Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Aprender a ganhar na bolsa

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Porquê que perdemos na bolsa?

por yabadoo » 2/7/2011 19:13

Bull Bull Escreveu:
...
Grande parte das perdas que tivemos foi devido alguns erros que cometemos na bolsa.
Vamos imaginar um investidor com 5000€ de capital investido num Etf do SP500, tinha comprado no momento da descida o etf no qual o SP500 cotava a 1300
...
Porquê que tive a perda?
...
A pergunta 1, não é difícil, muitas vezes foi fruto de uma entrada mal feita, imaginemos que tínhamos comprado o SP500 a 1300 e depois ele continuo a descer (tínhamos comprado na descida). Então o que correu mal foi ter entrado talvez cedo demais, poderia ter esperado por melhores sinais, reparem que entrei quando o mercado estava a descer como tal já era de esperar essa perda.
...

Para mim, não há relação nenhuma entre perder uma trade individual e erro.
Podes fazer trades perfeitas em que perdes ou, pelo contrário, cometer todos os erros imagináveis e saires a ganhar.
Mais, a natureza da negociação faz com que seja necessário perderes para poderes ganhar:
Se entrares num jogo em que ao rolares um dado ganhas 500 euros quando sai um 6 e perdes 1 euro caso contrário, estás a perder 5 em cada 6 vezes que jogas e no entanto estás a ganhar uma pipa de massa a médio termo. A questão é que só podes ganhar a pipa de massa se perderes 5 em cada 6 vezes. Faz parte da essencia desse jogo. Com a bolsa é o mesmo.
"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo..." (Fernando Pessoa)

Registado: 5/3/2010 17:06

por Bull Bull » 1/7/2011 22:39

Pickbull Escreveu:Não concordo que se afirme, com esse grau de certeza, que "viríamos que era uma correção" e "apostar no próximo movimento que como todos sabíamos era o de subida".

Se é um facto que a tendência de LP é bull já não é assim tão claro que a de MP o seja. Repara que esta queda (tal como a de Março) chegou sensivelmente aos valores mínimos de 2011 e sendo assim não considero o movimento de 2011 bullish. Diria antes que tem estado a lateralizar nestes últimos meses.

Pickbull és livre de não concordar e é normal haver opiniões diferentes.
Vou então justificar o porquê:

Sendo este um movimento bear o próximo seria de subida, disse ninguém duvida. A maior questão e será sempre essa a questão é se trata-se de uma só correção ou de uma inversão da tendência principal. Sendo assim teriamos que analisar tecnicamente e comporta-mentalmente.

A primeira dava que ainda estávamos em bull market, repara que nenhum suporte importante levaria a pensar de outra maneira.
A segunda então ainda favorecia o bull market, repara que em termos comportamentais temos correcções de amplitude que tivemos, se não estou em erro, 25% delas são superiores a 8,5% sendo a maior em torno dos 16%, como tal nada de que me levasse a pensar que não estaríamos num ciclo de subida.

Acho que o maior problema deve-se ao facto da analise psicológica pesar no investidor aquando temos estas correções, e aí como é óbvio o sentimento normal é o negativo e quanto mais caímos mais sobe o sentimento bear até chegar a um ponto que depois começa a subir, falo do sentimento de curto prazo.

Registado: 21/12/2009 18:46

por Pickbull » 1/7/2011 19:23

Não concordo que se afirme, com esse grau de certeza, que "viríamos que era uma correção" e "apostar no próximo movimento que como todos sabíamos era o de subida".

Se é um facto que a tendência de LP é bull já não é assim tão claro que a de MP o seja. Repara que esta queda (tal como a de Março) chegou sensivelmente aos valores mínimos de 2011 e sendo assim não considero o movimento de 2011 bullish. Diria antes que tem estado a lateralizar nestes últimos meses.
Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.

É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.

Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.

