Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Ikea "finta" a crise e bate recorde de vendas

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por boa sorte » 16/8/2012 10:05

Sou fã do IKEA.

Dos produtos (embora o que me dê mais gozo seja transformá-los e usá-los para fins diferentes dos que foram criados)

e, sobretudo, do conceito: claro, coerente.

É isso que faz falta às nossas empresas, privadas e públicas: um conceito de negócio. É tudo ao "molho e fé em Deus"!

Registado: 15/2/2012 10:46

por A330-300 » 15/8/2012 23:59

Eu gosto do Ikea.Mas não acho que se possa dizer que é uma loja barata. Tem artigos baratos , mas outros há que são caros para aquilo que são.De tal forma que até já encontrei artigos idênticos mais baratos em outros lugares.

A qualidade? Em geral é boa.A grande surpresa que tive foi justamente com essas billy.Tenho muitos livros e manuais , comprei 4 em caráter provisório para o meu escritório achando que as prateleiras iriam vergar com o peso dos livros e até agora estão lá perfeitas.
O provisório acabou por se tornar definitivo.

A330

Registado: 30/1/2005 12:51

por Elias » 15/8/2012 12:45

Ikea quer construir hotéis de baixo custo na Europa
Rui Pedro Baptista
15/08/12 10:09

20 Leitores Online 3436 Pageviews Diários

A Ikea está a planear construir 100 hotéis de baixo custo na Europa.

De acordo com o Financial Times, a Inter Ikea, empresa que detém os direitos da marca Ikea, e que está avaliada em 9 mil milhões de euros, está a pesquisar locais em toda a Europa para construir o que designa de hotéis de baixo custo.

As unidades hoteleiras não vão usar a marca Ikea e também não vão ser operadas pela empresa sueca. Desta forma a empresa detida pelo milionário Ingvar Kamprad aposta apenas na vertente imobiliária, cedendo a exploração dos hotéis a uma cadeia internacional que ainda não foi escolhida.

A principal prioridade da empresa é lançar os hotéis em mercados onde já actua no sector imobiliário, nomeadamente Reino Unido, Holanda, Polónia e Alemanha.

"Vamos anunciar dentro de poucas semanas a primeira localização do nosso hotel na Alemanha", disse ao Financial Times Harald Müller, gestor da unidade de negócio imobiliário da Inter Ikea, acrescentando que "estamos neste momento em conversações com várias cadeias internacionais com o objectivo de fechar um acordo de exploração e definir o conceito das unidades hoteleiras".

Registado: 5/11/2002 12:21

por Pata-Hari » 16/5/2011 20:43

rmachado, aquelas lojas que fornecem moveis que parecem vindos dos restos da segunda guerra, com desing na primeira, e que são o que enchem praticamente todos os apartamentos baratuchos (e alguns menos baratuchos) do algarve.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por rmachado » 16/5/2011 14:02

Mas que tipo de lojas "normais" desaparecem com o IKEA?

Eu do IKEA gosto mesmo é das estantes.. o resto muito sinceramente não me agrada.

Para mim é Billy e Gorm.. o resto é questionável (talvez as cozinhas se safem)

Registado: 24/8/2004 10:42

por Elias » 15/5/2011 10:38

Pata-Hari Escreveu:Não tenho dúvida que o Algarve não quer. A falta de escolha que existe é enorme e é verdade que muita gente deixará de trabalhar às custas daquilo.

E logo o Algarve, cujo desemprego chega aos 15% no Inverno. :roll:

IKEA

por Clinico » 15/5/2011 10:37

Devo dizer que tambem tenho muito do IKEA apesar de, como dizia o outro, aquilo não ser mobília barata mas um puzzle caro...

Mas tem uma ou outra peça com algum gosto

Quem lucra que se farta não é o IKEA mas a transportadora e montadora lá ao fundo do corredor que cobra demais...

Abraços
Clinico

Registado: 1/6/2003 0:13

por artista_ » 15/5/2011 10:21

Compreendo-te arnie, mas não acredito que eles não tenham estudado a coisa para o fazer. A margem sul tem mais habitantes que qualquer capital de distrito do país... se calhar tinha feito logo mais sentido colocar o segundo Ikea na outra margem do rio e ficar com esses dois!

Também gosto do Ikea mas só lá vou 2 ou 3 vezes por ano... a ponte é um obstáculo grande, mesmo que muitas vezes seja mais a nível psicológico que outro! :)
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por arnie » 15/5/2011 9:39

Confesso, sou um fanático do Ikea.

