Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

[Offtopic] Teletrabalho

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por rmachado » 18/5/2011 16:47

joaoventura Escreveu:Vou colocar aqui o bedelho na conversa.. 8-) Já há cerca de 2 anos que estou nessa situação de trabalho em casa, e, por experiência própria, confirmo:

- Se a pessoa trabalhar com objectivos concretos e prazos delineados, este tipo de modelo é aplicável.

- É necessário algum auto-controlo devido à tendência natural para começar a procrastrinar, mas mantendo prazos certos para entregar partes do trabalho, essa situação é contornável.

- Quando os prazos apertam, tenho de trabalhar mais que o normal durante o dia, mas para quem não trabalha por conta-própria é necessário determinar alguns limites razoáveis em relação aos mesmos prazos (senão a pessoa trabalha mais horas em casa que os outros na empresa). Quanto a esta questão, quem não trabalha por conta-própria deve definir com o empregador prazos "razoáveis"!

- Normalmente (leia-se, em velocidade de cruzeiro) trabalho 2 a 3 horas por dia, sem distrações, altamente eficiente (comparando com outros colegas na mesma situação, e medindo pelo cumprimento dos prazos combinados)

- Não vivo nada alienado do mundo real! Frequento este fórum onde obtenho informação "processada" em termos de notícias sobre política, economia, etc. Sei muito bem o que se passa no mundo.. Tenho actividades paralelas (ex: música) onde resolvo o problema da sociabilização. Mas há pessoas para o qual isso é mais importante, outras para o qual é menos importante..

- Tenho muito tempo disponível para outros "projectos": Desde ir à piscina ou fazer outro treino físico antes de começar a trabalhar. Em dias de bom "tempo", treino (no desporto o qual sou federado). Passo tempo suficiente com a família e sobra tempo para outros projectos paralelos, leituras, enriquecimento pessoal, gestão financeira, etc. etc. etc. Neste momento ando a mexer com uma ROM dos telemóveis Android (Cyanogenmod7, para quem conhecer)..

- Cada qual sabe de si, mas eu sinto-me bastante bem com esta situação de trabalhar em casa, e recomendo.. 8-)

Estou na área de Informática..

Cumps,
João Ventura

Exacto, o João acabou de enumerar as condições para o teletrabalho funcionar. :)

Ainda a pouco tempo vi uma apresentação de um Português que trabalha em casa para uma empresa que "só" faz o Wordpress.
E ele enumerava as vantagens e desvantagens do mesmo, diga-se que desvantagens eram poucas...

Como ainda muitas empresas têm o culto do horário fabril e controle por meio visual... (ou seja ver a pessoa. :) ) acham que não funciona. Mas funciona se tivermos uma boa gestão do trabalho especialmente do lado da empresa.

Registado: 24/8/2004 10:42

por frodovic » 18/5/2011 15:39

Estamos a levar a coisa muito na perspectiva do trabalhador.Estava tembém interessado em discutir os pros e contras para a própria economia. O que acham das vantagens que descrevi e de impactos negativos, se é que existem, na economia na introdução de uma medida destas ...

Registado: 12/2/2009 4:46

por Manu » 18/5/2011 15:16

Concordo com a proposta do teletrabalho.

Há trabalhos que até ajuda, se não tivermos que olhar para a cara do chefe todos os dias.

Se o trabalho puder ser organizado por tarefas, não sei porque razão estar 8 horas por dia fechado num local, onde se poderá estar a fazer muitas coisas para além de trabalhar, ou em casa a fazer uma tarefa específica.

Não faz a tarefa, não recebe.

Registado: 17/1/2006 20:25

Re: Teletrabalho ?

por Sinner » 18/5/2011 14:55

aaugustobb Escreveu:Mas podia existir uma sala de controle na empresa, onde através de uma camara um funcionário controlava todos os outros que trabalham em casa através de uma camara... 8-)

Bom para começar concordo que com regras bem definidas o teletrabalho é uma excelente opção.

Mas esta ideia só me lembra uma frase dum Dirigente (penso ter sido o Bernardino) do PCP sobre o DEM, quando ele dizia no Parlamento que isso era o mesmo que trazer um PIDE no banco de trás do carro. Neste caso apeteçe-me dizer que era o mesmo que colocar o Patrão e toda a hierarquia dentro de nossa casa.

Registado: 18/8/2009 22:17

por Elias » 18/5/2011 14:51

aaugustobb Escreveu:
bboniek00 Escreveu:Porreiro paa ! Eu se teletrabalhar vou aproveitar para dormir atee ao meio-dia.

Vai ser uma galhofa.

Mas podia existir uma sala de controle na empresa, onde através de uma camara um funcionário controlava todos os outros que trabalham em casa através de uma camara... 8-)

Este é exactamente o ponto: o teletrabalho poderá ser uma boa opção se houver uma relação de confiança entre o empregador e o trabalhador.