Registado: 23/1/2008 19:18

Porquê que perdemos na bolsa?

por Bull Bull » 1/7/2011 18:39

Todos nós já tivemos e continuamos a ter as nossas perdas na bolsa, umas mais e outras menos mas todo o investidor já as teve e irá continuar a ter no futuro. Grande parte das perdas que tivemos foi devido alguns erros que cometemos na bolsa. Todo o investidor deverá sempre após de uma perda analisar as razões que levaram a perder e então deverá fazer algumas perguntas a si próprio aquando saiu do mercado com as devidas perdas.

Vamos imaginar um investidor com 5000€ de capital investido num Etf do SP500, tinha comprado no momento da descida o etf no qual o SP500 cotava a 1300

Porquê que tive a perda?
Porquê que saí neste momento com as perdas?
Alguma coisa mudou para ter saído com as perdas?
Agi esse trade psicologicamente ou tecnicamente para fechar o trade com perdas?

A pergunta 1, não é difícil, muitas vezes foi fruto de uma entrada mal feita, imaginemos que tínhamos comprado o SP500 a 1300 e depois ele continuo a descer (tínhamos comprado na descida). Então o que correu mal foi ter entrado talvez cedo demais, poderia ter esperado por melhores sinais, reparem que entrei quando o mercado estava a descer como tal já era de esperar essa perda.

A pergunta 2, é mais difícil, aqui foi uma má gestão da carteira e porquê? Reparem que sai, vamos supor nos 1260, nessa altura tinha perdido 40 pontos mas errei pois o momento da saída foi errado. A minha carteira tinha só desvalorizado +-3%, valor aceitável, portanto se saiu não foi devido à gestão da carteira / perdas, se fizesse essa relação não teria saído. Vamos então passar à pergunta 3

A pergunta 3 diz-nos quase tudo. Ora se estávamos a perder mas se nós analisarmos tecnicamente o SP500 viríamos que era uma correção e quando um investidor a determinada altura está perdedor e quando investe no médio prazo deve procurar saber se essa mesma tendência foi quebrada e tem atenção a isso, pois essas tendências são muito duradouras, são os períodos bull e bear market

A pergunta 4 é a mais importante e é sempre aqui que o investidor comete o erro pois quando está perdedor age psicologicamente e não tecnicamente. A pressão de estar a perder faz com que o investidor perca a calma e saía do mercado e pior, pode muitas vezes inverter a posição podendo dar origem a uma perda a dobrar. Se nós analisarmos esta questão, imaginemos se o investidor estivesse off ou seja, sem posições, muito provavelmente apostaria no lado longo com o objetivo de apostar no próximo movimento que como todos sabíamos era o de subida. Nesta altura a probabilidade de ganhar na subida era maior que se investisse na descida no horizonte temporal mais alargado. É claro que essa aposta tinha como base outros aspetos, tais como alguns sinais de consolidação, estarmos em bull market e já apresentar a correção um valor um pouco acima da média, como tal, analisando tudo isto levaria o investidor sentir mais seguro na posição longa. Ora, se o investidor que tivesse off fazia isso porquê que um investidor que estivesse comprado e com perdas tinha que as fechar?

Bons negócios, Bull

mais tópicos em www.sp500forex.com

por Bull Bull » 28/6/2011 12:24

<iframe width="640" height="390" src="http://www.youtube.com/embed/iC1lA5kvrXM" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

Re: CAPÍTULO 3- ERRO DA RAPIDEZ

por Bull Bull » 7/6/2011 13:38

Pickbull Escreveu:Viva,

Qto ao vídeo 3 não entendo bem a 1ª entrada quando se está a falar de seguir a tendência. Naquele momento a tendência de CP é ainda descendente!

Embora isso não invalide a ideia que se quer passar (não deixar correr os lucros) parece-me que acaba por ser contraditório falar em seguir a tendência e abrir uma posição longa no verde.

Boas, não entendi muito bem mas o que tu estas a dizer é relativamente à primeira entrada quando a tendência é negativa, mas se não estou em erro na primeira compra foi quando tinha sido gerado os primeiros sinais

CAPÍTULO 3- ERRO DA RAPIDEZ

por Pickbull » 7/6/2011 13:02

Viva,

Qto ao vídeo 3 não entendo bem a 1ª entrada quando se está a falar de seguir a tendência. Naquele momento a tendência de CP é ainda descendente!

