Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Detector de topos de mercado

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por mapaman » 8/5/2011 21:52

Elias Escreveu:mapaman,

Entendo a tua sugestão, contudo o problema que vejo em avaliar o directamente índice reside precisamente no peso excessivo dado a alguns títulos; isto faz com que a direcção do índice seja determinada essencialmente através desses títulos. Por exemplo no caso do CAC, há um pequeno conjunto de 8 acções que valem metade do índice, ou seja, pesam tanto como as restantes 32. Isto constitui uma óbvia fonte de enviesamento.

Para medir o sentimento directamente através do índice posso sempre analisá-lo directamente - mesmo não dispondo do tal VIX, há uma miríade de indicadores que podem ser usados para aferir a força relativa do índice (tal como se faz para as acções).

O objectivo deste exercício não foi o de avaliar a força do índice, mas sim o de tentar determinar quantas cotadas estão em máximos, independentemente do peso que cada uma tem no índice. E isto porque considero que cada cotada representa uma oportunidade de investimento, oportunidade essa que nada tem a ver com o seu peso no índice. Ou seja, o termo "mercado" deve aqui ser entendido dessa forma e não em relação directa com o índice.

A conclusão a que cheguei é que quando o mercado caiu em 2008-2009, nenhuma cotada conseguiu fazer máximos de 12 meses, independentemente do peso que tem no índice.

1 abraço,
Elias

Bom,nesse caso a tua ideia é interessante se existr um indice em que o peso esteja dividido percentualmemte por cada empresa que o compõem,se calhar é pedir muito...

a ideia é interessante por aproximação e se a isso juntar umas médias móveis podia-se ter um quadro interessante.

fica o contributo,

abraço
"Não perguntes a um escravo se quer ser livre".Samora Machel

Registado: 24/1/2008 22:05

por Elias » 8/5/2011 20:07

mapaman,

Entendo a tua sugestão, contudo o problema que vejo em avaliar o directamente índice reside precisamente no peso excessivo dado a alguns títulos; isto faz com que a direcção do índice seja determinada essencialmente através desses títulos. Por exemplo no caso do CAC, há um pequeno conjunto de 8 acções que valem metade do índice, ou seja, pesam tanto como as restantes 32. Isto constitui uma óbvia fonte de enviesamento.

Para medir o sentimento directamente através do índice posso sempre analisá-lo directamente - mesmo não dispondo do tal VIX, há uma miríade de indicadores que podem ser usados para aferir a força relativa do índice (tal como se faz para as acções).

O objectivo deste exercício não foi o de avaliar a força do índice, mas sim o de tentar determinar quantas cotadas estão em máximos, independentemente do peso que cada uma tem no índice. E isto porque considero que cada cotada representa uma oportunidade de investimento, oportunidade essa que nada tem a ver com o seu peso no índice. Ou seja, o termo "mercado" deve aqui ser entendido dessa forma e não em relação directa com o índice.

A conclusão a que cheguei é que quando o mercado caiu em 2008-2009, nenhuma cotada conseguiu fazer máximos de 12 meses, independentemente do peso que tem no índice.

1 abraço,
Elias

Registado: 5/11/2002 12:21

por mapaman » 8/5/2011 14:59

Elias Escreveu:
latrinaxxl Escreveu:Quando coloquei a pergunta também me pareceu que não estava bem claro. Reformulo: se fizermos um gráfico em que se cruzem estes dois tipos de informação; numero de acções em máximos e numero de acções que está em subida, este fornecerá mais informação sobre o sentido do índice?

Talvez, mas não podemos esquecer que o peso das várias acções no índice é muito diferente. Há alguns gigantes como a Total (que pesa 12%) e a Sanofi (pesa mais de 8%) que influenciam imenso o índice, e no outro extremo há a Accor ou a Peugeot que pesam cerca de 0,6%. O efeito de cada acção no índice é pois muito diferente. Na minha análise não levei isso em consideração, dado que não estou a comparar com o índice, apenas quis avaliar o sentimento geral do mercado.

Olá,

Se queres avaliar o sentimento,seria mais interessante encontrar o vix para o CAC pois se vais pelo nº absoluto de acções cais na contradição sempre possivel de estar o indice a cair,devido ao peso relativo de algumas e empresas a bater máximos em termos de quantidade e então como ficamos? compra-se ou vende-se?

Por outro lado se as de maior peso caem isso quer dizer que antecipam o fim de ciclo?

Se conseguires criar um histograma com nº absoluto de subidas vs nº absoluto de descidas, num periodo mensal talvez se consiga ter uma ideia da perda de força do indice como um todo.

