Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

As Medidas da Troika para emprestar o dinheirinho

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 5/5/2011 11:41

RiscoCalculado Escreveu:
"o acordo nestes aspectos está a falhar :
Estimular as exportações , o mais que puder
reduzir o conteudo das importações na nossa despesa "

Bom, os vários impostos sobre o consumo têm potencialmente esse efeito. Nomeadamente a taxação sobre os veículos automóveis (uma grande fatia das importações), a taxação sobre o tabaco e a taxação sobre a energia (electricidade e gás) que promove uma maior racionalidade na sua utilização (no caso do gás, somos completamente dependentes e no caso da electricidade poderá desiquilibrar a balança comercial nesse sector a nosso favor). E a Energia é outra das grandes fatias da balança comercial!

E depois há toda a promoção de controlo de custos que é contemplada no memorandum: se por exemplo produzirmos electricidade mais barata, então tem mais interesse exportá-la para Espanha quando actualmente ela chega a ser exportada a gerar prejuízo ao erário público!

Portanto (não estou a ouvir a intervenção mas com base no que escreveste) não me parece que seja bem como ele descreve...

Quanto às taxas de juro, que ele tb discute, para já inverteram, mas vamos a ver porque isso mercado e é muito cedo para estar a tirar conclusões.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por tonirai » 5/5/2011 11:18

Conferência de imprensa da Troika a começar em directo nas TVs, neste momento.
Stay tuned.

Registado: 19/4/2007 18:26

por rmachado » 5/5/2011 11:17

Bem...

Vocês agora até me surpreenderam ao ficarem surpreendidos com a "eficácia" da troika e seu memorando em oposição aos partidos.

A troika não tem Boys... não tem interesses escondidos, não tem maquina partidária.. só quer o juro e garantir o mesmo...

Já os partidos de governo querem manter a clientela e o controle do estado e suas instâncias.. logo, para que mexer...

Além do mais assim podem sempre culpar "A Troika" o que dá imenso jeito...

O grande problema de Portugal é que a culpa morre sempre solteira mas neste caso não... é culpa da Troika...

Registado: 24/8/2004 10:42

por RiscoCalculado » 5/5/2011 10:46

Penso que ainda não está disponível online o "Negócios da Semana" de ontem,
deixo ficar alguns quotes das intervenções do Prof. Silva Lopes
(foram apanhados meio à pressa , espero que não tenham nenhuma incorrecção grave )

"
Deixa muitas dúvidas
Receio bem que essa verba não seja suficiente ...
"

"Se os credores não renovarem os créditos a Portugal isto não resolve gd coisa..."

"Já viu no caso da Grécia e da Irlanda que o Acordo não fez baixar as taxas de juro ..."

"É a parte mais inquietante, ainda que seja semelhante ao da Irlanda e Grécia, mas não é o suficiente para tranquilizar os mercados ... "

"Eram precisas medidas muito mais efectivas nesse domínio ( redistribuição )

Quem vai suportar isto mais são os desempregados ...
Somos o país da Europa que mais tem desempregados de longa duração
"

"Infelizmente quando a gente reduz a despesa
não há maneira de impor que corte só nos bens importados
Essa ideia que nós escapamos à recessão é errada... "

"o acordo nestes aspectos está a falhar :
Estimular as exportações , o mais que puder
reduzir o conteudo das importações na nossa despesa "

"In my whole life, I have known no wise people over a broad subject matter area who didn't read all the time - none, zero" - Charlie Munger

"Entre os seres humanos, existe uma espécie de interacção que assenta não nos conhecimentos, nem sequer na falta de conhecimentos, mas no facto de não se saber quanto não se sabe ..." - John Kenneth Galbraith

Registado: 11/11/2008 18:23

por JMHP » 5/5/2011 10:03

Lion_Heart Escreveu:Eles nem querem saber, é como os bancos , depois de assinares és responsavel.

Agora tu e (caso tenhas) os teus fiadores são responsaveis pelo teu crédito junto do teu banco , agora ele (o grande líder) assina mas não é responsavel por nada (é inimputavel) , agora os fiadores estão lá na mesma (e somos todos nós que pagamos impostos) , e nós vamos pagar custe o que custe.

Nao tenho duvidas que vamos pagar custe o que custar (podemos sempre emigrar... :roll: ), mas vai ser interessante ver como vai este povo dar um cambalhota nas suas vidas que sempre evitou.