Acho simplesmente brilhante toda a estrutura de negocio. E claro, adoro a simplicidade do mobiliário. E sim, eles têm mobiliário de muito boa qualidade. As pessoas é que infelizmente, no meio da sua ignorância, dizem que aquilo não vale nada mas esquecem-se que vivemos na época do descartável. O que hoje é bonito, amanhã já não o é. É-nos mais fácil dispensar um móvel, um cortinado, um prato, que nos custou 100 euros do que um que nos custou 1000 euros.

Mas sejamos francos, uma 3ª loja na zona da grande Lisboa? Really? Não entendo esta fixação de amontoar tudo à volta de Lisboa.

Um novo retail park, um novo centro comercial? Really?

:shock:

Esta fixação de Portugal ter algo maior da Europa ou da península ibéria tem dado barraca nos últimos anos.
O Freeport teve basicamente falido. Foi o maior da península ibérica.
Sorte a deles ter estoirado o escândalo com o Sócrates. Foi o que os salvou. Noites em que era possivel contar um a um as pessoas que lá iam, agora aquilo é quase impossível de lá andar.
Construíram lá dentro o maior complexo de cinemas da Europa (21 salas) que fechou 6 meses depois de ter aberto. Go figure......
Das 21 funcionam 7, geridas pela Zon.

O Colombo foi o maior da península ibérica, agora é o Vita Tejo. O forum Almada é dos maiores. Tá a ser construído outro colosso em Setúbal. Mais um Vita.

No Barreiro abriu no final do ano passado um retail park que está às moscas neste momento. As lojas têm andado a dispensar pessoal.

Será que este pessoal não sabe que existe um limite? Existe sempre um ponto de saturação.

3 Ikea à volta de Lisboa, afastados por 20 ou 30 km? Really?? Que tal um em cada cidade, não é por nada mas dava um jeitão do caraças :wink:
Bons negocios,
arnie

Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

por Pata-Hari » 15/5/2011 7:40

Não tenho dúvida que o Algarve não quer. A falta de escolha que existe é enorme e é verdade que muita gente deixará de trabalhar às custas daquilo.

Venha o Louçã dizer que somos obrigados a comprar caro e mau mas tuga porque é injusto pra três ou quatro ser justo milhares.
:twisted:
Administrador Fórum

por Elias » 15/5/2011 0:13

Investimentos da sueca Ikea em Portugal

Marina Conceição
14/05/11 15:06
economico

Sete lojas, três fábricas, três centros comerciais e um ‘retail’ park são os planos da Ikea.

A Ikea tem, desde 2009 ,uma directora-geral para o mercado português. Uma prova da sua aposta no mercado nacional foi a duplicação do plano de investimentos previsto até 2015. A loja de Loulé está confirmada mas levanta discórdia.

1 - Plano de investimento revisto em alta em 2010
O grupo sueco decidiu, em Março de 2010, duplicar o investimento para Portugal. Os 660 milhões de euros previstos investir até 2015 passaram para 1,1 mil milhões de euros. Manteve-se o objectivo das sete lojas Ikea e três fábricas industriais em Paços de Ferreira, e alterou-se o plano de expansão de dois para três centros comerciais e mais um ‘retail park', que seria em Gaia.

2 - Loures tem a maior loja da Península Ibérica
A terceira loja em Portugal abriu em Loures, em Maio de 2010. Num investimento de 70 milhões de euros, a loja criou 480 empregos e é a maior que o grupo na Península Ibérica. No dia em que inaugurou a Ikea de Loures , António Machado, director de expansão da Ikea Portugal, avançou que o grupo queria construir na mesma localização um novo ‘retail park', de 19 mil metros quadrados.

3 - Comerciantes rejeitam loja de Loulé
Para cumprir o plano de expansão, que prevê uma loja no Sul do País, a Ikea escolheu o concelho de Loulé. A intenção foi confirmada em Dezembro e foi logo alvo de críticas. A Associação de Comércio e Serviços da Região do Algarve considera que "o Ikea não trás nenhuma vantagem para o Algarve e a criação de postos de trabalho é ilusória, pois muitos, no comércio tradicional, vão desaparecer".

4 - Ikea projecta loja na margem sul de Lisboa
O director de expansão da Ikea Portugal já admitiu publicamente que o próximo investimento na Grande Lisboa será na margem sul e contará com um centro comercial Ikea.

