Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Pensamento para o 25º de Abril

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Mares » 13/5/2011 12:59

Reformas milionárias quase que duplicam nos primeiros cinco meses do ano

Valor médio de cada pensão está nos 1.360 euros. Ministério da Justiça é dos que mais contribui para as reformas acima dos quatro mil euros.

Há cada vez mais portugueses a reformarem-se e com pensões mais altas. Segundo os dados da Caixa Geral de Aposentações (CGA), as reformas milionárias quase que duplicaram. Entre Janeiro e Maio de 2011 (a CGA já divulgou as listas do próximo mês), há 218 pessoas com pensões acima dos quatro mil euros. Em igual período do ano passado, havia 118.

É no Ministério da Justiça que se encontram muitas dessas pensões, beneficiando juízes desembargadores, juízes conselheiros, procuradores da república e procuradores gerais-adjuntos. No entanto, não é só neste Ministério que se encontram estes casos: professores catedráticos, chefes de serviço hospitalares e embaixadores são outros exemplos de trabalhadores com direito a pensões acima dos quatro mil euros.

O valor médio das pensões também regista uma tendência de subida.Nos primeiros cinco meses de 2010, era de 1.319 euros; este ano, vai nos 1.360 euros. Ou seja, e em média, o Estado gasta mais 41 euros por pensão este ano face aos cinco primeiros meses de 2010.

Ainda de acordo com os dados da Caixa Geral de Aposentações, nos primeiros cinco meses do ano reformaram-se quase 10 mil pessoas, mais duas mil que no ano passado.

Tudo somado, isto significa que as despesas com as pensões são cada vez maiores, numa altura em que o país enfrenta sérias dificuldades financeiras. Os novos pensionistas de 2011 vão custar ao Estado 12 milhões de euros por mês. Isto significa um aumento de 28% relativamente a 2010, uma vez que, em igual período do ano ano passado, os novos pensionistas de então representavam um custo de quase 10 milhões de euros.

Os números de 2011 também confirmam a tendência de reformas no sector da saúde. Nos primeiros cinco meses do ano, a tutela regista a saída de 1.611 trabalhadores, mais 500 que no mesmo período do ano passado.

http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.as ... did=152152

- A ganância dos outros poderá gerar-lhe lucros.
- A sua ganância poderá levá-lo à ruína.

Registado: 20/10/2010 17:33

por varus » 11/5/2011 8:24

Elias

Salazar aconselhou, ou obrigou o pai de D.Duarte a casar com a prima do ramo brasileiro dos Bragança descendentes de D.Pedro, para não haver dúvidas no futuro relativamente á legitimidade.

Como sabes D,Mnuel II, morre sem descendentes , e restava os descendentes de D.Miguel ou ramo brasileiro Bragança e Borbon.

Acho que actualmente , já não existem dúvidas .

O rei é um simbolo , de uma nação , em que os seus antepassados estão intimamente ligados á nação .

Em espanha o rei é um simbolo de união das diversas regiões , O próprios espanhóis, sabem muito bem da sua importância, como já Franco tinha entendido .

Registado: 21/3/2009 15:45

por Elias » 11/5/2011 0:02

varus Escreveu:Só há um candidato que tem direito ao trono, Dom Duarte de Bragança .

varus,

Creio que sabes que há muita discussão em torno disso.

o Dom Duarte Pio descende do Dom Miguel. A sua legitimidade é duvidosa devido à Lei do Banimento, que certamente conheces - de acordo com esta lei, datada de Dezembro de 1834, ficaram excluídos “para sempre do direito de suceder na Coroa” o rei D. Miguel I e seus descendentes.

Agora eu pergunto que monarquia é esta que defendes que nem sequer respeita os decretos emanados de anteriores monarcas.

Para além desta questão, eu pergunto: porque carga de água hei-de aceitar como chefe de Estado um indivíduo só porque ele descende de uma determinada linhagem? Que mérito tem ele para poder ocupar esse cargo? Que provas deu de ser capaz de assumir a chefia de um estado?

Registado: 5/11/2002 12:21

por Valete » 10/5/2011 23:57

Dom Duarte? Antes o Rei dos Frangos.
In God we trust, all others bring data.