O problema é que muitas vezes essa relação de confiança não existe (a referência a uma hipotética "sala de controle" é a prova disso mesmo - se houvesse uma relação de confiança nada disso seria necessário).

Registado: 5/11/2002 12:21

por aaugustobb_69 » 18/5/2011 14:40

bboniek00 Escreveu:Porreiro paa ! Eu se teletrabalhar vou aproveitar para dormir atee ao meio-dia.

Vai ser uma galhofa.

Mas podia existir uma sala de controle na empresa, onde através de uma camara um funcionário controlava todos os outros que trabalham em casa através de uma camara... 8-)

Registado: 29/11/2007 1:39

por frodovic » 18/5/2011 13:55

Da mesma maneira que há quem não seja talhado para aturar 2 horas de trânsito todos os dias e nã tenha outro remédio senão fazê-lo ... :mrgreen:

por joaoventura » 18/5/2011 12:00

Vai ser uma galhofa.

Como disse acima, é preciso uma grande capacidade de auto-controlo, de planeamento diário e eficiência/eficácia! Há quem simplesmente não tenha sido talhado para isso.. :)

Registado: 21/1/2011 13:02

Teletrabalho ?

por bboniek33 » 18/5/2011 11:36

Porreiro paa ! Eu se teletrabalhar vou aproveitar para dormir atee ao meio-dia.

Vai ser uma galhofa.
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

por jbraven » 18/5/2011 1:03

Uma percentagem significativa dos profissionais de tradução trabalha a partir de casa.

Registado: 10/2/2009 20:03

por joaoventura » 17/5/2011 22:06

Vou colocar aqui o bedelho na conversa.. 8-) Já há cerca de 2 anos que estou nessa situação de trabalho em casa, e, por experiência própria, confirmo:

- Se a pessoa trabalhar com objectivos concretos e prazos delineados, este tipo de modelo é aplicável.

- É necessário algum auto-controlo devido à tendência natural para começar a procrastrinar, mas mantendo prazos certos para entregar partes do trabalho, essa situação é contornável.

- Quando os prazos apertam, tenho de trabalhar mais que o normal durante o dia, mas para quem não trabalha por conta-própria é necessário determinar alguns limites razoáveis em relação aos mesmos prazos (senão a pessoa trabalha mais horas em casa que os outros na empresa). Quanto a esta questão, quem não trabalha por conta-própria deve definir com o empregador prazos "razoáveis"!

- Normalmente (leia-se, em velocidade de cruzeiro) trabalho 2 a 3 horas por dia, sem distrações, altamente eficiente (comparando com outros colegas na mesma situação, e medindo pelo cumprimento dos prazos combinados)

- Não vivo nada alienado do mundo real! Frequento este fórum onde obtenho informação "processada" em termos de notícias sobre política, economia, etc. Sei muito bem o que se passa no mundo.. Tenho actividades paralelas (ex: música) onde resolvo o problema da sociabilização. Mas há pessoas para o qual isso é mais importante, outras para o qual é menos importante..

- Tenho muito tempo disponível para outros "projectos": Desde ir à piscina ou fazer outro treino físico antes de começar a trabalhar. Em dias de bom "tempo", treino (no desporto o qual sou federado). Passo tempo suficiente com a família e sobra tempo para outros projectos paralelos, leituras, enriquecimento pessoal, gestão financeira, etc. etc. etc. Neste momento ando a mexer com uma ROM dos telemóveis Android (Cyanogenmod7, para quem conhecer)..

- Cada qual sabe de si, mas eu sinto-me bastante bem com esta situação de trabalhar em casa, e recomendo.. 8-)

Estou na área de Informática..

Cumps,
João Ventura

Registado: 21/1/2011 13:02

por frodovic » 17/5/2011 21:40

Não quero obrigá-lo. Esses são os tais pormenores que devem ficar para quem gere decidir, de acordo com o que achar que funcionará melhor no seu caso específico...

por e-finance » 17/5/2011 20:50

Se defende a ousadia porque quer obrigar o trabalhador a um horário fixo?
Don't run a race that doesn't have a finish line.
Turney Duff

Registado: 20/8/2010 21:23

por frodovic » 17/5/2011 20:43

Alienados do mundo vivemos nós nas "gaiolas para engordar pintos" que são as nossas empresas. É um modelo ultrapassado e caduco e que em Portugal em especial (por sermos um país macrocéfalo) vai fazer com que nos próximos 3 anos muitos trabalhadores (mesmo aqueles que são altamente qualificados) deixem de conseguir fazer face às despesas galopantes com um salário congelado ...

São precisas soluções ousadas. O que estamos a fazer com a ajuda externa não passa de empurrar o problema com a barriga para a frente. Se não existir ousadia e uma mudança radical no paradigma de produção de riqueza a falência do país e das famílias portuguesas não é mais do que uma questão de tempo ...