A cada dia que passa e vai-se descobrindo o que o futuro nos reserva não deixo de ficar surpreendido e questionar como foi possível um pais inteiro chegar a esta situação... Basta para isso recuar nem 2 anos ás eleições de 2009 e recordar a propaganda politica da altura, a vontade do povo expressa nas urnas e comparar com a realidade e situação actual do país.

Também comungo da observação de alguns aqui sobre a eficácia e rapidez com que a Troika identificou os problemas do país e elaborou um plano e orçamentos de modo a evitar o descalabro total, algo que nunca fomos capazes de fazer nos últimos 15 anos quando a realidade dos factos apontavam essa necessidade.

Isto tudo faz-me reflectir sobre a nossa génese e que futuro posso ambicionar no meu país. Será possível fazer uma ruptura com o passado, mudar costumes, hábitos e mentalidades que nascemos com elas e vivemos rodeados?! :roll:

Capacidade temos, vontade e mentalidade é que nunca demonstramos a não ser quando emigramos e somos governados por outros em sociedades e mentalidades muito diferentes da nossa.

Registado: 19/5/2009 18:26

por Lion_Heart » 5/5/2011 9:41

JMHP Escreveu:Não se esqueçam que isto não passa de um memorandum de medidas a cumprir num prazo de 3 anos, algo que nem 1 décimo conseguimos fazer em mais de uma década.

A questão agora é como vamos conseguir coloca-las em pratica sabendo que para isso são necessárias reformas profundas e quase a garantia de uma revisão da constituição (lembram-se da proposta do PPC?!...).

Eu receio que em pouco mais de um ano estará em cima da mesa uma reestruturação da divida e este plano chegar ao fim sem os objectivos cumpridos. As actuais sondagens são já alarmes disso mesmo e o risco de incumprimento é bem real...

Estão a forçar-nos a mudar aquilo que não fomos capazes de fazer ao longo de 37 anos.... Não nos estarão a subestimar-nos?!

Eles nem querem saber, é como os bancos , depois de assinares és responsavel.

Agora tu e (caso tenhas) os teus fiadores são responsaveis pelo teu crédito junto do teu banco , agora ele (o grande líder) assina mas não é responsavel por nada (é inimputavel) , agora os fiadores estão lá na mesma (e somos todos nós que pagamos impostos) , e nós vamos pagar custe o que custe.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por JMHP » 5/5/2011 9:31

Não se esqueçam que isto não passa de um memorandum de medidas a cumprir num prazo de 3 anos, algo que nem 1 décimo conseguimos fazer em mais de uma década.

A questão agora é como vamos conseguir coloca-las em pratica sabendo que para isso são necessárias reformas profundas e quase a garantia de uma revisão da constituição (lembram-se da proposta do PPC?!...).

Eu receio que em pouco mais de um ano estará em cima da mesa uma reestruturação da divida e este plano chegar ao fim sem os objectivos cumpridos. As actuais sondagens são já alarmes disso mesmo e o risco de incumprimento é bem real...

Estão a forçar-nos a mudar aquilo que não fomos capazes de fazer ao longo de 37 anos.... Não nos estarão a subestimar-nos?!

Registado: 19/5/2009 18:26

por jvasco27 » 5/5/2011 9:28

[quote="AutoMech

E tudo feito por estrangeiros, em 15 dias. É um verdadeiro atestado de incompetência.

Faz-me lembrar a batelada de dinheiro que pagámos ao Michael Porter, há quase 20 anos, para ele nos vir dizer aquilo que já sabíamos.[/quote]

Mais do que pedir ajuda (= dinheiro), o que realmente nos envergonha é esse enorme atestado de incompetência.

Chegam 3 caramelos à Portela, não falam Português, mal conhecem o país, se calhar nunca tinham posto cá os pés antes. Em um par de semanas conversam com uma data de gente, lêem uma pipa de documentos e redigem um plano de ação mais claro e abrangente que qualquer proposta partidária ou plano de governo que tenhamos tido nos últimos 10 ou 15 anos.

Sugestão 1: contratar a "troika" para estar cá a tempo inteiro à frente disto pelos próximos 10 anos; pagá-los bem para isso

Sugestão 2: mandar para o desemprego/reforma uma vasta quantidade de ministros, secretários de estado, assessores e quejandos que foram incapazes de gizar um plano semelhante; detalhe: limitar-lhes o subsídio de desemprego a 18 meses e a reforma a 1.500 euros...

