No futuro todos seremos Agricultores - Revolução alimentar
Lion_Heart Escreveu:Elias Escreveu:
- quando compras um produto "made in Portugal", tu sabes exactamente quem estás a beneficiar?
Ai tens que estar atento, tens que saber se as marcas são Nacionais ou nao , pois nem tudo o que começa por 560 é Nacional . Se for produto agricola o mais certo é ser Português.
Fonix pá. É mais certo porquê?
Leste o que eu escrevi acima sobre o azeite? É produzido em Portugal, com uma marca portuguesa, mas o capital é espanhol, a empresa é espanhola e os trabalhadores vêm de leste.
A menos que conheças directamente o produtor, dificilmente podes saber qual a nacionalidade de quem produziu aquele "product of Portugal"
Lion_Heart Escreveu:Eu não diria autosuficientes , mas ter sempre mais de 60% em produção Nacional. Trigo é um bom exemplo.
E por dois motivos: menor importação e menor risco nos mercados (escaladas de preço ou falta de €€€ para importar). Portugal não se pode dar ao luxo de depender do estrangeiro em coisas do mais basico que existe, ainda para mais sendo nós um País com excelentes caracteristicas agricolas.
Excelentes características agrícolas? Podes dizer-me onde? Tu ou não conheces o país e não fazes ideia do que estás a falar ou então andas a reinar.
Por exemplo, onde é que semeavas trigo, para sustentar 60% da procura nacional?
Lion_Heart Escreveu:E como a carne: importamos 600 milhoes , exportamos 70. E assim tão dificil criar animais? Ou e mais facil receber subsidios?
Se achas que é fácil e rentável, porque não abres uma exploração de bovinos?
- Registado: 5/11/2002 12:21
Crise alimentar: Espanha é a maior responsável pelo défice alimentar português
Lusa
Lisboa, 03 mar (Lusa) -- O défice comercial português atingiu três mil milhões de euros em 2010, só no sector agrícola, e a vizinhança não ajuda, pois mais de metade do valor resulta das trocas comerciais no sector com Espanha.
Dos três mil milhões de défice das estatísticas oficiais, 1,527 mil milhões vêm do comércio agrícola com Espanha, segundo dados da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP).
Em 2009, de acordo com a AICEP, Portugal comprou 2,364 mil milhões de euros de bens agrícolas a Espanha (14,2 por cento de todas as importações do setor) e vendeu 839,086 milhões de euros (9,8 por cento do total), num diferencial que, segundo a presidente do Observatório dos Mercados Agrícolas e das Importações Agro-Alimentares, Maria Antónia Figueiredo, se explica pela tradição, pela proximidade, mas também pelas diferentes apostas económicas nos dois lados da fronteira.
In Expresso
Lusa
Lisboa, 03 mar (Lusa) -- O défice comercial português atingiu três mil milhões de euros em 2010, só no sector agrícola, e a vizinhança não ajuda, pois mais de metade do valor resulta das trocas comerciais no sector com Espanha.
Dos três mil milhões de défice das estatísticas oficiais, 1,527 mil milhões vêm do comércio agrícola com Espanha, segundo dados da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP).
Em 2009, de acordo com a AICEP, Portugal comprou 2,364 mil milhões de euros de bens agrícolas a Espanha (14,2 por cento de todas as importações do setor) e vendeu 839,086 milhões de euros (9,8 por cento do total), num diferencial que, segundo a presidente do Observatório dos Mercados Agrícolas e das Importações Agro-Alimentares, Maria Antónia Figueiredo, se explica pela tradição, pela proximidade, mas também pelas diferentes apostas económicas nos dois lados da fronteira.
In Expresso
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
Elias Escreveu:
- quando compras um produto "made in Portugal", tu sabes exactamente quem estás a beneficiar?
Ai tens que estar atento, tens que saber se as marcas são Nacionais ou nao , pois nem tudo o que começa por 560 é Nacional . Se for produto agricola o mais certo é ser Português. Tem é que se estar atento e procurar na embalagem a informação.
