Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Na Grécia foi/é assim… E em Portugal, como será?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por helderjsm » 12/5/2011 16:15

Arte-Sacra Escreveu:Professores gregos assaltam a TV Pública

LEGENDADO

<iframe width="640" height="390" src="http://www.youtube.com/embed/YH1g1NY-Gk8" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

Porque é que puseram aqui a polícia? Porque não nos deixam invadir a televisão pública? Realmente a polícia são uns cães (como diz um dos manifestantes) ao não deixar uma grupo histérico e descontrolado entra pelas instalações a dentro...
Melhores cumprimentos,
Helder Magalhães

Registado: 23/10/2009 8:52

por Arte-Sacra » 12/5/2011 13:53

Professores gregos assaltam a TV Pública

LEGENDADO

<iframe width="640" height="390" src="http://www.youtube.com/embed/YH1g1NY-Gk8" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

Registado: 4/5/2008 16:15

por Pata-Hari » 12/5/2011 7:12

Pois, o problema de base não está na dívida mas no que a gera... E em todos os casos os problemas estão bem identificados, ou pelo menos muitos dos problemas.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Elias » 11/5/2011 21:25

Greve geral na Grécia termina com graves confrontos entre manifestantes e polícia
11 Maio 2011 | 19:26
Ana Luísa Marques - anamarques@negocios.pt

Na segunda greve geral de 2011, 20 mil pessoas saíram às ruas para protestar contra as medidas de austeridade.

As manifestações de hoje terminaram com graves confrontos entre os participantes e a polícia, que provocaram, pelo menos, um ferido grave.

A greve, a segunda desde o início do ano, afectou aeroportos, portos, hospitais e escolas e levou cerca de 20 mil manifestantes para as ruas. Os gregos protestam contra uma nova vaga de medidas de austeridade anunciadas recentemente pelo governo e que inclui um ambicioso plano de privatizações.

De acordo com "El País", a polícia de Atenas utilizou gás lacrimogéneo para dispersar um grupo de manifestantes violentos. "Um porta-voz da polícia informou que as unidades anti-distúrbios foram agredidas por um grupo de encapuçados. Como consequência, um agente sofreu ferimentos ligeiros e, pelo menos, três pessoas foram detidas", escreve o "site" do diário espanhol.

A greve geral, convocada pela Confederação de Trabalhadores da Grécia e pelo Sindicato de Funcionários Civis, obrigou ao cancelamento de mais de cem voos, já que os controladores aéreos estiveram parados durante quatro horas. Os barcos e cruzeiros para as ilhas e para Itália também foram cancelados, as escolas encerradas e os hospitais públicos funcionaram apenas em casos de emergência.

Esta greve ocorre numa altura em que está em discussão um ajustamento ao pacote de ajuda externo. Este ajustamento poderá passar pelo prolongamento do prazo ou pelo aumento do montante da ajuda mas deverá obrigar a Grécia a cumprir com mais celeridade as medidas de austeridade já anunciadas.

Com os juros da dívida pública em níveis muito elevados, é quase impossível que o país consiga regressar aos mercados já a partir do primeiro trimestre de 2011, tal como estava previsto no plano de ajuda externa.

Assim, a solução terá que passar por um ajustamento do plano de ajuda. No entanto, nos últimos dias começaram a surgir rumores de que a Grécia poderá precisar de reestruturar a dívida, ou mesmo, abandonar o euro.

Vários líderes europeus e membros do Banco Central Europeu têm, nos últimos dias, vindo a público negar estas duas hipóteses. Ainda hoje, Olli Rehn, Comissário Europeu para os Assuntos Económicos, afirmou que uma reestruturação da dívida não vai resolver os problemas do país.

