BE quer tributação de 100% das mais-valias urbanísticas
18 mensagens
|Página 1 de 1
Elias Escreveu:jorgemmc Escreveu:Leiam bem a notícia.
O que o Louçã está a falar é de valorizações provocadas por decisões administrativas do Estado (no caso que ele falou, os municípios) de reclassificar terrenos.
Por exemplo, um tipo compra um terreno classificado como RAN por 10 e depois a câmara reclassifica esse terreno como zona urbanizável. No dia seguinte o terreno já vale 10000.
Não tem nada a ver com o caso de comprarem uma casa e a venderem mais tarde com lucro.
A isso chama-se, salvo erro, "enriquecimento sem causa".
Não é... pois é legal.. que culpa tens tu que a câmara decida requalificar o terreno?
Mais.. pedes revisão da avaliação antes de vender e poupas muito dinheiro...
- Registado: 24/8/2004 10:42
jorgemmc Escreveu:Leiam bem a notícia.
O que o Louçã está a falar é de valorizações provocadas por decisões administrativas do Estado (no caso que ele falou, os municípios) de reclassificar terrenos.
Por exemplo, um tipo compra um terreno classificado como RAN por 10 e depois a câmara reclassifica esse terreno como zona urbanizável. No dia seguinte o terreno já vale 10000.
Não tem nada a ver com o caso de comprarem uma casa e a venderem mais tarde com lucro.
Aleluia...
Parece que esta malta só lê as gordas... mas o sumo não.. (até o Elias?).
Ou acham bem o celebre caso dos Loureiro que compram um terreno hoje por x, calha que amanhã foi promovida a terreno urbano e vendem por uma pipa de massa conseguindo uma valorização tremenda?
Re: BE quer tributação de 100% das mais-valias urbanísticas
rmachado Escreveu:Parece-me uma boa medida para evitar... casos estranhos...
http://www.agenciafinanceira.iol.pt/eco ... -1730.html
Apesar da abominação do lucro que a nossa esquerda radical tem, como se a economia pudesse funcionar sem o factor lucro, creio que o que o Louçã quis dizer foi tributar 100% das mais-valias apuradas e não aplicar uma taxa de 100% às mais-valias apuradas. São coisas totalmente distintas.
É que, as mais-valias prediais são neste momento, em sede de IRS, tributadas em 50% do seu valor apenas. Ou seja, neste momento, uma mais-valia predial é tributada, no máximo e em termos efectivos, em 23,25%, que é igual a 50% da taxa máxima de IRS de 46,6%.
O que o Louçã quer, penso eu, é que a tributação das mais-valias passe a ser feita sobre 100% das mesmas, de modo a que a taxa efectiva máxima não seja os tais 23,25% mas sim os 46,6%.
Mas verdade seja dita, o impacto de tal medida deve ser completamente irrelevante para o cômputo das contas públicas. Penso que seria como uma formiga a tentar levantar um elefante.
Contudo, caso a ideia seja a de tributar a uma taxa de 100% tais valias, é no mínimo rídiculo mas nada que me espante vindo de onde vem.
O problema de ter havido e haver quem se aproveite dessa valorizações administrativas reside na existência de corrupção.
O problema está na corrupção de quem corrompe e se deixa corromper, de modo a que certos terrenos sejam reclassificados que, de outra forma, sem haver compadrio, não o seriam.
A isso chama-se, salvo erro, "enriquecimento sem causa".
- Registado: 5/11/2002 12:21
Mas assim, os tipos das camaras municipais que em conjunto limpavam 2000 milhões ao ano, percebem que o esquema deixa ter interesse.
E salta tudo fora do esquema e depois já não ha ninguém para taxar.
Lá se vai a receita, ora bolas.
Leiam bem a notícia.
"Don't try to buy at the bottom and sell at the top. It can't be done except by liars." - B. Baruch
Quico Escreveu:Mas esses senhores querem o quê? Proibir o lucro? Rebentar com o sistema económico?
E os media publicam isto sem se rir?
O facto de anedotas como esta (BE) continuarem a ser levadas a sério neste país é que me faz cada vez ter menos esperança nesta choldra!
Não.
Eles querem que o povo começe a trabalhar...para aquecer!
Cumprimentos
Vocês não estão a perceber.
Isto é uma medida porreira para acabar com os pobres.
Tira-se o dinheiro a um pessoal para dar ao outro pessoal que está mesmo sem tusto.
Simples.
E nos entretantos estimula-se a economia.
Que é para bolsa subir e coiso.
Qual é a dúvida?
O Louçã é que a sabe toda.
BE BE BE
Isto é uma medida porreira para acabar com os pobres.
Tira-se o dinheiro a um pessoal para dar ao outro pessoal que está mesmo sem tusto.
Simples.
E nos entretantos estimula-se a economia.
Que é para bolsa subir e coiso.
Qual é a dúvida?
O Louçã é que a sabe toda.
BE BE BE
cmgm Escreveu:Elias Escreveu:elektron3000 Escreveu:Sim parece boa medida, já que actualmente só 50% da mais valia é que é tributadom não é Elias.
Creio que não. Julgo que é englobado (mas não tenho a certeza).
O elektron tem razão Elias. A tributação incide apenas sobre 50% das mais valias realizadas.
peço desculpa pelo lapso. Agora lembro-me de já ter lido isso dos 50% anteriormente.
Elias Escreveu:elektron3000 Escreveu:Sim parece boa medida, já que actualmente só 50% da mais valia é que é tributadom não é Elias.
Creio que não. Julgo que é englobado (mas não tenho a certeza).
O elektron tem razão Elias. A tributação incide apenas sobre 50% das mais valias realizadas.
Jesus saves. Moses invest.
Quico Escreveu:Mas esses senhores querem o quê? Proibir o lucro? Rebentar com o sistema económico?
O facto de anedotas como esta (BE) continuarem a ser levadas a sério neste país é que me faz cada vez ter menos esperança nesta choldra!
Sim , ja nao basta ver umas tres eclaraçoes em directo TODOS OS DIAS do PS e PSD , e depois uma ou duas dos outros três.
E depois esquecer por completo os outros 11 .
E vencer pelo cansaço, ou seja pelo massacre.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
Mas esses senhores querem o quê? Proibir o lucro? Rebentar com o sistema económico?

"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
- Registado: 29/11/2007 3:04
Re: BE quer tributação de 100% das mais-valias urbanísticas
rmachado Escreveu:Parece-me uma boa medida para evitar... casos estranhos...
Uma boa medida?
Estás a reinar, não?
Então se eu tiver comprado uma casa por 80 mil euros há 15 anos atrás e agora a vender por 100 ou 120 mil a mais-valia vai toda para o Estado?
Será que esta gente não percebe que isto é um convite à fraude?
BE quer tributação de 100% das mais-valias urbanísticas
Parece-me uma boa medida para evitar... casos estranhos...
18 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: acintra, Akinfiev, carlosdsousa, Google [Bot], Karra, lito, m-m, malakas, marijon2, MR32, nunorpsilva, PAULOJOAO, Pmart 1, slbnnbobadela e 164 visitantes