A verdade é que os sinais "clássicos" vão aparecer, é só saber esperar o que a julgar pelas aberturas de telejornal e ultimas voltas de táxi que dei ainda falta muito.

Abraço
"Não perguntes a um escravo se quer ser livre".Samora Machel

Registado: 24/1/2008 22:05

por latrinaxxl » 8/5/2011 13:37

E prontos, quem sabe, sabe!
Obrigado pela explicação simples à minha questão complexa. :wink:
No jogo da bolsa, as mãos fracas e fortes estão sempre a perder, quem ganha sempre é a "casa" (corretoras e bancos).

Registado: 15/2/2010 20:30

por Elias » 8/5/2011 12:59

latrinaxxl Escreveu:Quando coloquei a pergunta também me pareceu que não estava bem claro. Reformulo: se fizermos um gráfico em que se cruzem estes dois tipos de informação; numero de acções em máximos e numero de acções que está em subida, este fornecerá mais informação sobre o sentido do índice?

Talvez, mas não podemos esquecer que o peso das várias acções no índice é muito diferente. Há alguns gigantes como a Total (que pesa 12%) e a Sanofi (pesa mais de 8%) que influenciam imenso o índice, e no outro extremo há a Accor ou a Peugeot que pesam cerca de 0,6%. O efeito de cada acção no índice é pois muito diferente. Na minha análise não levei isso em consideração, dado que não estou a comparar com o índice, apenas quis avaliar o sentimento geral do mercado.

por latrinaxxl » 8/5/2011 12:53

Quando coloquei a pergunta também me pareceu que não estava bem claro. Reformulo: se fizermos um gráfico em que se cruzem estes dois tipos de informação; numero de acções em máximos e numero de acções que está em subida, este fornecerá mais informação sobre o sentido do índice?
Penso que são 2 tipo diferentes de informação, podemos ter algumas acções em máximos mas mais em descida, certo?
No jogo da bolsa, as mãos fracas e fortes estão sempre a perder, quem ganha sempre é a "casa" (corretoras e bancos).

por Elias » 8/5/2011 12:44

Bull Bull Escreveu:Gostei Elias.
Podes até colocar o gráfico do Cac durante o período estudado

Aqui está ele (em velas mensais para facilitar a comparação). O 'dip' de Junho de 2006 é bem visível neste gráfico.

Quanto às questões do latrinaxxl:

latrinaxxl Escreveu:- Esta informação (numero de acções que sobem...) será complementar da tua (máximos) ou tem menos importância ou um gráfico com as 2 informações seria mais completo ou pelo contrário seria mais confuso? (tanto ou :shock: );

Não percebi bem esta questão. Podes explicar melhor sff?

latrinaxxl Escreveu:- O gráfico que fizeste foi baseado em informação retirada por ti ou conseguiste fazer com um programa tipo prorealtime e esta informação também a posso ir lá buscar? (gostava de fazer o mesmo para o psi20 - se alguém o fizer melhor :mrgreen: ;

Eu fiz a partir do Metastock mas creio que será possível usando PRT, bastará escolheres a representação de velas mensais.

latrinaxxl Escreveu:- Neste momento é possível extrapolar esta informação (CAC) para o mercado português?

Eu penso que não podes extrapolar de um mercado para outro. Quem quer investir no mercado português deve analisar o PSI e não o CAC.

1 abraço,
Elias
Anexos
cac mensal.PNG
cac mensal.PNG (37.58 KiB) Visualizado 1329 vezes

por latrinaxxl » 8/5/2011 12:40

Grande iniciativa e partilha, só assim "noobs" como eu vão tentando evoluir um bocadinho. Sei muito mais agora do que à 1 ano (já devo ir a caminho dos 0,10% do conhecimento que devo ter do mercado :mrgreen: ).
Depois de ter lido o "Bolsa para Iniciados" fiquei com a noção que se fizesse um gráfico com o numero de acções que sobem em relação às que descem ficaria com maior noção do sentido que o índice levaria.
Agora as perguntas:
- Esta informação (numero de acções que sobem...) será complementar da tua (máximos) ou tem menos importância ou um gráfico com as 2 informações seria mais completo ou pelo contrário seria mais confuso? (tanto ou :shock: );
- O gráfico que fizeste foi baseado em informação retirada por ti ou conseguiste fazer com um programa tipo prorealtime e esta informação também a posso ir lá buscar? (gostava de fazer o mesmo para o psi20 - se alguém o fizer melhor :mrgreen: ;
- Neste momento é possível extrapolar esta informação (CAC) para o mercado português?
Continuação de bom fim-de-semana
:wink:

por Bull Bull » 8/5/2011 12:30

Gostei Elias.
Podes até colocar o gráfico do Cac durante o período estudado

Registado: 21/12/2009 18:46

Re: Detector de topos de mercado

por Mares » 8/5/2011 11:50

Elias Escreveu:Comentários são bem-vindos :)

1º Comentário: Excelente iniciativa.