Registado: 5/11/2002 12:21

por Mcmad » 19/1/2011 1:06

Aterragem da economia na realidade. Viver com o que se tem. Criar bases sólidas para o futuro.
Confira as minhas opiniões

http://markoeconomico.blogspot.com/

Registado: 29/11/2007 10:26

por Mares » 18/1/2011 19:05

- Forte subída no PSI20... ( :?: )
- Eleições antecípadas... ( :?: )
- Inflação alta...
- Queda nos preços do imobiliário...
- Retração no consumo e no PIB... (maior que o previsto ? )
- Aumento na taxa de desemprego... (comparável à taxa de Espanha?)
- A ganância dos outros poderá gerar-lhe lucros.
- A sua ganância poderá levá-lo à ruína.

Registado: 20/10/2010 17:33

por Pata-Hari » 18/1/2011 18:55

queda nos ratings do país,
aumento do custo do crédito para as instituições.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por pvg80713 » 18/1/2011 17:55

vamos lá tentar perceber o que vai acontecer...

Corte do sub férias e 13º mês.
Corte nas reformas.
Despedimentos na FP.
Mais cortes no estado Social.

que mais ?

Registado: 19/4/2005 11:11

por Mares » 18/1/2011 2:26

MarcoAntonio Escreveu:
Mares Escreveu:Então será melhor dar esses subsídios se as pessoas aceitarem trabalhar nas empresas...

Aí terêmos outros efeitos.

Eu por acaso já sugeri algo nesses moldes para o subsídio de desemprego num tópico aqui há uns meses atrás (para se saber do que é que estou a falar convém ler o texto todo, salvo erro está num tópico do Atomez sobre medidas para o mercado de trabalho).

Mas a minha percepção é que existe um "medo" enorme em mexer nestas coisas e vai tudo de mansinho, com medidas muito discretas e de pouco alcance.

Aparentemente é mais fácil subir 2 ou 3% no IVA do que (ai jesus) ir mexer algo no subsídio de desemprego ou nas pensões de reforma.

Deixa só terminar (pois faz-se tarde)

Temos de mudar de vida, isso é certo.

Se não formos nós a fazê-lo, alguém o fará por nós.

Espero que as reformas sejam aquelas que melhor irá atender a todos e com mais justiça social.

Temos muita gente sendo marginalizada na nossa sociedade e ao mesmo tempo criámos um sentimento de "riqueza" que em nada corresponde à verdade e só empobreçe o povo como um todo.

Boa noite.

Mares.

por MarcoAntonio » 18/1/2011 2:15

Mares Escreveu:Então será melhor dar esses subsídios se as pessoas aceitarem trabalhar nas empresas...

Eu por acaso já sugeri algo nesses moldes para o subsídio de desemprego num tópico aqui há uns meses atrás (para se saber do que é que estou a falar convém ler o texto todo, salvo erro está num tópico do Atomez sobre medidas para o mercado de trabalho).

Mas a minha percepção é que existe um "medo" enorme em mexer nestas coisas e vai tudo de mansinho, com medidas muito discretas e de pouco alcance.

Aparentemente é mais fácil subir 2 ou 3% no IVA do que (ai jesus) ir mexer algo no subsídio de desemprego ou nas pensões de reforma.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Mares » 18/1/2011 2:09

MarcoAntonio Escreveu:Mas a questão porque eu falei disto (RSI) agora nem foi propriamente pelo peso que tem no orçamento, como mencionei, mas porque essas pessoas deixam de produzir passando apenas a consumir, que era mais do que se estava a falar...

Isto, por várias razões tira capacidade produtiva e capacidade competitiva às empresas. Pelo menos por estas três razões:

1) A massa de trabalhadores reduz-se (menos trabalhadores, menos produção);

1) As empresas (e quem trabalha) pagam mais impostos - nas suas variadas formas - não podendo ser tão competitivas nos seus produtos e serviços;

2) As empresas têm de oferecer salários mais altos para conseguir "concorrer" com as prestações sociais e convencer as pessoas a trabalhar (ou parte delas), perdendo por essa via também competitividade.

Então será melhor dar esses subsídios se as pessoas aceitarem trabalhar nas empresas...

por MarcoAntonio » 18/1/2011 2:04

Mares Escreveu:Entendo a tua colocação.