Embora isso não invalide a ideia que se quer passar (não deixar correr os lucros) parece-me que acaba por ser contraditório falar em seguir a tendência e abrir uma posição longa no verde.

Registado: 23/1/2008 19:18

por Bull Bull » 7/6/2011 12:37

Resolvi colocar este vídeo neste tópico porque de uma forma geral ensina a um investidor a olhar para os mercados e antes de tomar qualquer decisão deve fazer uma leitura do mesmo.

Foi utilizado o mercado atual e dando exemplos no seu passado.

<iframe width="640" height="390" src="http://www.youtube.com/embed/eicojV-rYl8" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

por vstrom » 7/5/2011 21:31

Boas Bull Bull,

Obrigado pelos vídeos! Confesso que sou novato disto da bolsa e tenho começado pelo livro do Fernando Braga de Matos (Bolsa para iniciados), antes de passar ao próximo (Ganhar em Bolsa) e devo confessar que com os teus vídeos a aprendizagem torna-se muito mais fácil de entender os conceitos que tenho lido nos livros e pela Net.

Saudações Algarvias!

Registado: 29/11/2007 14:24

por arnie » 5/5/2011 21:58

Bull Bull Escreveu:Não sei se fiz entender a mensagem que quero transmitir mas basicamente é que quando não existe razão para fechar o trade o melhor é deixar correr o mesmo e subindo o stop aos poucos.

Sem sombra de duvidas.

Mas aí aconselho a não se seguir o P/L.
A tentação é enorme de recolher lucros se estivermos constantemente a olhar para o P/L.

Eu à muito que retirei essa informação do ecrã.
Bons negocios,
arnie

Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

por Bull Bull » 5/5/2011 20:06

Arnie, esqueci-me dizer à pouco mas acho que disse no vídeo que fiz analise de modo que favorecesse aquilo que queria demonstrar

por Bull Bull » 5/5/2011 20:02

arnie Escreveu:
Bull Bull Escreveu:Neste capítulo no qual aconselho a todos verem um dos grandes erros de muitos investidores.

Por acaso não sei se existe já nome para este erro, mas se não houver vou chama-lo "erro da rapidez", pois este foi o erro que dei mais vezes

E eu a pensar que já ninguém fazia vídeos :shock:

Realmente revejo-me na historia das saídas prematuras, no entanto, não vejo nenhuma razão para não voltar a entrar.

Entrámos, saímos. Vemos que saímos demasiado cedo, reentramos, voltamos a sair, trading é isto mesmo.

Ganhaste 15 pts no 1º trade e 10 pts no 2º trade. Muito bom, agora não entendo é porque razão depois transformas o 3º trade numa perda de 40 pts. Cádê o stop loss?

No 1º e no 2º trade, relativamente ao preço de entrada, quantos pts foram os preços contra essa mesma entrada antes de inverterem a teu favor?
Poderias, por exemplo, ter usado esses valores como stop loss para esse 3º trade.

O único erro quer aí vejo, tirando a questão do stop loss para o 3º trade, e se se pode de chamar de erro pois esse 3º trade até poderia ter sido positivo, é a questão do ponto onde esse mesmo 3º trade se situa.

Repara que estás entre dois anteriores swing highs que já de si criam uma óbvia resistência. Poderias naturalmente tentar apanhar ali um falso break o que te daria mais uns 10 pontos de profit o que seria muito bom, mas o facto de os preços estarem em cima da óbvia resistência, mais apertado deveria ser o stop loss devido a uma possivel reacção negativa.

Resumindo, 1º e 2º trade são bons, o 3º tem imenso risco mas que seria perfeitamente aceitável se tivesse lá um stop loss.

Não consideres este meu comentário como uma critica. Quantos e quantos erros cometi e cometo desses por dia?

Falar depois do facto é fácil, o difícil é ali no momento da decisão.
No entanto, são estas oportunidades que nos permitem aprender.