5 - Terceira fábrica de paços de ferreira abre em Junho
O complexo industrial de três fábricas de mobiliário da Swedwood Portugal, braço industrial do grupo sueco, vai funcionar a 100% no final de Junho. É um investimento superior a 30 milhões de euros.

por Pata-Hari » 17/1/2011 8:21

Fábricas do IKEA asseguram 1200 postos de trabalho
15 Janeiro 2011 | 22:28
Lusa
Imprimir|Enviar|Reportar Erros|Partihar|Votar|Total: 1 VotoTamanho

O grupo sueco IKEA vai assegurar um total de mais de 1200 postos de trabalho só nas unidades de fabrico em Paços de Ferreira, graças ao arranque da terceira fábrica da marca em Portugal.
Jorge Ferreira, um dos responsáveis da Swedwood Portugal, que é o braço industrial do grupo IKEA, explicou hoje que a construção da terceira unidade, que arrancou em Janeiro, finaliza o projecto iniciado em 2007, que previa a construção de três unidades de fabrico.

“A terceira unidade permitirá materializar na íntegra o projeto iniciado em 2007. Neste momento, está em fase de instalação, deverá estar operacional no verão de 2011 e vai criar mais 200 postos de trabalho elevando, assim, para cerca de 1200 postos de trabalho nas unidades de fabrico em Portugal do Grupo IKEA”, adiantou.

“A terceira unidade permitirá materializar na íntegra o projecto iniciado em 2007. Neste momento, está em fase de instalação, deverá estar operacional no verão de 2011 e vai criar mais 200 postos de trabalho elevando, assim, para cerca de 1200 postos de trabalho nas unidades de fabrico em Portugal do Grupo IKEA”, adiantou.

Com a implementação da terceira unidade de fabrico em Portugal a Swedwood dá prosseguimento à estratégia do grupo IKEA que prevê o aproveitamento da localização geográfica de Portugal.

“Esta nova unidade vem materializar a estratégia de grupo IKEA em Portugal de beneficiar da localização geográfica para podermos fazer o fornecimento do mercado asiático e pontualmente dos Estados Unidos através das linhas marítimas”, explanou o responsável da SwedWood.

O projecto da criação destas três unidades de fabrico do IKEA em Portugal assume particular importância para a zona de Paços de Ferreira, uma vez que contraria a tendência da taxa de desemprego da zona, conforme explicou o presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, Pedro Pinto.

“Este projecto ajuda a inverter a tendência relativamente ao desemprego e confirma as expectativas que tínhamos no início. Quando fizemos o contrato de investimento com estas fábricas tínhamos expectativa de contratar cerca de 500 postos de trabalho, neste momento já ultrapassa os 1300”, afirmou Pedro Pinto.

Para Pedro Pinto as vantagens para a economia do concelho de Paços de Ferreira são várias.

“Para além da maior parte dos trabalhadores serem de Paços de Ferreira o que tem, desde logo, impacto no desemprego, também tem implicações a nível do fornecimento de serviços disponibilizados em Paços de Ferreira. É o caso de fornecedores de máquinas, produtores de maquinaria, subcontratação de peças, componentes. Além de tudo aquilo que tem a ver com serviços, jardins, limpezas, manutenção industrial”, enumera.

Além disso, segundo Pedro Pinto, “é bom para a estratégia da região de captação de investimento ter uma referência mundial como a IKEA. É um bom cartão de visita para outros projectos e temos conseguido outros projectos internacionais, nomeadamente austríacos e belgas, graças à notoriedade deste projecto do IKEA”.

Questionado pela agência Lusa sobre a receptividade deste projecto pelos outros fabricantes de mobiliário de Paços de Ferreira, o presidente da autarquia afirmou que foi pacífica.

“Ao contrário do que se pensa este projecto não é incompatível com os restantes projectos na área do mobiliário porque não representa concorrência directa a esses projectos. O IKEA fornece um tipo de mobiliário diferente e a concorrência, essa sim, existe na oferta nas lojas, não nas fábricas”, explicou.

Os cerca de 200 novos postos de trabalho que vão ser criados com a terceira unidade da Swedwood Portugal são postos de trabalho que exigem mão-de-obra especializada, mas também mão-de-obra sem especialização específica.