Registado: 29/11/2007 9:30

por Lion_Heart » 5/5/2011 9:28

O nosso Grande Líder e único Negociador autorizado junto da Troika , assina hoje a sentença de falência para muitas familias Portuguesas.

E vamos a factos:

Casas reavaliadas :arrow: subida IMI :arrow: Aumento brutal IVA no Gas e Electricidade :arrow: Aumento prestações da casa em virutde subida Euribor :arrow: Redução das despesas saúde e educação em sede IRS :arrow: aumento preço dos bens alimentares básicos.

Tudo juntinho da bem mais que o corte num dos subsidios (Natal ou Férias).

Sorte do Líder é que poucos vão ler o memorandum, menos ainda o vão entender e alguns ainda vão dizer que a culpa é do outro.
Editado pela última vez por Lion_Heart em 5/5/2011 9:29, num total de 1 vez.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

por Jolly Roger » 5/5/2011 7:43

Pata-Hari Escreveu:Eu também estive a ler até onde o sono me permitiu e as metas parecem-me extraordinárias idealisticamente mas impossíveis. Acho que fiquei na parte de terminar até não-sei-que-data todos os processos em atraso dos tribunais e tornar todo o sistema mais rápido (e caro). Juro que não sei como é que isso pode ser possível.

Se os sucessivos recursos e empecilhos só para atrasar as coisas, nos saírem do bolso temos natural tendência para os evitar. Se os evitamos as coisas tornam-se mais rápidas.

Se para pôr uma acção em tribunal meia dúzia de euros chegam, por tudo e por nada se vai para lá.

Por outro lado vi nas notícias a criação de tribunais específicos só para resolver questões de carácter comercial.

...

Registado: 22/7/2009 12:55

por Pata-Hari » 5/5/2011 7:26

Eu também estive a ler até onde o sono me permitiu e as metas parecem-me extraordinárias idealisticamente mas impossíveis. Acho que fiquei na parte de terminar até não-sei-que-data todos os processos em atraso dos tribunais e tornar todo o sistema mais rápido (e caro). Juro que não sei como é que isso pode ser possível.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Jolly Roger » 5/5/2011 6:52

Esqueci-me de mencionar o factor crescimento económico. Se existir a dívida fica mais irrelevante ainda.

....

Re: E daqui a 3 anos?

por Jolly Roger » 5/5/2011 5:18

jorgemmc Escreveu:Aproveito para pôr uma questão que me faz espécie há muito tempo, desde que ouço falar de metas para os défices públicos na UE:

Ok, assumamos que tudo o que está no programa é cumprido e que chegámos a um défice do Estado de 3% em 2013.

E DEPOIS?

Alguém me explica como é que o Estado começa a diminuir o valor da dívida pública se ainda gasta mais 3% do PIB do que aquilo que arrecada?

Que pormenor ou "pormaior" me está a escapar?

3% é o défice tolerado politicamente pela UE. O ideal seria défice zero ou superavit, mas depois há uma inflacção tolerada politicamente (e às vezes estou em crer que desejada) pelo BCE de 2% que "come" a maior parte senão mesmo a totalidade porque raramente a inflacção anunciada é a real.
De resto a dívida pública nunca se paga, vai-se pagando.

...

E daqui a 3 anos?

por Perigoso Neoliberal » 5/5/2011 3:42

Aproveito para pôr uma questão que me faz espécie há muito tempo, desde que ouço falar de metas para os défices públicos na UE:

Ok, assumamos que tudo o que está no programa é cumprido e que chegámos a um défice do Estado de 3% em 2013.

E DEPOIS?

Alguém me explica como é que o Estado começa a diminuir o valor da dívida pública se ainda gasta mais 3% do PIB do que aquilo que arrecada?

Que pormenor ou "pormaior" me está a escapar?
"Don't try to buy at the bottom and sell at the top. It can't be done except by liars." - B. Baruch

Registado: 25/10/2007 0:02

por Lion_Heart » 5/5/2011 3:25

Realmente o memorandum é extraodinário.

Extraodinário , porque estiveram ca pouco tempo, fizeram as continhas e chegaram a plano.
Deram o empréstimo minimo (se fizerem as contas isto pode nem chegar), mas eles querem é por estes malandros a trabalhar.