Registado: 2/10/2006 17:40

por varus » 10/5/2011 23:54

Elias

Só há um candidato que tem direito ao trono, Dom Duarte de Bragança .

A resposta já sabes ....

por Elias » 10/5/2011 23:19

varus Escreveu:Há muitos anos só votei num partido , que era o PPM , porque sou monárquico.

E já agora quem escolhias para rei? E porquê?

por varus » 10/5/2011 23:17

Elias :

Como já disse diversas vezes, não voto , ou voto em branco e nas últimas presidenciais votei Coelho.

Há muitos anos só votei num partido , que era o PPM , porque sou monárquico.

A democracia em Portugal , já não existe , mas sim uma partidocracia ,e que alimenta uma grande clientela , e esta apoia o sistema.

O estado novo foi a única saída para um beco sem saída em que o país se encontrava em 1926, não foi perfeito, teve muitos defeitos, mas foi a solução exequível .

A democracia está doente em muitos países , ou há uma regeneração , ou a longo prazo pode sucumbir, porque existem alguns regimes totalitários , ou falsas democracias que estão a ter sucesso económico , poder geoestratégico e militar.

Aconselho a ver o video de ontem dos " Prós e contras", em que houve uma intervenção muito curiosa, de um professor universitário, em que questiona o papel dos partidos, é na 1ª parte.

por Elias » 10/5/2011 20:04

mfsr1980 Escreveu:Onde é que vês escrito que eu sou o único gajo honesto?

Bem, tu escreveste "nós não somos honestos". Estavas a referir-te aos portugueses, pelo que percebi.

A seguir escreveste "Claro que me estou a excluir! Considero-me honesto pelo menos nas coisas elementares!"

Ou seja, escreveste que os portugueses não são honestos e a seguir auto-excluíste-te. Não excluíste mais ninguém.

A dedução de que te consideras o único gajo honesto é lógica, não é?

por Elias » 10/5/2011 20:02

varus Escreveu:És um admirador compulsivo destes políticos falhados , que trouxeram o país para esta situação dramática e penosa para as futuras gerações.

varus, já te disse isto antes e volto a dizer: não faças suposições a meu respeito.

Eu não escrevi em lado nenhum que era admirador compulsivo destes políticos.

Acho incorrecto da tua parte estares a atribuir-me declarações que eu não proferi.

varus Escreveu:Ainda duvidas das capacidades dos políticos dos estado novo , que puseram o país na senda do crescimento e na última fase a crescer com taxas mais elevadas que os países da europa ocidental. Ainda os consideras falhados...

Eu não escrevi em lado nenhum que eram falhados.
Continuas a fazer suposições.

varus Escreveu:Tens de reflectir profundamente , e vais ver que estás ser profundamente pela propaganda da partidocracia medíocre e nefasta para o país.

Estás enganado. Eu nem sequer voto.

Mas já agora diz-me lá: és contra a democracia? Que sistema é que defendes? Em lugar de estares aqui a papaguear que o Salazar é que era, diz lá o que é que em tua opinião deve ser feito para resolver os problemas do país.

por mfsr1980 » 10/5/2011 19:53

Onde é que vês escrito que eu sou o único gajo honesto?
O que eu disse é que hoje predomina a chico-expertiçe, a mentira e tudo o o mais que de negativo encontres na nossa sociedade. É comum, um autocarro de adeptos selvagens entrar numa cafetaria e deixar um lastro de destruição inimaginável. Rudeza? Não, que ideia!
Para tua informação antes do 25A a honra era uma preocupação constante, hoje é o que se vê!

Abraço

Registado: 3/5/2007 13:55

por varus » 10/5/2011 19:49

Elias

És um admirador compulsivo destes políticos falhados , que trouxeram o país para esta situação dramática e penosa para as futuras gerações.
Ainda duvidas das capacidades dos políticos dos estado novo , que puseram o país na senda do crescimento e na última fase a crescer com taxas mais elevadas que os países da europa ocidental. Ainda os consideras falhados...