Elias Escreveu:
- quando escreves "Oh caro amigo , eu nem digo autosuficiente em tudo, mas pelo menos em dois terço ate 75% deviam ser Nacional." - podes explicar em que produtos estás a pensar? Em trigo, por exemplo? Achas que podíamos ser autosuficientes em trigo (actualmente importamos 90%). E outros produtos, podes explicar?
Eu não diria autosuficientes , mas ter sempre mais de 60% em produção Nacional. Trigo é um bom exemplo.
E por dois motivos: menor importação e menor risco nos mercados (escaladas de preço ou falta de €€€ para importar). Portugal não se pode dar ao luxo de depender do estrangeiro em coisas do mais basico que existe, ainda para mais sendo nós um País com excelentes caracteristicas agricolas.
E como a carne: importamos 600 milhoes , exportamos 70. E assim tão dificil criar animais? Ou e mais facil receber subsidios?
Ps: e se amanha os nossos fornecedores desses produtos aumentares os preços 100%? ou 200%? nos pagamos ou morremos a fome. e €€€ para isso?
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
Lion_Heart Escreveu:Vamos começar por dados estatisticos.
Quer conseguir que coloque aqui a dependencia dos Países Europeus em produtos agricolas.
Vê lá mas é se respondes ao que te perguntei:
- quando escreves "Oh caro amigo , eu nem digo autosuficiente em tudo, mas pelo menos em dois terço ate 75% deviam ser Nacional." - podes explicar em que produtos estás a pensar? Em trigo, por exemplo? Achas que podíamos ser autosuficientes em trigo (actualmente importamos 90%). E outros produtos, podes explicar?
Elias Escreveu:Lion_Heart Escreveu:Em 2010 Portugal importou quase sete mil milhões de euros em produtos alimentares.
Sabiam que 40% do alho , da batata , da cebola , mais de 70% dos cereais são importados?
Que Portugal só é auto suficiente no leite , vinho e azeite?
Eu gostava de saber em que mais é que nós podemos ser autosuficientes.
A reportagem de ontem apresentava os números de uma forma que pode induzir em erro.
Por exemplo, a carne de bovino: há vinte anos o nosso autoprovimento era de 70% e agora é de 50%. Quererá isso dizer que o número de cabeças diminuiu? Provavelmente não, o que aconteceu é que a procura aumentou - e de que maneira.
não compensa a criação.
aliás há um subsidio para mandar abater as cabeças de gado quando nascem...
Fica mais barato importar de países onde a mão de obra é mais barata e não há o controle apertado que há cá...
Elias Escreveu:rmachado Escreveu:Dizem que os espanhóis se fartaram de comprar terrenos no alqueva.. para investimento, e a malta vendia visto não ter apoios, visão, e pq estavam em muitos casos cansados de não receberem quase nada...
Os espanhóis adquiriram muitos terrenos em Portugal para produção de azeite, uma vez que a Espanha já atingiu o limite de produção (quota) definida pela UE.
Pois...
era a tal história do tomate que referi a pouco.
Conta-se que os espanhóis para cumprirem a quota vieram cá comprar tomate directamente ao produtor, logo não contabilizado para as nossas, e cumpriram a quota...
Já nós não e foi reduzida nos anos seguintes levando muitos a criticarem essa redução.. esqueceram-se foi do que tinham feito antes.
- Registado: 24/8/2004 10:42
rmachado Escreveu:Dizem que os espanhóis se fartaram de comprar terrenos no alqueva.. para investimento, e a malta vendia visto não ter apoios, visão, e pq estavam em muitos casos cansados de não receberem quase nada...
Os espanhóis adquiriram muitos terrenos em Portugal para produção de azeite, uma vez que a Espanha já atingiu o limite de produção (quota) definida pela UE.
Pois Elias...
Mais um belo exemplo da falta de visão dos nossos compatriotas.
Dizem que os espanhóis se fartaram de comprar terrenos no alqueva.. para investimento, e a malta vendia visto não ter apoios, visão, e pq estavam em muitos casos cansados de não receberem quase nada...
Agora... é o que é.
Mais um belo exemplo da falta de visão dos nossos compatriotas.
