu:cogumelo Escreveu:Na Suíça é assim.
Achas a Suíça um país subdesenvolvido ???
Isso é desconversar. Claro que não. Onde é que eu disse isso? Não conheço ao detalhe o sistema da Suíça pelo que nem posso fazer comparações. Podes dar mais pormenor? Ex.: Custos saúde, Transportes, Educação, Cabaz de compras do supermercado, etc.
Mas pode-se discutir esta questão... É justo recompensar da mesma forma quem teve um desempenho notável e quem teve um desempenho medíocre na sua carreira (seja por que razão for: falta de oportunidades, falta de vontade, falta de inteligência, etc.)?
Nem disse que não concordo com o tecto das reformas e fim das acumulações. Acho que é um tema de facto importante. Mas porquê 2000€? Porque estamos falidos ou por outra razão?Não se trata de justiça, trata-se de não deixar morrer as pessoas à fome.
Sim. Obviamente que um argumento desses é irrebatível.
Mas também não invalida que se pense num sistema que recompense o mérito sem esquecer os mais desprotegidos.
2000 euros é mais do que recompensa para qualquer trabalho. Ninguém merece mais do que isso, trabalhe no que trabalhar, faça o que fizer. Tudo o que é mais que isso é apenas roubo (seja salário seja pensão).
Gostava de saber o que fazes na vida para falar no ordenado dos outros.
Mestre em Engenharia Informática. Traballho num dos maiores empregadores nacionais. Tenho avaliações de "Muito Bom" e não ganho nem perto disso ...
Ok,já percebi.O que está mal não é o teu ordenado,é o ordenado dos outros.
Metes tudo no mesmo saco,politicos,malta do cartão partidário,aldrabões,incompetentes e sei lá mais o quê.
Podes ter a certeza que eu já percebi porque não ganhas e com essa forma de pensar nunca vais ganhar 2k.
Conheço muitos "quase analfabetos" comparado com as tuas habilitações que ganham isso e mais,portanto podes ter a certezinha absoluta que o problema és tú.
E para que fique esclarecido não sou empresário.
"Não perguntes a um escravo se quer ser livre".Samora Machel
frodovic Escreveu:
Só vieste dar força ao que defendo. O Cristiano só ganha enquanto produzir golos e espectáculo. Um pintor só ganha se produzir quadros. Eu quero é que toda a gente só ganhe bons salários se produzir. Se não produzir leva chapa mínima de sobrevivência ...
Há um pequeno detalhe:
O Cristiano ganha o que ganha porque assina contratos. Se marca golos ou não é pormenor. O facto é que ele tem qualidade e dentro do mercado em que se movimenta pode auferir as verbas que ganha.
Se começar a jogar mal ou a não render o esperado o caminho não é um menor salário, mas o banco de suplentes, outro clube ou um arrumar de botas.
A Lady Gaga também assina contratos. Se deixar de vender deixa de os poder assinar.
Todos os exemplos que mencionei estão sujeitos a valores e regras de mercado. Cada um deles tem um valor de mercado.
Não vejo nenhuma razão para que os mesmos valores e as mesmas regras não se apliquem a qualquer trabalho.
...
frodovic Escreveu:Só vieste dar força ao que defendo. O Cristiano só ganha enquanto produzir golos e espectáculo. Um pintor só ganha se produzir quadros. Eu quero é que toda a gente só ganhe bons salários se produzir. Se não produzir leva chapa mínima de sobrevivência ...
O teu argumento de limitar o ordenado base a 2K tem tanta lógica como dizer que o Ronaldo deve ganhar um máximo de 10K euros por mês e só ganhar fortunas se ganhar um campeonato, uma taça, uma champions, etc.
O base não deve ser limitado. Deve estar em consonância com o que paga o mercado. Se queres um bom advogado no estado faz sentido pagares muito menos (de base) do que ele receberia no sector privado ?
If you pay peanuts, you get monkeys
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Jolly Roger Escreveu:frodovic Escreveu:AutoMech Escreveu:Claro que deve estar ligada à produtividade e competência, mas isso é muito diferente de limitar a remuneração base a 2K, quando o privado não faz isso.