2º Comentário: De salutar a partilha dessas iniciativas com os demais.

3º Comentário: É renovador o espírito de abertura a críticas/sugestões.

(ps-de momento não poderei fazer mais comentários, mas logo que possa irei vêr com mais atenção o método por ti proposto).
- A ganância dos outros poderá gerar-lhe lucros.
- A sua ganância poderá levá-lo à ruína.

Registado: 20/10/2010 17:33

Detector de topos de mercado

por Elias » 8/5/2011 11:31

Qualquer pessoa negoceia no mercado de acções sabe que mais cedo ou mais tarde o mercado irá atingir o seu topo e terá lugar uma inversão. O problema é detectar esse momento.

Ao analisar os gráficos das acções que compõem o CAC-40 decidi construir um indicador baseado no número de acções que, em cada mês, superaram o máximo dos 12 meses anteriores. Deste modo, procuro aferir a "saúde" do mercado francês olhando ao mesmo tempo para a situação técnica das acções que o compõem. O período considerado nesta análise foi: Janeiro de 2005 a Maio de 2011. O resultado encontra-se expresso na imagem seguinte.

Aspectos a salientar:

- em Junho de 2006 houve uma quebra brusca do mercado e o indicador veio para zero mas rapidamente se recompôs (foi uma correcção violenta de curta duração) - claramente tivemos aqui uma bear-trap
- no início de 2008 o indicador caiu para zero e manteve-se aí dois meses consecutivos - este foi um sério aviso de que vinha aí tempestade - com efeito, a partir de Maio desse ano o CAC deu início a uma queda de 50%
- durante o bear market de 2008-2009 houve um período de mais de um ano em que nenhuma acção do índice conseguiu fazer novos máximos de 12 meses (e houve um período de 18 meses durante o qual o indicador nunca ultrapassou o valor 1), mostrando que o mercado continuava muito fraco
- em Agosto de 2009 (cinco meses depois dos mínimos de Março) o indicador passou de zero para 3, sugerindo que o bull estava de volta e, com efeito, desde então tem-se mantido sempre acima de 3
- desde o Verão passado o indicador tem oscilado entre 5 e 9 (mesmo em Março deste ano, com os problemas no Japão, não caiu abaixo de 5, sugerindo que o mercado continua bull)
- no actual bull market o número de acções que fazem novos máximos em cada mês tem sido consideravelmente inferior ao do bull anterior (no bull anterior o indicador foi muitas vezes acima de 15 tendo atingido um máximo de 23 em 2006), o que sugere que este bull é mais moderado que o anterior, pelo menos no caso do CAC.

A minha forma de encarar este indicador é esta: num bull market, todos os meses há acções a fazer novos máximos anuais, excepto em situações muito pontuais como aconteceu em Junho de 2006; num bear market o indicador pode cair para valores próximos de zero e manter-se assim durante muito tempo - é altura de estar fora do mercado (ou de abrir curtos). Este indicador parece antecipar ligeiramente a grande quebra do mercado, por isso pode servir de sinal de aviso (daí a expressão "detector de topos").

O meu prognóstico para os próximos tempos é este: enquanto o CAC andar nesta zona em torno dos 4000 pontos, o indicador vai continuar a oscilar entre 5 e 10, o que significa que há boas oportunidades em acções criteriosamente escolhidas mas que outras acções não conseguem fazer máximos; se a resistência dos 4150 pontos for derrubada com convicção, o indicador poderá disparar até 15 ou mesmo mais, com muitas acções a fazer novos máximos; se, pelo contrário, o indicador cair abaixo de 5 (e especialmente abaixo de 3) há que estar alerta pois a derrocada pode estar iminente.

Comentários são bem-vindos :)
Anexos
detector cac.PNG
detector cac.PNG (46.54 KiB) Visualizado 1438 vezes

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: acintra, Akinfiev, carlosdsousa, Esquinas3, Google [Bot], hugob0ss, m-m, malakas, Mr.Warrior, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, Shimazaki_2, silva_39, Tiago2006 e 621 visitantes