Dizem que os espanhóis se fartaram de comprar terrenos no alqueva.. para investimento, e a malta vendia visto não ter apoios, visão, e pq estavam em muitos casos cansados de não receberem quase nada...
Agora... é o que é.
richardj Escreveu:no azeite ainda nao somos autosustentaveis. apesar de vendermos ao exterior apenas produzimos 70% do que consuminos
O azeite tem muito que se lhe diga.
Recentemente estive numa exploração de olival intensivo no Alentejo. O olival intensivo, ao contrário do olival tradicional, é de regadio (com sistema gota a gota).
O azeite é de marca portuguesa.
Contudo:
- os donos são espanhóis
- o capital é espanhol
- a sociedade é espanhola
- os trabalhadores que andam no campo são de leste (encontrei um georgiano e dois outros que pelo sotaque me pareceram russos ou ucranianos).
Conclusão: ao comprarmos azeite português (e outros produtos "produzido em Portugal") podemos criar a ilusão de que estamos a ajudar os nossos, mas na verdade podemos estar a ajudar sociedades estrangeiras e a dar trabalho a estrangeiros. As diferenças entre o azeite português e o azeite espanhol são cada vez mais ténues...
Éna...
Daqui a pouco ainda vou ler o Lion a referir "o aparelho produtivo"... e que "deviamos produzir mais na agricultura".. e até vou achar que estou a ouvir o PCP..
Infelizmente e devido a PEC e em alguns casos a tacanhez dos nossos agriculturoes e a imensa negligência dos nossos governantes temos uma agricultura de rastos...
Casos conhecidos são as dezenas:
- A arranca da Vinha, Oliveira e outros.
- Plantação de coisas "estranhas" (tipo canhâmo)
- Quota do Tomate
- Subsidios para coisas muito agricolas (Mitsubishi L200)
- A má organização do solo
- Os custo de produção
- A subsidiação em excesso em outros paises
E por ai...
Daqui a pouco ainda vou ler o Lion a referir "o aparelho produtivo"... e que "deviamos produzir mais na agricultura".. e até vou achar que estou a ouvir o PCP..

Infelizmente e devido a PEC e em alguns casos a tacanhez dos nossos agriculturoes e a imensa negligência dos nossos governantes temos uma agricultura de rastos...
Casos conhecidos são as dezenas:
- A arranca da Vinha, Oliveira e outros.
- Plantação de coisas "estranhas" (tipo canhâmo)
- Quota do Tomate
- Subsidios para coisas muito agricolas (Mitsubishi L200)
- A má organização do solo
- Os custo de produção
- A subsidiação em excesso em outros paises
E por ai...
Eu peço desculpa de entrar a meio, mas qual é o problema de não sermos auto-suficientes em alguns (ou muitos, e no limite, em todos!) os produtos agrícolas?
Será que o comércio internacional não serve para isso mesmo, importar os produtos em que temos desvantagens comparativas?
Esta visão "productilista" em que temos que ser auto-sustentáveis, esquece duas evidências:
1. Perderíamos bem-estar pois o que produzimos sería mais caro, e;
2. Pertencendo a uma união económica, analisar o caso de Portugal, tem tanto significado como analisar, por exemplo os Açores ou a Madeira e alarmarmo-nos porque consomem uma % do que produzem.
E Portugal sempre foi um país essencialmente de comerciantes...
A agricultura na UE é subsidio-dependente, preocupa-me pessoalmente, muito mais os milhões gastos pela UE a financiar produções excedentárias (ou pouco produtivas) que saber se em PT se deveria produzir com ainda menor produtividade.
Será que o comércio internacional não serve para isso mesmo, importar os produtos em que temos desvantagens comparativas?
Esta visão "productilista" em que temos que ser auto-sustentáveis, esquece duas evidências:
1. Perderíamos bem-estar pois o que produzimos sería mais caro, e;
2. Pertencendo a uma união económica, analisar o caso de Portugal, tem tanto significado como analisar, por exemplo os Açores ou a Madeira e alarmarmo-nos porque consomem uma % do que produzem.
E Portugal sempre foi um país essencialmente de comerciantes...