Agora imagina os aposentados que não tem filhos, casa própria e receberem €4.000,00 mês.

Mas eu também sou contra a desproporção das reformas/pensões e as reformas antecipadas. Eu já falei disso tudo noutros tópicos...

:wink:

Mares Escreveu:Como vamos fazer?

Corrigir. Mas o Estado tem sempre grande dificuldade em retirar o que já deu e prefere cobrar novas taxas ou aumentar as existentes a reduzir previlégios...

Algo em relação ao qual sou profundamente contra e totalmente a favor da distribuição "pesada" dos sacrifícios (que implica retirar mais a quem mais benefícia, o que na prática é quase o oposto do que o Estado faz quando começamos a falar de pensões e reformas).
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Mares » 18/1/2011 1:59

MarcoAntonio Escreveu:
Mares Escreveu:Sim, o valor anual é maior.

Mas 100 e tal euros por cada (em média) é assim tanto?

A questão é complexa e não deve ser abordada, na minha opinião, pelo prisma de "ser assim tanto".

O que tens de realmente fazer é comparar o que recebe uma família de prestações sociais no total, adicionar-lhe outras ajudas (como despesas que deixa de ter: a título de exemplo, não pagar 1€ que seja na alimentação dos filhos que tiver no ensino, etc).

Soma tudo e verifica quanto dá.

Depois, compara com o que aufere uma família em que os dois adultos recebem salários de entrada (à roda do salário mínimo), têm gastos decorrentes por trabalharem (como em transporte e gastos acrescidos em alimentação), etc.

Podes ainda subir um pouco mais a fasquia para quem recebe um pouco mais e passa a ter de pagar a alimentação dos filhos nas escolas, quando são novos e por trabalharem muitos têm de os colocar em infantários e pagá-lo (algo que os que estão com prestações sociais chegam tb a ter gratuitamente), etc, etc.

Portanto, a questão é complexa e o resultado é que muitas famílias chegam à conclusão que não vale a pena trabalhar. Claro, não podem ter grandes ambições mas dá para sobreviver e se "resolvessem" trabalhar pouco mais beneficiariam e isso não justifica as dores de cabeça e as dores de costas adicionais.

O Estado não pode, na minha opinião, incentivar assim tanto as pessoas a ficarem em casa. Claro que já começou a emendar a mão mas ainda tem de apertar mais a malha na minha opinião (enquanto existirem pessoas saudáveis pelo rendimento mínimo ao mesmo tempo que na mesma zona existem empresas a oferecer salários de 600 euros e ninguém aparece para ocupar esses lugares... algo está mal!).

Eu não sou a favor da extinção destas ajudas sociais, sou a favor de uma utilização racional e este tipo de ajuda tem de ser um último recurso que meramente ajude as pessoas a sobreviver com um mínimo de dignidade e não uma "profissão alternativa".

Entendo a tua colocação.

Agora imagina os aposentados que não tem filhos, casa própria e receberem €4.000,00 mês.

Imagina que são 600 mil e em cada ano são 7 mil milhões a mais nas contas do Estado.

Imagina que tanto o número como o valor cresce todos os anos exponencialmente.

Imagina que, além do que o Estado paga, ainda precisa de se ir financiar ao mercado a taxas de juros de 6-7%.

Como vamos fazer?

por MarcoAntonio » 18/1/2011 1:55

Mas a questão porque eu falei disto (RSI) agora nem foi propriamente pelo peso que tem no orçamento, como mencionei, mas porque essas pessoas deixam de produzir passando apenas a consumir, que era mais do que se estava a falar...

Isto, por várias razões tira capacidade produtiva e capacidade competitiva às empresas. Pelo menos por estas três razões:

1) A massa de trabalhadores reduz-se (menos trabalhadores, menos produção);

1) As empresas (e quem trabalha) pagam mais impostos - nas suas variadas formas - não podendo ser tão competitivas nos seus produtos e serviços;

2) As empresas têm de oferecer salários mais altos para conseguir "concorrer" com as prestações sociais e convencer as pessoas a trabalhar (ou parte delas), perdendo por essa via também competitividade.
Imagem

Administrador Fórum

por Mares » 18/1/2011 1:53

MarcoAntonio Escreveu:Hmm, dá-se mais o caso de eles nos estarem a emprestar dinheiro para podermos continuar a comprar os mesmos artigos. Dito de outra forma: estão-nos a vender produtos "a juros".