Ok. Dás um ordenado do caneco a um tipo que se esforçou um ano que depois de conquistado o ordenado se deita à sombra da bananeira ... Eu já vi isto acontecer no privado
Ou melhor ainda. Dás um grande ordenado porque o tipo tem cartão do partido e vais aumentando-o acima da inflacção todos os anos... Onde é que eu já vi isto também ??
Ou ainda melhor. Como a tua filha acabou a licenciatura fajuta numa "Universidade" obscura e agora ninguém lhe dá trabalho vamos nomeá-la secretária a ganhar 5 vezes o salário médio de uma Secretária porque ela é muito competente (mesmo sem ver dá para notar) ...Onde é que eu já vi esta também ???
Presumo que o Cristiano Ronaldo porque joga futebol pode ganhar o que quiser até se afogar em notas. Isso não deve constituir nenhum problema.
Presumo que a Lady Gaga porque canta umas coisas também pode ganhar o que quiser que não faz confusão a ninguém.
Presumo que o Kevin Costner que é actor também pode afogar-se em dinheiro a fazer filmes que o mundo continua a rodar tranquilamente.
Presumo que o Dan Brown porque escreve uns livrinhos de aventuras que até podem provocar alguma polémica no seio de alguns sectores mais sensíveis, pode ganhar royalties à vontade que tudo está no seu lugar.
Presumo que um Júlio Pomar que pinta umas coisas e sabe usar um martelo, também pode pedir milhares por uma das suas criações que não tem problema nenhum.
Vá-se lá saber porquê um trabalhador "normal" que não joga futebol, não canta, não faz filmes, não escreve e não pinta, mas pode produzir outras coisas cujo valor pode ser muito significativo, está limitado na tua visão a 2K mês.
É um ponto de vista interessante, mas completamente indefensável.
...
Só vieste dar força ao que defendo. O Cristiano só ganha enquanto produzir golos e espectáculo. Um pintor só ganha se produzir quadros. Eu quero é que toda a gente só ganhe bons salários se produzir. Se não produzir leva chapa mínima de sobrevivência ...
- Registado: 12/2/2009 4:46
frodovic Escreveu:AutoMech Escreveu:Claro que deve estar ligada à produtividade e competência, mas isso é muito diferente de limitar a remuneração base a 2K, quando o privado não faz isso.
Ok. Dás um ordenado do caneco a um tipo que se esforçou um ano que depois de conquistado o ordenado se deita à sombra da bananeira ... Eu já vi isto acontecer no privado
Ou melhor ainda. Dás um grande ordenado porque o tipo tem cartão do partido e vais aumentando-o acima da inflacção todos os anos... Onde é que eu já vi isto também ??
Ou ainda melhor. Como a tua filha acabou a licenciatura fajuta numa "Universidade" obscura e agora ninguém lhe dá trabalho vamos nomeá-la secretária a ganhar 5 vezes o salário médio de uma Secretária porque ela é muito competente (mesmo sem ver dá para notar) ...Onde é que eu já vi esta também ???
Presumo que o Cristiano Ronaldo porque joga futebol pode ganhar o que quiser até se afogar em notas. Isso não deve constituir nenhum problema.
Presumo que a Lady Gaga porque canta umas coisas também pode ganhar o que quiser que não faz confusão a ninguém.
Presumo que o Kevin Costner que é actor também pode afogar-se em dinheiro a fazer filmes que o mundo continua a rodar tranquilamente.
Presumo que o Dan Brown porque escreve uns livrinhos de aventuras que até podem provocar alguma polémica no seio de alguns sectores mais sensíveis, pode ganhar royalties à vontade que tudo está no seu lugar.
Presumo que um Júlio Pomar que pinta umas coisas e sabe usar um martelo, também pode pedir milhares por uma das suas criações que não tem problema nenhum.
Vá-se lá saber porquê um trabalhador "normal" que não joga futebol, não canta, não faz filmes, não escreve e não pinta, mas pode produzir outras coisas cujo valor pode ser muito significativo, está limitado na tua visão a 2K mês.