Isto só prova o compadrio e corrupção que existe neste País, que não permite fazer isto (medidas do memorandum).

Ps. Chamo a atenção mais uma vez para que o dinheirinho pode não chegar! Só para os deficit e para a banca até 2013 são cerca de 35.000.000.000.
Editado pela última vez por Lion_Heart em 5/5/2011 4:30, num total de 1 vez.

Lion_Heart

por Automech » 5/5/2011 2:50

Atomez Escreveu:Estive a ler muito em diagonal o "Memorando de Entendimento" e concluo que... de facto é um verdadeiro Programa de Governo. Como nunca nenhum governo português teve a coragem de apresentar.

Exacto Atomez. Ainda não acabei de ler mas estou a gostar bastante. Tudo quantificado e com metas temporais definidas. Parecem os planos a 3 anos que se fazem nas empresas.

E tudo feito por estrangeiros, em 15 dias. É um verdadeiro atestado de incompetência.

Faz-me lembrar a batelada de dinheiro que pagámos ao Michael Porter, há quase 20 anos, para ele nos vir dizer aquilo que já sabíamos.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por Jolly Roger » 5/5/2011 2:50

MarcoAntonio Escreveu:Sim, como já disse isto é só um memorandum com o qual estão-se a comprometer o PS, o PSD e o CDS.

Fazer tudo o que está ali é virtualmente impossível (especialmente sendo o tuga resistente à mudança como é) e isto tudo ainda vai fazer correr muita, muita tinta...

Para já os média focam-se nos impostos e etc. Mas há ali medidas que depois vão mexer com os partidos políticos e os seus feudos... e com o tuga comum também!

Dentro de um ano vamos estar como os gregos e os irlandeses a dizer que queriamos o FMI daqui para fora...

Contudo, depois de ter visto o resumo dos programas deles (que é semelhante ao resumo que os nossos média fazem do nosso programa) e depois de ler o memorandum, fico com a sensação que a abominação ao "FMI" não é toda por "más" razões!

:wink:

Quanto mais lobbies e grupos de interesse, tradicionalmente privilegiados com o actual estado de coisas, "berrarem", maior é o sinal de que o caminho está correcto.

E até há benefícios que surpreendem como por exemplo subsídio de desemprego para os recibos verdes.

Agora, desde que organismos como a CGTP, a Associação Nacional de Municípios, os contrutores civis e outros no género protestem e digam que o programa é péssimo (claro que é péssimo para eles), eu acho que o que é péssimo para eles é bom para o país.

O resto é conversa.

...

por atomez » 5/5/2011 2:33

Estive a ler muito em diagonal o "Memorando de Entendimento" e concluo que... de facto é um verdadeiro Programa de Governo. Como nunca nenhum governo português teve a coragem de apresentar.

Para os próximos 3 anos e meio o Governo de Portugal está entregue em outsourcing à UE e ao FMI.

Cá por mim, ainda bem.

Esta é um oportunidade única. Pela 1ª vez em muitos anos estou optimista quanto ao futuro!
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por MarcoAntonio » 5/5/2011 1:32

Sim, como já disse isto é só um memorandum com o qual estão-se a comprometer o PS, o PSD e o CDS.

Fazer tudo o que está ali é virtualmente impossível (especialmente sendo o tuga resistente à mudança como é) e isto tudo ainda vai fazer correr muita, muita tinta...

Para já os média focam-se nos impostos e etc. Mas há ali medidas que depois vão mexer com os partidos políticos e os seus feudos... e com o tuga comum também!

Dentro de um ano vamos estar como os gregos e os irlandeses a dizer que queriamos o FMI daqui para fora...

Contudo, depois de ter visto o resumo dos programas deles (que é semelhante ao resumo que os nossos média fazem do nosso programa) e depois de ler o memorandum, fico com a sensação que a abominação ao "FMI" não é toda por "más" razões!

:wink:
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Re: Um texto interessante do maradona.

por Zundy » 5/5/2011 1:27

rg7803 Escreveu:Se isso é verdade, ter em São Bento o Sócrates, o Pedro Passos Coelho, o Albiol ou o Arbeola é rigorosamente indiferente à sucessão de acontecimentos que de hoje em diante prosperarão pela sociedade portuguesa.