“Os postos de trabalho são bastante diversificados. Existem funções que não requerem grande nível de especialização mas na maioria dos casos estes postos de trabalho requerem pessoas com capacidade pessoal, disponibilidade pessoal, capacidade de inovação”, afirmou Jorge Ferreira.

Administrador Fórum

por Pata-Hari » 18/5/2010 19:56

É isso mesmo, Carf. É por isso que eu levarei o nariz encarnado ao almoço e tudo!

(eu diria que é substituição de consumo por consumiveis mais baratos)
Administrador Fórum

por carf2007 » 18/5/2010 19:00

A Ikea não fintou a crise.

As pessoas é que têm menos poder de compra e recorrem a produtos mais baratos.

Há certas marcas e produtos que beneficiam em épocas de crise.

Curiosamente em alturas de crise também disparam as vendas de cosméticos, talvez as senhoras aqui do forum possam explicar porque ... Eu acho que é porque como têm que reduzir as compras de vestuário devido à crise, compensam com cosméticos "não posso levar uma roupa nova, mas vou dar nas vistas na mesma"
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare

Registado: 9/3/2007 23:32

por Elias » 18/5/2010 11:45

Maior Ikea ibérica abre a 25 de Maio em Loures
Jornal de Negócios Online
negocios@negocios.pt

Aquela que será a maior loja da cadeia sueca de mobiliário Ikea na Península Ibérica, localizada em Loures, já tem data certa para abrir. A unidade, que absorve um investimento de 70 milhões de euros, abre a 25 de Maio, informou hoje a empresa.

Em comunicado, a Ikea Portugal garante: “cumprindo o plano previsto, a IKEA Loures abrirá as suas portas ao mercado português já no próximo dia 25 de Maio”. A nova loja Ikea contará com uma área construída de 38.500m2, sendo a totalidade da área comercial de 20.600 m2, da qual faz parte uma área de exposição de 6.500m2, uma zona de complementos com 6.700 m2 e uma área de self-service com 7.400m2. A Ikea Loures contará ainda com um restaurante com capacidade para mais de 700 pessoas e um parque com cerca de 2.350 lugares de estacionamento gratuito.

No meu telefone a postar

por bestbland » 18/9/2009 9:36

Mais um , vieste juntar a festa. Bem realmente tinha razão. Preços semelhantes na europa.
O Best deseja um feliz Natal a todos os utilizadores

Registado: 20/2/2009 17:06

por mais_um » 18/9/2009 9:28

Boas!

Um gajo nãopode ir uma noite para os copos que abrem logo topicos "fracturantes"! :mrgreen: :mrgreen:

Saiu uma noticia bem recente sobre o preço da estante Billy em todo o mundo:

http://www.jornaldenegocios.pt/index.php?template=SHOWNEWS&id=386060

Estantes billy em Portugal são das mais baratas do mundo
Comprar uma estante billy em Portugal fica mais barato que em praticamente todo o mundo, com excepção dos Emirados Árabes Unidos (EAU), Reino Unido e Bélgica. Esta peça de mobiliário da marca Ikea custa, nas lojas portuguesas, 49,98 dólares (35 euros), o mesmo que em Espanha, França e Holanda. A média do preço das estantes billy , com dados de 38 países compilados pela própria empresa sueca, é de 60,09 dólares.

--------------------------------------------------------------------------------

Pedro Ferreira Esteves
pesteves@negocios.pt

Comprar uma estante “billy” em Portugal fica mais barato que em praticamente todo o mundo, com excepção dos Emirados Árabes Unidos (EAU), Reino Unido e Bélgica. Esta peça de mobiliário da marca Ikea custa, nas lojas portuguesas, 49,98 dólares (35 euros), o mesmo que em Espanha, França e Holanda. A média do preço das estantes “billy”, com dados de 38 países compilados pela própria empresa sueca, é de 60,09 dólares.

De acordo com a lista divulgada pela Bloomberg, as “billy” mais caras podem ser compradas em Israel, por 103,48 dólares, mais do dobro do preço nos EAU (47,64 dólares), o mercado onde o móvel do Ikea é mais barato do total dos países analisados. Depois de Israel, a popular “billy” atinge o segundo preço mais alto no Kuwait, nos 90,28 dólares.

Os preços foram recolhidos entre 7 e 9 de Setembro e convertidos em dólares com uma média da taxa cambial dos últimos 30 dias.

O que é a “billy”?

