Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

off-topic? Porquê que a igreja e o estado não pagam IMI?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Elias » 23/5/2011 8:24

varus Escreveu:És mesmo chato , não tens nada que fazer ...

O costume, à falta de argumentos passa-se ao ataque pessoal... :roll:

É pena que não consigas fundamentar a tua argumentação e passes a esse tipo de abordagem.

varus Escreveu:Eram valores muito baixos , não me lembro dos valores , mas não baixaram depois do 25A , se é isso que te interessa.

Claro que não baixaram. Mas também não aumentaram. O que fez embaratecer as propinas foi a inflação galopante que se verificou nos anos 70 e 80.

As propinas universitárias eram 1200 escudos e esse valor não foi mexido durante mais de 50 anos (até 1991). Na década de 1990 (quando o Cavaco quis alterar o valor), a propina de 1200 escudos era realmente barata, mas na década de 40 e 50, quando esse valor foi implementado, 1200 escudos eram uma pequena fortuna, daí os estudos superiores só estarem ao alcance de uns poucos que tivessem mais posses. A maioria da população não podia sequer sonhar com isso.

Percebeste agora ou vais continuar a tua tese de que era barato e de que isto era tudo "muita bom"?

Registado: 5/11/2002 12:21

por varus » 22/5/2011 23:36

És mesmo chato , não tens nada que fazer ...

Eram valores muito baixos , não me lembro dos valores , mas não baixaram depois do 25A , se é isso que te interessa.

Registado: 21/3/2009 15:45

por _urbanista_ » 22/5/2011 23:30

varus Escreveu:Existem muitos estórias com muitos exageros , tem de se analisar caso a caso...
Meu caro se o país não der a volta , e se europa não quiser sustentar malandros , com a mania de ricos , até vai faltar muita coisa, desde de medicamentos , combustíveis, alimentos , etc. Tudo é importado , nada se produz neste pequeno rectângulo, os antigos emigrantes já não enviam as remessas prodigiosas e salvadoras .
Não te iludas com estes políticos mentirosos.

Mas estou completamente de acordo com o que estás a dizer. Agora dizer que a ditadura é que é boa é que não. Como o cenário que vivemos também não é nada bom, mas não vamos comparar com um contexto em que nos tiram tudo até a liberdade de expressão... Agora se tivermos fome podemos contestar na ditadura temos fome e temos que calar...

Registado: 29/6/2009 12:38

por Elias » 22/5/2011 23:25

ó varus explica lá essa das propinas simbólicas que eu fiquei com curiosidade :-k

por varus » 22/5/2011 23:24

Existem muitos estórias com muitos exageros , tem de se analisar caso a caso...
Meu caro se o país não der a volta , e se europa não quiser sustentar malandros , com a mania de ricos , até vai faltar muita coisa, desde de medicamentos , combustíveis, alimentos , etc. Tudo é importado , nada se produz neste pequeno rectângulo, os antigos emigrantes já não enviam as remessas prodigiosas e salvadoras .
Não te iludas com estes políticos mentirosos.

por _urbanista_ » 22/5/2011 23:20

varus Escreveu:
A educação era praticamente gratuita , um valor simbólico de propinas , os livros escolares eram baratos e a qualidade de ensino excelente , algo que o estado novo nunca descurou.

E agora para alem de ser gratuita ainda pagam para as pessoas estudarem, bolsas de estudo, alojamento, computadores, etc etc :lol: :lol: :lol:

por _urbanista_ » 22/5/2011 23:16

varus Escreveu:Os grandes hospitais centrais foram construídos no estado novo.
Justiça, não havia a pouca vergonha actual , e não a havia atrasos.
Desemprego , não havia , ou emigravam para europa e campos e vilas a ficarem desertos, ou ficavam no Ultramar, com empregos ,e os que regressavam tinham muitos empregos á espera , foi a última época dourada .

A educação era praticamente gratuita , um valor simbólico de propinas , os livros escolares eram baratos e a qualidade de ensino excelente , algo que o estado novo nunca descurou.