Eu discordo dessa visão, antes pelo contrário, acho que a próxima legislatura será das mais activas e importantes das últimas décadas. Li o memorando na diagonal e aquilo é muito ambicioso, não acredito que conseguíamos fazer mais de metade daquilo. Estamos a falar de mudanças que em Portugal levariam décadas a fazer, e que agora temos que fazer a correr. O memorando pouco mais é do que metas, mas falta tudo o resto, como cumpri-las. Como se baixa a despesa na saúde ou na educação em x %, etc.

Imagine só a tremenda discussão política que nos espera só na redução de 20% das autarquias/freguesias em 2012 e 2013 :lol:

Registado: 26/2/2011 23:03

por A330-300 » 5/5/2011 1:26

MarcoAntonio Escreveu:
A-330 Escreveu:Acaba-se a loucura NAL e TGV. Na verdade o governo já as tinha começado ao preço de 46 milhões ainda antes do parecer do tribunal de contas. Andava aí uma fuçanguice pelo TGV...Acho que muita gente ia ganhar muuuuito dinheiro com essa obra.

O acordo só trava expressamente o TGV Lisboa-Porto (que tanto quanto sei já estava adiado de qualquer das formas). Aliás, nem é bem isso. Ao contrário do que diz alguma imprensa, o memorandum não fala em suspensão de novas PPPs, antes diz "Avoid engaging in any new PPP agreement before the completion of the reviews on existing PPPs and the legal and institutional reforms proposed (see below)."

Quanto ao TGV até ao Poceirão vai continuar a avançar, tudo indica...

E o troço Poceirão-Caia ainda não está claro se para ou não!

Não sabia..O sonho do Zezinho ainda está de pé , então...

A330

Registado: 30/1/2005 12:51

Re: Um texto interessante do maradona.

por Jolly Roger » 5/5/2011 1:00

rg7803 Escreveu:Precisa-se de doutorados numa universidade estrangeira para presidente do PSD (Setembro de 2011) e futuro Primeiro-ministro de Portugal (2014)
A minha teoria é a seguinte, e é muito simples, como um doce: nos próximos 3 anos, Portugal será, com a graça de deus, governado pelo FMI e pela Alemanha. Se isso é verdade, ter em São Bento o Sócrates, o Pedro Passos Coelho, o Albiol ou o Arbeola é rigorosamente indiferente à sucessão de acontecimentos que de hoje em diante prosperarão pela sociedade portuguesa. Nada correrá excepcionalmente mal, nada correrá substancialmente bem. Sucede, com essa medida, que o meu desejo em punir o Sócrates e o Partido Socialista não é maior que a necessidade que sinto e vejo em não premiar uma carreira política como a do Pedro Passos Coelho, que não distingo do percurso que os dejectos fazem num esgoto a céu aberto. Ora, parece-me claro que o Primeiro-ministro a eleger em Junho se-lo-à por três anos, na medida em que por essa altura não só toda a gente estará metodicamente intoxicada com a teoria do "estrangeiro", como as oposições estarão de olho afiado no re-inicio das políticas que nos levarão novamente à ajuda externa (a 2 de Outubro de 2021), e portanto abertas a forçar uma crise política. O que repousa em mim como uma evidência luzidia é que se eu quero, como quero, o PSD no Governo quando os poderes executivos voltarem para o palco da Assembleia da República, o melhor é deixar que seja o Partido Socialista a desbastar-se contra as "instancias internacionais", e não o PSD; se for o Pedro Passos Coelho a faze-lo, o mais certo é termos Sócrates, de 2014 em diante, outra vez a retomar a "aposta nas energias alternativas" e essas merdas assim. Por outro lado, se o PSD conseguir eleger-se governo com um Pedro Passos Coelho na sua liderança, estará a reforçar-se o sinal de que em democracia literalmente qualquer um pode chegar ao poder, e todos nós, as pessoas de Direita, sabemos que à frente do povo não pode estar o povo nem ninguém remotamente parecido ao povo.

Daqui:
http://acausafoimodificada.blogs.sapo.pt/

Esse doutorado em Universidade Estrangeira não é do povo?
Então se não é do povo é de onde?

Nenhum doutorado em Universidade estrangeira é do povo?
Se não são do povo são de onde?

As Universidades estrangeiras não têm lá ninguém do povo?
Se têm e não deviam ter como é que lá foram parar?