Provavelmente a peça de mobiliário interior mais vendida do mundo, as estantes do Ikea foram desenhadas por Gillis Lundgren. A “billy” nas suas palavras: “há 30 anos, foi-me dada a tarefa de desenhar uma solução de arrumação simples, funcional e prática para livros. Nunca poderia imaginar que as estantes ‘billy’ chegariam à casa de tantas pessoas em todo o mundo. Lembro-me de estar especialmente contente com as prateleiras reguláveis e com a profundidade da estante – ideal para livros. Também conseguíamos transportar em embalagens planas – uma ideia em que fui pioneiro. A estante é ainda hoje um dos meus artigos favoritos, e espero que continue a existir durante muitos mais anos”.

Se quiserem comparar preços podem ir a:

www.ikea.pt
www.ikea.es
http://www.ikea.com/fr/
http://www.ikea.com/de/

Um abraço,

Alexandre Santos
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por bestbland » 18/9/2009 9:20

Elias Escreveu:
bestblandina Escreveu:Elias, bem agora vou-me embora para o trabalho que hoje tenho mesmo que ir :lol: mas fico atento no telefone, :lol: .

Epá vê lá se ao menos hoje perguntas ao homem da bomba quanto ganha

Vou tentar :lol:
Mas depois dizias, achas que isso representa a média?
Será que o patrão não está chateado com ele ?
Atenção, já arranjei um anuncio das bombas em portugal, mas ando a pesquisar na espanha, mas está dificil.
Está dificil a vida do best, tá-se ta-se :lol: :lol:
Até já elias :wink:

por Elias » 18/9/2009 9:17

bestblandina Escreveu:Elias, bem agora vou-me embora para o trabalho que hoje tenho mesmo que ir :lol: mas fico atento no telefone, :lol: .

Epá vê lá se ao menos hoje perguntas ao homem da bomba quanto ganha

por bestbland » 18/9/2009 9:15

Elias Escreveu:
bestblandina Escreveu:Há certas afirmações que acho que não é preciso apresentar valores, no entanto quem o discorda tambem poderá apresentar os seus valores para contrariar os meus.

Mas como é que contraria valores se tu não apresentas valores nenhuns?

apresentas valores para contrariar a minha afirmação.
Bem elias, o resto já todo sabemos.
Eu apresentava o de sevilha e tu pedias o do barcelona, etc.
Elias, bem agora vou-me embora para o trabalho que hoje tenho mesmo que ir :lol: mas fico atento no telefone, :lol: .

por Elias » 18/9/2009 9:11

bestblandina Escreveu:Há certas afirmações que acho que não é preciso apresentar valores, no entanto quem o discorda tambem poderá apresentar os seus valores para contrariar os meus.

Mas como é que contraria valores se tu não apresentas valores nenhuns?

por bestbland » 18/9/2009 8:58

The Mechanic Escreveu:bestblandina
pata, não estou a perceber ? Eu falava da nova loja da ikea

best, a tua pergunta está errada. Se "não estás a perceber", tens de apresentar provas .
E se falavas da nova loja do ikea ,tens de dizer quanto ganha o homem da bomba de gasolina , quantas arvores tem à volta do edificio e se viste uma senhora com um carrinho de bébé .

Um abraço ,

The Mechanic

Mechanic, mesmo que eu apresentasse, diziam qual ? E depois dizia e o homem é familiar do dono ? etc?
Bem, não tinha fim.
Há certas afirmações que acho que não é preciso apresentar valores, no entanto quem o discorda tambem poderá apresentar os seus valores para contrariar os meus. Muitas das vezez lemos certos artigos que fica-nos na memoria e que depois torna-se um pouco ou mesmo dificil a sua apresentação.
Está dificil a vida do best no tal tópico :lol: :lol:

por The Mechanic » 18/9/2009 8:44

bestblandina

best, a tua pergunta está errada. Se "não estás a perceber", tens de apresentar provas .
E se falavas da nova loja do ikea ,tens de dizer quanto ganha o homem da bomba de gasolina , quantas arvores tem à volta do edificio e se viste uma senhora com um carrinho de bébé .

Um abraço ,

The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

por bestbland » 18/9/2009 8:33

Pata-Hari Escreveu:best, a tua afirmação está errada. Nem estás a falar da mesma loja.

por Pata-Hari » 18/9/2009 7:00

best, a tua afirmação está errada. Nem estás a falar da mesma loja.
Administrador Fórum

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], IX Hispana, PAULOJOAO, serdom, trilhos2006, zulu404 e 252 visitantes