:mrgreen:

E o "problema" surge quando eles começam a achar que nós não vamos conseguir honrar a dívida "de juros".

:lol:

bem... e terminou-se com a questão do terrorismo e que os americanos e chineses precisam da europa :)

Ó povo..... :roll:

por MarcoAntonio » 18/1/2011 1:49

Mares Escreveu:Sim, o valor anual é maior.

A questão é complexa e não deve ser abordada, na minha opinião, pelo prisma de "ser assim tanto".

O que tens de realmente fazer é comparar o que recebe uma família de prestações sociais no total, adicionar-lhe outras ajudas (como despesas que deixa de ter: a título de exemplo, não pagar 1€ que seja na alimentação dos filhos que tiver no ensino, etc).

Soma tudo e verifica quanto dá.

Depois, compara com o que aufere uma família em que os dois adultos recebem salários de entrada (à roda do salário mínimo), têm gastos decorrentes por trabalharem (como em transporte e gastos acrescidos em alimentação), etc.

Podes ainda subir um pouco mais a fasquia para quem recebe um pouco mais e passa a ter de pagar a alimentação dos filhos nas escolas, quando são novos e por trabalharem muitos têm de os colocar em infantários e pagá-lo (algo que os que estão com prestações sociais chegam tb a ter gratuitamente), etc, etc.

Portanto, a questão é complexa e o resultado é que muitas famílias chegam à conclusão que não vale a pena trabalhar. Claro, não podem ter grandes ambições mas dá para sobreviver e se "resolvessem" trabalhar pouco mais beneficiariam e isso não justifica as dores de cabeça e as dores de costas adicionais.

O Estado não pode, na minha opinião, incentivar assim tanto as pessoas a ficarem em casa. Claro que já começou a emendar a mão mas ainda tem de apertar mais a malha na minha opinião (enquanto existirem pessoas saudáveis pelo rendimento mínimo ao mesmo tempo que na mesma zona existem empresas a oferecer salários de 600 euros e ninguém aparece para ocupar esses lugares... algo está mal!).

Eu não sou a favor da extinção destas ajudas sociais, sou a favor de uma utilização racional e este tipo de ajuda tem de ser um último recurso que meramente ajude as pessoas a sobreviver com um mínimo de dignidade e não uma "profissão alternativa".
Imagem

Administrador Fórum

por Mares » 18/1/2011 1:41

MarcoAntonio Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:Mares, tenho a impressão que te esqueceste que um ano tem doze meses...

E convém sublinhar que o valor por beneficiário é mais baixo (foi ai que eu cometi um lapso no primeiro valor, conforme referi atrás). O valor por beneficiário andará na casa dos 100 e tal euros (basta olhar para a tabela que entretanto colocaste para se ter uma estimativa por alto).

Sim, o valor anual é maior.

Isso não dá alguma "paz social" e o retorno não será maior para toda a sociedade?

por MarcoAntonio » 18/1/2011 1:34

MarcoAntonio Escreveu:Mares, tenho a impressão que te esqueceste que um ano tem doze meses...

E convém sublinhar que o valor por beneficiário é mais baixo (foi ai que eu cometi um lapso no primeiro valor, conforme referi atrás). O valor por beneficiário andará na casa dos 100 e tal euros (basta olhar para a tabela que entretanto colocaste para se ter uma estimativa por alto).
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 18/1/2011 1:31

Mares, tenho a impressão que te esqueceste que um ano tem doze meses...

