Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Joseph Stiglitz diz que austeridade "não funciona"

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por bolo » 14/5/2011 20:39

Eu também concordo que a austeridade é um caminho duro, mas ficou a faltar a referência à forma de arranjar financiamento para dispensar a austeridade.
Sim, podemos pensar em contrair dívida para crescer economicamente, crescimento esse que nos renderá recursos para pagar a dívida. Mais ou menos como temos feito até aqui (só nos falta a parte de pagar a dívida).

Com as devidas diferenças, parece-me aquela máxima em que perante um perigo é fechar os olhos e acelerar. Se ficarmos vivos, é porque passámos. Se é para bater então não vale ficar vivo, com pernas partidas e a vegetar. Também acho que é apostar forte: ou tudo ou nada!

Também se pode fazer a analogia àquela máxima que defende que se acelerarmos, quando o acidente acontecer, nós já passámos!

O que precisamos é de soluções, à portuguesa e outras!
Acabei de me auto-promover a Principiante!
Aaahhgrrr,... os meus dedos não estalam!!!
TAMBÉM QUERO SER RICO! Por onde começo? Estou disposto a deixar de trabalhar!

Registado: 29/11/2007 2:18

por Pantone » 14/5/2011 14:51

Pata-Hari Escreveu:O Catroga precisa só e apenas de cumprir o que o FMI está a impor. Será um herói se cumprir. E que se deixe de devaneios e megalomanias outras.

Pois, mas coitado, já está confundido com a "grandeza" da TSU e ainda nem começou...

Registado: 4/1/2004 22:32

por Pata-Hari » 14/5/2011 14:44

O Catroga precisa só e apenas de cumprir o que o FMI está a impor. Será um herói se cumprir. E que se deixe de devaneios e megalomanias outras.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Pantone » 14/5/2011 14:33

migluso Escreveu:
Muffin Escreveu:
Fingerspitzengefuhl Escreveu:Claro este e o Krugman nunca vão assumir que estão errados, porque raio iriam fazer isso?

Porque têm estado acertados na explicação do que tem passado e nas previsões que têm feito?!

Quando?!? :roll:

Muffin,

Salvo erro já debati contigo este assunto...Exacto...

Afinal já ficaram claros os nossos pontos de vista...lol

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... sc&start=0

Esta semana Catroga disse algo do género "devíamos chamar o Krugman para ele nos dizer como é que devemos fazer"...

E eu pensei cá para mim... cum catroga... tamos condenados... espero bem que vá o Duque, Santos Pereira, Cantiga Esteves ou Ricardo Reis para a pasta das finanças.

O mais provável é Catroga não ler Krugman há anos, no mínimo...

Quando?! quase todos os dias... mas o que ele escreve, aliás, como o artigo do Stiglitz citado acima pouca aplicação tem para o caso Português, mas sim com a Europa em geral, políticas macro e estratégias do BCE e dos governos que decidem.

Eu leio o que ele, e outros escrevem, e tu, lês, ou tiras conclusões com base em ideias pré-concebidas, como infelizmente é tão comum ver-se?

por migluso » 13/5/2011 22:56

Muffin Escreveu:
Fingerspitzengefuhl Escreveu:Claro este e o Krugman nunca vão assumir que estão errados, porque raio iriam fazer isso?

Porque têm estado acertados na explicação do que tem passado e nas previsões que têm feito?!

Quando?!? :roll:

Muffin,

Salvo erro já debati contigo este assunto...Exacto...

Afinal já ficaram claros os nossos pontos de vista...lol

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... sc&start=0

Esta semana Catroga disse algo do género "devíamos chamar o Krugman para ele nos dizer como é que devemos fazer"...

E eu pensei cá para mim... cum catroga... tamos condenados... espero bem que vá o Duque, Santos Pereira, Cantiga Esteves ou Ricardo Reis para a pasta das finanças.

O mais provável é Catroga não ler Krugman há anos, no mínimo...
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits

Registado: 16/11/2009 18:45

por Pantone » 13/5/2011 21:29

por Pantone » 13/5/2011 21:19

Devem-se tomar estas ideias, no contexto europeu, e de acordo com o tema - sustentabilidade do Euro.

por Fingerspitzengefuhl » 13/5/2011 21:18

Stiglitz afirma que os líderes europeus estão agarrados ao “fetichismo do défice”. A austeridade não funciona, não leva à criação de economias mais eficientes nem a um crescimento mais rápido”, refere.

Foi esta mesma ideologia económica, que este senhor e os seus colegas já há mais de dez anos pregavam, e que os nossos políticos desde então seguiram, que trouxe Portugal à situação de bancarrota em que se encontra.

Claro este e o Krugman nunca vão assumir que estão errados, porque raio iriam fazer isso?

Registado: 9/2/2010 6:36

Joseph Stiglitz diz que austeridade "não funciona"

por Elias » 13/5/2011 21:08

Nobel da Economia, Joseph Stiglitz, diz que austeridade "não funciona"
por Ana Tomás, Publicado em 13 de Maio de 2011 | i online

Stiglitz afirma que o euro pode vir a acabar

Joseph Stiglitz, prémio Nobel da Economia em 2001, afirma que as medidas de austeridade “não funcionam” e impedem a criação de emprego necessária ao crescimento económico.

Citado pela Bloomeberg, o economista diz que “a austeridade é uma experiência que já foi tentada antes com o mesmo resultado”, acrescentando que cortes orçamentais em ciclos de fraco crescimento levam a um aumento do desemprego e travam a recuperação.

Stiglitz afirma que os líderes europeus estão agarrados ao “fetichismo do défice”. A austeridade não funciona, não leva à criação de economias mais eficientes nem a um crescimento mais rápido”, refere.

Uma sondagem feita pela Bloomberg, publicada hoje, revela que a maioria dos investidores não acredita que Portugal consiga pagar a dívida, apesar das restrições orçamentais.

De acordo com «Bloomberg Global Poll», cerca de 60 por cento dos investidores apostam no incumprimento português face aos compromissos financeiros assumidos, estimando que o mesmo aconteça com a Grécia e a Irlanda.

Registado: 5/11/2002 12:21

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], macau5m, silva_39 e 251 visitantes