É um ponto de vista interessante, mas completamente indefensável.
...
ul Escreveu:Produtividade Alemã é muito superior a Portuguesa!
Lá sabem motivar os trabalhadores .
Empresa alemã recompensa trabalhadores com orgia
19 de Maio, 2011
Uma das maiores companhias de seguros do mundo proporcionou a um grupo de 100 dos seus melhores vendedores uma festa de recompensa pelos serviços prestados. Nada de novo, a não ser o facto de que o prémio foi terem à sua disposição 20 profissionais do sexo com ordem para fazerem «tudo o que eles quisessem».
O porta-voz de uma das empresas que pertencem à empresa-mãe, a Munich Re, avançou à BBC que a festa teve lugar em 2007 numa estância termal na capital da Hungria, Budapeste.
De acordo com esse mesmo porta-voz, tratou-se de uma recompensa aos seus colaboradores, adiantando também que as pessoas que estiveram envolvidas na organização da festa já não trabalham para a Munich Re.
O Handelsblatt, um jornal alemão, cita um participante nessa orgia que conta que as prostitutas usavam pulseiras coloridas nos braços. Cada cor indicava a quem ‘pertenciam’: as que tinham uma pulseira branca, por exemplo, estavam reservadas para os membros do conselho de administração e para os melhores vendedores.
A mesma fonte avança que as prostitutas eram levadas para os quartos e que ai cada um «podia fazer com elas o que quisesse». Depois do serviço prestado era colocado um carimbo no braço da mulher «de forma a que fosse facilmente visível o número de vezes que cada uma tinha sido ‘visitada’».
E pronto ... tinha que descambar a coisa !!

Produtividade Alemã é muito superior a Portuguesa!
19 de Maio, 2011
Uma das maiores companhias de seguros do mundo proporcionou a um grupo de 100 dos seus melhores vendedores uma festa de recompensa pelos serviços prestados. Nada de novo, a não ser o facto de que o prémio foi terem à sua disposição 20 profissionais do sexo com ordem para fazerem «tudo o que eles quisessem».
O porta-voz de uma das empresas que pertencem à empresa-mãe, a Munich Re, avançou à BBC que a festa teve lugar em 2007 numa estância termal na capital da Hungria, Budapeste.
De acordo com esse mesmo porta-voz, tratou-se de uma recompensa aos seus colaboradores, adiantando também que as pessoas que estiveram envolvidas na organização da festa já não trabalham para a Munich Re.
O Handelsblatt, um jornal alemão, cita um participante nessa orgia que conta que as prostitutas usavam pulseiras coloridas nos braços. Cada cor indicava a quem ‘pertenciam’: as que tinham uma pulseira branca, por exemplo, estavam reservadas para os membros do conselho de administração e para os melhores vendedores.
A mesma fonte avança que as prostitutas eram levadas para os quartos e que ai cada um «podia fazer com elas o que quisesse». Depois do serviço prestado era colocado um carimbo no braço da mulher «de forma a que fosse facilmente visível o número de vezes que cada uma tinha sido ‘visitada’».
19 de Maio, 2011
- Registado: 14/3/2009 0:19
AutoMech Escreveu:frodovic Escreveu:AutoMech Escreveu:Claro que deve estar ligada à produtividade e competência, mas isso é muito diferente de limitar a remuneração base a 2K, quando o privado não faz isso.
Eu defendo a liberalização total dos despedimentos, se isso te interessa...
Isso ia ser porreiro em altura de eleições. Salta fora toda a gente do partido A e entra toda a gente do partido B ...

frodovic Escreveu:AutoMech Escreveu:Claro que deve estar ligada à produtividade e competência, mas isso é muito diferente de limitar a remuneração base a 2K, quando o privado não faz isso.
Eu defendo a liberalização total dos despedimentos, se isso te interessa...
AutoMech Escreveu:Claro que deve estar ligada à produtividade e competência, mas isso é muito diferente de limitar a remuneração base a 2K, quando o privado não faz isso.