Tens de reflectir profundamente , e vais ver que estás ser profundamente pela propaganda da partidocracia medíocre e nefasta para o país.

por Elias » 10/5/2011 19:35

mfsr1980 Escreveu:Claro que me estou a excluir! Considero-me honesto pelo menos nas coisas elementares!

Ah bom, já fiquei esclarecido. Somos um país de gente rude e desonesta, com uma honrosa excepção: o mfsr1980, que é o único gajo honesto neste país.

mfsr1980, se realmente te consideras o único gajo honesto neste país, não achas que tens obrigação de te candidatar a primeiro-ministro?

por mfsr1980 » 10/5/2011 19:31

Claro que me estou a excluir! Considero-me honesto pelo menos nas coisas elementares!

Restrições ao consumo de leite em 1960? Não querias ordenhar a vaca, preguiçoso!
Olha, mesmo assim tinhas sorte, hoje não conseguirias 1 litro de leite na aldeia porque o que não falta praí são aldeias abandonadas.

Abraço mfsr1980

por Elias » 10/5/2011 19:27

varus Escreveu:Mas o país estava num processo rápido de modernização, não foi o 25A que veio alterar o curso da história, pelo contrário atrasou.

?

por varus » 10/5/2011 19:26

Esse racionamento do leite foi após 25A , ainda me lembro muito bem .

Estás só a ver o que nos pode esperar, espero que não.

Conheci o mundo rural na década de 60, e esse panorama era idêntico em Itália, espanha, etc.
Mas muitas das vezes , não era sinónimo de falta de dinheiro ou de recursos.
Ainda há pouco tempo em conversa com um amigo advogado , dizia que muitas pessoas e clientes no Minho , tinham as casas novas construídas , mas não as habitavam , preferiam viver nas antigas com os animais ...

Um exemplo pessoal , o meu pai tinha uma pequena quinta no douro , e o caseiro tinha já uma casa razoável , mas antiga , para quem vinha da cidade , metia um bocado de confusão , porque não estava habituado .
Mas era um caseiro endinheirado , porque foi comprando terras e construiu casas, fruto do seu trabalho, porque nos anos 60 e 70, a agricultura dava dinheiro, para quem jeito.

Uma vez os meus pais deram boleia a senhora que nos ía indicar o caminho , nas Beiras , anos 60.
Comentava pelo caminho " Nesta aldeia são todos ricos, até casam entre eles, para o dinheiro não fugir ", a aldeia em causa aparentemente era muito pobre.

Temos de ter algum cuidado com as aparências.

Mas o país estava num processo rápido de modernização, não foi o 25A que veio alterar o curso da história, pelo contrário atrasou.

por Elias » 10/5/2011 19:10

mfsr1980 Escreveu:Tenho imensa pena do Povo Português.
São rudes até dizer chega!!!

Pela forma como generalizas, posso concluir que te consideras uma pessoa rude?

mfsr1980 Escreveu:Nós não somos honestos!

Pela forma como generalizas, posso deduzir que te consideras desonesto?

por mfsr1980 » 10/5/2011 19:07

Caro Elias,
Não estou a brincar, NÃO!
A nossa situação é bem mais complicada porque não produzimos nada!
Aquela de apresentar um video com um resumo dos nossos "feitos" para pedir dinheiro emprestado e ainda por cima dizendo que separámos o mundo em 2 partes e que ficámos com a melhor parte(trágica chico-expertiçe portuguesa) têm o efeito contrário.
Nós não somos honestos! Nós agimos de má fé todo o tempo porque sabiamos que iamos para a bancarota!
Os Filandeses devem ter pensado, já que são tão bons e tão espertos, vamos-lhes cobrar 5~6%.
Não é preciso ser mágico, para perceber que lá para o largo do Rato, já devem estar a pensar como dar a volta ao texto às imposições do FMI/FEEF.
Ora, isso é uma maneira muito portuga de ser, é mesmo rudeza!

Abraço

por Elias » 10/5/2011 19:01

varus Escreveu:Só conheces a abundância actual, rapaz .

Não faças suposições a meu respeito.

varus eu nasci na década de 1960 e ainda tive contacto com situações de escassez - nomeadamente de leite, que era racionado (cada pessoa podia levar 1 litro).