Boas Arnie, o objetivo do vídeo é só demonstrar o erro da rapidez.
Se não tivesse fechado o 1 trade quando chegasse à zona onde foi feito o 3 trade (compra), já estava com folga de colocar um stop profit.
Ora, na condição de ter levado ao fecho do 1 e 2 trade levou que no 3 trade mesmo que tenha cololacado um stop, provavelmente quando o mesmo fosse activo o seu resultado geral podia ser negativo.

lucro trade 1+ lucro trade 2 - perda do stop loss do 3 trade= 0 ou negativo , ou até podia ser positivo é um facto mas o ganho do 1 e 2 seria quase comido.

Então o objetivo do vídeo é demonstrar que o erro cometido foi o fecho do 1 trade pois se não tivesse feito teria sim uma margem bem maior para colocar um stop profit e ai já não era um stop loss.

Não sei se fiz entender a mensagem que quero transmitir mas basicamente é que quando não existe razão para fechar o trade o melhor é deixar correr o mesmo e subindo o stop aos poucos.

abraço, bull e todos os comentários são sempre úteis

por arnie » 5/5/2011 19:53

Bull Bull Escreveu:Neste capítulo no qual aconselho a todos verem um dos grandes erros de muitos investidores.

Por acaso não sei se existe já nome para este erro, mas se não houver vou chama-lo "erro da rapidez", pois este foi o erro que dei mais vezes

E eu a pensar que já ninguém fazia vídeos :shock:

Realmente revejo-me na historia das saídas prematuras, no entanto, não vejo nenhuma razão para não voltar a entrar.

Entrámos, saímos. Vemos que saímos demasiado cedo, reentramos, voltamos a sair, trading é isto mesmo.

Ganhaste 15 pts no 1º trade e 10 pts no 2º trade. Muito bom, agora não entendo é porque razão depois transformas o 3º trade numa perda de 40 pts. Cádê o stop loss?

No 1º e no 2º trade, relativamente ao preço de entrada, quantos pts foram os preços contra essa mesma entrada antes de inverterem a teu favor?
Poderias, por exemplo, ter usado esses valores como stop loss para esse 3º trade.

O único erro quer aí vejo, tirando a questão do stop loss para o 3º trade, e se se pode de chamar de erro pois esse 3º trade até poderia ter sido positivo, é a questão do ponto onde esse mesmo 3º trade se situa.

Repara que estás entre dois anteriores swing highs que já de si criam uma óbvia resistência. Poderias naturalmente tentar apanhar ali um falso break o que te daria mais uns 10 pontos de profit o que seria muito bom, mas o facto de os preços estarem em cima da óbvia resistência, mais apertado deveria ser o stop loss devido a uma possivel reacção negativa.

Resumindo, 1º e 2º trade são bons, o 3º tem imenso risco mas que seria perfeitamente aceitável se tivesse lá um stop loss.

Não consideres este meu comentário como uma critica. Quantos e quantos erros cometi e cometo desses por dia?

Falar depois do facto é fácil, o difícil é ali no momento da decisão.
No entanto, são estas oportunidades que nos permitem aprender.
Bons negocios,
arnie

Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

por Bull Bull » 5/5/2011 19:52

:lol: Obrigado pelas palavras.
Nota-se que sou algarvio, mas o melhor é que quando vou ver o meu vídeo a minha voz parace diferente. Até eu ri muitas vezes.
Outra coisa é quando começa o vídeo as vezes fico um pouco nervoso, é que ao saber que vai ser publicado faz-me ficar nervoso mas as vezes estou na boa.
Outra coisa, quando lança o vídeo nunca verifico se existe alguma gafe.
Mas confesso que o meu Português não é dos melhores.