Caro Varus,
Estar a pintar o estado novo de cor de rosa também não.Essa de não haver desemprego tem piada... Emigravam porque cá passavam muita fome e era a única luz ao fundo do túnel, porque nem liberdade para emigrar havia, tinham que ir a monte...EU felizmente não vivi esse tempo, mas a minha mãe conta-me que os quando era a apanha da batata, os miúdos lá da zona iam todos ajudar para o meu avô lhes dar umas batatas no final do dia para terem algo para comer, para eles era uma alegria levarem para casa as batatas cortadas pela enxada para comerem...e muito mais havia a contar...

por Elias » 22/5/2011 23:10

varus Escreveu:Os grandes hospitais centrais foram construídos no estado novo.

Como escrevi acima: quem não tinha dinheiro, morria. Ponto.

varus Escreveu:Justiça, não havia a pouca vergonha actual , e não a havia atrasos.

Como escrevi acima, a maioria não tinha sequer dinheiro para pagar a um advogado.

varus Escreveu:Desemprego , não havia , ou emigravam para europa e campos e vilas a ficarem desertos

Claro que emigravam, pois cá em Portugal não havia oportunidades.

varus Escreveu:A educação era praticamente gratuita , um valor simbólico de propinas , os livros escolares eram baratos

Só podes estar a brincar. É que só podes MESMO estar a brincar.

Ou então não sabes do que falas :roll:

por varus » 22/5/2011 23:05

Os grandes hospitais centrais foram construídos no estado novo.
Justiça, não havia a pouca vergonha actual , e não a havia atrasos.
Desemprego , não havia , ou emigravam para europa e campos e vilas a ficarem desertos, ou ficavam no Ultramar, com empregos ,e os que regressavam tinham muitos empregos á espera , foi a última época dourada .

por _urbanista_ » 22/5/2011 22:58

[/quote]

- justiça - os tribunais não custavam muito dinheiro ao Estado; na verdade, havia poucos processos nos tribunais porque como a maioria da população era analfabeta nem sabia o que eram tribunais; além disso não tinham dinheiro para pagar a um advogado

[/quote]

Quanto a isto, a única coisa que há mesmo é processos porque a justiça continua praticamente igual...

por _urbanista_ » 22/5/2011 22:55

que nem se compare o que não é comparável...
por exemplo em termos de mortalidade infantil...

http://www.google.com/publicdata?ds=wb- ... %C3%A1fico

por Elias » 22/5/2011 22:40

varus Escreveu:Actualmente estás com uma carga fiscal , que é 4 vezes superiores há dos tempos de Salazar

varus,

Tu gostas muito de não contar a história toda, falas apenas daquilo que te convém.

No tempo do Salazar havia menos impostos, contudo convém lembrar o que se passava no que se refere a alguns aspectos essenciais da vida das pessoas:

- educação - quem tinha dinheiro, ia estudar; quem não tinha dinheiro, ficava pela 3ª classe (isto porque na 4ª classe as pessoas tinham de pagar os seus próprios livros!) e depois ia trabalhar para o campo ou para a indústria, normalmente a partir dos 10 anos

- saúde - quando alguém ficava doente, a história era esta: quem tinha dinheiro, ia ao médico e talvez se safasse; quem não tinha dinheiro, ia desta para melhor, que o Estado não tratava ninguém de borla

- emprego - os dados históricos apontam para um desemprego baixo nessa época; mas tenho esta dúvida: como é que eram contabilizados os mais de 30% que trabalhavam no sector primário (em muitos casos praticando uma agricultura de subsistência?)

- justiça - os tribunais não custavam muito dinheiro ao Estado; na verdade, havia poucos processos nos tribunais porque como a maioria da população era analfabeta nem sabia o que eram tribunais; além disso não tinham dinheiro para pagar a um advogado

podia dar mais alguns exemplos mas acho que já deixei claro o meu ponto.

por varus » 22/5/2011 22:32

Elias :

Actualmente estás com uma carga fiscal , que é 4 vezes superiores há dos tempos de Salazar , mais 1001 burocracias inventadas , e cara alegre , em que os pequenos comerciantes e empresários estão a ser esmagados pelas grandes empresas , aliadas ao poder politico .

Calma que estamos no inicio.