Desde muito novo tive contacto frequente com as pessoas que então viviam no meio rural, sem água, sem electricidade, sem telefone e cuja comida diária era sopa de couves. Viviam em condições de insalubridade que metia nojo. E não eram mendigos - eram trabalhadores rurais que ganhavam o seu dia na lavoura, como então se dizia.

Quem cresceu e sempre viveu na cidade, pode nunca ter tomado contacto com esta realidade e pode de facto ter formado um retrato diferente do país - para melhor. Mas o país real, aquilo que se encontrava nas aldeias, era muito diferente da realidade urbana. Quem não tiver passado algum tempo no meio rural, dificilmente poderá imaginar o que isso era e as condições em que se vivia.

por varus » 10/5/2011 18:51

Elias

Estava brincar contigo, com a tua curiosidade pelos frangos.

Durante a guerra houve racionamentos , e muitos coleccionadores compram essas senhas , já vi algumas.

Cada pessoa tinha direito a senhas , para adquirir produtos alimentares , isso foi pratica comum em todos os países europeus , durante a guerra mesmo nos neutrais.

Só conheces a abundância actual, rapaz .

Mesmo em 1975 houve falta de produtos alimentares , e de matéria prima para a laboração da fábricas , e os empresários tinham de mendigar os BRI .

por Elias » 10/5/2011 18:39

varus Escreveu:Acho que não tens nada para fazer ,tens muita sorte, até a "bolsa" dos frangos :wink: te Interessa .

A farsa do costume: à falta de argumentos, passa-se ao ataque pessoal. Lamentável, varus. Espero que revejas essa tua postura.

varus Escreveu:Em Portugal houve racionamentos, mas ninguém morreu de fome.

Podes apresentar alguma referência, algum estudo, algum trabalho que sustente aquilo que acabas de escrever?

por varus » 10/5/2011 18:29

Elias :

Acho que não tens nada para fazer ,tens muita sorte, até a "bolsa" dos frangos :wink: te Interessa .

No após guerra em muitos países europeus houve muita fome.
Uma em cada quatro alemã da Prússia Oriental, (obrigadas pelos soviéticos a irem para a URSS), morreu.
Ainda ontem estávamos abordar a Finlândia , a taxa de mortalidade nos prisioneiros russos foi de 30% !! Povo evoluído !!
A taxa de mortalidade dos prisioneiros alemães em Portugal na I guerra foi quase nula.

Durante a República de Weimar houve muita fome, e depois da II guerra também , e que é retratado por Günter Grass, em que a mãe foi violada pelos russos.

Elias, a vida na europa e no resto do mundo era um paraíso , e o inferno era em Portugal, isso é demagogia barata !!!

Acho que a maioria das pessoas vive muito influenciada pela propaganda após 25A.

Em Portugal houve racionamentos, mas ninguém morreu de fome.

Acho que o nosso futuro não é muito promissor com os políticos que temos.

Existem pessoas que trabalham na privada que foram para o desemprego e actualmente voltaram ao mercado com salários dramaticamente reduzidos alguns para metade ou um terço dos vencimentos antigos , com casas para pagar e sustentar família.

por Elias » 10/5/2011 18:17

mfsr1980 Escreveu:Caro Elias,
Dizes tu que era pobre, agora vais vêr o que é miséria!

mfsr,

não brinques comigo.

A situação de hoje nada tem a ver com aquilo que existia há 30 ou 40 anos. As pessoas vivem incomparavelmente melhor.

mfsr1980 Escreveu:Tenho imensa pena do Povo Português.

Pela forma como generalizas, posso concluir que te consideras uma pessoa rude?

por mfsr1980 » 10/5/2011 17:49

Elias Escreveu:varus,

Quem ler as tuas palavras poderá pensar que no tempo do Salazar havia dinheiro a jorros.

A este respeito é preciso lembrar que o país era pobre.