À próxima vou fazer em Inglês, ai é que a malta ria à brava :lol: :lol:

por rsacramento » 5/5/2011 18:59

yabadoo Escreveu:Obrigado Bull Bull. Independentemente do rigor técnico, a ideia de disponibilizares os teus videos à comunidade é sem dúvida muito meritória.
E o sotaque valoriza ainda mais a produção !

falo por mim:

quem se arrisca a publicar é digno de apreço

não me referi aos vídeos mas sim a uma imagem

afinal não custa muito olhar uma 2ª vez para aquilo que se escreveu

claro que também dou os meus pontapés na gramática

Registado: 29/11/2007 12:50

por yabadoo » 5/5/2011 18:48

Obrigado Bull Bull. Independentemente do rigor técnico, a ideia de disponibilizares os teus videos à comunidade é sem dúvida muito meritória.
E o sotaque valoriza ainda mais a produção !
"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo..." (Fernando Pessoa)

Registado: 5/3/2010 17:06

por Conquistador » 5/5/2011 18:16

rsacramento Escreveu:deia? :shock:

Sim, "deia" do verbo "deiar".Não percebo qual o teu espanto :mrgreen:

Cumprimentos,

Registado: 3/7/2008 11:58

por Quico » 5/5/2011 18:12

Gosto do sotaque algarvio!

Abraço! :wink:
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por rsacramento » 5/5/2011 17:55

deia? :shock:

Registado: 29/11/2007 12:50

por Bull Bull » 5/5/2011 14:01

Fica aqui o meu resumo do sentimento para os trades
Anexos
sp500.png
sp500.png (8.57 KiB) Visualizado 2464 vezes

CAPÍTULO 3- ERRO DA RAPIDEZ

por Bull Bull » 4/5/2011 22:20

Neste capítulo no qual aconselho a todos verem um dos grandes erros de muitos investidores.

<iframe width="640" height="390" src="http://www.youtube.com/embed/n4WMrIozDQs" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

por Bull Bull » 27/4/2011 23:35

Sr_SNiper Escreveu:
Bull Bull Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:
Bull Bull Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:Posso perguntar-te quem era o leitor?

Está no blog

http://www.sp500forex.com/

Reparei que costumas ver muitas resistencias, em médias moveis, fibonaci e mais umas quantas.
Não achas mais simples e fiáveis usares apenas resistencias e suportes quando ves que naqueles valores as cotações costumam inverter e tendencia?

Sim, é um facto Sniper. O vídeo é para referir as zonas de resistencias, claro que a mais importante é aquele que no anterior swing inverteu o movimento e como não podia deixar de ser outra importante é quando reparamos que o swing está com dificuldades a ultrapassar. Tal como referes que é bem provável inverter.
Julgo que no vídeo mencionei esse facto, atribuindo como resistencias muito importantes essas que referes

abraço, bull

Pelo menos a mim faz-me imensa confusão ver resistencias em médias moveis.
Mas acredito que elas lá existam...

Sim, mas não deixa de ser uma resistência. Por exemplo a média 50, 100 e a 200 são importantes.
Uma coisa é certa também pouco ligo a elas.
As que ligo mais são aquelas que falei à pouco, essas sim , são de peso

por Sr_SNiper » 27/4/2011 23:27

Bull Bull Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:
Bull Bull Escreveu:

Está no blog

Reparei que costumas ver muitas resistencias, em médias moveis, fibonaci e mais umas quantas.
Não achas mais simples e fiáveis usares apenas resistencias e suportes quando ves que naqueles valores as cotações costumam inverter e tendencia?

Sim, é um facto Sniper. O vídeo é para referir as zonas de resistencias, claro que a mais importante é aquele que no anterior swing inverteu o movimento e como não podia deixar de ser outra importante é quando reparamos que o swing está com dificuldades a ultrapassar. Tal como referes que é bem provável inverter.
Julgo que no vídeo mencionei esse facto, atribuindo como resistencias muito importantes essas que referes

abraço, bull

Pelo menos a mim faz-me imensa confusão ver resistencias em médias moveis.
Mas acredito que elas lá existam...
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por Bull Bull » 27/4/2011 23:24

Sr_SNiper Escreveu:
Bull Bull Escreveu:

Está no blog

abraço, bull

por Sr_SNiper » 27/4/2011 23:18

Bull Bull Escreveu:

Está no blog

Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], PAULOJOAO e 37 visitantes