Ou melhor ainda. Dás um grande ordenado porque o tipo tem cartão do partido e vais aumentando-o acima da inflacção todos os anos

Ou ainda melhor. Como a tua filha acabou a licenciatura fajuta numa "Universidade" obscura e agora ninguém lhe dá trabalho vamos nomeá-la secretária a ganhar 5 vezes o salário médio de uma Secretária porque ela é muito competente (mesmo sem ver dá para notar) ...

Editado pela última vez por frodovic em 24/5/2011 14:32, num total de 1 vez.
AutoMech Escreveu:Não, não está bem. Quem tem de definir qual o valor justo é o mercado. Se queres contratar um bom eng informático deves pagar o que paga o privado a um bom eng informatico.
Se é 500 é 500, se é 1.000 é 1.000, se é 10.000 é 10.000. Isso de limitar os ordenados é uma idiotice por duas razões:
a) primeiro porque repulsa os bons (ninguém trabalha por caridade)
b) quem aproveita os cargos são os incompetentes para quem essa remuneração não é má (porque no privado não conseguiriam vingar)
Então não concordas que a retribuição salarial deva estar intimamente ligada com a produtividade ?? Nesse caso não passas de um comuna !!

Não, não está bem. Quem tem de definir qual o valor justo é o mercado. Se queres contratar um bom eng informático deves pagar o que paga o privado a um bom eng informatico.
Se é 500 é 500, se é 1.000 é 1.000, se é 10.000 é 10.000. Isso de limitar os ordenados é uma idiotice por duas razões:
b) quem aproveita os cargos são os incompetentes para quem essa remuneração não é má (porque no privado não conseguiriam vingar)
AutoMech Escreveu:2K para alguém excelente ? OK. Com esse limite é evidente que não ias ter ninguém. O pessoal esquece-se que o publico concorre com o privado.
If you pay peanuts, you get monkeys
Alguém excelente não leva 2k. Leva 2k mais o prémio por ser excelente ...
Se em vez de 2k eu disses-se 5k já estava bem para ti ??
O que está em discussão não são os 2k. É o princípio. É basear a remuneração na produtividade coisa que hoje não é feita. Até quando premeiam a produtividade fazem a todos por igual ... Isso para mim é que não faz qualquer tipo de sentido ...
AutoMech Escreveu:frodovic Escreveu:Para os que me chamam comunista. A minha resposta é que comunismo é aquilo em que vivemos hoje. Em que trabalhes muito, pouco ou nada recebes o mesmo, enquanto meia dúzia enchem os bolsos. Isso é que é comunismo e é esse o retrato do país real !!
Curioso, porque comunismo é também igualdade, quer sejas bom, muito bom, excelente ou excepcional.
Exactamente o mesmo que tu defendes ao limitar a remuneração (base) do trabalho a 2K.
Entre 0 e 2k tens muito espaço para fazer a "desigualdade". A excepcionalidade é premiada em cima do ordenado ...
frodovic Escreveu:Para os que me chamam comunista. A minha resposta é que comunismo é aquilo em que vivemos hoje. Em que trabalhes muito, pouco ou nada recebes o mesmo, enquanto meia dúzia enchem os bolsos. Isso é que é comunismo e é esse o retrato do país real !!
Curioso, porque comunismo é também igualdade, quer sejas bom, muito bom, excelente ou excepcional.
Exactamente o mesmo que tu defendes ao limitar a remuneração (base) do trabalho a 2K.
PMACS Escreveu:frodovic Escreveu:PMACS Escreveu:frodovic Escreveu:PMACS Escreveu:frodovic Escreveu:AutoMech Escreveu:If you pay peanuts, you get monkeys
Não pá. If you have monkeys you pay peanuts.
O que é preciso é por cima desse salário premiar QUEM APRESENTA RESULTADOS !! Esse é que é o caminho !!