Vivam os globalistas , aliados desta partidocracia podre e decadente.

por EuroVerde » 22/5/2011 22:25

A igreja ao receber uma esmolas por missa todos os dias vai amealhando e nada é declarado ao fisco.

Milhares e milhares de igrejas por esse mundo fora geram, mesmo em tempos de crise, receita mais do que suficiente para enriquecer os bispos, cardeais, sacerdotes e clero em geral, e ainda sobra algum para caridade. Fora os gestores do fundo do Vaticano que têm um salário bom no investimento em acções.

Registado: 29/11/2007 11:19

por _urbanista_ » 22/5/2011 22:24

Elias Escreveu:
_urbanista_ Escreveu:
Pata-Hari Escreveu:Sim, o estado não paga ao Estado. Mas isso não deixa de ser um custo que o estado tem que ter em conta na contabilização do valor das coisas. Chama-se custo de oportunidade: se o imovel fosse de outra entidade, essa Ou seja, isso é um custo que simplesmente o estado finge que não tem. Tem, sim e usufrui disso. Eu acho abusivo. Do mesmo modo, eu posso extrapolar e dizer que o meu IMI não deveria ser pago porque afinal de contas o dinheiro dos impostos e do estado é o meu. É isso que me incomoda.
.

Eu entendo isso, mas mesmo que o estado pagasse IMI tudo seria igual, afinal é assim que o país é gerido...
como um vizinho meu falava quando era pu to, "se estragar o meu pai é que paga"... Os governantes agem assim...

Tenho ideia que dantes (há 40 anos?) os funcionários públicos não pagavam impostos, afinal de contas é dinheiro que vai do Estado para o Estado.

E tenho ideia de que um belo dia passaram a pagar por uma questão de "justiça"...

Eu não estou a dizer que não deve ser pago, deve sim. Mas antes tem que se mudar muita coisa, e em primeiro lugar a responsabilização dos políticos pelos seus actos, porque enquanto isso não acontecer para eles é indiferente pagar ou não IMI.

por Elias » 22/5/2011 22:20

_urbanista_ Escreveu:
Pata-Hari Escreveu:Sim, o estado não paga ao Estado. Mas isso não deixa de ser um custo que o estado tem que ter em conta na contabilização do valor das coisas. Chama-se custo de oportunidade: se o imovel fosse de outra entidade, essa Ou seja, isso é um custo que simplesmente o estado finge que não tem. Tem, sim e usufrui disso. Eu acho abusivo. Do mesmo modo, eu posso extrapolar e dizer que o meu IMI não deveria ser pago porque afinal de contas o dinheiro dos impostos e do estado é o meu. É isso que me incomoda.
.

Eu entendo isso, mas mesmo que o estado pagasse IMI tudo seria igual, afinal é assim que o país é gerido...
como um vizinho meu falava quando era pu to, "se estragar o meu pai é que paga"... Os governantes agem assim...

Tenho ideia que dantes (há 40 anos?) os funcionários públicos não pagavam impostos, afinal de contas é dinheiro que vai do Estado para o Estado.

E tenho ideia de que um belo dia passaram a pagar por uma questão de "justiça"...

por _urbanista_ » 22/5/2011 22:14

.

por Pata-Hari » 22/5/2011 20:38

Sim, o estado não paga ao Estado. Mas isso não deixa de ser um custo que o estado tem que ter em conta na contabilização do valor das coisas. Chama-se custo de oportunidade: se o imovel fosse de outra entidade, essa Ou seja, isso é um custo que simplesmente o estado finge que não tem. Tem, sim e usufrui disso. Eu acho abusivo. Do mesmo modo, eu posso extrapolar e dizer que o meu IMI não deveria ser pago porque afinal de contas o dinheiro dos impostos e do estado é o meu. É isso que me incomoda.

A igreja é mais discutivel pelas funções sociais que cumpre (supostamente). Na finlandia a igreja cumpre todos os serviços de registo civil para os praticantes. E por isso tem direito a receber parte dos impostos dos praticantes.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por _urbanista_ » 22/5/2011 16:19

Elias Escreveu:
varus Escreveu:Roubo a sério é nos certificados de eficiência energética , a taxa da ADENE está sujeita a iva , isto é mesmo um estado ladrão .