E quando eu digo que o custo real é superior, é porque para além das prestações, há toda uma estrutura que apoia este "serviço social" e que tem custos (com pessoal, com a fiscalização, com a logística, etc).
Imagem

Administrador Fórum

por Mares » 18/1/2011 1:30

artista Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:
Mares Escreveu:Estou vendo o programa "Prós & Contras" e só leva-me a concluír....

O problema na Europara é dos ALEMÃES!!!

E Pq?

-Eles trabalham demais!!

-Fazem cortes nos salários

- Fazem contenção salarial!!

Assim, como podemos viver com estes gajos??!?!? :wink:

Pior do que isso, os tipos matam-se a trabalhar para produzir e nos vender os carros de luxo que tanto gostamos de comprar.

Assim não dá, né?

Isso é que os preocupa, se não nos tiverem a quem é que vão vender os artigos de luxo que produzem?! Só lhes resta emprestar-nos dinheiro! :mrgreen: :mrgreen:

... Infelizmente parece que estão a ficar fartos de o fazerem e estão a exigir outro tipo de esforços para nos continuarem a emprestar! Que chatice, não é nada agradável :mrgreen:

abraços

artista

bem... temos "zimmer" .... :wink:

por Mares » 18/1/2011 1:27

MarcoAntonio Escreveu:Uma correcção: estritamente com as prestações, o montante é mais baixo do que o referi, ie, ronda os 400 milhões de euros (eu estava a considerar valores por beneficiario que na verdade são por familia, na minha estimativa anterior).

Contudo o peso desta acção social não se esgota na prestação em si, o custo real para o Estado é superior a esses 400 milhões de euros.

MarcoAntonio,

350 mil beneficiários com 200 euros cada (valor máximo) terêmos 70 milhões de euros.

Como chegas a "o custo real para o Estado é superior a esses 400 milhões de euros"?

por MarcoAntonio » 18/1/2011 1:27

Hmm, dá-se mais o caso de eles nos estarem a emprestar dinheiro para podermos continuar a comprar os mesmos artigos. Dito de outra forma: estão-nos a vender produtos "a juros".

:mrgreen:

E o "problema" surge quando eles começam a achar que nós não vamos conseguir honrar a dívida "de juros".

:lol:
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 18/1/2011 1:28, num total de 1 vez.
Imagem

Administrador Fórum

por artista_ » 18/1/2011 1:23

MarcoAntonio Escreveu:
Mares Escreveu:Estou vendo o programa "Prós & Contras" e só leva-me a concluír....

O problema na Europara é dos ALEMÃES!!!

E Pq?

-Eles trabalham demais!!

-Fazem cortes nos salários

- Fazem contenção salarial!!

Assim, como podemos viver com estes gajos??!?!? :wink:

Pior do que isso, os tipos matam-se a trabalhar para produzir e nos vender os carros de luxo que tanto gostamos de comprar.

Assim não dá, né?

Isso é que os preocupa, se não nos tiverem a quem é que vão vender os artigos de luxo que produzem?! Só lhes resta emprestar-nos dinheiro! :mrgreen: :mrgreen:

... Infelizmente parece que estão a ficar fartos de o fazerem e estão a exigir outro tipo de esforços para nos continuarem a emprestar! Que chatice, não é nada agradável :mrgreen:

abraços

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Mares » 18/1/2011 1:22

Coloco também a tabela com os valores atribuídos no RSI.
Anexos
RSI_valores.png
RSI_valores.png (27.84 KiB) Visualizado 1506 vezes

por MarcoAntonio » 18/1/2011 1:21

Uma correcção: estritamente com as prestações, o montante é mais baixo do que o referi, ie, ronda os 400 milhões de euros (eu estava a considerar valores por beneficiario que na verdade são por familia, na minha estimativa anterior).

Contudo o peso desta acção social não se esgota na prestação em si, o custo real para o Estado é superior a esses 400 milhões de euros.
Imagem

Administrador Fórum

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Dar Adal, darkreflection, Garfield, karaya75, m-m, malakas, Manchini888, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, PMP69, silva_39, TheKuby, trilhos2006 e 262 visitantes