A agricultura na UE é subsidio-dependente, preocupa-me pessoalmente, muito mais os milhões gastos pela UE a financiar produções excedentárias (ou pouco produtivas) que saber se em PT se deveria produzir com ainda menor produtividade.
- Registado: 4/1/2004 22:32
Lion_Heart Escreveu:Não são produtos básicos os que compro lá, mas produtos onde não compreendo pq temos que pagar iva de 23% (na sua maioria higiene pessoal).
Repara que ao fazeres as compras em Espanha beneficias a economia espanhola (não só nos produtos mas também nos serviços). Para reforçar a economia portuguesa não basta comprar produtos portugueses, é preciso comprar os produtos em Portugal.
Lion_Heart Escreveu:Alias eu nos hipers ando sempre a procura do made in portugal.
Isso é muito bonito de dizer. Fica-te bem.
Agora responde-me lá a uma coisa: quando compras um produto "made in Portugal", tu sabes exactamente quem estás a beneficiar?
Lion_Heart Escreveu:Mas tu deves achar bem , o trigo, centeio, milho , acuçar serem importado em mais de 70% .
Eu não acho nada. Não faças suposições a meu respeito. Em vez de fazeres suposições apresenta os teus argumentos.
Quando escreves "Oh caro amigo , eu nem digo autosuficiente em tudo, mas pelo menos em dois terço ate 75% deviam ser Nacional." - podes explicar em que produtos estás a pensar? Em trigo, por exemplo? Achas que podíamos ser autosuficientes em trigo (actualmente importamos 90%). E outros produtos, podes explicar?
Elias Escreveu:Não é o meu amigo que vai fazer as suas compras à Galiza?
Não são produtos básicos os que compro lá, mas produtos onde não compreendo pq temos que pagar iva de 23% (na sua maioria higiene pessoal).
Alias eu nos hipers ando sempre a procura do made in portugal.
Mas tu deves achar bem , o trigo, centeio, milho , acuçar serem importado em mais de 70% .
Lion_Heart
Lion_Heart
Lion_Heart Escreveu:Elias Escreveu:Lion_Heart Escreveu:Em 2010 Portugal importou quase sete mil milhões de euros em produtos alimentares.
Sabiam que 40% do alho , da batata , da cebola , mais de 70% dos cereais são importados?
A reportagem de ontem apresentava os números de uma forma que pode induzir em erro.
Por exemplo, a carne de bovino: há vinte anos o nosso autoprovimento era de 70% e agora é de 50%. Quererá isso dizer que o número de cabeças diminuiu? Provavelmente não, o que aconteceu é que a procura aumentou - e de que maneira.
Oh caro amigo , eu nem digo autosuficiente em tudo, mas pelo menos em dois terço ate 75% deviam ser Nacional.
Quando nem metade e em muitos casos nem 25% produzimos , quer dizer que estamos nas mãos dos mercados.
Não é o meu amigo que vai fazer as suas compras à Galiza?
Elias Escreveu:Lion_Heart Escreveu:Em 2010 Portugal importou quase sete mil milhões de euros em produtos alimentares.
Oh caro amigo , eu nem digo autosuficiente em tudo, mas pelo menos em dois terço ate 75% deviam ser Nacional.
Quando nem metade e em muitos casos nem 25% produzimos , quer dizer que estamos nas mãos dos mercados.
Lion_Heart
Lion_Heart
Lion_Heart Escreveu:Em 2010 Portugal importou quase sete mil milhões de euros em produtos alimentares.
xzx Escreveu:Trisquel
Não sei onde recolheu a info que trancreve, mas tem erros graves.
Por ex., se o mínimo para poder produzir fossem 10 Ha, em Portugal, acima do Mondego, desapareciam 90% dos agricultores.
A dimensão média das explorações agrícolas no Minho é inferior 1 (um) ha...
Eu ja apontei uma forma de resolver esse problema .
Lion_Heart
Lion_Heart
Em 2010 Portugal importou quase sete mil milhões de euros em produtos alimentares.
Lion_Heart
Lion_Heart
Trisquel
Por ex., se o mínimo para poder produzir fossem 10 Ha, em Portugal, acima do Mondego, desapareciam 90% dos agricultores.