Caro Elias,
Dizes tu que era pobre, agora vais vêr o que é miséria!
Iremos ter de retirar aos nossos magros proventos os juros da dívida! Vai ser bonito!
Fizeram o filme para quê? Levámos com um juro maior para não nos armarmos em parvos!
Gaba-te cesto que vais às vindimas! Se tivermos que pagar esses juros vais ver mesmo o que é pobreza!
Abraço mfsr1980

PS:
Tenho imensa pena do Povo Português.
Antes de comunicar dizem umas chalaças de futebol nem sei bem para quê.

por Elias » 10/5/2011 15:17

varus Escreveu:Até o Otelo já elogia Salazar , e no dia em que lhe falhar a reforma na conta , por falta de dinheiro , aí que é que vai gritar a bom som por Caetano e Salazar.

varus,

Quem ler as tuas palavras poderá pensar que no tempo do Salazar havia dinheiro a jorros.

A este respeito é preciso lembrar que o país era pobre.

Passo a citar um excerto de um trabalho que analisa a pobreza em Portugal entre 1950 e 1974:

O crescimento económico que se verificou em Portugal a partir do início da década de 50 terá contribuído para, gradualmente, melhorar o nível de rendimento e de satisfação de necessidades básicas. Assim o indica a evolução da generalidade dos indicadores de desenvolvimento, quando expressos em valores médios de melhorias alcançadas nas componentes fundamentais do nível de vida. Contudo, duas décadas e meia de crescimento económico sustentado não permitiram pôr termo à pobreza e ainda em 1973 a pobreza continuava a ser
uma realidade dura para muitos portugueses.

Fonte: http://analisesocial.ics.ul.pt/document ... c40CE0.pdf

por pmpcpinto » 28/4/2011 8:02

rmachado Escreveu:
pmpcpinto Escreveu:
Quanto aos exageros... eles são "normais" em revoluções, goste-se ou não deles... e até se pode dizer que por cá nem foram assim tão agrssivos.

Por "cá" houve perseguições, prisões, torturas, saneamentos, expropiações, nacionalizações, abandono das populações ultramarinas, abandono dos militares africanos (os que não conseguiram fugir foram fuziladas e enterrados em valas comuns), roubos, saques ..... e pior, "empurrámos" Angola e Moçambique para uma guerra civil, que embora seja dificil de contabilizar, pensa-se que causou:

Angola: 500.000 mortos;
Moçambique: 1.000.000 mortos.

Pedro

Essa do empurramos... é questionável pelo menos no caso de Angola onde já "usavamos" a rivalidade entre as três forças para o nosso proveito e o problema colonial já devia ter sido resolvido muitos anos antes... dizem que o Marcelo o queria fazer, o Spinola terá tentado pressionar.. etc.

Mas sim de resto tivemos isso tudo mas numa escala que não se pode considerar exagerada, ou estarei a ver mal? (só conheço pessoalmente dois casos mais drámaticos)

Concordo em grande parte com o primeiro parágrafo, mas acho que nunca devíamos ter saído como saímos, pelo povo angolano.

Os últimos dias de Angola são dos mais tristes da nossa história.

"E assim Portugal entrega Angola aos angolanos, depois de quase 500 anos de presença, durante os quais se foram cimentando amizades e caldeando culturas, com ingredientes que nada poderá destruir. Os homens desaparecem, mas a obra fica. Portugal parte sem sentimentos de culpa e sem ter de que se envergonhar. Deixa um país que está na vanguarda dos estados africanos, deixa um país de que se orgulha e de que todos os angolanos podem orgulhar-se".

Parte do discurso do Almiramte Leonel Cardoso a 10 de Novembro de 1975 (1,5 anos após o 25 de Abril).

Traduzindo "Apesar de apoiarmos o MPLA e de reconhecermos a UNITA e a FNLA, oficialmente não entregamos o poder a ninguém, por isso matem-se uns aos outros que não é nada connosco".

Pedro

PS: O Almirante Leonel Cardoso tudo fez para que a transição fosse diferente.

Registado: 25/5/2009 10:34

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: cali010201, darkreflection, Garfield, Google [Bot], Goya777, iniciado1, lito, macau5m, malakas, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, Pmart 1, PMP69, Tiago2006 e 205 visitantes