Eu não posso admitir que um gestor que deixa uma empresa pública na falência ganhe o mesmo ou mesmo mais do que um gestor que põe uma empresa pública a dar lucros. É preciso penalizar fortemente quem não se esforça e recompensar fortemente quem se esforça e apresenta resultados !! Aliás penso ter incluído isso nas minhas medidas e não percebo porque consideram isto ser comunista. Se ser comunista é ser justo na repartição de riqueza então "Comunismo FTW" !!
Na minha óptica temos de ter uma política de salários baixos e de prémios altos indexados à produtividade.
E premeias esses gestores que dão lucros com 2k mês?![]()
Não. Dou-lhes 2k de salário e a seguir atribuo prémios mensais de produtividade em cima desse salário !! daaaahh![]()
No fim podem levar o mesmo para casa mas vão ter de suar as estopinhas !! O espírito é esse ...
E achas que algum gestor de topo que já suou as estopinhas para ter uma formação acima da média( e pagando bem por essa formação) aceita receber 2k mês, sujeitando-se a não receber mais qualquer bonus de gestão?
Não suou mais do que eu de certeza ...
Também tenho uma formação acima da média (e também me custou bem cara) e mais de uma década de experiência com avaliações acima da média. Não posso admitir que um tipo que se eu lhe "desligar a tomada" passa a produzir ZERO ganhe mais do que isso no sector público ...
Se não se sujeita é porque não tem ideias de produzir, portanto para o público não serve. Ala ...
Estás a esquecer-te do fundamental!AMBIÇÃO
O ser humano é ambicioso e deseja acima de tudo a prosperidade, ao limitares essa ambição(monetária), estás também a limitar que muitos dos mais capazes não desejem esse emprego(limitando a competitividade profissional e empresarial)!
Ora bem. Eu quero mesmo é premiar FORTEMENTE os ambiciosos e penalizar FORTEMENTE quem quer servir-se do estado para "xular" !!
frodovic Escreveu:PMACS Escreveu:frodovic Escreveu:PMACS Escreveu:frodovic Escreveu:AutoMech Escreveu:If you pay peanuts, you get monkeys
Não pá. If you have monkeys you pay peanuts.
O que é preciso é por cima desse salário premiar QUEM APRESENTA RESULTADOS !! Esse é que é o caminho !!
Eu não posso admitir que um gestor que deixa uma empresa pública na falência ganhe o mesmo ou mesmo mais do que um gestor que põe uma empresa pública a dar lucros. É preciso penalizar fortemente quem não se esforça e recompensar fortemente quem se esforça e apresenta resultados !! Aliás penso ter incluído isso nas minhas medidas e não percebo porque consideram isto ser comunista. Se ser comunista é ser justo na repartição de riqueza então "Comunismo FTW" !!
Na minha óptica temos de ter uma política de salários baixos e de prémios altos indexados à produtividade.
E premeias esses gestores que dão lucros com 2k mês?![]()
Não. Dou-lhes 2k de salário e a seguir atribuo prémios mensais de produtividade em cima desse salário !! daaaahh![]()
No fim podem levar o mesmo para casa mas vão ter de suar as estopinhas !! O espírito é esse ...
E achas que algum gestor de topo que já suou as estopinhas para ter uma formação acima da média( e pagando bem por essa formação) aceita receber 2k mês, sujeitando-se a não receber mais qualquer bonus de gestão?
Não suou mais do que eu de certeza ...
Também tenho uma formação acima da média (e também me custou bem cara) e mais de uma década de experiência com avaliações acima da média. Não posso admitir que um tipo que se eu lhe "desligar a tomada" passa a produzir ZERO ganhe mais do que isso no sector público ...
Se não se sujeita é porque não tem ideias de produzir, portanto para o público não serve. Ala ...
Estás a esquecer-te do fundamental!AMBIÇÃO
O ser humano é ambicioso e deseja acima de tudo a prosperidade, ao limitares essa ambição(monetária), estás também a limitar que muitos dos mais capazes não desejem esse emprego(limitando a competitividade profissional e empresarial)!
“When it is obvious that the goals cannot be reached, don't adjust the goals, adjust the action steps.”
― Confucius
― Confucius