No tempo do Salazar isto não acontecia. :P

(desde logo porque na altura ainda não havia certificados de eficiência energética :lol:)
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

por Elias » 22/5/2011 15:47

varus Escreveu:Roubo a sério é nos certificados de eficiência energética , a taxa da ADENE está sujeita a iva , isto é mesmo um estado ladrão .

No tempo do Salazar isto não acontecia. :P

(desde logo porque na altura ainda não havia certificados de eficiência energética :lol:)

por varus » 22/5/2011 15:40

Roubo a sério é nos certificados de eficiência energética , a taxa da ADENE está sujeita a iva , isto é mesmo um estado ladrão .

por _urbanista_ » 22/5/2011 15:13

rjmsilva Escreveu:E a injustiça continua já que a taxa varia de município para município, deveria ser igual em todo o país. Nem me posso queixar muito porque aqui em Aveiro é 0,3% mas é injusto para quem tem taxas mais altas.

Isso não é injustiça, existe uma taxa máxima e alguns municipios aplicam-na outros não, essa flexibilidade foi criada para que os concelhos menos populosos possam cativar pessoas,até acho razoavel.O problema tambem não é a igreja ou o estado não pagar, o estádo é obvio porque o dinheiro vai lá parar de novo só iriam criar mais burocracia, quanto à igreja grande parte dos seus edificios são de interesse histórico e/ou arquitectónico, outros de apoio social e quanto a este tipo de edificios acho que devem ser isentos, tanto sendo publicos como privados.
O grande problema é o que já referi anterioemente que nos casos limite é mesmo muito injusto, como o exemplo dos centros históricos degradados, muitos devem-se às rendas mas outros não, estão simplesmente abandonados.
Estes, não pagam agua, luz, lixo, tem um imi de 20 ou 30 euros ou menos, abrigam marginalidade, podem causar prejuizos com a sua derrocada ou potencial foco de incendios, degradam a imagem urbana, etc etc etc não contribuem de forma alguma para nada directa ou indirectamente e estão a ser beneficiados....

por rjmsilva » 22/5/2011 13:57

E a injustiça continua já que a taxa varia de município para município, deveria ser igual em todo o país. Nem me posso queixar muito porque aqui em Aveiro é 0,3% mas é injusto para quem tem taxas mais altas.

Registado: 27/12/2010 21:02

por Camisa Roxa » 22/5/2011 12:33

_urbanista_ Escreveu:O grande problema do IMI é a sua injustiça. Porque é que ue com uma casa nova tenho que pagar 800 euros por ano e o vizinho do lado com uma casa velha só paga 80?
O probema está aqui, mas isto depois tembem nos leva ás rendas antigas,etc,etc

ora aqui esta precisamente o cerne da questao

a nossa geraçao mais uma vez esta a pagar os privilegios e direitos adquiridos da geraçao anterior
Imagem
Free Minds and Free Markets
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)

Registado: 5/11/2002 11:27

Injustice never rules forever - Seneca

por C.N. » 22/5/2011 10:06

xtech Escreveu:...acho justo que a Igreja não pague IMI. A contribuição em termos sociais e de valores, só por isso, penso ser mais que suficiente... o estado pagar IMI... ao estado?? Isso é estar a acrescentar entropia desnecessária.

Creio que a Pata se refere a injustiça. O sentimento de injustiça de um cidadão esta correlacionado com as excepções criadas na sociedade.

Numa aldeia, numa família, e ate num pequeno grupo de amigos, todas as excepções são justificadas. Mas "excepções" deveriam ser excepções: por regra inexistentes e apenas temporais em caso de crise/necessidade.

A sociedade ocidental esta cheia de excepções; basta ver o código fiscal de um pais pequenino como Portugal. Estas excepções -que viraram norma nas últimas décadas- estão a aumentar o sentimento de injustica de cada um de nos. Ate um dia. Tal como num grupo de amigos, família, ou aldeia, um cidadão de um pais também tem um limite de aceitação de injustiças.

CN

Registado: 28/9/2004 8:29

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: PAULOJOAO e 46 visitantes