Re: ...

por e-finance » 17/5/2011 20:36

frodovic Escreveu:Não concordo. Mesmo controlando horários tens o tempo que não passas no trânsito e nos transportes públicos para além de teres a oportunidade de comprar ou alugar uma casa em sítios mais baratos (contribuindo para uma baixa do endividamento externo do país) uma vez que a distância ao local de trabalho deixa de ser um factor ...

Não concordo porque as pessoas depois passam a viver alienadas do mundo. Trabalham até às 6 e depois vão passear quando os outros vão para casa? Perdem o convívio com os colegas e o que se passa na empresa.

Para mim ou há liberdade de trabalhar quando e como se quiser, desde que se cumpram os objectivos ou não vale a pena.
Turney Duff

...

por frodovic » 17/5/2011 20:26

Não concordo. Mesmo controlando horários tens o tempo que não passas no trânsito e nos transportes públicos para além de teres a oportunidade de comprar ou alugar uma casa em sítios mais baratos (contribuindo para uma baixa do endividamento externo do país) uma vez que a distância ao local de trabalho deixa de ser um factor ...

por e-finance » 17/5/2011 20:23

A essência do teletrabalho é precisamente a liberdade de horário, ter objectivos para cumprir e cumpri-los, como o trabalhador entender seja a trabalhar das 9 às 6 ou das 0 às 9. Se assim não for, mais vale ir para a empresa.
Turney Duff

...

por frodovic » 17/5/2011 19:41

Isso das distracções é irrelevante se os objectivos de produtividade forem cumpridos ou excedidos (mesmo no meu local de trabalho não existe qualquer espécie de controlo em relação a isso). Para resolver esse problema basta que se premeie os aumentos de produtividade ...

Obviamente que as áreas digitais seriam os primeiros candidatos, mas estou certo que com alguma imaginação e uma boa gestão (é para isso que os gestores são pagos a peso de ouro, para arranjar soluções que visem diminuir custos e aumentar a produtividade) se conseguiria incluir aqui mais cargos. Não esquecer que a própria video-conferência poderia ajudar não só a estender isto a outras áreas, como poderia também de servir como "controlo" sobre horários de trabalho ...

Re: [Offtopic] Teletrabalho

por carf2007 » 17/5/2011 19:01

radiohead Escreveu:
carf2007 Escreveu:
frodovic Escreveu:Com a infraestrutura informática já instalada não seria viável, nos cargos em que tal fosse possível, dar ao trabalhador (estado ou privado) a opção de, abdicando de parte do seu salário, poder trabalhar a partir de casa?

Podia, mas não era a mesma coisa ! :lol:

Só funciona em "áreas digitais".
Teriam que ser trabalhos com prazos de entrega pre-definidos.
Se no trabalho o pessoal já se "distrai" bastante com facebooks, emails, etc ... imagina em casa.

A propósito disto, aconselho:

http://www.ted.com/talks/jason_fried_wh ... _work.html

ps: estás-tes a esquecer do CdB :mrgreen:

E Chats com Brasileiras ... Uuuiii ... :roll:
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare

Registado: 9/3/2007 23:32

por radiohead » 17/5/2011 18:58

carf2007 Escreveu:
frodovic Escreveu:Com a infraestrutura informática já instalada não seria viável, nos cargos em que tal fosse possível, dar ao trabalhador (estado ou privado) a opção de, abdicando de parte do seu salário, poder trabalhar a partir de casa?

Se no trabalho o pessoal já se "distrai" bastante com facebooks, emails, etc ... imagina em casa.

A propósito disto, aconselho:

http://www.ted.com/talks/jason_fried_wh ... _work.html

ps: estás-tes a esquecer do CdB :mrgreen:
Imagem
Imagem

Registado: 18/10/2009 15:37

por carf2007 » 17/5/2011 18:47

"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare

Registado: 9/3/2007 23:32

por frodovic » 17/5/2011 18:34

No sítio onde eu trabalho, na grande maioria somos informáticos (software developers, gestores de sistemas, designers, etc) cerca de 80% dos cargos poderiam perfeitamente ser feitos por teletrabalho (ligação via VPN ao local de trabalho) e a produtividade pode ser medida objectivamente (já o é através da calendarização de objectivos). Estamos a falar de uma empresa com pouco mais de 500 funcionários.

Além disso temos toda a infraestrutura necessária para avançar com isso sem qualquer necessidade de investimento suplementar ...

por tugatuga11 » 17/5/2011 18:30

Exemplos de teletrabalho?
Abraço.

Registado: 27/4/2009 19:07

por frodovic » 17/5/2011 18:22

Se pudermos medir essa produtividade de forma objectiva e forem definidos objectivos e penalizações em caso de incumprimento ou prémios em caso de aumento de produtividade?

por urukai » 17/5/2011 18:14

Não temos maturidade suficiente.

A produtividade cairia em flecha.

Registado: 11/5/2007 14:09

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], PAULOJOAO e 104 visitantes