O Pedro Passos Coelho é do povo e não devia ser? Mas se não fosse do povo nem parecido com o povo de onde seria?

O José Sócrates que tem estado à frente do povo também é do povo?

Tirando a escolha para primeiro ministro de um animal do jardim zoológico que seja doutorado numa Universidade ainda que portuguesa, há alguma outra hipótese de nos salvaguardarmos de escolher alguém do povo para estar à frente do povo?

...

por MarcoAntonio » 5/5/2011 0:55

A-330 Escreveu:Acaba-se a loucura NAL e TGV. Na verdade o governo já as tinha começado ao preço de 46 milhões ainda antes do parecer do tribunal de contas. Andava aí uma fuçanguice pelo TGV...Acho que muita gente ia ganhar muuuuito dinheiro com essa obra.

O acordo só trava expressamente o TGV Lisboa-Porto (que tanto quanto sei já estava adiado de qualquer das formas). Aliás, nem é bem isso. Ao contrário do que diz alguma imprenssa, o memorandum não fala em suspensão de novas PPPs, antes diz "Avoid engaging in any new PPP agreement before the completion of the reviews on existing PPPs and the legal and institutional reforms proposed (see below)."

Quanto ao TGV até ao Poceirão vai continuar a avançar, tudo indica...

E o troço Poceirão-Caia ainda não está claro se para ou não!
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 5/5/2011 1:04, num total de 2 vezes.
Imagem

Administrador Fórum

por tonirai » 5/5/2011 0:51

aaugustobb Escreveu:Não te esqueças que no TRI tens as horas de cheio com preço mais baixo que no BI, e são muito mais as horas de cheio do que as de hora de ponta...e tambem acho que o tri semanal é melhor que bi diário, porque as horas de vazio são superiores em relação ao diário...por exemplo ao domingo é todo o dia horas de vazio...

Mas tambem não custa nada mudar do bi para o tri ou do diário para o semanal, e no final do mês verificar a factura e ver se vale a pena ou não...pode-se trocar as vezes que se quiser...não tem custos... :wink:

Sim.

Mas assim numa olhadela superficial ao quadro que postei, e aos "relógios" dos horários, verifico que:
- Em relação às horas em vazio do bi, no tri o que se paga a mais nas horas pontas é 100% (o dobro) maior que o desconto que se tem nas horas cheias (desconto de 0,75 cêntimos contra aumento de 1,50 cêntimo, mais ou menos);
- Os períodos de ponta serão, ainda assim, bem menos de metade dos de cheia.

Por isso, e para um consumo "igualmente distribuido" nos horários de cheia e ponta, deverá compensar - o problema é que a tendência será haver picos de consumo no período de ponta, que poderão enviesar os resultados.

Como dizes, na dúvida nada como testar :wink:

Quanto ao tri semanal ser melhor que bi diário, por ter por exemplo o Domingo todo horas de vazio... isso depende tudo dos hábitos de consumo de cada casa, e é isso que cada um deve avaliar :wink:
Por exemplo, para mim que trabalho 50% dos fins de semana, e em outros 25% deles estou fora, não me compensa muitas horas vazias ao Domingo, sendo melhor ter mais algumas à semana :wink:

Mas acho que estamos a "poluir" o tópico nesta análise paralela - a quem interessa, já ficou claro as opções existentes, e as contas a fazer :)

Registado: 19/4/2007 18:26

por A330-300 » 5/5/2011 0:45

Acaba-se a loucura NAL e TGV. Na verdade o governo já as tinha começado ao preço de 46 milhões ainda antes do parecer do tribunal de contas. Andava aí uma fuçanguice pelo TGV...Acho que muita gente ia ganhar muuuuito dinheiro com essa obra.

Ainda bem que o FMI veio.Pena é que não fiquem para sempre.Afinal não custa assim tanto manter e até baixar o déficit. Basta ser honesto e administrar bem.
Também é pena que não tenham posto os submarinos À venda.

Poderiam também ter acabado um bocado com o regabofe das pensões múltiplas ,frota de carros e despesas gerais dos políticos.Fiquei um pouco decepcionado com isso.
O peso das medidas poderiam ter sido melhor distribuídas entre estado e população.Mas de um modo geral é bom.

A330

Registado: 30/1/2005 12:51

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], lfstorres, luislobs, malakas, PAULOJOAO e 301 visitantes