- Registado: 15/12/2004 16:02
[/quote]
- por favor, queremos o fmi da agricultura porque a gente não consegue...[/quote]
Isso não existe.
Em Portugal os subsidios para a agricultura são inferiores a de outros países da UE.
Em Portugal 1 hectare de milho é subsidiado com cerca €300.
Se na França for €500, como vamos conseguir competir??
- por favor, queremos o fmi da agricultura porque a gente não consegue...[/quote]
Isso não existe.
Em Portugal os subsidios para a agricultura são inferiores a de outros países da UE.
Em Portugal 1 hectare de milho é subsidiado com cerca €300.
Se na França for €500, como vamos conseguir competir??
bolo Escreveu:Elias, desculpa, mas estou decepcionado com esta reportagem. Em vez de um programa sério, está a ser uma programa de humor! irra, que não aguento com tanta palhaçada!
se calhar é melhor dizer que estava a ironizar!

tudo bem que não ouvimos a outra parte, a parte mais massacrada com responsabilidades pelo estado da agricultura, os responsáveis políticos, mas a ideia que ficou é que a agricultura não é uma coisa mais relevante para o país e para as pessoas por falta de trabalho político adequado e possível.
será que também aqui falhamos?!
- por favor, queremos o fmi da agricultura porque a gente não consegue...
Acabei de me auto-promover a Principiante!
Aaahhgrrr,... os meus dedos não estalam!!!
TAMBÉM QUERO SER RICO! Por onde começo? Estou disposto a deixar de trabalhar!
Aaahhgrrr,... os meus dedos não estalam!!!
TAMBÉM QUERO SER RICO! Por onde começo? Estou disposto a deixar de trabalhar!
Trisquel Escreveu:"Sabem que no dia 18 de Abril é aprovada em Bruxelas uma
directiva sobre as sementes para a agricultura?
Que 75% das sementes lançadas anualmente à terra são sementes guardadas
pelos próprios agricultores e que isso será absolutamente proibido a
partir de então?
Que vão ser certificadas meia dúzia de marcas/empresas para fornecer à
agricultura, acabando com identidades nacionais nessa área?
Que apenas podem chegar ao mercado couves, alfaces e outros produtos
provenientes dessa certificação?
Que, para poder produzir, uma exploração terá de ter um mínimo de 10
hectares?
Que tudo isso se faz exclusivamente com base no interesse de algumas
empresas produtoras de sementes?
Que a maioria dessas empresas beneficiaram de apoios económicos e
financeiros em larga escala, programas oficiais da CE e empréstimos da
banca que hoje são pagos pelos contribuintes, à conta de tornar pública
uma dívida que é privada?
Que iremos ter a ASAE a correr mercados municipais a analisar, apreender e
inutilizar todos os produtos não certificados pelos donos das sementes?
Isto não é a Europa, é mais uma ferramenta mais para os desígnios da luta
global pelo poder."
Podem ler
e assinar a petição aqui:
http://www.no-patents-on-seeds.org/en/r ... s/sign-now
Isto a ser verdade é simplesmente indescritivel.
Quase aposto que as empresas certificadas para vender as sementes serão alemãs e françesas...
Neste Momento a agricultura europeia vive à custa dos subsidios, sem estes deixava de existir.
Fazem montes de leis e exigências para a produção de alimentos, que tornam a agricultura europeia impossivel sem ser subsidiada e por outro lado permitem a entrada de produtos vindos de fora da UE sem estas exigências.
Isto à primeira vista não tem lógica. Mas por outro lado tem, porque os grandes países da UE ganham muito com isso, facilitando as exportações de produtos agriculas a esses países de fora da UE e estes facilitam as exportações da UE para outros produtos, nomeadamente industria pesasa, onde só alguns ganham...
A UE neste momento é um jogo de interesses em que os mais fortes estão a sugar tudo até que a UE entre em ruptura...
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Heldroo, icemetal, m-m, malakas, nbms2012, Olhar Leonino, PAULOJOAO, Pmart 1, PMP69, Shimazaki_2, trilhos2006 e 202 visitantes